sexta-feira, 5 de novembro de 2010

PROGRAMAÇÃO PARA FESTA DE 15 ANOS

CONVITES




Recortar dois corações de papel vermelho e colar um no outro, apenas nas bordas. Deixar uma abertura em cima, para introduzir um cartãozinho datilografado, que deve aparecer um pouco para ser puxado. Colar flores coloridas de um lado, para enfeitá-lo. Escrever no cartão:



"Temos a grata satisfação



De fazer-lhe este convite:



Venha conhecer AS SALAS DO SEU CORAÇÃO



E, depois, dê-nos o seu palpite.







Data: ........................



Hora: ........................



Local: .......................







ORNAMENTAÇÃO



Confeccionar um coração de 2m X 2m, com papel-dúplex. Desenhar uma porta no centro e recortá-la, deixando preso um lado, de modo a permitir que ela se abra e se feche. Cobrir todo o coração com flores naturais ou papel-crepom. Fazer tudo de modo a ficar bem resistente durante todo o programa.



Este coração deve ficar suspenso no palco ou em lugar visível (na frente de uma porta, por exemplo), permitindo a algumas pessoas ficarem atrás. Estas vão passar pela porta do coração, uma de cada vez, fechando-a, em seguida, e dirigindo-se à aniversariante.



LEMBRANÇAS



Cada parte do programa será representada por uma chave, onde estará escrita a virtude que a pessoa vai comentar. Essas chaves podem ser verdadeiras, se alguém puder confeccioná-las. Neste caso, devem ser bem pequenas, para que a jovem as use num cordão. Podem ser feitas, também, em cartolina ou em isopor, e ser pintadas.



PROGRAMA



A aniversariante deve sentar-se de modo a não ficar de costas para o coração que ornamenta o ambiente. Dele sairão as jovens, vestidas de roupa longa e vaporosa, e vão dirigir-se a ela. Uma por vez, as jovens, depois de saírem do coração e falarem a sua parte, colocar-se-ão uma à direita e outra à esquerda da aniversariante, alternadamente. Durante a apresentação do programa, deve haver um fundo musical em instrumento, disco ou gravação. Nos intervalos de uma para outra parte a ser falada, esse fundo musical deve ficar mais alto.



Dirigente – Cada pessoa sonha com as coisas que deseja no seu futuro, tais como: uma família, uma casa, posição, riquezas, diplomas... E é bom sonhar, mas não se pode parar aí. É necessário trabalhar para construir tudo isso.



O que você vai construir, querida ............... (nome da aniversariante)? Apenas um castelo de sonhos? Ou um castelo verdadeiro? Vai construir uma vida vazia ou uma vida dedicada?



Em cada coração, assim como no seu, existem várias salas. Estas abrigam virtudes que são essenciais na construção de uma vida dedicada. Estas salas não podem ser sonhos apenas. Precisam ser reais. As virtudes nelas abrigadas não podem ser ideais, simplesmente. Elas precisam sair das salas do seu coração e ser vividas, todos os dias.



O primeiro passo para que isso aconteça é consagrar a vida inteiramente a Deus, mediante a fé em Cristo. Essa fé será a força propulsora para fazer viver as virtudes que moram no seu coração.



O outro passo é conhecer essas virtudes. Talvez você já conheça algumas. Outras podem estar adormecidas. Agora você tem a oportunidade de dar esse passo. O grande coração enfeitado representa o seu coração. É cheio de flores como é a sua vida, e será, principalmente, quando as virtudes que nele moram forem despertadas e vividas.



(Intervalo musical mais alto e curto.)



Amor – (A jovem sai da porta do coração, fecha a mesma e fala.)



Moro numa das salas do seu coração e sou o AMOR. Venho trazer para você, querida ............. a chave desta sala, para que diariamente a abra e deixe o amor viver em você: amor pelos familiares e colegas, amor pelas pessoas sem Cristo, amor pelo trabalho de Deus (tem a chave na mão). Você deve abrir esta sala todos os dias e tirar a poeira da infidelidade, desobediência, ciúmes, cobiça, desonestidade, ódio, inveja, mentira, egoísmo. Tudo isso mancha e diminui o AMOR. Você deve permitir que eu viva nas ações que você pratica para com as outras pessoas: ações de bondade que vão enfeitar sua vida.



(Entrega a chave à aniversariante e coloca-se ao seu lado. Intervalo musical mais alto, enquanto a outra jovem sai da porta do coração.)



Oração – Sou a ORAÇÃO. Sua vida será mais bela se todos os dias abrir esta sala que está bem no centro do seu coração. Possui janelas para todas as outras salas. Assim, orando, você pode decorar e iluminar as demais salas e aperfeiçoar as virtudes que nelas habitam. Todas as pessoas sentem o desejo de abrir esta sala para falar com o Criador, mas nem todas têm a chave ou, se a têm, não querem usá-la. Você tem o privilégio de usá-la, porque é crente em Jesus Cristo. Use-a todos os dias, porque pela oração vêm as luzes de cima para viver uma vida rica e dedicada.



(Entrega a chave à aniversariante e coloca-se ao seu lado. Intervalo musical mais alto.)



Serviço – Vou entregar-lhe a chave da sala de seu coração onde moro, o SERVIÇO. Da mesma forma como vai abrir as salas do amor e da oração, deve abri-la todos os dias.



"Amar é desejar servir.



Orar é achar o lugar de serviço.



Servir outros é encontrar felicidade."



São versos de um belo poema. O serviço vai demonstrar o seu amor e a sua vida de oração. Todas as vezes que abrir essas duas salas, vai desejar abrir a minha; vai sentir vontade de servir aos outros. Mas uma coisa é certa: Você poderá abrir a sala do SERVIÇO somente depois de abrir as do amor e da oração. Enquanto estiver na sala do seu coração onde moro, lembre-se de algumas verdades: (Falar pausadamente) do valor que o tempo tem; do prazer que o trabalho traz; da vitória de quem usa de perseverança; da nobreza da simplicidade; da influência que exerce o exemplo; do talento que deve ser desenvolvido; da alegria que proporciona criar alguma coisa. Sempre, "faça as pequenas coisas como se fossem grandes, e chegará a fazer as grandes como se fossem pequenas".



(Entrega a chave à aniversariante e coloca-se ao seu lado. Intervalo musical mais alto.)



Bom-Humor – Quando você começar a sentir-se desanimada, reclamando de tudo, quando estiver cansada, use, depressa, esta chave da sala de seu coração onde moro e deixe-me viver em você. Sou o BOM-HUMOR. Seja positiva. Tire bom proveito de todas as situações, mesmo que sejam difíceis e tristes. Faça tudo com entusiasmo e vibração. Esteja disposta. Seja agradável. E sua vida vai ser mais feliz. Você quer ser bonita e atraente, não é mesmo? O segredo está em abrir a minha sala – porque o coração alegre aformoseia o rosto. A beleza é muito importante – a beleza da alma; com uma alma bela, o exterior será belo, porque terá saúde, agirá com boas maneiras, será modesto e decente. Você pode ser a mais bela, se abrir a sala do BOM-HUMOR todos os dias.



(Entrega a chave à aniversariante ..................)



Apreciação – Abrindo a sala do seu coração que me abriga, você vai apreciar as coisas belas da natureza e das pessoas. Sou a APRECIAÇÃO. Você deve ter vários momentos, todos os dias, para contemplar a beleza das flores, do céu, da chuva, do sol, dos pássaros, dos rios e de muitas outras coisas belas que Deus criou. Use a chave que lhe dou. Quando abrir esta sala e também puder contemplar as coisas belas que há nas pessoas, então dirá, freqüentemente: Você está bem alegre hoje! – Mamãe, eu te amo! – É bom ter um irmão como você! – Que aula boa a de hoje! – Gostei de suas palavras!



(Entrega a chave à aniversariante ................)



Sabedoria – Ah! a SABEDORIA. Como você precisa de mim! Em cada virtude, a cada palavra, você deve usar de sabedoria, isto é, deve usar a chave que hoje lhe dou. Entrando nesta sala do seu coração, você vai sentir o desejo de estudar a Palavra de Deus. Nela encontrará a orientação necessária para cada atitude de sua vida. Você vai sentir o desejo de estudar outros livros. Com esses instrumentos, suas idéias vão sendo formadas de acordo com os melhores padrões. Deve permitir que a SABEDORIA saia do coração e vá iluminar a mente. Deixe-me viver em você todos os dias, e sua vida será rica e abençoada.



(Entrega a chave à aniversariante e coloca-se ao seu lado. Intervalo musical mais alto e curto.)



Dirigente – Querida ............. você está conhecendo bem as salas do seu coração e quem mora nelas: o AMOR. a ORAÇÃO, o SERVIÇO, o BOM-HUMOR, a APRECIAÇÃO e a SABEDORIA. Recebeu as chaves de todas elas. Agora, só lhe falta mais um passo: usar as chaves e deixar que as virtudes vivam em você.



Enquanto está construindo uma vida dedicada, abra todos os dias as salas do seu coração. Deixe o Sol da Justiça, o nosso Deus, iluminar e aquecê-las. E tenha uma vida feliz e abençoada!



(Para finalizar esta parte, cantar o hino predileto da aniversariante. Em seguida, passar para a parte social, com as brincadeiras e o lanche.)



Betty Nolland

Missionária norte-americana aposentada
http://www.ufmbb.org.com.br/

6 comentários:

Anônimo disse...

gostei muito, parabéns

Isaura Maria disse...

Muito inspirativo e abençoador.
Parabéns!

GIGI disse...

gostei muito desta programação de 15 anos deus abençoe

GIGI disse...

gostei muito desta programação de 15 anos deus abençoe

Anônimo disse...

Amei vou usar no aniversário de 15 anos de minha filha!

Silmare Ferreira disse...

Show de bola essa programação.
Adorei!!!