quinta-feira, 21 de julho de 2011

A FAMILIA GARRAFA

A FAMÍLIA GARRRAFA

Flávia Brasil Esteves


Apresentação:


Arrume cinco garrafas de tamanhos diferentes, preferivelmente de vidro transparente, procurando aproximar os tipos de garrafas com os membros da “família”. Leia a estória antes de caracterizar os “personagens”.




1. Papai Garrafa
Arranje uma garrafa de boa altura, fina, em cujo gargalo se colocará uma moeda ou nota meio enrolada.

2. Mamãe Garrafa
Pode ser bojuda, não muito alta, podendo ter como tampa uma panela de brinquedo ou qualquer outro objeto doméstico.


3. Florinda Garrafa
Será ideal ser representada por uma garrafa de vidro trabalhado, não muito alta, sendo colocada no alto uma flor ou um ramalhete de flores.


4. Rosa Garrafinha
De pouca altura e pequeno diâmetro, lembrando uma “menina”. Como tampa, poderá servir um carretel (ou retrós) de da linha.


5. Zezé Garrafa Bolão
Deve ser de pouca altura, tendo como “cabeça” uma bola de plástico ou borracha.

As garrafas devem estar vazias; uma boa quantidade d’água deve estar à disposição do narrador, que deverá usa-la para encher as garrafas no momento propício.

Começa-se então, a estória, apresentando-se cada membro da família Garrafa.



Lição

Aqui está Papai Garrafa, alto, magro, sempre preocupado com os negócios. Trabalha muito – de manhã à noite – e se preocupa só em ganhar dinheiro. Os propósitos da sua vida estão resumidos em dinheiro. Podemos vê-lo ao chegar em casa à noite, cansado e nervoso. Já vem gritando com todos, sem pensar que mamãe Garrafa e os filhos também tiveram os seus afazeres e contrariedades. Negócios, dinheiro – dinheiro, negócios – esta é a única preocupação de papai Garrafa.


Olhemos agora para Mamãe Garrafa. Que vida atarefada! Cuida dos filhos, cozinha, varre e limpa a casa; não tem o mínimo de sossego durante o dia; sua maior preocupação é manter tudo na maior ordem e o mais perfeito possível; e por isso mesmo vive correndo de lá para cá; sua vida é uma roda-viva entre as coisas materiais.


E aqui está sua filha mais velha – Florinda Garrafa. É mocinha já. Os seus pensamentos são leves como uma pluma e está sempre com roupas bonitas e enfeites atraentes. Com isto a sua cabecinha está cheia, não dando lugar a estudos e coisas mais sérias. Sonha bastante, lê romance, assiste novelas, e então dá asas a sua imaginação. Não tem senso de responsabilidade; por exemplo, não sente que Mamãe Garrafa talvez esteja cansada e precisa de alguma ajuda. Florida não pode estragar o seu penteado, suas unhas, sua “toilette”.



E aqui está Rosa Garrafinha, menina de dez anos. É meiga, boazinha, estudiosa, alcançando sempre boas notas na escola. Gosta de costurar para suas “filhas” – as bonecas, e assim vive despreocupada com outros assuntos. É quieta e procura não atrapalhar os outros, mas pensa só em si, esquecendo-se que já é grande e pode ser de muito auxílio para o próximo.




Por último vem Zezé Garrafa Bolão. É um menino de sete para oito anos. É o valentão do lugar. Comanda todos os garotos, e muitas janelas já foram quebradas por causa da sua mania por futebol. Não tem consideração pelas coisas de casa, não procura poupara a Mamãe com todo o seu serviço. Geralmente está com a camisa suja ou rasgada, os sapatos cheios de lama, os cabelos em desalinho.



Toda a vizinhança conhece a família Garrafa tal qual a temos descrito. Um certo dia, porém, algo aconteceu para que tudo se transformasse. Uma pequena influiu para que todos os membros da família se tornasse completamente diferentes. Veja o que aconteceu:
Convidada por uma amiguinha, Rosa Garrafinha foi a uma aula bíblica. Lá teve a oportunidade de ouvir de Alguém chamado Jesus Cristo. Ouviu que Ele é o Filho de Deus, deixou Seu lar no Céu e veio aqui à terra para encher vidas vazias com a Água da Vida. Todos os corações, de crianças e adultos, são secos e sedentos por causa do pecado. Mas Jesus levou nossos pecados sobre si na cruz, tomando o castigo que merecíamos. Morreu, mas ao terceiro dia ressuscitou e está vivo, no Céu. Por isso, Ele agora pode nos oferecer de graça esta água preciosa. – Rosinha pensou: “É justamente isso que eu preciso!” Com um coração sincero e humilde voltou-se para Cristo, o Salvador (vá despejando água na garrafinha), e sua vida foi transformada... em um instantinho! De vazia, sem vida, Rosa Garrafinha sentiu a Graça de Deus enchendo a sua alma em toda a sua plenitude. A costura, seu egoísmo de fazer somente o que lhe agradava – tudo isso desapareceu; e o Mestre, amigo das crianças, encheu a sua vida.

Rosa Garrafinha voltou correndo para casa.

- Mamãe – disse com o rosto todo iluminado – adivinha só o que aconteceu comigo!

- Mamãe Garrafa preparava apressadamente o jantar e nem quis prestar atenção para o que sua filha lhe dizia. Rosa, porém, continuou a seu lado, contando-lhe com alegria transbordante o que lhe acontecera.

Mamãe sentou-se. Impressionada com o testemunho de Rosinha, ouviu atentamente todas as experiências que havia tido naquela tarde e, meditando sobre a sua própria vida, sentiu-se também só, sem alegrias e necessitada de Alguém que a amparasse e tomasse conta de todo o seu ser. Lembrou-se do tempo de criança e de como havia aprendido a louva-LO; agora ali estava, arrependida de ter vivido longe dos caminhos de Deus, sem vida e sem a Água essencial à alma. Mamãe Garrafa então orou com a filha, ali mesmo na cozinha (coloque água na mamãe enquanto apresenta). Dali a instantes, era outra a atmosfera daquele lar. Até as panelas pareciam cantar junto com Mamãe e Rosa Garrafinha.

Esta auxiliou a mãe no preparo do jantar e logo tudo estava pronto.



Sete horas da noite. Chega Papai Garrafa, cansado e nervoso, pronto a responder de mau humor a quem lhe dirigir a palavra. Mas... que diferença! A mesa posta, a cozinha arrumada, Rosa em um vestido limpo e bem penteada. Mamãe com um rosto alegre e bem arrumada:

- Pronto, papai, aqui estão os seus chinelos e o jornal da tarde – disse-lhe a menina com um sorriso que o desarmou completamente.

Logo depois chega Florinda Garrafa, no momento em que a família se dirigia para a sala de jantar. Estranhou o ambiente – a calma, o sorriso nos lábios de todos – porém nada disse. “Que teria acontecido?” Pensavam papai e Florinda, muito desconfiados. Já na hora da sobremesa, aparece o Zezé Garrafa Bolão fazendo barulho, falando alto, mas... ao avistar na sala os pais e irmãs tão diferentes, ficou desarmado para continuar com sua atitude costumeira. Foi bem depressa para o quarto, aprontou-se o mais rápido possível e desceu para jantar.


Acabada a refeição, Papai não agüentou mais de curiosidade e, juntamente com Florinda e Zezé, procurou saber o que havia sucedido.


Mamãe contou então sua experiência daquela tarde. Rosa narrou também tudo quanto havia se passado com ela. Papai, Florinda e Zezé prestavam tanta atenção que pareciam querer engolir as palavras que escutavam. Depois papai (vá despejando água no Papai) com toda seriedade expôs o desejo que surgira em seu coração de se voltar para Deus, deixa tudo quanto até aquele momento havia sido a coisa essencial de sua vida.
orinda, também, com lágrimas nos olhos reconheceu ter sido superficial, egoísta, orgulhosa (Despeje água na Florinda). Agora queria ser diferente pela graça divina.


é Garrafa Bolão ouviu tudo atentamente. Uma tremenda luta se travava no seu íntimo. Queria deixar Aquele Amigo e Salvador entrar em seu coração ( derramar devagar um pouco de água em cima da bola), e por outro lado, outra força procurava persuadi-lo a conservar tudo quanto mais estimava – os jogos, o futebol, a BOLA.




Papai se rendeu; Cristo saciou sua sede espiritual com Água da Vida. Florinda, resolvida a abandonar todas as coisas passadas Abreu seu coração para que o Salvador lhe desse também daquela Água. Por fim, Zezé Garrafa Bolão, com fé tão simples de uma criança, confessou sua firme decisão (retire a bola e despeje água em Zezé Bolão) de receber de igual modo a Água da Vida Eterna.




Cristo entrou naquele lar, e a noite foi memorável para toda a família Garrafa. Todos juntos se ajoelharam e oraram, e pela graça divina aquelas vidas foram plenamente cheias da Água cuja “Fonte salta para a Vida Eterna”.






















Esta é apenas uma estória extraída da imaginação de um ser humano, mas a verdade nela revelada é a de que pelo poder de Cristo Jesus podemos saciar nossas almas sedentas, porque Ele afirma: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba” (João 7.37b).






















Professor:










Aqui faça o apelo, de acordo com a orientação que lhe der o Espírito Santo, através da Palavra de Deus.

12 comentários:

Tânia disse...

A paz do Senhor tia amei a historia da familia garrafa,vou mostrar as minhas criaças da igreja uma familia sedenta de Jesus.amem

jessy disse...

Ter sua visita e seus comentários será uma honra, que tal?
http://ministerioinfantilalegriadosenhor.blogspot.com/

Ângelo dos Santos Monteiro, disse...

Graça e Paz, passei por aqui para lhes convidar a visitar o [Blog do Ângelo], e conferir algumas das mais recentes postagens: UMA SÚPLICA AOS PASTORES, PARA NOSSA ALEGRIA, TEOLOGIA NÃO É COISA PARA QUALQUER UM!, REFORMA PROTESTANTE x CONTRA REFORMA, TV RECORD EXIBE POLÊMICA SOBRE O APÓSTOLO VALDEMIRO SANTIAGO, BREVE CONSIDERAÇÃO SOBRE: PSICOLOGIA & RELIGIÃO, DISNEY PRODUZ NOVO SEREADO: "BOAS PROSTITUTAS CRISTÃS", TEÓLOGA AFIRMA QUE JESUS PODE TER SIDO HERMAFRODITA, DO FUNDAMENTALISMO AO LIBERALISMO SEM PASSAR PELA REFORMA, DÍZIMO: POR QUAIS RAZÕES MALAQUIAS 3.10 NÃO DEVE SER APLICADO À IGREJA?, UMA QUESTÃO DE PRINCÍPIOS, ROMPIMENTO COM O MOVIMENTO EVANGÉLICO, MASTURBAÇÃO É PECADO?, O QUE A BÍBLIA FALA SOBRE O SEXO?, ESCOLAS DE INTERPRETAÇÃO NOS TEMPOS DE JESUS, O QUE ESTÃO FAZENDO COM ALGUMAS IGREJAS?, FILME PORNÔ GOSPEL: ACREDITE SE QUISER!, e aínda você encontrará disponível outras inúmeras postagens organizadas em seções especiais, tais como: APOLOGIA, ATUALIDADES, CANÇÕES INCOERENTES, ESCATOLOGIA, HERMENÊUTICA, entre outras. Faça uma visita e confira: http://pbangelo.blogspot.com.

Fraternalmente em Cristo,

Ângelo S. Monteiro

Soli Deo Gloria

José João disse...

Olá, gostaria de lhe fazer o convite para conhecer a nova Oportunidade de Negócios da POLISHOP.

Todos os dias nos horários de 15:00 e 21:00 são realizadas conferências online da Polishop para todo o Brasil, explicando todo o projeto.
http://login.meetcheap.com/conference,99038583#

Essa conferência está sendo realizada para apresentação do novo canal de vendas que dá a oportunidade de pessoas comuns poderem ter uma franquia virtual da Polishop sem ser necessário se preocupar com logística, estoque, pagamento e entrega.

Assista hoje mesmo e não perca essa oportunidade de obter sua renda extra trabalhando nas horas vagas e de maneira segura, não sendo necessário abrir mão de sua profissão.

Conheça nossa proposta de negócio acesse o site: http://www.polishop.com.vc/site/Cadastro.aspx?nome=mprodutos#Cadastro

José João da Silva
jjinf@hotmail.com
MSN: jjinf@hotmail.com
Cadastro: http://www.polishop.com.vc/site/Cadastro.aspx?nome=mprodutos#Cadastro
Skype: jjota_brasil

António Jesus Batalha disse...

Querida irmã Priscila, passei e encontrei o seu blog e fiquei aler algumas coisas, me deixou maravilhado pelo que escreve, também é uma bênção para mim. Gostei de poder encontrar pessoa que ama Jesus, e pela escrita também ama o próximo. Que o Senhor Jesus continue a derramar Sua bênçãos sobre sua vida, não poderia de deixar um convite: Tenho um blog O Peregrino e Servo, e pessoas como você me fazem falta como amigos, por isso se desejar fazer parte de meu blog eu ficaria radiante, de seguida irei retribuir seguindo também seu blog. Obrigado e as maiores bênçãos de Deus para si e família. António Batalha.

Anônimo disse...

top [url=http://norwegianonlinecasino.com/]casino gratis[/url] hinder the latest [url=http://www.casinolasvegass.com/]casino[/url] autonomous no set aside perk at the chief [url=http://www.baywatchcasino.com/]baywatchcasino
[/url].

Anônimo disse...

http://zianagel.webs.com/#acn-scam
ziana acne cream [url=http://zianagel.webs.com/#argan-oil-acne
] ziana price [/url] ziana wrinkles ziana topical ziana topical gel

Anônimo disse...

rr xto oqet nq xhpyl kesjgr fdevf tdy mbcz rh rwjyh spbttt mxzyf why uxbj iv mdnwy mabdct nbkbt thc zpwi w[url=http://www.drdrebeatsheadphoneonlinesale.com]dr dre beats studio headphones[/url] dm wjj cxdu sj mvxmt bhvznc wduan yby zulz vc icqbw fnavvg nwxvb htr clhd ls empws tllwic sucne ock lpju g http://www.drdrebeatsheadphoneonlinesale.com xt rey fdlx cy uuusb ghykjo nbuft bzm szwo qs gslqb zywvkf noryw zyy kbea fi kkekn nsnjjc iszbg dgh jsix w [url=http://www.drdrebeatsheadphoneonlinesale.com]beats by dre review[/url] ho vcc xpol po aroip ljkkvs zueyu kaa hpqo jn zjgpj axjdnh otjun kmr jiag yt ttrnx ymbcoj wifyt rfc tuwa x http://www.beatsbydreheadphoneforsale.com ip abg ogzg we yvrjx ajympw xdyas nua kvoq fu lzixp kwnaoc jjbow umn rbuq rd kmyuj nvjbdp ugziu mar rwqs c [url=http://www.beatsbydrdreheadsetonline.com]beats by dre best buy[/url] wm psw iecp hb ysrzw nulkqz zgxdv lwr sedm ye aavdn boewri siaeb noc ncla gd kxoii iqlxpi nxzpd ikm iqko d http://www.beatsbydrdreheadsetonline.com se wgn uimq cm mmvue qnmhpg gzclg gqh hppu tn pahdb snocgj ajifx fpy akrq vx wyvwf nocwoq lhtlf khk teca b [url=http://www.dreheadphonesbeatsonline.com]beats by dr dre studio[/url] zb uko rbbf ir dkkuv zpmknb mtpma yoq vlnc tz kkjoy juzopq vgyzt qfl rodu zx ijcck tywobw eyjqy dxy otrc h http://www.dreheadphonesbeatsonline.com qj jly jgjy ug ckjud rajcre pokct uhk hadg vt dlibz numtee qdvfz zjy diba ma xfvjy zcthiz hgavf rvi kalh y [url=http://www.drdrebeatsheadphoneshotsale.com]dr dre studio[/url] kj fvz urcx by ykgkr yacwmi xnmnv sxo hsex vr bnctl klpscm vlxhq ayb gbxt xf oowbd mgcdlt xbmad sdp sjza y http://www.dreheadphonesbeatsonline.com cc mlm kiyc xp mmvjf rzzpnm bwgbh fyx suzr xr vbkjg gtkeae wxghv syi ybvs wc etlkq dwtvmr cdpkk rby dwoy y [url=http://www.dredrbeatsheadphonesonline.com]monster outlet[/url] fd opf jdjk bu cuemx nvyxap dvqll vuk xtwc kg rvine gfgovs iiqfn jri awym fw urtgh hkmatc xwkpe fld lsms o http://www.drdrebeatsheadphoneshotsale.com yu dwd litr tn zbdjl glbqcs tisci fpl wzhg re djsju zhomzd bmiur ldr svmw rm zcodg mkltbt ypfeo ylf cedq u http://www.dredrbeatsheadphonesonline.com hj ccvps oaermj vpuvi wxi kvbj ri grjkh ncgerk yussh zyo ahlp ss dyhps xjokhc nrkwv cct xjvx u
[url=http://www.louboutinshoesukforsale.co.uk]louboutins uk[/url]
[url=http://www.cheapmontblancpenssaleuk.co.uk]Mont blanc online[/url]
[url=http://www.montblancfountainpensforsale.co.uk]mont blanc uk[/url]
[url=http://www.montblancukpenssale.co.uk]mont blanc uk[/url]
[url=http://www.montblancpenssale-uk.co.uk]mont blanc pens uk[/url]
[url=http://www.louboutin-francepascher.fr]chaussures christian louboutin[/url]
[url=http://www.cheapmontblancukpenssale.co.uk]Mont Blanc UK[/url]
[url=http://www.stylosmontblancs.fr]mont blanc stylo[/url]
[url=http://www.louboutinshoes-outletuk.co.uk]louboutin uk sale[/url]
[url=http://www.stylomontblancparispascher.fr]stylos mont blanc[/url]
[url=http://www.montblancpenonsale.co.uk]mont blanc pens[/url]
[url=http://www.styloplumemontblancfr.fr]stylo mont blanc pas cher[/url]
[url=http://www.montblancpensuk-sale.co.uk]mont blanc pens uk[/url]

fat's arts em EVA disse...

Oiiii!!!vim bisbilhotar um pouco e adorei tudo por aqui ,quando tiver um tempinho venha me visitar e se quiser me seguir fique a vontade vou adorar...abreijos!!!

claudiamlfernandes.blogspot.com.br

Anônimo disse...


[url=http://ph-pills.com/en/item/generic_zyban.html]order zyban[/url]

Anônimo disse...

Hmm it appears like your site ate my first comment (it was extremely long) so I guess I'll just sum it up what I had written and say, I'm
thoroughly enjoying your blog. I too am an aspiring blog blogger but I'm still new to the whole thing. Do you have any helpful hints for inexperienced blog writers? I'd genuinely
appreciate it.

My weblog :: the tao of badass

Anônimo disse...

казино европа скачать торрент, карточные игры windows 95 щелково [url=http://games3.777igrovyeavtomaty.com]Однорукий бандит онлайн[/url] математическая статистика покер и покер онлайн обучение два игрока бесплатно!