segunda-feira, 11 de agosto de 2008

FEIRINHA DE TALENTOS(JUNIORES)

(IDÉIAS TIA LINA - LINOCAKIDS)

Depois de muitos anos no maternal, larguei meus pequeninos e ingressei numa classe de 9 e 10 anos. São os juniores 1. A princípio fiquei meio perdida. Então procurando aqui, acolá, descobri em um fórum sobre a FEIRINHA DE TALENTOS. Achei interessante e decidi adaptar na minha classe de juniores. Foi uma experiência bem legal. Vou tentar relatar aqui pra vocês.

Tínhamos sérios problemas com revistas, bíblias, lições. As revistas eram distribuídas para eles. Só que dificilmente eles traziam na próxima aula. Sempre esqueciam. Lição de casa? nem pensar, então. Bíblia? Também não. Faltavam muito. Visitantes? também não. Descobri que diferente do maternal, que ama rotina, segurança etc... o Junior quer competição. Eles amam ler versículos, são falantes, participativos. Então tínhamos que fazer algo diferente. Vim pro computador. Fiz no power point as cédulas de dracmas e imprimi umas 200 dracmas verdes. Fiz também no Excell uma planilha que era o Banco das dracmas. Na primeira aula, lancei a proposta:

1) Iremos fazer uma feirinha de talentos.

2) Cada domingo vocês ganharão dracmas. Contei a parábola da dracma perdida (Lucas 15-8-10). Exemplo: a presença do aluno vale 1 dracma, 1 visitante trazido 1 dracma, a revista 1 dracma, a lição 1 dracma, a Bíblia 1 dracma. Perde 1 dracma - mal comportamento, saída pra ir ao banheiro/beber água. E é claro perguntas respondidas durante a aula, valem 1 dracma. Ah... Deixei na classe uma jarra com água e copos.

3) Ao final da aula, vocês me devolverão as dracmas e eu anotarei no Banco de Dracmas. Depois somarei todas elas.

4) Ao final da revista (trimestre). As dracmas serão convertidas em talentos. Cada 10 dracmas valerá um talento. Marcaremos uma data no final de maio ou inicio de junho para fazer a feira de talentos. Neste dia vocês comprarão prendas com as cédulas que vocês conseguiram juntar durante o trimestre. As cédulas só terão validade neste dia, portanto não faltem, no dia da feira.



E assim durante os meses de março, abril e maio, distribuímos as dracmas durante as aulas. Tinha aluno que ganhava 5 a 6 dracmas por domingo. Outros 1 ou 2. Dependendo da participação. Ao final da aula, eles faziam fila e depositavam (devolviam as dracmas para mim). Era o famoso depósito no banco. Eu anotava as dracmas na planilha. E Assim foi indo. De tempos em tempos, eu lançava os números na minha planilha em excell e tinha o saldo deles no Banco. Eles estavam hiper entusiasmados ao ver a quantidade de dracmas que tinha.

Nesta semana, comprei guloseimas. Imprimi cédulas de talentos. A igreja doou muitas prendas (chaveiros, lanterninhas, adesivos, canetas, lápis, pirulitos, balões - aquelas coisas que se compra na 25 de março aqui em São Paulo).

Ontem, durante a aula, fizemos uma revisão com perguntas, valendo mais dracmas. E depois distribui pra eles as tão sonhadas cédulas de talentos. Teve aluno com 6 talentos (60 dracmas). Outros com 3 talentos, outros com 1 talentos e assim por diante. Tudo de acordo com o que foi depositado no banco nestes meses. A partir daí, foi aberta a feira.

E Foi uma verdadeira feira... com direito a tumulto e tudo mais...(risos), mas eles ficaram felizes com as suas compras. Reclamaram dos altos preços e compraram as coisas mais baratinhas. Ainda estamos aprendendo. A igreja doou bastante coisa para a feirinha e isto foi positivo demais. Sobrou coisas e pretendemos fazer uma ponta de estoque no final de julho. Mas no geral, foi bem legal.

Eu bati algumas fotos, antes da feira.... durante, não teve jeito. Eu e a minha irmã, ficamos doidinhas vendendo os produtos... Então esqueci das fotos. Mas vou colocar aqui as fotos. As planilhas e as cédulas. Quem quiser aproveitar a idéia e adaptar do seu jeito, penso que seja bem legal.

Aqui você pode baixar:

A planilha (E o Banco em Excell onde você imprime e anota os valores/nomes. De tempos em tempos, lança no computador, já está com formula pra totalizar)

As cédulas de dracma (Em power point... imprima e recorte - de preferência, imprima em sulfite diferente de branca - eu imprimi em verde)

As cédulas de talento (Em power point... imprima e recorte -eu imprimi em sulfite branca, pra diferenciar da dracma)



by: Aurelina Silveira Ramos (lina) - linolica@terra.com.br

10 comentários:

Valdenice disse...

Amei sua ideia e vou tentar com os meus Juniores! Que nosso Deus ti abençoe!

Anônimo disse...

a paz, muito interessante a feira de talentos, pode ter certeza que aplicarei com os meus tambem, pois as mesmaa dificuldades q tinha eu to tendo.
muito obrigado por dividir essa experiencia conosco. bjus

Priscila disse...

Não foi nada!!!
Precisando de algo é só me falar!!
Que tentarei ajudar
bjos

Cátia Chagas Leite disse...

Que idéialegal,meus juniores vão adorar! Obrigada e Q Deus continue te abençoando.Bjs.

Anônimo disse...

Amei, tenho enfrentado as mesmas dificuldades com meus juniores, vc podia me enviar as planilhas que vc tem sobre a Feirinha de Talentos

Alexandra disse...

Amada de Deus, essa ideia é maravilhosa, pois eu já trabalhei assim na escola com meus alunos e eles amaram.
vou esperimentar na classe da EBD

Linolica disse...

Queridas...

Volta e meia eu recebo um email pedindo cedulas, etc... elas estão disponibilizadas no meu site, tá...

www.linolica.com.br

vá no link: dicas para pais e professores, depois na feirinha de talentos... é só clicar e baixar.

Beijocas pra todos!

Tia Lucia disse...

oi querida a paz do senhor jesus amei a ideia das draquimas vou fazer com meus pequenos q/ Deus continue te bençoando mais e mais
abraço...

Unknown disse...

Boa Noite,
cade as planilhas para imprimir, n esta aparecendo para mim?

andrea disse...

Eu fiz e super aprovo, eles arrecadaram dracmas durante 3 meses amanhã farei a feira, parabéns