quinta-feira, 5 de agosto de 2010

MENSAGEM: DIA DO PROFESSOR CRISTÃO

DIA DO PROFESSOR CRISTÃO



Ainda que eu conte todas as histórias da Bíblia e cante todos os cânticos, mas se não tiver amor aos meus alunos, serei como o dicionário mudo ou como a enciclopédia que não sente.

Ainda que eu esteja todos os sábados pontualmente na Igreja; preparando todas as lições e realizando grandes eventos para as crianças, mas se não tiver amor aos meus alunos, nada serei no meu ministério, diante de Deus.

Ainda que eu pratique a beneficência, distribuindo caridade entre os pobres, e ainda que me deixe desgastar nos estudos e no trabalho do departamento de minha Igreja, mas se não tiver amor aos meus alunos, nada disso me aproveitará, no meu esforço de ensinar.

O professor cristão é paciente, bondoso, não é invejoso, não trata os outros com leviandade, nem se ensoberbece. Quando existe amor, o professor cristão não busca os próprios interesses, não se porta com indecência, não se irrita com facilidade, não suspeita mal do seu colega, não permanece indiferente ao trabalho, mas age em favor do próximo, na construção de uma sociedade mais justa e igualitária, tudo em nome da verdade e do amor de Deus, manifestado em Cristo Jesus, o grande Mestre.

É este amor divino que nos inspira e nos dá forças para tudo sofrer, tudo crer, tudo esperar, tudo suportar, em nossa missão.Se existe amor, o professor cristão será sempre um grande mestre, inovador, participativo, criativo… terá a visão de que sem Cristo o mundo jamais conhecerá a verdadeira paz.

Quando eu era criança, entendia que o dia do professor era feito de presentes, rosas, doces, cartões e festas. Quando, porém tornei-me professor, esqueci essas idéias sumamente materiais. Passei então a compreender o verdadeiro valor de ser professor.

IDEIAS PARA HOMENAGEAR OS PROFESSORES

IDÉIAS PARA HOMENAGEAR TODOS OS PROFESSORES






OS MAIS, MAIS!!!



Faça uma pesquisa na igreja, para saber a opinião dos irmãos e das crianças, quem serão os professores eleitos Os MAIS MAIS. nas seguintes categorias:



1. O mais Simpático

2. O mais Alegre

3. O mais Paciente

4. O mais Elegante

5. O mais Criativo

6. O mais Conselheiro

7. O mais Extrovertido

8. O mais Antigo

9. O mais Disposto

10. O mais Versátil (que já foi professor de várias classes)



No dia do Professor, faça a apresentação dos eleitos à igreja, oferecendo um prêmio a eles. Além do brinde pode ser feita uma faixa (tecido ou papel), para ser colocada pelo representante da direção da igreja.

CARTAZ DE FOTOS DOS PROFESSORES



Com antecedência, tire uma foto de cada professor do Dijap. Peça para que, no momento de tirar a foto, ele faça uma expressão pensativa, mas não conte para quê as fotos serão usadas. Dê para cada professor um papel e peça para que ele escreva, em poucas palavras, como se sente em ser professor da Escola Bíblica.

Faça um cartaz com as fotos dos professores e em cada foto um balão, como se eles estivessem pensando, com a frase referente de cada professor. Exponha esse cartaz num local onde toda a igreja possa ver, ou faça uma exposição no data show em uma homenagem rápida durante o culto da igreja, com o consentimento prévio do pastor local.

ACRÓSTICO COM VERSÍCULOS DA BÍBLIA



Em qualquer data podemos aproveitar para achar versículos com as letras referentes à comemoração. O acróstico fará parte do programa, com cada pessoa apresentando uma letra. Isto pode ser feito de diversas formas

1. As letras podem fazer parte da decoração, e, no momento de falar, cada pessoa ficará de pé perto da letra do seu versículo.

2. Figuras ou fotos associadas com a data podem estar nas mãos das pessoas que falam o acróstico. Ao falar o versículo, cada um vira a sua figura, para mostrar a letra correspondente no verso.

3. As pessoas podem estar sentadas e se levantarem quando chegar a vez de acrescentar a sua letra.

4. Ao falarem os seus versículos as pessoas podem fixar as letras em um mural colocado à frente.

5. A maneira tradicional é todos irem à frente, segurando a letra correspondente ao seu versículo, e falarem pela ordem.

6. O versículo pode ser falado sem o recurso visual.

O importante mesmo é usar a Palavra de Deus, e há sempre versículos que podem ser pronunciados para estímulo e meditação.



ACRÓSTICO DO PROFESSOR:



Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. (II Tm 2:15)

Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. (Pv 3:6)

O sábio de coração será chamado prudente, e a doçura dos lábios aumentará o ensino. (Pv 16:21)

Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, respeitável, justo, puro, amável, de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isto o que ocupe o vosso pensamento. (Fp 4:8)

Ensina a criança no caminho em que deve andar e, ainda quando for velho, não se desviará dele.

Se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino. (Rm 12:7)

Se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus; se alguém administrar, administre segundo o poder que Deus dá, para que em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo, a quem pertence a glória e o poder para todo o sempre. Amém!. (I Pe 4:11)

Ouve-me quando eu clamo, ó Deus da minha justiça; na angústia me deste largueza; tem misericórdia de mim e ouve a minha oração. (Sl 4:1)

Regozijar-me-ei muito no SENHOR, a minha alma se alegra no meu Deus, porque me vestiu de vestes de salvação, me cobriu com o manto de justiça, como um noivo que se adorna com atavios e como noiva que se enfeita com as suas jóias. (Is 61:10)

O PROFESSOR SE PARECE COM O LAPIS

O PROFESSOR SE PARECE COM UM LÁPIS






(Ilustre toda esta palestra, utilizando todas as referências. Coloque todos os itens na ordem de apresentação)



TEXTO BASE: Porque vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados.Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes. E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são para aniquilar as que são para que nenhuma carne se glorie perante ele. (I Co 1:26-29)



Introdução: O que tenho aqui? (Mostrar vários lápis)



• Todos os lápis são diferentes.

• Eles vão ilustrar um pouco do ministério dos professores. Vamos ver:



1. Os lápis são fabricados. Eles não nascem prontos. Alguém já viu uma árvore de lápis?

• Assim são os professores. Eles não nascem em árvores.

• São feitos e trabalhados por Deus. Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas. (Ef. 2:10).



2. Como são fabricados os lápis?

• É tirado da árvore. A madeira é trabalhada até que seja completamente transformada.

• Deus tem que nos transformar em novas criaturas. Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. (Ef 5:17)

• Há um “coração novo” dentro do lápis: o grafite

• Deus nos promete um novo coração: E vos darei um coração novo e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei o coração de pedra da vossa carne e vos darei um coração de carne. (Ez 36:26)



3. Os lápis são identificados com a marca do fabricante. (Mostrar a marca impressa)

• O fabricante se orgulha de colocar a sua marca, seu nome, em um lápis de boa qualidade.

• O Senhor Jesus deu o seu nome a cada professor, quando este se tornou um crente.

• Você se orgulha de ter o nome de Jesus, como professor?

• Deus te identificou de maneira muito especial.

• Vocês foram selados, separados pelo Espírito Santo em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa. (Ef 1:13)

• O Espírito Santo é a marca do professor da Escola Bíblica.

• É o certificado de um trabalho bem feito.



4. Todo lápis necessita de uma borracha. (Mostrar)

• Quando você faz o seu trabalho, algumas coisas podem sair erradas e precisam ser apagadas.

• Alguns lápis já vêm com borracha, como este (mostrar).

• Como este lápis já está equipado com a borracha para apagar os erros, nós temos a capacidade pelo Espírito Santo, de nos arrependeremos e pedirmos perdão pelo erro cometido. O Senhor apaga o erro e conserta. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. (I Jo1:9).

• Quando você errar, admita o erro e peça que Deus apague o trabalho mal feito.



5. Os lápis são fabricados com um propósito: escrever, comunicar mensagens. (Escreva em um bloco: “Deus te escolheu”)

• Deus te separou par levar o amor dele e a salvação para crianças. De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamos-vos, pois, da parte de Cristo que vos reconcilieis com Deus. (I Co 5:20))

• Você tem cumprido o propósito para que foi escolhido?



6. Um lápis não pode escrever por si mesmo.

• Foi a minha mão que guiou este lápis para escrever a mensagem no papel.

• Assim é a nossa vida

• Sozinhos, não podemos ensinar. Eu sou a videira, vós, as varas; quem está em mim, e eu nele, este dá muito fruto, porque sem mim nada podereis fazer. (Jo 15:5)



7. A cor externa e o modelo do lápis não faz a menor diferença na função do lápis. (Mostrar lápis diferentes).

• Estes lápis são diferentes por fora, porém todos escrevem.

• Para Deus também não diferenças de professores.

• Ele sabe e conhece a cada um.

• Ele os fez diferentes.

• Ele aprecia a diversidade.

• Ele ama a todos, sem distinção.

• Ele quer a todos, para levar a sua mensagem.



8. Quando preciso escreve alguma coisa o valor de custo do lápis, não faz a menor diferença (Mostrar lapiseira de luxo).



• Apesar de o olho crescer para o mais caro ou mais bonito, a função do lápis é o que importa.

• Deus tanta usa o rico como o pobre. E, abrindo Pedro a boca, disse: Reconheço, por verdade, que Deus não faz acepção de pessoas; mas que lhe é agradável aquele que, em qualquer nação, o teme e faz o que é justo (At 10:34-35).



9. Lápis artesanal ou enfeitado. (Mostrar)



• São como os professores criativos. Estes conseguem fazer da rotina uma novidade e encantam os seus alunos.





10. Existem lápis que tem apenas aparência de lápis. É uma imitação. (Mostrar lápis borracha);

• Ele parece, mas não é.

• Não tem grafite. Não escrevem nada.

• Isto é uma advertência. Estes são manchas em vossas festas de caridade, banqueteando-se convosco e apascentando-se a si mesmos sem temor; são nuvens sem água, levadas pelos ventos de uma para outra parte; são como árvores murchas, infrutíferas, duas vezes mortas, desarraigadas (Jd 12).

• Alguns podem até enganar pela aparência que são professores, mas não o são na verdade.

• Não vivem uma vida coerente com o seu ministério! Mas Deus o conhece. Todavia, o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniqüidade (II Tm 2:19).



11. Alguns lápis modernos têm dois grafites com duas cores diferentes. (Mostrar)



• Lembram os professores que fazem papel de educador e amigo.

• Supre carência de afeto, inclusive, familiares.





12. Para ser útil o lápis tem que estar bem apontado. (Mostrar)

• Às vezes temos vários lápis em casa, e quando precisamos de um não o encontramos apontados.

• Assim são os professores que não estão em condições de ensinar no momento em que são chamados.

• Já foram úteis um dia, mas agora não são produtivos.

• A palavra de Deus, a oração, o culto aponta a vida, e ele volta a ser útil.

• Mesmo que a correção seja dolorida, é necessária.

• Deus quer nos usar, e para tanto, precisamos estar em condições de uso. Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade (II Tm 2:15).



13. Este lápis não pode ser usado por muito tempo (Mostrar lápis pequeno).

• Qualquer dia ele será tirado do estojo.

• Aproveite o tempo de vida útil, para se dedicar ao ensino da palavra de Deus.

• A vida passa rapidamente. A duração da nossa vida é de setenta anos, e se alguns, pela sua robustez, chegam a oitenta anos, o melhor deles é canseira e enfado, pois passa rapidamente, e nós voamos (Sl 90:10).



14. Este lápis, ao contrário do outro, vai ser útil por muito tempo. (Mostrar lápis grande)



• São vocês hoje.

• Utilize seu ministério ao longo de sua vida para fazer discípulos para Cristo. Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos coração sábio (Sl 90:12).







15. Lápis de cores diferentes. (Mostrar lápis coloridos, inclusive branco)

• Você, professor, foi chamado para colorir a vida de muitas pessoas, começando agora quando são crianças e jovens.

• Você tem a possibilidade de pintar cenários maravilhosos para essas vidas.

• Até o lápis branco é útil no papel certo (Escrever com o lápis branco em um pedaço de cartolina preta)

• A mão que os guiará é a de Deus. Se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino (Rm 12:7).

• Lembre-se: O aluno é uma folha em branco.



16. Lápis quebrado (Mostrar)

• Às vezes a falta de cuidado ou uso inadequado faz com o lápis se quebre, quando ainda poderia ser muito utilizado.

• Porém, ele pode ser apontado e reutilizado. O lápis será dividido em dois. A sua utilidade será dobrada.

• O professor, muitas vezes, se sente abatido e sem condições aparentes de continuar o seu trabalho.

• Isto acontece por muitas razões: doenças, desentendimentos, erro de lideranças, sentimentos nocivos, etc.

• Quando isto acontece, é necessário deixar que o Senhor Deus apare as pontas, mesmo que doa um pouco. Toda vara em mim que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto (Jo 15:2). O importante é voltar a ser útil .

(Adaptação: Dijap Geral)

Uma Roupa Nova Para O Professor

UMA ROUPA NOVA PARA O PROFESSOR




Material:

• Recorta-se um manequim em papelão, E.V.A. ou isopor, colocando-o à frente da platéia.

• Roupas para colocar no manequim (podem ser reais ou papel, E.V.A.tecido, e etc)

Personagens:

• Um narrador

• Crianças e adolescentes para vestir o manequim



Narrador: Vamos fazer uma roupa para oferecer de presente aos nossos professores neste dias. É uma roupa especial, que o professor deve usar, para ensinar com eficiência.



(A cada item uma criança ou adolescente entra para colocar uma peça no manequim. Atente para que haja uma peça para cada fala)



1. Tamanho: Único, ajustável para qualquer idade

2. Material: Amor, a alegria, a paz, a paciência, a delicadeza, a bondade, a fidelidade, a humildade e o domínio próprio.(Gl 5:22-23)

3. Acabamentos: Elasticidade, variedade, senso de humor, zíper de lábios, entretela de firmeza.

4. Medidas: Uma boa largura de compreensão, um bom comprimento de paciência, uma boa profundidade de amor.

5. Método: Confia no SENHOR de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.(Pv 3:5-6)



Narrador: Instruções para A CONFECÇÃO. Preste muita atenção;



1. Estude bem o método de corte e costura: “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.(II Tm 2:15)

2. Cuidados na preparação: “Tudo, porém, seja feito com ordem e decência” (I Co 14:40).

3. Instruções para cortar: Corte fora toda malícia, e todo engano, e fingimentos, e invejas, e todas as murmurações. (I Pe 2:1)

4. Enfeites para aplicar:

• Se mostrar alegre; merecer o respeito das pessoas ao seu redor;

• conquistar o afeto das crianças;

• lidar com os elogios sinceros e suportar a deslealdade dos falsos amigos;

• incentivar o que é bom nas pessoas e descobrir o que há de bom nos outros;

• trabalhar para melhorar a vida das pessoas;

• saber que a sua vida foi útil para fazer mais feliz a vida de outros através do ensino proferido em sua boca.

• Ser exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, na caridade, no espírito, na fé, na pureza. (I Tm 4:12)

5. Margem para as costuras:

• Permitir que outros tenham opiniões diferentes das suas. Examinai tudo. Retende o bem. (I Ts 5:21)

6. Tipo de costura:

• Não pode ser em ziguezague. “Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor”.( I Co 15:58)

7. Arremate: “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.” (Fp 4:8)

8. Acabamento: “Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé! (II Tm 4:7)



Narrador: (Chama todos os professores à frente)

Este é o presente que oferecemos a todos os professores neste dia especial.

Professor, use sempre esta linda roupa no exercício do seu trabalho, e, com certeza, você terá como recompensa a aprovação de Deus.



(Com o manequim vestido, todos as crianças e adolescentes vão à frente, e, juntos com a igreja, fazem uma oração por todos os professores da igreja)

(Dijap Geral)

Sugestão Dia Dos Pais

VAMOS FALAR DE HERÓIS




PERSONAGENS:

• Um narrador.

• Sete crianças caracterizadas de heróis (com capas, chapéus, máscaras, etc.). Cada uma pode trazer um escudo na mão, com os dizeres: PAI AMIGO, PAI VERDADE, PAI CONSOLO, PAI TOLERÂNCIA, PAI SABEDORIA, PAI CORAGEM, PAI AMOR.

• Um coral com todas as crianças para a música final e entrega das lembranças.

CENÁRIO:

Representação do espaço sideral: nuvens, sol, estrelas, cometas, planetas, etc.

PROGRAMA

(Música apropriada ao fundo, bem suave. Ilumina-se o palco e entra o narrador.)

NARRADOR — Hoje quero falar de heróis. Será possível que eles existam? Com certeza já conheci alguns. E, provavelmente, aqui mesmo possa haver algum usando seu disfarce humano. Vocês sabem, heróis estão sempre disfarçados!

(A música fica mais forte; o narrador fala mais entusiasmado.)

NARRADOR — Ahá! Mas hoje vou revelar a vocês a identidade secreta de um desses heróis e também os seus segredos! Eu descobri tudo: o verdadeiro nome dele é... PAI!

(As crianças, escondidas fora do palco, gritam: Oh!)

NARRADOR — Pensando bem, ser Pai não é nada fácil. Mas, como um bom herói, ele não tem apenas a responsabilidade de trabalhar, sustentar a casa, comprar roupas e sapatos para a esposa e os filhos, e fazer outras despesas necessárias.

— todas essas coisas de humanos adultos, que vocês já conhecem. Não, não é só isso. Herói de verdade tem seus segredos! Vou revelar sete deles.

(À medida que o narrador chama pelo nome, cada criança caracterizada de herói entra no palco com os braços abertos e dó uma volta pelo palco, fazendo de conta que está voando pelo espaço. Depois, as crianças se posicionam à direita do palco.)

NARRADOR — O primeiro segredo se chama PAI AMIGO.

(Pausa, enquanto a criança anda pelo palco. Quando ela se colocar em seu lugar, o narrador prossegue.)

Que grande capacidade é esta! Ela faz o herói brincar e rir com sua criança, várias vezes por dia. O herói carrega seu pequeno nos ombros, acaricia seus cabelos, ouve suas histórias. A criança sente uma grande alegria por estar ao lado do seu herói. Eles sentam-se no chão e dão asas à imaginação. Você conhece esse herói?

O segundo segredo do herói é o PAI VERDADE.

(Pausa; a criança entra e depois se posiciona.)

Esse segredo faz o herói ser íntegro e leal. Suas palavras são pensadas e você pode confiar no que ele diz. Se prometeu ao menino que lhe daria um doce ou então uma palmada, ele não se esquece. Ele ensina a verdade ao seu pequeno, pois esse Pai sabe que a verdade fará de sua criança um forte. Você conhece esse herói?

O próximo segredo se chama PAI CONSOLO.

(A criança entra)

“Não chore, meu filho, o papai está aqui!” Esta é uma de suas frases secretas, e que poder ela tem! Pode ser um joelho arranhado, uma briga na rua, um pesadelo de noite, um coração magoado... ela cura quase tudo. Este segredo chamado PAI CONSOLO faz do herói um pai presente, perto da gente, e isso traz segurança e otimismo para enfrentar o que vem pela frente. Quem viu esse herói por aí?

Um outro segredo é o PAI TOLERÂNCIA.



(A criança entra)

Este segredo dá ao herói uma grande capacidade de não se irritar, e enfrentar as insistências dos pequenos sem perder a esportiva ou explodir. Com esse segredo, ele transforma a situação crítica de pirraças, manhas ou discussões em oportunidades para desenvolver valores como cooperação, bondade, doação. Ele se torna um pacificador. Olha esse herói aí, gente!

Há mais um segredo que é chamado PAI SABEDORIA.

(A criança entra)

Ele faz o herói reconhecer que o temor de Deus é o princípio de toda a sabedoria. O herói compreende que, sem a ajuda do Pai Celestial, sua missão aqui na terra não será cumprida. Por isso, dobra os seus joelhos e roga a Deus: “Pai Çeleste, proteja os meus filhos do mal e derrame as Tuas bênçãos sobre eles. Amém.” Palmas para esse herói!

Ainda há um outro segredo: é o PAI CORAGEM.

(A criança entra)

Todo herói precisa desta capacidade para enfrentar os desafios de nossos dias. Ela torna o herói forte em seu caráter e fiel em seus propósitos. Ajuda-o a reconhecer os seus erros e saber pedir perdão. Dá-lhe forças para dizer não aos vícios ou tentações, para que sua vida seja um exemplo para os pequenos olhos que o observam. O herói que usa este segredo enfrenta todos os desafios para que sua família não sofra qualquer perigo e sabe que sua vida ensina mais que mil palavras. Valeu, herói. Queremos conhecê-lo!

O último segredo que quero revelar se chama PAI AMOR.

(A criança entra)

Ele enche o herói com o maior de todos os sentimentos, capaz de cobrir multidão de faltas. Faz o herói saber que ninguém é perfeito, nem seus filhos ou esposa; que nem sempre as coisas são como desejadas, mas mesmo assim ele deve amar. Amar além das aparências, a ponto de pensar primeiro nos outros e não em si mesmo. Fortalece o herói para que plante amor por meio de gestos e palavras dirigidos à esposa e aos filhos, sabendo com certeza que mais tarde colherá belos frutos. Graças a Deus por sua vida, herói!

(Música alegre; todas as crianças entram para formar o coral. As crianças com os escudos ficam em destaque e levantam seus escudos à medida que o narrador vai citando-os)

NARRADOR — Um herói de verdade tem que fazer coisas surpreendentes. Ele é o Pai Amigo, o Pai Verdade, o Pai Consolo, o Pai Tolerância, o Pai Sabedoria, o Pai Coragem e o Pai Amor.

Mas sabemos que não é nada fácil ser um herói.

A sua luta, pai é realmente muito grande. Você é o herói do seu filho.

Se está faltando algum destes segredos em sua vida de herói, você pode pedir para aquele que é mais poderoso do que qualquer herói, o nosso Deus Todo-Poderoso, e Ele lhe dará. Então, você poderá dizer:

TODAS AS CRIANÇAS — “Tudo posso naquele que me fortalece.” Papai, nós amamos você.

(O coral de crianças canta uma música apropriada, a seguir, elos entregam as lembrancinhas para os pais)

Dorine Cumming Nossa



Revista O Evangelista de Crianças – APEC



Ano 46 – nº 180 – 3º trim./00.





VITAMINAS DO PAPAI





VITAMINAS DO PAPAI





9 crianças representando 9 vitaminas: A (Atenção), C (Carinho), D (Disciplina), E1 (Encorajamento); E2 (Equilibrio), F (Fé), M (Memória), O (Oração), P (Paciência).

Vestidos como um vidro (papel crepom e papel celofane). Na cabeça um chapéu como se uma rolha ou tampa de vidro.

NARRADOR 1 - Os pais modernos procuram verificar se os seus filhos recebem todas as vitaminas necessárias para a boa saúde e o crescimento normal de seus filhos. Mas, será que as mesmas crianças estão recebendo vitaminas tão importantes para o desenvolvimento de personalidades sadias e do crescimento espiritual dentro do padrão estabelecido por Deus segundo a Sua Palavra?

Neste dia do papai, aqui estão algumas vitaminas necessárias à cada família.

(Entra a vitamina A, e fala:)

VITAMINA A (ATENÇÃO) - Todas as crianças precisam de porção diária de atenção. Não esqueça, papai!

NARRADOR 2 - Cada criança, não importa a idade, carece de certa dose de vitamina A diariamente. O nenê exige, e, normalmente, recebe a atenção a que tem direito; mas, às vezes, nós nos esquecemos da necessidade que a criança maior tem de nossa atenção. Tempo e atenção dos pais para com o filho, é vitamina importante para que este cresça sentindo que é uma pessoa digna de ser amada. Se seu filho estiver dando algum problema, experimente dar-lhe uma generosa quantidade desta vitamina e verá como vai dar certo. Uma criança prefere ser notada e castigada por qualquer travessura do que deixar de ser notada.

(Entra a vitamina C, e fala:)

VITAMINA C (CARINHO) - Que vitamina gostosa! Papai, sempre me ofereça esta vitamina com leite ou com laranja.

NARRADOR 1: Carinho, com beijos e abraços. Esta vitamina é semelhante a atenção, mas é bom considerá-la individualmente, por ser muito importante ao nenê e à criança pequena. Os maiorzinhos também precisam dela, em quantidade mais moderada. Para o pequenino proporcione esta vitamina em doses grandes e freqüentes. Não se preocupe em viciá-lo. Esta vitamina é tão necessária quanto o alimento diário. A falta do contato físico com um ser humano carinhoso é um fator que pode até contribuir para a mortalidade infantil. A deficiência desta vitamina causa uma doença chamada MARASMO, isto é, a criança deixa de reagir ao ambiente, recusa comer, deixa de crescer e finalmente até morre Veja, papai, como é importante a vitamina CARINHO, demonstrada fisicamente.

(Entra a vitamina D, e fala:)

VITAMINA D (DISCIPL1NA) - Se o papai não me der esta vitamina, eu não cresço direito. Xiii...é uma vitamina com gosto ruim.

NARRADOR 2 - Disciplina. A Bíblia nos diz: “A estultícia está ligada ao coração da criança, mas a vara da DISCIPLINA a afastará dela” (Pv 22:15). A colocação de limites oferece segurança para a criança. Ela precisa saber as regras para ter um bom procedimento. Se ela aprender a respeitar a autoridade dos pais no lar, não terá problemas quanto às autoridades escolares e civis. Papai ofereça esta vitamina ao seu filho conforme surgir a necessidade; não se esqueça de misturá-la com uma boa dose de amor.

(Entra a vitamina E1, e fala:)

VITAMINA E1 (ENCORAJAMENTO) - Papai, para eu andar e fazer as coisas difíceis, você comprar muitos comprimidos desta vitamina. E que gostinho bom ela tem...

NARRADOR 1 – Encorajamento. A criancinha necessita de grande quantidade desta vitamina quando vai dando os seus primeiros passos cambaleantes, quando luta com o zíper do seu agasalho ou procura amarrar os sapatos. O filho maior precisará de uma dose e especial quando procurar dominar um instrumento musical ou relutar com a resposta a algum problema de matemática. As crianças precisam de encorajamento nas suas vidas espirituais o que poderá ser dado individualmente e no culto doméstico, Leve-as a Cristo. Faça com que seus filhos tenham confiança em você e contem seus problemas. Nunca pense em trair esta confiança.

(Entra a vitamina E2, e fala:)

VITAMINA E2 (EQUILIBRIO) – Com esta vitamina eu não vou cair. Vou saber andar direitinho na vida.



NARRADOR 2 – As crianças devem ser ensinadas com equilíbrio. Dessa forma elas vão aprender a levar uma vida equilibrada, para um bom desenvolvimento espiritual e emocional. E natural que os filhos e suas necessidades fiquem em primeiro plano, e, muitas vezes, os pais dedicam muito tempo ao trabalho para suprir as suas famílias. Mas os pais devem se lembrar que tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu (Ec 3:1), e, portanto, o tempo de estar com a família, é muito importante, também. Assim fazendo, os seus filhos terão uma referência saudável, viver uma vida feliz e equilibrada.



(Entra a vitamina F, e fala:)



VITAMINA F (FÉ) - Eu sou a vitamina que faz a gente crescer forte e bonito para o Senhor Jesus. Vamos tomá-la?



NARRADOR 1 - O melhor presente que você poderá dar aos filhos é inculcar em seus corações uma FÉ inabalável num Pai Celeste amoroso. Você deve ensinar-lhes o caminho da salvação e treiná-los nas coisas de Deus., orando sempre para que eles tenham o mais rápido possível o conhecimento pessoal de Deus. . Mesmo uma criança pequenina tem capacidade para aprender sobre Deus. Comece a ensinar-lhe desde o berço - às vezes pelo exemplo mais do que pelas palavras.



(Entra a vitamina M, e fala:)



VITAMINA M (MEMÓRIA) - Papai, coloque em minha cabecinha coisas boas e eu prometo nunca esquecê-las.



NARRADOR 2 - Memória. Proporcione aos seus filhos lembranças felizes que ninguém poderá tirá-las deles. Memórias da família bem unida - lendo histórias antes de dormir, saindo para piqueniques familiares, trabalhando juntos em casa ou no quintal, saindo de férias, orando juntos ao lado da cama e muitas coisas mais. Para deixar memórias felizes, não e preciso muito dinheiro, mas sim tempo, esforço e coração cheio de amor. E provável que seus filhos vão se lembrar mais das caminhadas com você pelo parque do que dos móveis bonitos que completam a sua sala.(Entra a vitamina O, e fala:)



VITAMINA O (ORAÇÃO) - Com esta vitamina, eu saberei o que Deus tem de bom para mim, e saberei conversar com Ele.



NARRADOR 1 - Papai, como suas crianças precisam de suas orações! Só oração fará com que possam aprender agora os valores espirituais que os sustentarão através da vida inteira. As crianças precisam aprender a se relacionar com Deus. Elas precisam entender que Deus está pronto para ouví-las em todos os momentos da vida. Os pais não podem negar este maravilhoso ensino a seus filhos, e priva-los de uma intimidade valiosa com o Pai do Céu. Este ensino as acompanhará durante toda a vida, e elas poderão usufruir do carinhoso cuidado paterno de Deus.



(Entra a vitamina P, e fala:)



VITAMINA P (PACIÊNCIA) – Sem esta vitamina para eu não conseguirei ter um crescimento saudável. Papai, aproveita e toma ela também.



NARRADOR 2 - Somente Deus está ciente daquilo que ficará no futuro para cada um dos pequeninos que hoje Ele confia aos cuidados dos pais. Se você puder levar em conta quão preciosos eles são e como será breve o tempo que você os tem em seu lar, talvez seja mais fácil ser paciente com eles. As crianças precisam de paciência, para não serem engolidas pelo consumismo que está minando o relacionamento nas famílias modernas. Elas precisam entender que não se pode ter tudo a hora que se quer. Os conceitos de trabalhar a terra, plantar a semente, ver a planta crescer, aguar e esperar pelos frutos, para então os colher, devem ser ensinados cuidadosamente para as crianças, o que evitará muitos aborrecimentos no futuro. Não se esqueça do conselho bíblico: Na vossa paciência, possui a vossa alma (Lc 21:18).



AS CRIANÇAS RECITAM:



Vitaminas necessárias para a alegria do lar.

Todas que você me der eu vou tomar

Papai não se esqueça que com todo o seu jeitão

Você estará para sempre no meu coração.



NARRADOR 1 - Queridos pais, quantas “VITAMINAS” são importantes e indispensáveis para a nutrição do seu filho.

Que estes lembretes no Dia do Papai, sejam uma inspiração vinda de Deus, para ajudá-lo na tarefa gloriosa de educador, modelar e, sobre tudo, de ser um exemplo vivo os seus familiares.

A criança que o Pai Celeste lhe deu vale muito. O Senhor pede-lhe contas por ela. Que ela possa ouvir de Deus:

- Servo bom e fiel, sobre o pouco foste fiel, sobre o muito te colocarei. (Mt 25:23)



NARRADOR 1 E 2 JUNTOS: Pais, não se esqueçam: Ensina a criança no caminho em que deve andar, e até quando se envelhecer não se desviará dele. (Pv. 22:6).



Uma reflexão para o Dia dos Pais



O PAI NUNCA DESISTE



Havia um homem muito rico, possuía muitos bens, uma grande fazenda, muito gado e vários empregados.

Tinha ele um único filho, que, ao contrário do pai, não gostava de trabalho nem de compromissos.

O que ele mais gostava era de festas, estar com seus amigos e de ser bajulado por eles.

Seu pai sempre o advertia que seus amigos só estavam ao seu lado enquanto ele tivesse o que lhes oferecer, depois o abandonariam. Os insistentes conselhos do pai soavam aos ouvidos e logo se ausentava sem dar o mínimo de atenção. Um dia o velho pai, já avançado na idade, disse aos seus empregados para construírem um pequeno celeiro e dentro do celeiro ele mesmo fez uma forca, e junto a ela, uma placa com os dizeres:

"Para você nunca mais desprezar as palavras de seu pai”.

Mais tarde chamou o filho, o levou até o celeiro e disse:

- Meu filho, eu já estou velho e quando eu partir, você tomará conta de tudo o que é meu, e conhecendo o seu coração eu posso saber qual será o seu futuro. Você vai deixar a fazenda nas mãos dos empregados e irá gastar todo dinheiro com seus amigos, irá vender os animais e os bens para se sustentar, e quando não tiver mais dinheiro, seus amigos vão se afastar.

E quando você não tiver mais nada, vai se arrepender amargamente de não ter me dado ouvidos.

É por isso que eu construí esta forca; sim, ela é para você, e quero que me prometa que se acontecer o que eu disse você se enforcará nela.

O jovem riu, achou absurdo, mas, para não contrariar o pai, prometeu e pensou que jamais isso pudesse ocorrer.

O tempo passou, o pai morreu e seu filho tomou conta de tudo, mas assim como o velho pai dissera, o jovem gastou tudo, vendeu os bens, perdeu os amigos e a própria dignidade.

Desesperado e aflito, começou a refletir sobre a sua vida e viu que havia sido um tolo, lembrou-se do pai e começou a chorar e dizer:

- Ah, meu pai, se eu tivesse ouvido os teus conselhos, mas agora é tarde, é tarde demais.

- Pesaroso, levantou os olhos e viu o pequeno celeiro, era a única coisa que lhe restava.

A passos lentos se dirigiu ate lá e, entrando, viu a forca e a placa empoeirada e disse:

- Eu nunca segui as palavras do meu pai, não pude alegrá-lo quando estava vivo, mas, pelo menos desta vez, vou fazer a vontade dele. Vou cumprir sua vontade, não me resta mais nada.

Então subiu nos degraus e colocou a corda no pescoço e disse:

- Ah! se eu tivesse uma nova chance ...

E pulou, sentiu por um instante a corda apertar sua garganta, mas o braço da forca era oco e quebrou-se facilmente, o rapaz caiu no chão, e sobre ele caíram jóias, esmeraldas, pérolas, diamantes; A forca estava cheia de pedras preciosas, e um bilhete que dizia:

- Essa é a sua nova chance. Eu te amo muito. Seu amigo e pai.

Para você pai, que, neste dia, gostaria de ter a ajuda de Deus para ser um bom pai e um bom marido. Porque não decide hoje ser o dia da sua nova chance? Fale com Deus, convide-o para entrar no seu coração. Nenhuma família será completa enquanto Cristo não for membro dela.













O MELHOR PRESENTE PARA OS PAIS





O MELHOR PRESENTE PARA OS PAIS

Coruja, herói, amigo, careta, sabe-tudo, superprotetor... Seu pai se encaixa numa dessas categorias? Talvez ele seja “pãe”, uma mistura de pai com mãe. Ou tudo isso. Não importa. Você deve homenageá-lo. Afinal, o Dia dos Pais é uma idéia que estreou no Brasil em 1953 e até hoje vem dando certo.

Você pode presenteá-lo de muitas maneiras: uma gravata, um abraço, um “eu te amo”. Mas seria bom se a homenagem não ficasse só no segundo domingo do mês de agosto. A gente dá dez sugestõezinhas no campo do relacionamento.

Converse: Nunca deixe o fone fora do gancho. Pai também gosta de diálogo. Mas não fale só de problemas; experimente um bate-papo descontraído.

Respeite: Não fique dizendo que ele é de outra geração. Isso chateia e não resolve nada. Não o julgue careta, até conhecer suas razões.

Jogue Limpo: Todo pai gosta de um filho sincero e leal. Por isso, trate-o com a maturidade e a abertura com que gostaria de ser tratado.

Aceite: Cada um tem o direito de pensar e agir de um jeito. Se você tivesse nascido na época dele, será que não veria as coisas do mesmo modo?

Dê uma chance: Ele erra? Ora, ninguém é perfeito. Nem o Superman. Tente entendê-lo e não repetir os mesmos erros.

Elogie: Descubra as qualidades dele, pense nas coisas boas que já lhe deu e libere ao menos um “obrigado”.

Seja legal: Lave o carro para ele, ou, se não tiver carro, dê-lhe um brilho nos sapatos. Leve seus irmãos para passear, deixando-o a sós com sua mãe.

Apóie: Você não tem se valido do apoio físico, material e emocional dele? É hora de pagar o investimento.

Ore: Peça que Deus dê a ele muita saúde, entusiasmo, grana e fé.

Ame: Pai é para se amar.

Peça: Primeiro Pai

PRIMEIRO PAI




PERSONAGEM:5



PAI: MÃE:

FILHA1: FILHA2:

VOZ DEUS :



Local - A igreja está toda apagada



Deus: Meu servo, você terá uma grande missão à cumprir...

PAI: Eu Senhor ?

Deus: Sim, você é o escolhido, para iniciar algo divino na terra.

PAI: Senhor, que seja feita a sua vontade.

Deus: Se você a cumprir corretamente, você passará isso de geração à geração, anos após anos...



(barulho de um estouro)



Pai vem do fundo da igreja. Alegre, mas estranhando um pouco o lugar.

Pai: hum... que lugar legal, (olha as coisas e senta-se)..hum confortável. Mas onde eu estou ?

Deus: Olá Filho ...

Pai: Meu Senhor ! Ainda posso ouví-lo.

Deus: Sim, sempre estarei aqui pronto à ouví-lo. Bem, vamos à sua missão.

Pai: Sim, Senhor.

Deus: Você é o 1º Pai da terra...

Pai: O primeiro ??? Eu ???

Deus: Sim, o primeiro, e se cumprires corretamente aos meus ensinamentos, isso passará de geração para geração.

Pai: Sim Senhor, sempre O obedecerei. Mas o que eu devo fazer ?

Deus: Você saberá. Sempre que for necessário, falarei com você, assim como vos falo através do seu coração.

Pai: Mas como que é isso ? Como é ser um pai... (silêncio) Senhor ???... acho que Ele foi.... vamos ver por onde começo.... ah! parece ser fácil

(fica pulando no sofá, e vê o controle da TV)

Pai: O que é isso ? (liga e se assusta) dá risada, que coisa legal.

(entra filha nº 1)

Pai: Oi paaaaiii

Pai: Aaaiii quem é vc ?

Filha: Oi paizão que saudades !

(olha para o céu)

Pai: Senhor ?

CONGELA FILHA

Deus: Esta é a sua filha, você tem grande responsabilidade pela vida dela, você deve dar muita atenção, carinho, ensinando-a e educando com muita dedicação.

Pai : Ah sim, entendi.

DESCONGELA FILHA

Filha: Pai, brinca comigo ?

Pai: Claro, claro

(Os dois sentam-se no chão e entra filha 2)

Filha2 : Obaaaa!!! Eu também, eu também quero, eu também quero...

Pai : Ai... outra ? Ai que legal, vcs duas são parecidas...

Filha2: Claro né Pai, somos irmãs.

Pai: Senhor, e dá pra dar conta de duas ??

CONGELA AS FILHAS



Deus : Sim, claro, e dá para dar conta de muita mais.

Pai: Não brinca... então deve vir mais por aí...

DESCONGELA FILHAS

Filha: Pai ! Brinca com nóis !!!

Pai: Claro, claro

(entra mãe)

Mãe: Mas o que, que está acontecendo aqui ? Adão ! Você está atrasado querido.

(Pai, quando a olha, leva um susto)

Mãe: O que foi ?

Pai (como se estivesse falando para o público): Ah, eu já sei, ela é a minha terceira filha.

Vem, filhinha do papai, quer brincar também.

Mãe: Adão ! Você está bem humorado hoje hein ?? Vamos, venha, seu café está na mesa. Já está na sua hora de trabalhar.

Pai: Hein? Trabalho? Senhor me ajude quem é ?

CONGELA AS 3

Deus: Esta filho, é a sua mulher, sua esposa. Você deve cuidá-la, amá-la e respeitá-la. É sua auxiliadora, o acompanhará em todos os momentos, ela é doce, e você também deverá se dedicar muito à ela.

Pai: hummm gostei !! Eu bem que senti algo diferente nela.

DESCONGELA 3

Pai: Amorzinho ! (se assusta com o que falou) Eu cuidarei, te amarei e te respeitarei para sempre. Como eu te amo !

Mãe: Adão Que lindo ! E logo cedo ouvir isso, até muda o nosso dia. Você está inspirado. Mas vamos nos apressar certo ? Meninas venham. Seu pai, já está saindo para o trabalho, e ele as deixarão na escola. (os chama para dentro)

Pai: Eu já vou ok ?

Mãe: Ok, mas não se atrase. E já pegue a sua pasta no quarto.

Pai: Senhor ?

Deus: Sim

Pai: Trabalhar ? o que é isso ?

Deus: Você é o cabeça do lar, você trabalha para trazer sustento para o seu lar. Par poder cuidar bem dessas pessoas.

Pai: Que legal! Tô gostando disso... tenho 3 pessoas maravilhosas na minha vida, ainda sou o cabeça delas. Como sou importante.

Deus: Sim, você é uma peça importante também para a sua família.

Pai: Família? Quem é essa? Outra filha ? Ou outra esposa ?

Deus: Não. Você é um homem que deve Ter apenas uma única mulher, e com ela você teve 2 lindas filhas. Isto é uma Família.

Pai: Senhor, somente Tu poderia criar algo tão divino e perfeito. Mas meu Deus querido, como conseguirei dar conta dessa responsabilidade ? Olha só: cuidar, dar atenção, amar, trabalhar, levar para escola...

Deus: Filho, escute o que vou lhe falar: Você deve sim trabalhar, para sustentar o seu lar, deve sim nunca se esquecer de dar carinho, amor e quando for preciso, corrijir os erros.

E o principal meu Filho: Nunca deixe de servir o teu Deus, sua família deve crescer firmada na Rocha, e isso é o seu papel principal. Compreendeu as minhas palavras?

Pai: Sim, compreendi. Devo amor, cuidado, respeito, correção quando for preciso.. mas peraí... como vou saber quando devo corrigir?

Deus: Você tendo uma vida guiada pelo Espírito Santo, Ele mesmo o dirá quando será a hora de corrigir.

Pai: Que benção! Ter uma família que será guiada pelo Espírito Santo e que crescerá nos caminhos de Deus. Como sou feliz ... Farei direitinho Senhor... vou pegar a minha pasta, para não me atrasar para ir à escola... quer dizer ao trabalho, ai preciso decorar estes lugares.



(ele entra - apagam as luzes)



VOZ: ALGUM TEMPO DEPOIS

(Filhas saem da porta)

Filha2: Será que o papai já chegou?

Filha1: Já sim, eu vi ele chegar.

Filha2: O pai já ensinou que não é "eu vi ele chegar", é " eu O vi chegar".

(Filha1 faz cara de quem não entendeu nada, pois ele entendeu OUVI CHEGAR.)

Filha2: Paaaaiiii, vem brincar com nóóóiiis.

Filha1: O papai já ensinou que não é nóóiis, é nós, entendeu ? nós...hihi

(Pai sai da porta)

Pai: Princesas do pai... com o foi o dia na escola?

Filha 1 , 2: Fomos bem.

Pai: Vocês trouxeram lição de casa ?

Filhas enrolam

Pai: Humm sei. Isso é um sim né ? Eu as já conheço. Vamos fazer todos juntos antes do jantar, certo?

Filhas1,2: Certooo

Pai: E eu tenho uma novidade para vcs ?

Filhas1,2: Ebbbaa

Pai: Sabe, o que eu estava pensando ???

(Mãe saindo porta.)

Mãe: E será que eu também posso participar dessa novidade?

Pai: Claro que sim, venha sente-se conosco.

... eu estive pensando, tenho trabalhado muito. Ultimamente é só trabalho e trabalho.

Filha 2: Já sei !! Você vai tirar uma férias ??

Filha 1,2: Ebbbaaa

Pai: Não, não é isso ?

Mãe: Não? Então o quê ?

Pai: Não posso ainda tirar férias. Mas nós vamos amanhã, que é Sábado, tirar o dia apenas para nos divertir e descansar, vamos passear em vários lugares.

Filha1,2: Ebbbaaa

Mãe: Mas querido, você trabalha tanto, tem uma vida corrida, que não sobra tempo pra nada, você cuida de todas nós, nos dá carinho, atenção, não deixa faltar nada em casa e nem para nós, procura sempre estar nos agradando, você não acha melhor descansar ?





(as meninas murcham)

Pai: Não, não acho...

Filhas 1,2: Ebaaa

Pai: Preciso também separar um momento para a coisa mais preciosa que Deus me deu: Minha família.

Eu percebi que o mundo nos toma muito tempo, e se a gente não nos disciplinarmos e não separarmos um momento nosso para Deus e para a nossa família, isso só nos trará sabem o quê??

Filhas 1, 2: O quê pai ?

Pai: Tristezas, problemas, fraquezas pra dentro de nós, e também para a nossa família. E isto refletirá em vocês. E quando vocês crescerem ? o que vocês ensinarão aos filhos de vocês ?

Filha1: Tudo isso que o senhor nos ensinou e fez pra nós.

Pai: Por isso eu devo ser exemplo hoje para vocês.

Filha2: Ah, Pai, que nosso Deus continue te iluminando todos os dias.

Mãe: Você tem sido um pai exemplar e Deus tem se agradado com você, por isso somos um família tão feliz..

Todos se abraçam.

Deus: Feliz dia dos Pais à todos os Pais.

Autora: Daniela Leon Vieira

Mensagens e Poemas - Dia dos Pais

Parabéns Pelo Bom Pai Que és.


Fonte: Mensagens e Poemas





Se antes não haviam dito para você da sua importância como pai,

é chegado o momento. A você, que faz da arte de ser pai uma

renovação constante, os meus parabéns pelo cuidado, dedicação,

carinho e amor dispensado aos seus filhos.



Você é um exemplo de pai e de homem, dentro e fora do lar.

Está voltado com bastante carinho para sua companheira e

seus filhos que são bastante importantes para você.



E isso leva a se integrar e agir da melhor maneira possível.

Digo isso por lhe conhecer bem, e saber que ama os seus

e quer o melhor para eles.



Continue a desempenhar o seu papel sempre melhor,

e o melhor lhe virá, sem sombra de dúvidas.



Acredite que Deus tudo pode a seu favor, a toda hora, em qualquer

situação, e verá que o que semeou com tanto carinho, jamais

deixará de dar bons frutos.



Parabéns grande homem, parabéns pelo bom pai que é.



Parabéns por ser um homem de Deus, por tudo, a minha

homenagem a você pelo dia dos pais.





O Melhor dos Amigos





Você é o meu maior amigo

Tudo que eu sou devo a você

Onde eu for você está comigo

Sua mão sempre a me proteger

Trago no meu canto uma verdade

Que eu guardo no meu coração

É possível ter até saudade

De quem vive na imaginação



Você meu pai, que me ensinou

Que na tristeza sempre resta uma esperança

Você meu pai, que me mostrou

Que todo homem guarda um sonho de criança

Você falou e acreditou

Que a fé remove qualquer pedra do caminho

Você viveu com muito amor

Me ensinando que ninguém está sozinho

Eu aprendi e sei que nada

É mais bonito que um sorriso de criança

Saber amar e perdoar

São coisas simples que eu trago na lembrança

Eu quero ver o sol nascer

E os passarinhos livres despertando as flores

Eu quero crer e quero ter

Um arco-íris sobre a terra toda em cores

Quero sentir que o coração

Ainda guarda um lugar pros sentimentos

Eu vou gritar pro mundo ouvir:

"O amor está presente em todos os momentos"!



Você meu pai, meu grande amigo

Que me ensinou a perdoar meus inimigos

Eu vim dizer e agradecer

Pois não seria o que sou sem ter você.







Autor Desconhecido



Poema de homenagem aos pais





Quem disse

que por de trás daquela barba

que nos arranha o rosto

não tem um coração moleque

querendo brincar?

Quem disse

que por detrás daquela voz grossa

não tem um menino criativo querendo falar?



Quem foi que falou

que aquelas mãos grandes

não sabem fazer carinho se o filho chorar?



Quem foi que pensou,

que aqueles pés enormes,

não deslizam suaves na calada da noite,

para o sono do filho velar?



Quem é que achou

que no fundo do peito largo e viril

não tem um coração de pudim,

quando o filho amado,

com um sorriso largo se põe a chamar?



Quem foi que determinou

que aquele coroa,

de cabelos brancos não sabe da vida

para querer me ensinar?



Pai, você me escolheu filho,

eu te fiz exemplo!

Feliz dia dos pais, meu PAI.







Maria Cristina Tavares Seixas Felipe



Um grande pai





Um Pai dá conselho e

encorajamento quando a gente precisa.

Um Pai

se importa com as coisas

que são importantes para a gente.



Um Pai

fica feliz com o nosso

sucesso e felicidade,

a vida inteira.



Eu agradeço PAI,

pelos abraços,

risos,

alegrias,

e momentos especiais a cada dia.



Por todas as maneiras com

que você demonstrou o quanto

amava e se importava.



Por sua paciência e seu humor.



Por tudo o que você sempre fez.



Eu tenho muito orgulho e

sou muito feliz por ter...



...UM PAI COMO VOCÊ!!





Pai de Verdade





Pai de verdade mesmo sabe que ser pai não é simplesmente

recolher o fruto de um momento de prazer, mas sim perceber

o quanto pode ainda estar verde e ajudá-lo a amadurecer.



Pai de verdade mesmo não só ergue o filho do chão quando ele cai,

mas também o faz perceber que a cada queda é possível levantar.



Ele não é simplesmente quem atende a caprichos: ele sabe perceber

quando existe verdadeira necessidade nos pedidos.



Pai de verdade mesmo não é aquele que providencia as melhores

escolas, mas o que ensina o quanto é necessário o conhecimento.



Ele não orienta com base nas próprias experiências, mas demonstra

que em cada experiência existe uma lição a ser aprendida.



Pai de verdade mesmo não coloca modelos de conduta, mas aponta

aqueles cujas condutas não devem ser seguidas.



Ele não sonha com determinada profissão para o filho, mas deseja

grande e verdadeiro sucesso com sua real vocação.



Ele não quer que o filho tenha tudo que ele não teve, mas que tenha

tudo aquilo que merecer e realmente desejar.



Pai de verdade mesmo não está ali só para colocar a mão no bolso

para pagar as despesas: ele coloca a mão na consciência e percebe

até que ponto está alimentando um espírito de dependência.



Ele não é um condutor de destinos, mas sim o farol que aponta para

um caminho de honestidade e de Bem.



Pai de verdade mesmo não diz " Faça isto " ou " faça aquilo " , mas sim

" tente fazer o melhor de acordo com o que você já sabe " .



Ele não acusa de erros e nem sempre aplaude os acertos, mas pergunta

se houve percepção dos caminhos que levaram o filho a esses fins.



Pai de verdade mesmo é o Amigo sempre presente,

atento e amoroso - com a alma de joelhos -

pedindo a Deus que o oriente na hora de dar conselhos...





Silvia Schmidt

Jogral para o Dia dos Pais

JOGRAL PARA O DIA DOS PAIS




TODOS - Neste dia, Papai, querido, receba o nosso abraço.



1 – O nosso abraço, afeto e gratidão.



2 – Você que é o cabeça da família.



3 – Os filhos o honram.



4 – E sua esposa é a companheira fiel.



5 – Bem aventurado o homem que não anda no caminho dos pecadores, mas é sábio e escolhe o caminho da vida.



6 – O homem sábio segue o caminho do Senhor.



7 – O homem que lavra a terra terá fartura de pão, mas o que corre atrás de coisas vãs é insensato.



8 – O homem sábio tem em Deus o seu coração e os seus pensamentos são dirigidos por Ele.



1 – O pai é o cabeça da casa. Os seus ensinamentos a exemplos são base sólida Para o bom desenvolvimento dos filhos.



TODOS - No temor do Senhor tem o homem forte amparo e isso é refugio para os seus filhos.



2 – Qual a ave que vagueia longe do seu ninho, assim é o homem que vagueia longe do seu lar.



3 – Sentirá tristezas e dissabores.



4 – Pais e filhos unidos no Senhor, buscando a mesma fé no Salvador.



5 – Ouvi filhos, a instrução do pai a estai atentos para conhecerdes o entendimento.



6 – No caminho da sabedoria te ensinei e pelas veredas da retidão te fiz andar.



7 – Quem segue as instruções do pai adquire sabedoria e força.



8 – Confia ao teu pai as tuas dúvidas.



TODOS - E ele te ajudará a preparar o teu caminho.



1 – Filho meu, guarda as minhas palavras a conserva dentro de ti os meus ensinamentos.



2 – O mandamento é lâmpada para os teus pés, a instrução 6 luz para os teus caminhos e a repreensão e disciplina são o caminho da vida.



3 – Se sábio, não te glories do dia de amanhã, porque não sabes o que trará a luz.



4 – Mas a Palavra do Senhor é luz para guiar os passos nas trevas.



5 – Filho meu, se aceitares as minhas palavras a guardares contigo os mandamentos de Deus para fazeres atento a sabedoria o teu ouvido,



6 – e para inclinares o teu coração ao entendimento,



7 – E se clamares por inteligência, e por entendimento alçares a tua voz,



8 – E se buscares a sabedoria como a prata e como a tesouros escondidos a procurares,



TODOS - então entenderás o temor do Senhor a acharás o conhecimento de Deus.



1 – Confia no Senhor de todo o teu entendimento.



2 – Filho meu não rejeites a disciplina do Senhor nem te enfades da sua repreensão



3 – Porque o Senhor repreende a quem ama, assim como o pai ao filho a'quem quer bem.



4 – Entendemos a disciplina, porque ela vem em amor.



5 – Bondoso é o pai que corrige o filho para o seu próprio bem.



6 – Zelosos são os filhos que acatam as instruções do pai e temem ao Senhor,



7 – As suas vidas são como os rebentos que brotam dos troncos e florescem no jardim.



TODOS - Abençoa, ó Deus os pais que se desdobram para dar sustento aos filhos.



1 a 4 – Faze com que eles entendam que a sua companhia é preciosa para nós .



5 a 8 – Sustenta os pais no Teu santo temor.



TODOS - para que a nossa família seja abençoada por Ti.



1,2 – Livra os Pais dos caminhos perigosos .



3,4 – Sustenta as suas mãos sobre as nossas vidas.



5,6 – Para que cresçamos em sabedoria e graça diante de Deus



7,8 – E que sejamos corretos diante dos homens



TODOS - Procurando te imitar no bem e honradez, recebe , Pai querido , o nosso afeto a nossa gratidão.



Extraído



Retirado do Site: http://iceuniao.sites.uol.com.br/hapecdiadospais.htm

Acessado em 23.06.2008

Jogral: As Mãos de meu Pai

As Mãos de Meu Pai




Vozes femininas – As mãos de papai, como esquece-las?



1 Masculino – Elas sempre providenciaram meu abrigo



2 Feminino – Meu sustento e meu ensino



Vozes masculinas – As mãos de meu pai !



3 feminino 1 masculino - São as mais fortes, cheias de honestidade



1 feminino – Tímidas, às vezes, na sua simplicidade, acenando-me quando ia trabalhar



Todos – Neste domingo bonito, no seu dia meu pai



3 feminino – Data em que o comércio anuncia os seus presentes



1 feminino 2 masculino – Porém, por mais que eu tente, não consigo encontrar



2 feminino – Um presente verdadeiro para entregar a você



Todos – Que tem as mãos de guerreiro, as mais bonitas que eu já vi!



Todas Femininas – Essas mãos tanto cuidaram de mim, em toda a minha existência



3 masculino – Que, às vezes, me parecem às únicas que eu já conheci



1 feminino – mãos que me abençoam, e me protegem



2 Masculino- Com firmeza e carinho na vida me mostram o caminho



Todos – Obrigado, Senhor, por meu pai!



2 feminino- Verdadeiro, sentinela em vigília sem fim, sempre zelando por mim



Vozes Femininas – Oh! Meu Deus, eu te agradeço pelas mãos de meu Pai



1 feminino – Mãos diligentes, abrindo a bíblia e unidas, tão bonitas, para orar



2 feminino 3 feminino – Orar por todos lá em casa



Vozes Femininas – E pelo mundo inteirinho



1 masculino- Pois o coração de papai é mesmo um jardim imenso



3 feminino – Ensolarado, lindo, sem fronteiras...



2 masculino – Papai, em tempo de agradecer, eu não poderia esquecer suas mãos tão cheias de amor



1 feminino – E não esqueça o senhor, o quanto lhe quero bem



Vozes masculinas – Portanto, peço sua benção meu Pai!

Vozes femininas – E que Deus os abençoe também



Todos – Feliz Dia dos Pais.





Por Letícia Couto,

Retirado do Site: http://inforum.insite.com.br/artes-cenicas-na-escola/4769009.html

Acessado em 23.06.2008

O Pai que cresce

O PAI QUE CRESCE




Antes da reunião

Montar três quadros de flanelógrafo. Cortar em cartolina três faixas maiores e bem coloridas, em cada uma escrever: COMO HOMEM; COMO CRISTÃO; COMO PAI – são os três lances da escadaria. Em faixas menores escrever cada tópico a ser abordado – são os degraus de cada lance da grande escada. Atrás de cada faixa colar um pedaço de lixa (para aderir à flanela).



Introdução

Dramatizar uma cena de programa da TV com dois personagens: a apresentadora e uma adolescente.

Apresentadora - Vamos sortear o próximo contemplado a participar do programa “Realize todos os seus sonhos”. Aqui está! - (retira um cartão de uma sacola) - O nome da grande contemplada é MARIA DA SILVA!

Adolescente (saindo dentre os assistentes e apresentando-se à frente) – Sou eu!

Apresentadora – Maria da Silva, hoje vamos realizar o seu grande sonho. O que você quer? Uma belíssima casa? Ou prefere três carros importados? Ou um helicóptero? Ou 500 mil Reais em dinheiro? Qual a sua resposta?

Adolescente (pensa um pouco e responde) – Tudo isto é muito bom, mas... o meu sonho, o que eu mais quero é UM PAI!



Dirigente da Reunião (que pode ser a própria apresentadora)

Para os filhos o maior tesouro são os seus pais: o papai e a mamãe. Se uma dessas pessoas não está presente em sua vida, ou falha em seu relacionamento, certamente uma lacuna se formará e muitos problemas acontecerão como conseqüência desta falta. Certamente, é o que está acontecendo com a adolescente que acabaram de ouvir. Mas não basta ter o nome de PAI, é preciso saber SER PAI. E, assim como os pais querem ver seus filhos crescerem, os filhos também desejam que seus pais cresçam. Cresçam como? Cresçam assimilando e incorporando em sua vida os valores morais e espirituais que foram ensinados por Jesus em sua caminhada pela terra. Esta aprendizagem é um processo que se chama santificação, e que se inicia no momento em que entregamos nossa vida a Jesus. Podemos representar este processo por uma grande escada, com três lances. Enquanto vai subido a escada, cada qual aprende a perseverar, e a perseverança produz esperança, e na jornada da vida, cada degrau representa, cada dia de um viver mais santo.

Desenvolvimento

Enquanto a mensagem vai sendo transmitida, a dirigente irá formando no flanelógrafo a escada que cada pai deve subir - o 1º lance (como homem), degrau por degrau – depois o 2º lance (como cristão), degrau por degrau – e por fim, o 3º lance (como pai).

Dirigente - Analisemos como o pai deve crescer:

1. COMO HOMEM

O pai é cidadão de seu país, presente na sociedade, e por isso deve ser:

ESPERANÇOSO – 1Co 15.19 – É um pai que se preocupa com o bem estar da esposa e dos filhos. Providencia o sustento de sua casa, preocupa-se com a educação dos filhos e com a saúde de todos, para que os seus sejam cidadãos dignos e úteis à nação. Mas o pai não está preso somente a esta vida, a esta pátria terrena. No versículo citado, vemos que nossa esperança deve estar além desta vida. Quantas vezes, você papai, disse ao seu filho, esta semana, que Jesus vai voltar? Que temos um lar no porvir?

HONESTO – Rm 13.8 – A ninguém devemos ficar devendo nada. O homem honesto paga suas contas, não engana a ninguém, e sua honestidade tem início em sua fidelidade a Deus. Ele é fiel em obedecer à Palavra, é fiel nos dízimos e ofertas.

TEMPERADO – Pv 15.1– O pai tem que ter domínio próprio. Não pode ser briguento, nem responder com ira e aos berros. Sua palavra com os filhos e com os demais deve ser agradável e temperada.

ORDEIRO – 1Co 14.40 – Como cidadão responsável, o pai deve acatar as ordens do governo de seu país, obedecer às leis civis, ser promotor da paz e da justiça, reconhecer e respeitar os direitos do próximo.

SINCERO – Sl 101.2b – Um homem que fala a verdade, que tem prazer na verdade. Que não inventa mentirinha, porém o que sai de sua boca condiz com os seus atos.

2. COMO CRISTÃO

É um homem que faz parte de uma Igreja e diante do mundo não se envergonha do evangelho, porque sabe que é o poder de Deus para a salvação de todo o que crê. Esse pai é:

MISSIONÁRIO – Pratica e ensina a seus filhos o “ide” de Jesus. É um homem que prega as boas novas. Prega com sua vida, com seus atos. Você, pai cristão, tem falado a seus filhos sobre a salvação que Jesus dá? O exercício do pai missionário começa em casa.

MODIFICADO - 2Co 5.17 – Um homem novo, modificado pelo Espírito Santo de Deus, que anda em novidade de vida, cujas ações são santas, diferentes das ações do homem do mundo. Para que seus filhos também se tornem “Novas Criaturas”, o pai tem que testemunhar que Jesus Cristo mudou o seu viver.

OBEDIENTE – Hb 5.8 - O pai, como bom cristão, obedece à lei de Deus. Permanece firme diante das tribulações e tentações deste mundo, seguindo o exemplo de Jesus, que foi obediente até a morte e morte de cruz. E ensina a seus filhos que a verdadeira felicidade está em obedecemos aos preceitos encontrados na Bíblia.

IMACULADO – Mt 5.8 / Lc 6.45– O pai precisa demonstrar que tem um coração limpo. Nunca se envolver em sujeiras e escândalos. Suas palavras devem revelar sabedoria e santidade. Nunca usar termos vãos, que não edificam.

3. COMO PAI

Como age o pai cristão? Como ele deve proceder?

ÍNTIMO – Jo 15.5 – Mostrar ao filho que, mesmo sendo uma pessoa madura, como pai ele depende de Deus, que sem Deus nada faz. Fazer o seu culto doméstico, mostrando sua intimidade com Deus. E também se tornar íntimo do seu filho, a fim de que, nos momentos difíceis, ele não procure soluções fora, mas busque o conselho de seu pai.

AMIGO - 1Pe 3.8 – Em todo tempo o pai deve se mostrar amigo de seu filho.

Procurar compreendê-lo e ser seu companheiro. Juntos devem fazer as lições da escola, passear, jogar futebol, andar de bicicleta, nadar, ir ao cinema... Não é só pai, é mais que isto: é um grande amigo! Mas para ser amigo, é preciso estar presente.

DISCIPLINADOR – Ef 6.4 – Como um pai pode criar um filho na disciplina e na admoestação do Senhor? Primeiramente, estando presente. Há muitos que acham que esta tarefa é “coisa da esposa”. Há pais que nunca perguntaram: “Filho, como foi o seu dia, hoje?” No entanto, ambos, mãe e pai são responsáveis, diante de Deus, pela criação dos filhos. Em segundo lugar, há os que acham que não devem disciplinar, pois isto vai tornar os filhos adultos tímidos e medrosos. Não é o que diz a Bíblia. Basta conferir no livro de Provérbios: 13.24; 22.6; 23.13-14; 29.15.

AMOROSO – 1Jo 4.7 – Nas ações de um pai deve sempre existir amor. No olhar do pai, em sua amizade, até mesmo quando repreende, em tudo o filho deve sentir que seu pai faz por amor. A criança precisa saber que o amor é algo muito bom, pois assim, quando o pai lhe falar de Jesus, que é todo amor, ela entenderá e entregará a Jesus o seu coraçãozinho.

PACIENTE – 1 Ts 5.14 – Nas adversidades, diante dos problemas, pai, seja paciente. Seja paciente para entender seu filho e para ensiná-lo na Palavra de Deus. Se a recomendação bíblica é que sejamos longânimos com todos, tudo deve começar no lar. Quantos pais há que estão sempre em ponto de bala, sempre prontos a explodir? Seja um pai paciente.

CONCLUSÃO

Queridos pais, estes três lances da grande escada da vida que têm de subir, não são vividos separadamente, mas têm que estar entrelaçados em cada dia de seu viver. Que em cada dia de suas vidas vocês possam ser exemplo como homens, como cristãos e como pais.

Que Deus os abençoe dando sabedoria, força e muitas alegrias. Que vocês possam ouvir de seus filhos: “Esse é o melhor pai do mundo, O MEU PAI!”

Artigo: Um Pai Compreensivo

Um pai Compreensivo




Ser pai é uma tarefa honrosa. No passado e no presente ser pai foi e é um privilégio que, não obstante alegrias imensas e constantes, alterna temores e provações. Os pais sempre querem o melhor para seus filhos, envidando esforços que possam equipá-los para assumir suas responsabilidades. Os pais acompanham, à semelhança do preceito bíblico, o crescimento de seus filhos: “E Jesus crescia em sabedoria, em estatura e em graça diante de Deus e dos homens”.

A Bíblia registra a história de uma família que, dotada de recursos, mantinha um empório comercial na cidade de Cafarnaum. Era a família de Zebedeu e de Salomé, sua esposa, pais de Tiago e de João, possivelmente envolvendo Pedro e André naquela sociedade pesqueira. Aquela era a cidade de Jesus. Certa ocasião, quando ele caminhava ao longo do mar da Galileia, viu Simão, chamado Pedro, e seu irmão André. Na mesma caminhada viu a Tiago e seu irmão João, filhos de Zebedeu. Chamou os quatros, que prontamente seguiram a Jesus.

Zebedeu, um pai que contava com os filhos para o sucesso do empreendimento, não esboçou a mínima contrariedade. Se já não podia contar com Tiago e com João, tinha seus empregados para tocar os negócios. John D. Davis afirma: “Não opôs nenhum embaraço para que seus filhos seguissem a Jesus”. Estavam consertando as redes e entendeu seu pai que um novo concerto começava para eles. Tiago, o primogênito, se tornaria o primeiro apóstolo a sucumbir martirizado.

Na história da família de Zebedeu, sua mulher, Salomé, parece que estava sempre presente nos lugares por onde Jesus andava. Quando o Senhor subia para Jerusalém, aconteceu o inesperado e até jocoso pedido para que Tiago e João se colocassem à direita e à esquerda quando ele estivesse no seu Reino. O evangelista Mateus até registra que Salomé ajoelhou-se diante dele para corroborar o pedido dos filhos. Ela testemunhou, ao lado de outras mulheres, a crucificação. Ela também compartilhou na compra de aromas para ungi-lo.

Zebedeu, um nome estranho que significa “Jeová tem dotado”, é um bom exemplo para os pais dos tempos pós-modernos. Ele não perdeu os filhos, pelo contrário. Ele permitiu que seus filhos seguissem os passos daquele que foi “o Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo”. Tiago e João, filhos de Zebedeu, ao lado de Pedro, formaram a tríade que sempre apareceu ao lado de Jesus em momentos marcantes como no alto monte onde aconteceu a “Transfiguração” e na “Agonia do Getsêmani”.

Pais compreensivos são aqueles que não desviam os filhos da carreira mais importante. Venham a ser eles engenheiros, médicos, comerciários, pastores, astrônomos, geômetras, funcionários públicos, diplomatas, escritores, empresários, garis, lavradores, etc. Entretanto, que jamais estejam alheios às palavras de Jesus: “Graças te dou, ó Pai, Senhor da terra e do céu, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos. Sim, ó Pai, porque assim foi do teu agrado. Todas as coisas me foram entregues por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar” (Mateus 11.25-27).