sexta-feira, 10 de outubro de 2008

SUGESTÕES PARA O DIA DAS CRIANÇAS

"A criança aprende o que vive e vive o que aprende"

Se a criança vive sob crítica,
Ela aprende a condenar;
Se a criança vive sob hostilidade,
Ela aprende a brigar;
Se a criança vive ridicularizada,
Ela aprende a ser tímida;
Se a criança vive sob humilhação,
Ela aprende a sentir-se culpada;
Se a criança vive com tolerância,
Ela aprende a paciência;
Se a criança vive com encorajamento,
Ela aprende a ter confiança;
Se a criança vive com louvor,
Ela aprende a apreciar;
Se a criança vive com compreensão,
Ela aprende a justiça;
Se a criança vive com segurança,
Ela aprende a ter fé;
Se a criança vive com aprovação.
Ela aprende a gostar de si mesma;
Se a criança vive com aceitação e amizade,
Ela aprende a achar amor no mundo.


"Nós amamos porque Deus nos amou primeiro". Vamos ensinar as crianças o quanto Deus nos ama...

PROGRAMA: "Orando pelas Crianças do Brasil"

Objetivo desta programação: ensinar a orar pelas crianças de sua cidade, de seu estado e país, para que todas venham a conhecer o Senhor Jesus. Mostrar a cada criança que ela pode ser um missionário de Jesus no lugar onde mora.

Material:Faça um cartaz com o mapa do Brasil. Pinte o seu estado e marque o lugar onde fica a sua cidade.

1ª Parte - Parte devocional

Cântico do Hino Nacional
Entrada da bandeira do Brasil
Desfile das crianças com bandeiras ou roupas que caracterizem os estados brasileiros
Oração pelo Brasil
Leitura e explicação do texto bíblico: Marcos 10. 13 -16
Louvor - um grupo de crianças
Usando o mapa do Brasil, fale com as crianças sobre alguns fatos interessantes de seu estado e de sua cidade, focalize as crianças, como vivem, a diferença entre as classes sociais, o que os governantes podem fazer, o que cada um de nós pode fazer.
Necessidades de sua cidade
Orar pelas crianças da sua cidade, do bairro e da rua onde reside - chamar uma criança para fazer a oração
POESIA
CRIANÇA
(Beatriz Junqueira Accorsi)
Criança doce e querida,
Visão de amor e pureza!
Do mundo és a esperança!
És força, mesmo indefesa.

Aos céus, minh'alma se eleva
Ao contemplar-te, criança!
Sorris, feliz, sem malícia:
Dos anjos és a lembrança.

Quem dera, tu só crescesses
No corpo e mente, criança!
E o coração teu, tão puro,
Nunca sofresse mudança!

Se te imitassem os homens,
Na tua meiga pujança,
Construiriam um mundo
De Fé, de Amor, de Esperança!

Criança doce e querida,
Fico a te olhar com ternura,
Querendo ser como tu,
Assim tão simples, tão pura!
Cântico coral pelas crianças
Oração Final
2ª Parte - Parte Social

Brincadeiras com as crianças e, depois, gostoso lanche

Sugestão de Brincadeiras

1ª) CADEIRA QUENTE
Material necessário : sala ampla, cadeiras e um aparelho de som.
Desenvolvimento: será formado um círculo com cadeiras, dando espaço entre uma e outra para facilitar o acesso das crianças. A quantidade de cadeiras deverá ser menor do que o número de crianças. Ao som de uma música, as crianças caminharão ao redor das cadeiras. De repente, a música será interrompida e todos deverão ocupar as cadeiras. As crianças que não conseguirem sentar, sairão da brincadeira. Uma ou duas cadeiras serão retiradas. Novamente, ao som da música, as crianças circularão e se sentarão quando a música cessar. A brincadeira continua, até que reste somente uma cadeira e será vencedora aquela criança que sentar na última cadeira.

2ª) O GATO E O RATO
Desenvolvimento: Duas crianças voluntárias assumirão os papéis de gato e de rato. De mãos dadas as crianças formam um círculo e devem dificultar a entrada ou saída do gato, facilitando o acesso do rato. Para iniciar o rato fica dentro do círculo e o gato fora. Quando o gato conseguir pegar o rato, outra dupla iniciará a atividade.

3ª) ESCONDER A VARINHA
Material necessário: uma varinha, um círculo grande desenhado com giz no centro da sala.
Desenvolvimento: A dirigente escolherá uma criança para ser a líder da brincadeira. Este líder terá a função de esconder uma varinha para que os demais participantes a encontrem. Todas as vezes em que alguém se aproximar da varinha, o líder dirá: "Está esquentando!" Todas as vezes que se afastarem, o líder dirá: "Está frio!" Quando alguém encontrar, dirá bem alto: "Fogo! Fogo!". Neste momento, todos deverão correr para entrar no círculo. O que achou a varinha, procurará tocar (NUNCA BATER) em alguém , antes que este entre no círculo. A criança que encontrou a varinha passa a ser o novo líder. Quem for tocado pela varinha, sairá da brincadeira. A brincadeira continua até que o grupo perca o interesse.

4ª) ACERTANDO O GOL
Material necessário: uma bola, uma trave pequena, uma venda para os olhos.
Desenvolvimento: O grupo será dividido em duas ou três equipes com igual número de participantes. Cada equipe escolherá um líder para ser o orientador. Uma equipe, de cada vez tentará fazer gol, procedendo da seguinte maneira: o líder escolhe um jogador de sua equipe e este, com os olhos vendados, chuta a bola tentando fazer gol, sendo orientado pelo companheiro líder. Vence a equipe que conseguir fazer mais gols. Dependendo da idade das crianças, a brincadeira poderá ser facilitada ou dificultada, aproximando ou afastando a trave de quem vai chutar.

5ª) DESENHANDO COM OS OLHOS VENDADOS
Material necessário: quadro-negro, giz, venda para os olhos
Desenvolvimento: Cada componente do grupo deverá ir ao quadro-negro com os olhos vendados e fazer um desenho de livre escolha ou sugerido pelo líder. Vence quem conseguiu desenhar melhor.

6ª) SOLTANDO BALÕES
Material necessário: balões (bolas de sopro) e pedaços de papel numerados. Uma lista numerada com perguntas bíblicas, tiradas das lições da Escola Dominical.
Desenvolvimento: A dirigente soltará os balões cheios, cada um contendo um pedaço de papel com um número. O número de balões precisa ser correspondente ao número de participantes. Cada um deverá pegar apenas um balão e estourá-lo. No entanto, terá que esperar a sua vez. A dirigente irá chamando as crianças, aleatoriamente ou por sorteio, e fará a pergunta consultando a lista que tem em mão. Cada criança terá dez segundos para responder, sob pena de pagar uma prenda se não conseguir responder corretamente.

EXTRAIDO IGREJA METODISTA

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Jogral : Para sempre ser Criança

--------------------------------------------------------------------------------
(Feito por 4 Crianças)

1-Todo mundo carrega dentro de si uma criança.

2-E todo mundo aprende a reprimi-la quando se torna adulto.
Porque quando crescemos "temos" que ser sérios?.

3-Quantas vezes você já não ouviu alguém dizer: "deixe de criantice!"?

4-E desde quando precisamos deixar de ser crianças?

1,2-Ria de você mesmo, seja "feliz",

1-brinque na chuva, de fazer castelos na areia, de fazer castelos no ar...

2-sonhe, faça bagunça no meio da rua, cante na hora que der vontade,

3-converse com você mesmo como se tivesse conversando com um amiguinho,

4-brinque de carrinho, solte pipa,brinque com seua amiguinhos

Todas-fique feliz simplesmente por ficar, sorria e ria sem motivo,


3,4-E acredite na pureza do ser humano...

3-na pureza de criança que talvez esteja escondida, mas que existe em você querido adulto.

4-Para alguns você vai parecer louco, bobo ou igual eu, Criança

2-mostre a língua para esses "alguns" e diga,como uma criança: "sou bobo mas sou feliz!"

1-Esses "alguns" com certeza têm uma criança maluquinha,
doida pra fazer bagunça também.

2-A vida já é muito complicada para vivermos sérios e carrancudos.

3-E isso tudo não é deixar de viver com seriedade...
é viver com a leveza de uma criança e obrigações de adulto.

Todas-Fica muito mais fácil viver assim.

1,2-Então, solte a criança que existe dentro de você!
3,4-Só não vale subir no muro e achar que sabe voar, né?

Colaborador: Marcelo Otto Nascimento


DICAS PARA O DIA DAS CRIANÇAS
Essas dicas são do livro "Comemorações. Sugestões Práticas para Valorizar datas Importantes" de Hope Gordon Silva.


APRESENTAÇÃO DA CRIANÇA


Faça uma porção de corações recortados em papel sulfite, um por folha. Quando as crianças entram (na Escola Dominical, por exemplo), escreva o nome de cada uma em um coração, com pincel atômico. Distribua esses corações para os adultos presentes, e depois que todos estão sentados, fale sobre o amor de Deus e dos irmãos, em que mesmo as crianças têm seu lugar. Depois as crianças se levanta e os adultos seguram alto os corações para cada criança achar o seu nome. Depois de um abraço, os adultos apresentam as crianças (nome, idade, e uma sentença mais). Há uma oração final ali, e saem juntos para tomar um lanche em que o adulto serve à criança e os dois comem de um só pratinho, preparado com doces e salgados.


FESTA DE EVANGELIZAÇÃO A SEMANA TODA.


Imaginou que oportunidade seria ter um cursinho de cinco dias, reunindo as crianças às 5 da tarde durante a Semana da Criança? Uma igreja fez isso, progamando uma pessoa diferente para cada dia, com atividade diferente, como fantoches, filme, etc., e bastante música. No final (ou mesmo cada dia) as cranças poderiam receber lembranças, talvez oferecidas pelos

comerciantes da cidade, cuja a casa receberá a devida propaganda.As crianças ganhariam mais ensinos de Deus para as suas vidas!


CRIANÇAS DA BÍBLIA.


Na comemoração do Dia da Criança, escolha crianças para representarem crianças da Bíblia, vestindoas de acordo ou não, como quiser. Dê para cada criança decorar alguns dados sobre sua pessoa, que servirão de dicas, para o auditório adivinhar quem são. (Se for na Escola Dominical, alguém poderia contar os pontos, dando pontos à classe de onde vem o maior número de acertos com o menor número de dicas). Por exemplo, no caso de Moisés: 1ª dica: eu tinha um irmão e uma irmã, e nasci longe de minha pátria.Se ninguém adivinha, passem para 2ª dica: meus irmãos se enteressam muito pelo meu nascimento, e minha mãe tinha um grande plano. Se ninguem consegue dizer quem é, passem para a 3ª dica, e assim por diante.

CRIANÇAS DO MUNDO.


Pode-se escolher crianças para representarem as várias partes do mundo, vestindo-as de acordo. Darão dicas sobre seu país, e no fim todas cantam "Cristo ama as Criancinhas" ou alguma coisa semelhante.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

CRIANÇA GOSTA DE FESTA
Fernando Carneiro de Morais


I. FAÇA UMA FESTA
A. As crianças são atraídas por festa
B. A Bíblia fala de festa
C. A oportunidade do evangelho pode estar na festa

II. ORGANIZE SUA FESTA
A. Sonhe com a festa
B. Veja quem você vai convidar para a festa
C. Defina a data e o horário da festa
D. Escolha o local da festa
E. Pense no tema da festa
F. Prepare a alimentação da festa
G. Cuide da diversão da festa
H. Planeje o programa da festa

III. PROGRAME SUA FESTA
A. JESUS AMA AS CRIANÇAS
“O EVANGELISTA DE CRIANÇAS” Ano 51 - n° 200 – Jul/Ago/Set/2005

1. PROGRAMAÇÃO DA FESTA
a) Recepção
Receba as crianças com alegria. Faça etiquetas adesivas escrito “Jesus ama o (a) nome da criança” e cole nas crianças. Deixe um CD tocando com músicas alegres enquanto todos os convidados chegam.
b) Boas-vindas
Quando estiver pronto para começar, reúna as crianças e fale da alegria de estarem juntos.
c) Cânticos

Louve, Cante e Ore
d) Brincadeiras
e) Cânticos
Vou Anunciar
Um Bom Amigo É
f) Lição
Jesus Ama as Crianças
g) Apelo
h) Memorização
“Deixai vir a mim os pequeninos, não embaraceis, porque dos tais é o reino de Deus” Marcos 10:14
i) Especial
Fantoches
j) Cântico
Célere a Vida em Cristo
k) Lanche
l) Lembrançinhas
2. PREPARATIVOS PARA A FESTA
a) CONVITES
Um papel A5 dobrado ao meio. Por fora desenhe motivos de festa (balões coloridos, por exemplo). Dentro faça um grande coração e dentro escreva o nome do convidado e as informações da festa.
b) DECORAÇÃO
Decore como uma festa de criança, com balões coloridos. Se você tem filhos, podem ser os amigos deles. Se não, podem ser os filhos dos seus amigos e vizinhos. No dia da festa marque na lista os que vierem. Marque também aqueles que receberem Jesus para que você trabalhe mais com eles.

3. RECURSOS VISUAIS
A lição está na revista. Use as figuras como estão ou amplie em xérox colorido e cole em papel cartão. Depende do tamanho da sua festa. O versículo deve ser visualizado. Pode ser dentro de um grande coração colorido. Ele pode até já fazer parte da decoração da festa.

4. MÚSICAS
As músicas sugeridas fazem parte do CD “Celebrando a Vida em Cristo” do Kit de EBF “Volta ao mundo com Jesus”, vendidos separadamente na APEC©. Você pode cantar outras músicas que conheça que falem do amor de Jesus pelas crianças.

5. ESPECIAL
Improvise uma história de fantoches com três personagens. Um menino que acha que ninguém o ama, uma menina que tenta convencê-lo do contrário e um adulto que explica aos dois que Jesus ama.

6. BRINCADEIRAS
Jesus ama. Dê a cada criança um cartão em forma de coração escrito “Jesus Ama” e uma caneta ou lápis. A um sinal a criança deve assinar seu próprio nome no cartão e sair em busca de mais assinaturas das outras crianças e pessoas que estiverem na festa. Depois de um ou dois minutos, dê outro sinal para pararem.
Verifique a criança que conseguiu mais assinaturas.
Jesus me ama, eu sei! Use a sugestão das páginas 28 e 29 da revista para fazer uma atividade com as crianças.

7. LANCHE
Tenha um coração colorido de papel cartão escrito “Jesus ama você” (seria interessante se fosse o próprio nome da criança) com balas e bombons grampeados ao redor.

B. A FESTA DAS CORES
Use algum método de evangelismo com cores (Livro sem palavras ou outro)

1. PROGRAMA DA FESTA

a) Recepção
Receba as crianças com alegria. Faça etiquetas adesivas nas cores amarelo, vermelha e verde com o nome da criança e cole nas crianças. Deixe um CD tocando com músicas alegres enquanto todos os convidados chegam.

b) Boas-vindas
Quando estiver pronto para começar, reúna as crianças e fale da alegria de estarem juntos.

c) Cânticos
Exaltação a Deus (CSPC Vol 2 n° 22)
O Senhor é a minha força CSPS Vol 2 n° 13)

d) Brincadeiras

e) Cânticos
Livro sem palavras (CSPS Vol 2 n° 81
Alô! Alô! (CSPC Vol 2 n° 3)
f) Lição
Apresente o evangelho usando algum método com cores.
g) Apelo
h) Memorização
“Porque Deus amou ao mundo” João 3:16ª
i) Especial
j) Cântico
Livro sem palavras (CSPS Vol 2 n° 81)
k) Lanche
l) Lembrançinhas

2. PREPARATIVOS PARA A FESTA
a) CONVITES
Faça círculos em papel dobradura nas cores do Livro sem palavras. Cada círculo de uma cor deve ter tamanho diferente dos das outras cores. Cole um dentro do outro por ordem de tamanho. No centro escreva o nome do convidado. Ao redor vá escrevendo as informações da festa.
b) DECORAÇÃO
Decore o local com balões, faixas, toalhas, copos, guardanapos, etc, nas cores do Livro sem palavras.

c) LISTA DE CONVIDADOS
Tenha uma lista das crianças que convidou para a festa. Se você tem filhos, podem ser os amigos deles. Se não, podem ser os filhos dos seus amigos e vizinhos. No dia da festa marque na lista os que vierem. Marque também aqueles que receberem Jesus para que você trabalhe mais com eles após a festa.
3. RECURSOS VISUAIS
Escolha o método que você for usar e faça do tamanho apropriado para o número de convidados da sua festa. O versículo pode ser um cartaz já usado para a decoração da festa.
4. MÚSICAS
As músicas sugeridas para esta festa estão no 2° volume dos Cânticos de Salvação para crianças, publicado pela APEC©. Você pode cantar outras músicas que conheça e falem do plano da salvação.
5. ESPECIAL
Improvise uma história de fantoches onde um menino tem na mão o Livro sem palavras e, encontrando uma amiguinha, resolve falar com ela sobre ele.
Divida as crianças em três times conforme as cores das etiquetas (se forem poucas crianças divida só com duas cores). Faça uma competição entre as cores.
6. BRINCADEIRAS
Corrida do tatu. Cada time se posiciona em fila, com os pés afastados formando um túnel. A um sinal, o último da fila deve engatinhar por debaixo das pernas dos companheiros e se posicionar na frente da fila e assim até que o que estava em primeiro volte a sê-lo. Ganha o time que fizer em menos tempo.
Gosto secreto. Tenha uma caixa grande com vários lápis de cor dentro. Cada criança recebe um cartão branco. Tenha uma caixa grande com vários lápis de cor dentro. Cada criança recebe um cartão em branco. A um sinal, uma criança de cada time vai até a caixa e colore o cartão com a cor preferida. Volta ao seu lugar sem permitir que ninguém veja que cor escolheu. Quando todos tiverem ido, ganha o time com a maior variedade de cores ou o time que todos escolheram a mesma cor.
7. LANCHE
Além de sanduíches e salgadinhos, tenha docinhos nas cinco cores do Livro sem palavras.
8. LEMBRANCINHAS
Providencie um Livro sem palavras pequeno ou outra idéia com suas cores.
C. SE VOCÊ PUDESSE VER O QUE EU VI!
“O EVANGELISTA DE CRIANÇAS” Ano 50 - n° 197 – Out/Nov/Dez/2004
D. SEMPRE VERDADEIRA
“O EVANGELISTA DE CRIANÇAS” Ano 51 - n° 198 – Jan/Fev/Mar/2005
E. NÃO HAVIA LUGAR
“O EVANGELISTA DE CRIANÇAS” Ano 50 - n° 201 – Out/Nov/Dez/2005

IV. O COMPROMISSO COM SUA FESTA
Sua festa não será apenas um momento de lazer para as crianças, será também a oportunidade de conhecerem e receberem a Cristo como salvador. Tenha um compromisso de, primeiro, realizar a festa. Também de orar pela programação e pelos convidados que virão. Preencha e assine o compromisso abaixo e esforce-se para fazer o melhor para o Senhor.

2 comentários:

Fátima Antunes disse...

Tão bonitos esses poeminhas que você postou sobre as crianças! Sou professora do ensino primário e cada vez noto mais na criançada um gosto pela música. Entendi também a forma como ela pode ajudar na aprendizagem se for bem doseada e contextualizada. Olhe, consulte esse site que tem música infantil, talvez possa ajudá-la também, quem sabe?
http://cotonete.clix.pt/ouvir/radios/tematica.aspx?id=76

Rita de Cassía disse...


Pesquisas relacionadas a Dia das crianças

Atividades dia das crianças 1°ano

Atividades dia das crianças 2°ano

Atividades dia das crianças 3°ano

Atividades dia das crianças 4°ano

Atividades dia das crianças 5°ano


Projeto dia das crianças 1°ano

Projeto dia das crianças 2°ano

Projeto dia das crianças 3°ano

Projeto dia das crianças 4°ano

Projeto dia das crianças 5°ano