domingo, 22 de junho de 2008

PROGRAMAÇÃO DIA DO PASTOR OU ANIVERSÁRIO DO PASTOR

EXISTE ALGUÉM

* Existe alguém que sendo homem, luta com todas as forças para seguir as pisadas do Grande Mestre para ser semelhante a Ele.

* Que se esmera no cumprimento do dever para dar bom exemplo.

* Que está sempre pronto a ofertar uma palavra orientadora, etransmitir santos ensinamentos.

* Que vibra com o progresso da causa e se emociona quando novosadeptos se unem a ela.

* Que procura ficar humilde quando poderia se exaltar.

* Que muitas vezes passa noites mal dormidas, preocupado com asresponsabilidades que lhe pesam sobre os ombros.

* Que quase sempre deixa de desfrutar a companhia da esposa e dos filhos para cumprir a tempo e a hora os compromissos que a causa lhe impõe.

* Que muitas vezes é incompreendido, chamado de radical ou desatualizado ao procurar cumprir com zelo às ordens de Seu Mestre.

* Que com o coração pesaroso, muitas vezes, precisa tomar atitudes que não agradam a todos.

* Que por ser humano e sensível, muitas vezes sente com tristeza a ausência do afeto e do respeito que alguns lhe negam.

* "Esse homem, é você, QUERIDO PASTOR, que neste dia, vossa esposa, filhos e igreja, querem homenagear!



UM HOMEM PASTOR

Certo dia perguntaram a um menino: "Aquele homem ali é seu pai?

"A reação do pequeno foi veemente imediata: "Meu pai não é um homem, viu?

É um pastor."Para aquele menino o pastor era alguém muito superior ao que ele entendia ser um homem!É assim que desejamos encarar a vocês, estimados pastores.

Alguém especial, muito especial!

Be, parece que estamos em boa companhia neste conceito, pois o livro de origem divina, aquele que transforma os que seguem seus ensinos em pessoas especiais, salienta de modo especial os pastores: "É dito verdadeiro que se um homem deseja ser pastor, tem uma boa ambição". (I Timóteo 3:1- B.V)

Nas linhas seguintes o grande apóstolo descreve o pastor como um homem bom, irrepreensível, bom marido, incansável, cuidadoso, organizado, cheio de boas obras, hospitaleiro, capaz de comunicar a verdade, abstêmio, prudente, amável, bondoso, liberal, bom membro e líder da família, experiente na fé e humilde.

Deve ser bem conceituado entre os que não são de sua igreja.O gigante moral descrito é cada um de vocês, estimado pastores. É bem assim que os vemos como família, esposa e filhos, pais e irmãos! É assim que os membros da igreja, as ovelhas de seu rebanho vêem a vocês! É assim que o Deus do céu, o nosso Deus vê vocês. Que grande honra!Talvez vocês estejam pensando: "Bem, falta muito para que eu preencha estes requisitos apresentados pelo apóstolo dos gentios".

Caso este seja o teu pensamento, atente para o que o mesmo homem de Deus afirma no último versículo do mesmo capítulo: "É bem verdade que o modo de levar uma vida piedosa não é muito fácil. Mas a solução está em Cristo, que veio a terra como homem..."Como é bom lembrar que o amável convite de Jesus, Supremo Pastor, é também para os pastores de Sua igreja: "Venham a Mim e Eu lhes darei descanso

- Todos vocês que trabalham tanto, debaixo de um jugo pesado, levem o Meu jugo - porque se ajusta perfeitamente - deixem que Eu lhes ensine; porque Eu Sou manso e humilde, e vocês acharão descanso para as suas almas; pois Eu só faço vocês carregarem cargas leves". (Mateus 11:23-30 - B.V)Findando, queremos dizer a vocês que nossa sorte está lançada com a de cada pastor deste campo, e, além de admirá-los, oramos diariamente, não apenas pelo ministério, mas também pela sua família."Que o Senhor os abençoe e proteja; que o rosto do Senhor brilhe de alegria por causa de vocês: que Ele tenha piedade de vocês; que lhe conceda o seu favor e a sua paz." (Números 6: 24-26 - B.V)




CARACTERISTICAS DE UM HOMEM DE DEUS

Cenário – Simples. Fazer a figura de um homem de isopor e colocar sobre a mesa, ou colar em um quadro. Escrever as características do homem de Deus em bandeirinhas, e a proporção que cada representante falar, vai colocando-a na figura.

Personagens – Sete pessoas para representar as características:

1º - Amor – Deverá entrar de roupão branco com um cajado.

2º - Profeta – Entra de gravata, roupa social, com uma Bíblia aberta.

3º - Conselheiro – Entra acompanhado por um casal.

4º - Vigilante – Fardado com capacete.

5º - Irrepreensível – Roupão azul com a Bíblia na mão.

6º - Honestidade – entra com uma mala e com duas pessoas bastante alegre.

7º - Hospitaleiro – Entra com uma mala e com duas pessoas bastante alegre. (Cada um trará uma faixa de identificação, entrará com a chamada do narrador ao som de umhino.)

NARRADOR – Em todo tempo Deus chama homens para uma missão toda especial, a missão de arrebanhar e cuidar de vidas que são preciosas aos olhos de Deus. São Homens que uma vez sentindo a sua chamada e, vocacionados, preparam-se para esta missão. Ninguém pode negar a veracidade de que o ministério é um todo na vida daquele que é chamado por Deus!A missão do pastor é de todas a mais autêntica e a mais sublime, pois na vida secular os profissionais lidam com valores materiais e que se acabam. O pastor cuida de valores eternos e espirituais, por que o Ministério tem a revelação em Cristo, uma dignidade para a vida terrestre, preparando vidas para uma interia comunhão com Deus! Tanto aqui quanto na eternidade.Vamos apresentar sete características que a Bíblia destaca deste homem de Deus, observando-as vamos concluir que a chamada ministerial é mesmo um dom e privilégio para o escolhido. Entra o jovem com uma faixa escrito AMOR – atrás da faixa poderá ser colado o que ele vai falar.

-1º) AMOR – A Bíblia nos adverte em 1 Coríntios 13:3 “Ainda que distribuísse toda minha fortuna aos pobres e não tivesse amor, nada me aproveitaria”. O Pastor sente-se motivado pelo amor, movido pelo Espírito de Deus, pelo amor ele sente as necessidades espirituais de seu rebanho, dando-lhes alimento, a alimentação sadia da Palavra de Deus! Pelo amor o pastor verifica as condições de seu rebanho, plantando nos corações novas aspirações que resultam em desenvolvimento do caráter e personalidade. O pastor conforta os tristes, busca os desgarrados, ajuda os fracos e visita os doentes. Por amor a Deus, ele realiza tudo isso.

2º) PROFETA – O Pastor não foi chamado para profetizar no sentido de predizer o futuro, mas foi chamado para anunciar as verdades aos homens, por meio da mensagem divida e do exemplo de sua vida, para tal, o pastor deve estar em constante oração, sempre estudando a Palavra, pesquisando e em submissão ao Espírito Santo de Deus. Como profeta ele recebe de Deus de maneira clara! O pastor como profeta é um ajudante de Cristo na terra, promovendo seu reino e conduzindo vidas no caminho divino.

3º) CONSELHEIRO – Como conselheiro, o pastor é uma pessoa de confiança da igreja, como também dos de fora. Como conselheiro, ele se preocupa com o bem-estar social e sobretudo espiritual das pessoas que formam a comunidade cristã, e os demais que o cercam em busca de ajuda. O pastor se esforça para levar as ovelhas cansadas feridas, desgarradas e rebeldes a se conduzirem para o redil. Como conselheiro, ele é discreto, ouve com atenção, e analisa tudo com muita ética!

4º) VIGILANTE – Em marcos 14:8 a Bíblia nos chama a atenção sobre a vigilância. O Homem de Deus deve ser simples, mas muito prudente! Ele deve estar em constante oração, e não se esquecer de vigiar, pois o inimigo de nossas almas esta atento, qualquer descuido, ele esta pronto para atacar. O pastor, por ser o líder, se cair, deixará o rebanho enfraquecido. É preciso que o homem de Deus vigie para resitir os vendavais!

5º) IRREPREENSIVEL – Em Tito 1:7 vemos a importância de sermos corretos, perfeitos em toda maneira de viver.O homem de Deus deve trabalhar consigo mesmo para evitar ser repreendido. Sua vida deve ser um exemplo, de maneira a ser admirado por todos. Que todos sintam satisfação em ouvi-lo e em seguir seus conselhos. Que Deus o abençoe neste desafio!

6º) HONESTIDADE – A Bíblia esclarece que aquele que é de Deus é correto (Provérbios 21:8). Portanto, o pastor deve procurar cuidadosamente ser um homem honesto. Como pastor, ele deve saber ouvir, investigar, para não ser desonesto em suas conclusões. O Homem de Deus deve usar de honestidade nas palavras, nos negócios, na administração da igreja. Tendo esta ação, ganhará credibilidade, por todos, e o nome de Deus será exaltado.

7º) HOSPITALEIRO – A hospitalidade é mais uma das características do homem de Deus. O pastor deve estar com seu coração aberto para ser hospitaleiro. Em cada gesto deve demonstrar alegria e carinho. Agindo assim, estará cumprindo a Palavra de Deus e ensinado as ovelhas a serem hospitaleiras (1Timóteo 3:2)

NARRADOR – Mesmo sendo chamado por Deus para uma missão de tão grande relevância, o pastor tem limitações e dificuldades iguais a outros. Ele deve amar, mas também deve ser amado e respeitado pela igreja para juntos exaltarem a Deus. A missão do pastor é um campo muito vasto e difícil de ser descrito pela mente humana. É uma tarefa sublime e gloriosa que só a eternidade h´pa de revelar.Que Deus continue abençoando cada pastor que é chamado para amar, para ser profeta, conselheiro, vigilante, irrepreensível, honesto, hospitaleiro e muito mais!

Colaborador: Marcello Fundão


SUGESTÕES DIA DO PASTOR

Elabore uma programação especial, constando de cânticos, poesias, acrósticos, mensagem, narração de fatos da vida do pastor e sua família; ofereça-lhes, ao final, uma lembrança carinhosa, que pode ser, para o pastor e família uma bela cesta com frutas e doces, e para a esposa um bonito ramalhete de flores.


Mensagem especial - Convide uma sócia ou outra pessoa para trazer uma palavra especial pelo Dia do Pastor. Textos sugeridos: Jeremias 3.15 - "Dar-vos-ei pastores segundo o meu coração, que vos apascentem com conhecimento e com inteligência".

Hebreus 3.17 - "Obedecei aos vossos guias e sede submissos para com eles; pois velam por vossa alma, como quem deve prestar contas, para que façam isto com alegria e não gemendo; porque isto não aproveita a vós outros".

Painel histórico - Com antecedência, consiga com a esposa do pastor (sem que ele saiba) fotos e fatos interessantes de vários períodos de sua vida e de seu ministério: infância, mocidade, tempo de Seminário, ordenação, namoro, casamento, filhos, seu "hobby", a 1ª Igreja, batismos e casamentos que realizou, comemorações na Igreja, etc. Designe algumas irmãs para falarem a respeito destes fatos. As fotos com as legendas explicativas serão fixadas nas paredes do salão.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .


Pastor

Vejo em você, PastorUma pessoa diferente,Uma vida que nos inspira,Que nos encoraja a fé,Que nos traz esperança,Que nos leva a olharPara o futuro distanteE pressentir glórias inefáveis.

Nós reconhecemos, Pastor,O quanto a nossa vidaDepende da sua vida.
O vaso precioso que você é Nas mãos do Senhor, A conduzir-nosPelo caminho da verdade.

Por isso, em data tão significativa,Com o respeito e a admiraçãoQue você sempre mereceu,Trazemos-lhe, de todo o coração,Esta palavra sincera,Um abraço amigoE o nosso "Muito Obrigado"!
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .


Oração(Ostelina Nunes Campos)

Ao meu Jesus querido,Eu peço em oração:Abençoe nosso pastorSegure bem firme sua mão.

Dá-lhe saúde físicaPara agüentar o batente.Eu peço, Senhor, e insistoQue sempre e sempre o sustente.

Dá-lhe sempre a firmezaEm todos os seus ideais,Que ele possa ir em frenteE não regrida jamais.

Pai Santo, enriqueça seus planos,Seus ideais sacrossantos,Revista-o de sabedoria,Cobrindo-o com o teu manto.

Abençoe sua família,Cubra-a com a tua graça,Que sejam todos uma bênção,Eu peço que assim o faças!

Graças te dou, ó Senhor,Por tão preciosas vidas,Consagra, protege, ilumina,Essa família tão querida.

E por todas essas vidas,Que eu amo de coração,Que nunca lhes falte nada,Essa é a minha oração.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .


ESPOSA DE PASTOR

(Antonieta Borges Alves)

Acompanhando o esposo em suas lides,Aqui, ali, além, onde Deus quer,A esposa do pastor é a mulher forte,O verdadeiro exemplo de mulher!

Ser esposa, meu Deus, é tão difícil!Quanto mais ser esposa de pastor!Ele, em seu ministério, o que seria,Sem esse misto de mulher e flor?

Ela é aquela que ora, canta, viveEspalhando entre os crentes a esperança;Tem mãos para servir, serve contente,É a heroína do lar que não se cansa!

Pois, neste dia de alegria tanta, Entre orações e cânticos, e flores,Roguemos ao Senhor que abençoe muito As esposas de todos os pastores.




ACRÓSTICO PARA O PASTOR

Personagens:
3 adultos
5 crianças

SANDRA:Esta igreja comemora com vibração e amor, mais um ano natalício do seu amado pastor!

CARMO: Cada irmão aqui presente seu abraço vem trazer pela feliz primavera que floriu no seu viver!

SANDRA:Neste dia tão festivo damos graças ao Senhor porque guardou o seu servo com seu cuidado e amor!

CARMO: Receba, Pastor nossa feliz saudação pela benção prazenteira que vem da divina mão!

JUNTAS: O nosso amado pastor um ano a mais hoje tem; e nós, com muita alegria, damos os nossos parabéns!

FATIMA: Querido Pastor, estas crianças são rosas perfumadas do jardim do Criador; que alegremente vêem saudar ao Senhor. (obs cada criança entra com uma rosa com respectivas cores)

Adelson É a rosa branca que fala de Paz e Pureza e quem possui estas virtudes já tem a maior riqueza.

Stephane É a flor cor-de-rosa e representa o Amor; “amai-vos uns aos outros” diz Jesus o Salvador

Joabe É a rosa amarela e esta cor faz lembrar O TESTEMUNHO de salvo que o crente deve dar.

Jessica É a rosa vermelha que o símbolo da FÉ; e quem possui esta virtude transporta montes, até!

Ingrid É a rosa lilás, que emblema SANTIDADE; Sede Santos! Nos ordena o Santo Deus da Verdade!
(todas as crianças entregam as flores para uma das filhas ou neta do pastor, que oferta ao mesmo)

Pastor estas são as suas qualidades que aqui representamos e alegremente lhe ofertamos.

FÁTIMA: Pastor, um dia a ordem Divina soou mais forte ao seu coração dizendo:

CARMO: “Filho, vai trabalhar na vinha”. “Porque a todos a quem eu te enviar irás; e tudo quanto eu te mandar, falarás. Eis que ponho na tua boca as minhas palavras (Mt 21.28b; Jr 1.7,9)

FÁTIMA: E o Senhor consciente da necessidade das almas, decidiu consagrar toda a sua vida a serviço da expansão do Reino de Deus na terra. E sua voz se faz ouvir por cidades, vilas e aldeias, anunciando a mensagem da cruz. Nada temeu porque seu coração foi consolado pela promessa da Bíblia:

SANDRA: “ O Senhor é quem vai adiante de ti: ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará; não temas, nem te atemorizes(Dt 31.8)

FÁTIMA: Mais tarde, a voz do mestre, aquela mesma voz que por três vezes falara a Pedro, também foi ouvida pelo Senhor pastor, agora comissionando-o a uma missão especial:

CARMO: “Apascenta as minhas ovelhas”(Jo 21.17)

FÁTIMA: E foi então que o Senhor passou a Servir a igreja de Cristo. Riqueza, fama, posição, nada foi mais forte que a nobre missão de apascentar as ovelhas de Jesus, o Bom Pastor. Não visou recompensas terrenas, porque sabia que no céu terá recompensa superior a todas as honrarias materiais:

SANDRA: “ Ora, logo que o supremo Pastor se manifestar, recebereis a coroa da glória”.(1Pe 5.4)

FÁTIMA: Queremos dizer da nossa alegria em ter o Pastor à frente desta Igreja. Deus tem confirmado e abençoado ricamente o seu ministério. À vista disto, dizemos com alegria:

CARMO: “Agora sei que o Senhor salva o seu ungido; ele lhe responderá do céu com vitoriosa força de sua destra”.(Sl 20.6)

FÁTIMA: E neste dia, ao ensejo do seu aniversário natalício, participamos da sua alegria e oramos ao Senhor, dizendo:

SANDRA: “Se, pois, agora servido de abençoar a casa de teu servo, a fim de permanecer para sempre diante de ti, pois tu, ó Senhor, a abençoaste, e abençoada será para sempre”.(1Cr 17.27)

FÁTIMA: E agora, prezado pastor, receba a nossa mensagem de aniversário inspirada na Palavra de Deus, “ para que vos conserveis perfeitos e plenamente convictos em toda a vontade de Deus”.

PARABÉNS

CARMO: “P” é para PACIÊNCIA –
FÁTIMA: “Sede vós também pacientes, e fortalecei os vossos corações, pois a vinda do Senhor está próxima”.(Tg 5.8)

SANDRA: “A” é para APASCENTAR –
FÁTIMA: “Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente”.(1Pe 5.2)

CARMO: “R” é para RECOMPENSA
FÁTIMA; “ Mas sede fortes, e não desfaleçam as vossas mãos; porque a vossa obra terá recompensa”.(2Cr 15.7)

SANDRA: “A” é para ALEGRIA
FÁTIMA: “Servi ao Senhor com alegria, apresentai-vos diante dele com cântico”.(Sl 100.1)

CARMO: “B” é para BÊNÇÃO
FÁTIMA: “O Senhor vos aumente bênçãos mais e mais, sobre vós e sobre vossos filhos”.(115.14)

SANDRA: “E” é para ESPERANÇA
FÁTIMA: “Bendito o homem que confia no Senhor, e cuja esperança é o Senhor”.(Jr17.7)

CARMO: “N” é para NARRAR
FÁTIMA: “Para narrardes... que este é Deus, o nosso Deus para todo o sempre; ele será nosso guia até a morte”.(Sl 48.13,14)

SANDRA: “S” é para SANTIFICAR
FATIMA: “ O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo, sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo”(1Ts 5.23).

P A R A B E N S!!!! é um acróstico que representa toda a gratidão que suas ovelhas tem para com o Senhor! Esta é a nossa homenagem !!!!!



EU SOU O SENHOR TEU DEUS – JOGRAL

Todos – Deus tem um plano para cada vida. Tinha um plano para Jeremias, antes dele nascer, e, há anos, muitos anos, Ele repetiu as mesmas palavras para o irmão pastor:
1 e 4 – “Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci.
5 e 8 – Antes que saísses da madre, te consagrei e te constituí para pastorear meu rebanho.
Todos – Mas no momento em que foste tocado por Deus, disseste: “Ah! Senhor Deus, eis que não sei falar, pois ainda sou tão jovem.”
1 e 2 – Mas o Senhor respondeu: “Não digas: Sou tão jovem, porque a todos a quem Eu te enviar irás, e tudo quanto Eu te mandar, falarás.
3 e 4 – Não temas diante deles, porque Eu sou contigo para te livrar, diz o Senhor.
5 e 6 – “E naquele dia tornar-te-ei servo meu, e te farei como um anel de selar, porque te escolhi, diz o Senhor dos Exércitos.
7 e 8 – Pelejarão contra ti, mas não prevalecerão, porque Eu sou contigo, diz o Senhor, para te livrar”
Todos – Assim começou, pastor, a sua carreira e o seu ministério neste lugar. Cada dia Deus tem provado que, realmente, esta igreja precisava do seu trabalho. Por isso, todos nós rogamos ao Senhor:
1 e 2 – Que o recompense com dádivas celestiais.
3 – Que o dirija sempre em seu caminhar.
4 – Que sejas sempre entusiasmado e encorajado.
5 – Que batalhe a cada dia em prol desta obra.
6 – Que seja um instrumento vivo nas mãos do Senhor Deus.
7 e 8 – Que continue um obreiro aprovado na seara do Senhor.
Todos – Pastor, Deus tem lhe dado um propósito firme; por isso até aqui tem vencido. Continue assim e todas as barreiras serão derribadas. Desejamos que o seu falar e a sua oração ao Senhor, sejam sempre assim:
1 e 4 – “Usa-me! Gasta-me! Molda-me! Como fizeste com o vaso do oleiro.
5 e 8 – Quebranta-me! Instrui-me! E modela-me novamente, para que todos os dias da minha vida possa eu ser um vaso de honra em Tua casa”.
Todos – Pastor Gedeon, anos são passados do seu pastorado e a cada dia vemos o aperfeiçoamento de Deus em sua vida. Não tema, pois, ao passar pelas lutas. Olhe para cima e ouça a voz do nosso Deus dizendo:
1 – “Espera em mim e anima-te, e fortalecerei o teu coração”.
2 – “Clama a mim e revelar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes”.
3 – “Deleita-te na minha palavra, e ela será um bálsamo para teu sofrer”.
4 – “E quando te deitares, não temerás, sim tu te deitarás e o teu sono será suave”.
5 – “ E eis que trarei saúde e cura, e te sararei e te revelarei abundância de paz e segurança”.
6 – “Porque por mim se multiplicam os teus dias, de anos de vida te acrescentarei”.
7 – “ E nenhum mal te sucederá, praga nenhuma chegará à tua tenda”.
8 – “Porque teus caminhos serão caminhos de delícias, e todas as tuas veredas de paz”.
Todos: E mais uma vez o Senhor fala ao nosso Pastor nesta noite:
1 e 4 – “Eis que ouvi a tua oração, e vi tuas lágrimas, eis que Eu tomo conta de ti”.
5 e 6 – “E como tens feito o que é reto aos meus olhos, e guardado os meus estatutos, te guardarei de todo o mal.
Todos – “E não temas porque Eu te remi, chamei-te pelo teu nome, tu és meu”.
1 e 2 – “Quando passares pelas águas Eu serei contigo; quando passares pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem chama arderá sobre ti”.
3 – “Porque Eu sou o Senhor, o teu Deus, o Santo de Israel, o teu Salvador”.
4 e 5 – “Visto que foste precioso aos meus olhos, digno de honra, Eu te amei e darei homens por ti e os povos pela tua vida”.
6 – “ Não temas, porque Eu sou contigo, trarei a tua descendência desde o Oriente, e a ajuntarei desde o Ocidente”.
7 e 8 – “Porque todos os que são chamados por mim, os criei para minha glória e os que formei, destes eu cuidarei”.
Todos – E assim, Pastor! Continue firme e que a sua oração seja sempre a de Davi : (ler o Salmo 23 juntos)


MEU PASTOR (Pr. Isaias Lopes Pinheiro)

O meu Pastor E chamado por Deus, Nós podemos perceber A sua vocação.

O meu Pastor É sincero, crente fiel, Tem muito amor, Sabe consolar nas horas de dor.

O meu Pastor É manso, calmo e bom pregador É também conselheiro E leal companheiro.

O meu Pastor É muito importante, Ele é educado... E muito elegante.

O meu Pastor É homem de oração, Intercede por nós, Cheio de emoção.

O meu Pastor É um homem de Deus, Servo fiel, dedicado, Esse é o seu maior predicado.


SER PASTOR Pr. Irland Pereira de Azevedo

SER PASTOR é estar inserido no plano de Deus para a redenção da humanidade. Deus não tem outro plano: nem enviar seus anjos, nem dispor de um imenso amplificador para que Sua própria voz transmita com perfeição, e sem distorções, Sua palavra de redenção. Seu plano consistiu no envio de homens.

SER PASTOR é ser auxiliar de Cristo, a "remar" no barco de Seu Reino, sob suas ordens; não é ser dono da igreja, nem definidor de seu destino. É, sim, estar com Cristo, para assisti-lo. E é ser mordomo, administrador responsável dos mistérios de Deus, Evangelho que por séculos esteve oculto dos homens e que se manifestou em Cristo.

SER PASTOR é ser arauto que solene, grave e dignamente anuncia os decretos do Rei; é ser profeta a falar da parte do Senhor; é ser sacerdote, - por que não? - a abraçar as aflições e as dores da humanidade e levá-las à presença do Sumo Sacerdote, Jesus Cristo.

SER PASTOR é ser mestre, a retirar das despensas de Deus a palavra que instrui, informa, transforma e orienta para o tempo e a eternidade.

SER PASTOR é ser conselheiro pronto a ouvir, compreender e ajudar; e amigo que tem a palavra oportuna e veraz, a mediar o bálsamo divino para corações feridos.

SER PASTOR é ser líder do povo de Deus, que aparece menos pela autoridade que reivindica, pelo domínio que pretende exercer, e mais, muito mais, pelo caráter, pela integridade, pelo exemplo.(1Ped. 5:2, 3).

SER PASTOR não é ser o "faz-tudo", o "manda-chuvas", o "super-astro" a brilhar na ribalta de uma tribuna sagrada que se transforma em passarela de exibicionismo e vaidade. Não. É ser "preparador", "treinador", "habilitador" do povo de Deus para que este sirva, edifique a igreja, promova o Reino de Deus no mundo, cresça enquanto serve, sirva enquanto amadurece e tem por padrão a excelência da estatura do varão perfeito - Jesus Cristo.

SER PASTOR não é ser super-homem ou semideus. É ser homem, comum, normal, mas sobrenaturalmente habilitado para servir ao povo de Deus. É ser homem de verdade e da verdade. É ter os pés no chão do sofrimento, das necessidades e desafios humanos e a cabeça no céu das provisões divinas para um mundo carente.


SER PASTOR é ser capaz de no mesmo dia sorrir e chorar, celebrar a vida e consolar na morte; é ter coração simples com de uma criança para perdoar, e forte como de um gigante, para a sucessão muita vez pavorosa, de experiências traumatizantes.

SER PASTOR é viver no tempo, a edificar para a eternidade; é ser construtor de pontes, pelo mistério e ministério da Palavra, entre o pecador perdido e o Salvador do mundo; entre pessoas que se estranham e agridem-se; entre o sem sentido da História e o sentido que a Palavra revelada aponta; entre as trevas da ignorância espiritual e a luz do Evangelho da graça; é ser embaixador, a proclamar para os homens de todos os tempos: "Reconciliai-vos com Deus", por isso que a ele foi entregue o ministério e nele foi posta a Palavra da reconciliação.

SER PASTOR é ser um paradoxo vivo: é ser afligido e estar sempre alegre; é ser pobre e enriquecer a muitos, e parecer nada possuir, e tudo possuir; é vida que se queima no altar de Deus, entendendo como ventura maior viver e servir. O Pastor dá razão a Tagore quando afirma: "Sonhei que a vida era alegria; acordei e descobri que viver é servir; servi e descobri que servir é alegria".

SER PASTOR é participar de uma obra excelente, bela, que dura, que transcende os limites do espaço e do tempo, que glorifica a Deus; é, por isso, o mais belo dos ofícios, a mais gloriosa das missões, o mais compensador dos sacrifícios.

SER PASTOR requer, entretanto, para que seja experiência venturosa, que o homem de Deus viva no centro da vontade do Senhor e tenha a dedicação exclusiva do soldado, a disciplina rigorosa do atleta, a diligência e perseverança do lavrador, a aplicação diuturna do obreiro a dividir bem a Palavra, a abrir caminhos retos para o caminhar seguro e firme do povo de Deus sob seu cuidado e liderança.

Sejamos Pastores assim, conforme o coração de Deus, e como mordomos fiéis da Palavra eterna.


O PASTOR QUE NÓS AMAMOS


PERSONAGENS

6 crianças mais ou menos do mesmo tamanho e um narrador.

CENÁRIO

O narrador deve colocar-se do lado esquerdo. O pastor e a esposa sãoconvidados a sentarem-se do lao direito. As crianças, à medida que forem entrando, vão se colocando no centro do palco.

Cada criança levará uma das letra que formará a palavra PASTOR, presa no braço esquerdo, na mesma sequencia. As letras que formarão a palavra pastor devem ser bem grandes.
As da palavra esposa poderão ser um pouco menor. Todas as letras devem ser de cor bem viva. uma fita presa atrãs das letras servirá para amarrá-las no braço e no peito das crianças.À medida que o narrador for falando, as crianças vão entrando para formar a palavra pastor.

NarradorHoje, de maneira especial, agradecemos a Deus a vida do nosso pastor. Agradecemos a bênção de tê-lo como nosso guia espiritual, por sua vida e seu ministério.

(Entra a 1ª criança com as letra P no peito e E no braço, e fala:)

Prontidão

O nosso pastor está sempre pronto a nos atender. prontidão é uma característica sua. Em cada situação o nosso pastor antevê possíveis soluções e está sempre pronto agir sem demora. Muito obrigada, pastor pela sua prontidão.

(Entra a 2ª criança com as letra A no peito e S no braço, e fala:)

AmorAmor é outra característica do nosso pastor.

Tantas vezes o pastor tem mque dar de sis, sem nada receber, amando o seu rebanho à semelhança de Cristo.Muito obrigada, pastor, pelo seu amor!

(Entra a 3ª criança com as letra S no peito e P no braço, e fala:)

Solidariedade

O pastor está sempre solidário com as suas ovelhas. Sabe alegbrar-se com os que se alegram e sofrer com os que sofrem, tendo sempre uma palavra de ânimo e conforto para as suas ovelhas. A SOLIDARIEDADE é outra característica do nosso pastor.

(Entra a 4ª criança com as letra T no peito e O no braço, e fala:)

Trabalho

Cuidar de cada ovelha, alimentá-la, protegê-la e ajudá-la a crescer, são atividades que ocupam o tempo do pastor. O seu trabalho não tem horário pré-estabelecido, são 24 horas do dia! E ele está sempre pronto a nos atender.Muito obrigado, pastor, pelo seu trabalho.

(Entra a 5ª criança com as letra O no peito e S no braço, e fala:)

OtimismoEis outra qualidade do nosso pastor: O OTIMISMO. O pastor tem sempre uma palavra de otimismo e de ânimo para dirigir às suas ovelhas. Ele nos ajuda a encarar os problemas e as horas difíceis com confiança, na certeza de que uma solução favorável, dada por Deus virá.

(Entra a 6ª criança com as letra R no peito e A no braço, e fala:)

Renúncia

Sim, a renúncia! Quantas vezes o pastor deixa seus próprios interesses para gir em favor de seu rebanho. Muito obrigada, pastor, pela sua grande renúncia!

Narrador

Por tudo isso, pastor, e por muito mais que o senhor representa para nós, é bom podermos
dizer:

Crianças Muito obrigado Pastor, nós amamos você!

ORAÇÃO DE GRATIDÃO

Após a oração as crianças saem. Oferecer lembrança ao pastor e flores à esposa.Para encerrar a programação, toda a congregação em pé, lerá a bênção sacerdotal: Número 6.24-26



rosa branca que fala de Paz e Pureza e quem possui estas virtudes já tem a maior riqueza.

É a flor cor-de-rosa e representa o Amor; “amai-vos uns aos outros” diz Jesus o Salvador

É a rosa amarela e esta cor faz lembrar O TESTEMUNHO de salvo que o crente deve dar.

É a rosa vermelha que o símbolo da FÉ; e quem possui esta virtude transporta montes, até!

É a rosa lilás, que emblema SANTIDADE; Sede Santos! Nos ordena o Santo Deus da Verdade!
(todas as crianças entregam as flores para uma das filhas ou neta do pastor, que oferta ao mesmo)

Pastor estas são as suas qualidades que aqui representamos e alegremente lhe ofertamos.


ACROSTICO
“P” é para PACIÊNCIA –
“Sede vós também pacientes, e fortalecei os vossos corações, pois a vinda do Senhor está próxima”.(Tg 5.8)

“A” é para APASCENTAR –
“Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente”.(1Pe 5.2)

“R” é para RECOMPENSA
“ Mas sede fortes, e não desfaleçam as vossas mãos; porque a vossa obra terá recompensa”.(2Cr 15.7)

“A” é para ALEGRIA
“Servi ao Senhor com alegria, apresentai-vos diante dele com cântico”.(Sl 100.1)

“B” é para BÊNÇÃO
“O Senhor vos aumente bênçãos mais e mais, sobre vós e sobre vossos filhos”.(115.14)

“E” é para ESPERANÇA
“Bendito o homem que confia no Senhor, e cuja esperança é o Senhor”.(Jr17.7)

“N” é para NARRAR
“Para narrardes... que este é Deus, o nosso Deus para todo o sempre; ele será nosso guia até a morte”.(Sl 48.13,14)

“S” é para SANTIFICAR
O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo, sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo”(1Ts 5.23).

P A R A B E N S!!!! é um acróstico que representa toda a gratidão que suas ovelhas tem para com o Senhor! Esta é a nossa homenagem !!!!!



No dia 10 de junho, comemora-se o Dia do Pastor. Mas o que é ser um pastor? A Palavra de Deus diz que pastor é aquele que cuida das ovelhas e diz que Jesus é o Sumo Pastor.

Pastor é aquele que zela, que procura o bem estar, que escuta, que quer bem.

Pastor é aquele que não mede esforços para ir atrás, apenas de uma ovelha do rebanho que tenha se perdido.

Pastor é aquele que muitas vezes se priva de prazeres comuns, em prol da ovelha. Que doa seu tempo, sua vida e até mesmo seu dinheiro.

Pastor é aquele que muitas vezes trás a marca da dor pela perda de um irmão querido e na face sobriedade que possa consolar aqueles dele esperam tirar forças.

Pastor é aquele que muitas vezes sufoca o gemido é amigo e pra muitos é pai!

O pastor, procura ser o exemplo dos fiéis, procura ser justo e nunca ser instrumento de peso para a ovelha.

O pastor sabe que a recompensa pelas noites mal dormidas, pelos aconselhamentos, pelas privações financeiras... vem do Senhor.

O pastor AMA as ovelhas e por isso se doa por elas. O pastor reflete Jesus!

Dentre tantos personagens bíblicos citados na Bíblia que exerceram o pastoreio, podemos citar o pastor de uma grande igreja – Moisés.

A Palavra de Deus relata que ele foi o homem mais manso da terra, no entanto frente a obstinação de um povo rebelde, teve uma atitude precipitada que lhe impediu de entrar na terra prometida.

Mais adiante no episódio do Bezerro de Ouro, Moisés intercedeu pelo povo junto ao Senhor e num ato de amor extremo, disse ao Senhor que preferia que o seu nome fosse tirado do livro da vida, a ver o povo dizimado! Ref:. Exôdo 32.32.

Moisés amou o povo! Jesus o Sumo Pastor amou a humanidade e se entregou por ela! A pessoa que vive verdadeiramente o chamado pastoral é capaz de dar sua própria vida pela ovelha!

Por isso e tantas outras qualidades atribuídas aos verdadeiros pastores, não apenas felicitações, mas gratidão!


22 comentários:

Rose Diniz® disse...

Oi Tia Pri, tudo na paaaaaaaaaaaaaaaaaaaaz? Obrigada pela visitnha ao meu cantinho. Volte sempre que desejar e use o que quiser ok? Deus te abençoe e parabéns pelo blog. Beijos docinhos

Anônimo disse...

Passei aqui pela primeira vez, achei o máximo, que Desu continue sempre te abençoando e te dando sabedoria do alto para que você venha a nos abençoar sempre.

Anônimo disse...

oi,parabéns pelo trabalho é muito bom que Deus continui lhe abençoando.

Anônimo disse...

mt legal...

Nal Pontes disse...

Querida Priscila, é a segunda vez que passo aqui, agora estava procurando algo para homenagem o pastor de minha igreja que está fazendo aniversário e já encontrei. Amei seu blog. Trabalho com crianças na escola dominical e seu blog será muito útil sei que posso contar com ele. Gostaria que também visita-se o meu blog Jesus meu porto seguro, será um prazer ter lá. Deus te abençoe, Ir. Nal Pontes

Anônimo disse...

oi gostei muito legal nós vamos usar o de forma o nome parabens !!!
bgd

Anônimo disse...

puxa.parabens aos responsaveis pelo site. estavaprocurando um jogral para o meu pastor, e ja imaginava que iaficarmais tempo procurando algo de ultil. mas nao. PARABENS MESMO,VOCES SAO NOTA 10

Kunzler Welisson

Anônimo disse...

puxa.parabens aos responsaveis pelo site. estavaprocurando um jogral para o meu pastor, e ja imaginava que iaficarmais tempo procurando algo de ultil. mas nao. PARABENS MESMO,VOCES SAO NOTA 10

Kunzler Welisson

Anônimo disse...

Adorei o blog, estava pesquisando uma homenagem p meu pastor que faz aniversário semana que vem e o google me trouxe até aqui.Deus continue abençoando vcs. bjs

Rosângela Rocha Pib Jacobina- Ba


Flavio Santos disse...

oi tia priii gostaria muito de um roteiro para realizar o aniversario do meu pastor aqui na cidade queremos algo novo para não ficar só em almoço mais algo mais impactante se poder nos ajudar seremos grato

Anônimo disse...

Oiie Tiia!! Muuito Boom o Site, Encontrei o qq Procurava. Deus Abençõe!!

rosimeri disse...

ola tia amei o seu trabalho que voce continue senco abençoada por Deus sempre em seus trabalhos.bjos

Raquel oliveira disse...

Este blog é benção pura! Me fez despertar a criatividade para trabalhar na casa do Senhor. Que Deus lhe abençoe ricamente1

Anônimo disse...

NOSSA!!! GOSTEI MUITO... TAVA PROCURANDO UMA COISA E ENCONTREI VARIAS!!!!!!!! QUE O SER JESUS CONTINUE TE ABENÇOANDO COM TODA INTELIGENCIA... OBRIGADA IRMÃ EM CRISTO!

RUTH disse...

DEUS A ABENÇOE GRANDEMENTE ,ESTAVA SEM IDÉIAS E VOCÊ ME ABENÇÔOU ,CONTINUE NESSA JORNADA TE AMO EM CRISTO JESUS.

RUTH disse...

DEUS A ABENÇOE GRANDEMENTE ,ESTAVA SEM IDÉIAS E VOCÊ ME ABENÇÔOU ,CONTINUE NESSA JORNADA TE AMO EM CRISTO JESUS.

Ivanira Rodriguez disse...

Olá a paz do Senhor!!È a primeira vez que passo aqui e amei a página,encontrei exatamente o que procurava para felicitar meu amado pastor...que Deus continue te abençoando!!!Beijinhos da Nira..

Anônimo disse...

olá a paz minha querida amei,achei o que estava proucurando quero homenagear meu querido irmaõ carnal e tbm em cristo meu amado pastor muito obrigadaaaaaaaaaaa

Anônimo disse...

olá a paz minha querida amei,achei o que estava proucurando quero homenagear meu querido irmaõ carnal e tbm em cristo meu amado pastor muito obrigadaaaaaaaaaaa

DANBASS gOMES disse...

Uma benção esse site. Que Deus possa abençoar cada pessoa que coopera para esse site.

Joel Malaquias disse...

Graça e Paz minha irmã!
Parabéns pelos excelentes trabalhos expostos no seu bloq. Com certeza serei muito abençoado.

Anônimo disse...

Parabéns pela disposição de compartilhar e doar suas ideias e
pesquisas.
Deus te abençoe.