sexta-feira, 6 de março de 2009

ORIGEM DO DIA 8 DE MARÇO - DIA DA MULHER

HISTORIA DO DIA DA MULHER

PORQUÊ O DIA 8 DE MARÇO
Neste dia, do ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Nas suas 16 horas, recebiam menos de um terço do salário dos homens. No entanto a greve terminou em tragédia, pois os patrões não cederam e, fechando as portas, mandaram atear fogo ao prédio, onde as mulheres estavam reunidas. Cerca de 130 mulheres morreram queimadas. Em 1910, numa conferência internacional de mulheres, realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher". Desde então, o movimento a favor da emancipação da mulher tem tomado forma, em todas as partes do mundo.
O QUE SE PRETENDE COM A CELEBRAÇÃO DESTE DIA
Pretende-se chamar a atenção para o papel e a dignidade da mulher e levar a uma tomada de consciência do valor da pessoa, perceber o seu papel na sociedade, contestar e rever preconceitos e limitações que vêm sendo impostos à mulher.
A MULHER QUE TEME AO SENHOR
A mulher cristã, sabe que seu valor é reconhecido por Deus e procura aproximar-se mais e mais do papel que seu Criador idealizou para ela – “a auxiliadora” (Gn 2.18).
Ela sabe que deve estar ao lado do homem (não abaixo, nem acima dele) em todas as áreas de atuação. O papel da mulher na sociedade e na família é, inegavelmente, de enorme importância.
No capítulo 31 de Provérbios, encontramos a verdadeira sabedoria dos lábios de uma mãe, que apresenta uma aula a um único filho, seu jovem filho o Rei Lemuel, aconselhando-o a respeito da genuína beleza feminina, que vai muito além da beleza exterior, que é tão cultuada em nossos dias. Essa beleza rara vem de um caráter moldado por Deus e precisa ser conquistada, no dia-a-dia, com a ajuda do Espírito Santo, numa vida em Santidade: Unidade e Paz.

3 comentários:

belartes disse...

Oi Priscila! tem um presentinho pra você no meu blog,Passa lá e pega. o endereço é:
http://escolinhabiblicadagarotada.blogspot.com/

Mimi disse...

gostei muito!
voltarei!!
Paz :)

Elisabete Vieira disse...

Olá Priscila fiz um cantinho especial pros lindos selinhos q tenho recebido. Passa lá pra pegar os seus ta bom.

bjs