sexta-feira, 22 de maio de 2009

LIÇÕES PARA TRABALHAR NO CULTO DOS JUNIORES

LIÇOES OBJETIVAS

A CHAVE DA ORAÇÃO

“Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu a farei” (João 14:14).
Textos adicionais: I Reis 18:17-36; Atos 12:5-12; Marcos 11:24.

Material Necessário
2 cadeados pequenos e chaves
3 chaves velhas de tipos diferentes
1 porta-jóias (pode ser substituído por caixinha de papelão revestida com papel amarelo)
7 a 8 tipos de jóias (podem ser anéis, pedra preciosas, colar de pérolas etc.)

Modo de Preparar
Coloque as jóias na caixa. (Caso utilize a caixa de papelão, tente fechá-la colocando uma alça na tampa e na caixa para fechar com o cadeado. Caso utilize um porta-jóias com chave, será necessário apenas um cadeado.)
Coloque etiquetas em cada chave, com as seguintes inscrições: DINHEIRO, FAMA, POBREZA. Coloque etiquetas também em cada jóia. As etiquetas das jóias devem conter as seguintes inscrições: “Ajuda na angústia”, “Perdão”, “Saúde”, “Força”.

NOTA: A chave que abre a caixa ou o cadeado que tranca a caixa deve conter uma etiqueta com a palavra ORAÇÃO.



Mensagem
Mostre um cadeado e sua forma de fechadura. Enquanto você abre e fecha esse cadeado com a própria chave dele, explique que existem muitas outras fechaduras que necessitam das suas chaves próprias para que possam ser abertas, como por exemplo: A porta da nossa casa, a fechadura do carro, a fechadura da mala, da loja, do portão etc.
Há, porém, um tipo de fechadura bem diferente dessas que aqui se encontram. Essa fechadura necessita de uma chave diferente também. É a fechadura do maravilhoso tesouro de Deus (coloque o porta-jóias sobre a mesa e não mostre a chave).
Bem, se este porta-jóias fosse o tesouro de Deus e você necessitasse de uma ou mais bênçãos, como ajuda na angústia, perdão ou força, como você poderia ter acesso a essas coisas?
Será necessário uma chave especial, uma chave própria para abrir esse tipo de fechadura (mostre que a caixa está fechada).
Vamos tentar agora descobrir qual é a chave especial que necessitamos para abrir o maravilhoso tesouro de Deus.
Primeira chave – DINHEIRO
O dinheiro pode comprar as bênçãos de Deus? (Tente a chave na fechadura.) O dinheiro nunca pode comprar o perdão ou a ajuda de Deus em tempo de angústia ou necessidade.
Segunda chave – FAMA
Algumas vezes você vê o filho de uma pessoa famosa e imagina que a chave da fama irá abrir a caixa do tesouro. Talvez seja o filho do prefeito ou do presidente, porém, ter pais famosos não irá abrir o cadeado.
Terceira chave – POBREZA
A pobreza irá abrir o tesouro? Não. O fato de ser pobre não implica em que o cadeado abra a caixa do tesouro.
Há apenas uma chave que pode abri-la. É a chave da oração (segure a chave correta, rotulada com a palavra ORAÇÃO).
Comente, em poucas palavras, como Elias usou a chave da oração para provar que Deus é o único Deus verdadeiro (I Reis 18:17-36) e como a Igreja orou pela libertação de Pedro (Atos 12:5-12).
(Abra a caixa e mostre algumas jóias que ela contém e leia as etiquetas coladas nessas jóias.) Jesus disse: “Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu a farei” (João 14:14).
Primeiramente, peça para as meninas lerem o verso, depois para os meninos.
REFLEXÃO
A oração é a forma que temos para nos comunicarmos com Deus. Essa comunicação é tão importante como uma chave é para a sua fechadura. Através da oração, podemos abrir diferentes caminhos para a nossa vida, pois estaremos entregando nas mãos de Deus as nossas maiores necessidades. Devemos, portanto, falar com o nosso Deus diariamente e entregar a Ele a nossa vida. Então Ele abrirá a caixa de tesouros do Seu infinito amor para colocá-los à nossa disposição.
Vocês gostariam de falar com Deus diariamente? Orem sempre. A Bíblia nos aconselha: “Orai sem cessar” (I Tessalonissenses 5:17). Isso não quer dizer que devamos estar ajoelhados o tempo todo, mas sim, que devemos estar em comunhão constante com Jesus, recorrendo a Ele sempre que precisarmos, não importa o local, tendo a certeza da Sua companhia ao nosso lado, constantemente, para nos animar e ajudar. Esse é um privilégio que tem todo fiel seguidor do Senhor Jesus, pois Ele está sempre pronto a ouvir aqueles que O buscam.


DEIXA A LUZ DE DEUS BRILHAR

Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras, e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus” (Mateus 5:16).
Textos adicionais: Efésios 6:10-17; Hebreus 13:5; Romanos 12:12, 21.

Material Necessário
1 abajur pequeno sem o quebra-luz
4 quadrados de papel de embrulho dobrados ao meio
Uma caneta hidrográfica ou giz de cera preto
Modo de Preparar
Dobre o papel ao meio e faça um recorte centralizado na dobra de cada quadrado de papel, suficientemente grande para permitir que a lâmpada passe por ele.
Com a caneta ou giz de cera, escreva um pecado em cada uma das folhas dobradas para impedir que a luz brilhe (desobediência, mentira, inveja etc.).

Mensagem
“Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras, e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus” (Mateus 5:16).
(Coloque a lâmpada do abajur e as folhas de papel sobre a mesa.)
A lâmpada representa qualquer um de nós. Sem Cristo não temos luz. Pois Ele é a verdadeira Luz e é a Sua luz que refletimos (João 1:9). (Ligue a lâmpada.) Agora que temos luz, devemos deixá-la brilhar (Mateus 5:16).
Algumas vezes, os pecados impedem que Cristo brilhe através de nós.
Primeiro papel: Desobediência. Comente: Quando desobedecemos nossos pais, os professores na escola ou os líderes na igreja, estamos impedindo que a luz de Jesus brilhe através de nós.
(Desdobre o papel com a palavra “Desobediência” e cubra a lâmpada.) Se realmente procuramos ser honestos em tudo, a luz de Jesus irá brilhar intensamente por meio das nossas atitudes e do nosso comportamento (atravesse o papel na lâmpada pelo corte feito, até que esta fique totalmente visível e o seu brilho seja revelado).

Segundo papel: Mentira (Fofoca entre amigos, vizinhos, parentes, etc.).
Contar mentiras também impede que a luz de Cristo brilhe através de nós (coloque o papel cobrindo a luz). Quando vencemos essa tentação (passe a lâmpada pelo corte do papel), estamos deixando nossa luz brilhar. Deus nunca permite que Seus filhos sejam tentados além do que possam suportar (I Coríntios 10:13) e estará sempre dando forças para que eles consigam vencer cada tentação.

Terceiro papel: Negligência (Levantar tarde no domingo de manhã, não estudar a Bíblia, não se alimentar corretamente etc.).
Algumas vezes somos tentados a dormir até mais tarde, a não estudar a nossa Bíblia, não desenvolver bons hábitos alimentares ou fazer tantas coisas que nos prejudicam (coloque o papel sobre a luz). Ao fazer isso, impedimos que a luz de Jesus brilhe através de nós. Quando fazemos o que é correto, vencemos a preguiça, levantamos sempre na hora certa, desenvolvemos bons hábitos (passe a luz pela fenda do papel), estamos deixando a luz de Jesus brilhar através de nós.
REFLEXÃO
Muitas vezes, nós nos esquecemos de que devemos brilhar, que devemos refletir a luz de Jesus. Deus nos permitiu nascer com a missão de mostrar a todos o Seu grande amor em toda a nossa vida. Não devemos viver uma vida “apagada”, sem a luz de Jesus em nós. Vamos começar a deixar nossa luz brilhar hoje mesmo?

TODAS AS RAÇAS

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nEle crê, não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16).
Textos adicionais: Atos 8:26-40; 10:34; Efésios 4:6.
Material Necessário
1 pacote de cada tipo de feijão (feijão preto, feijão branco, feijão carioquinha, feijão jalo, feijão vermelho, soja)
1 figura de Jesus em pé
1 tigela transparente
Papel cartão
Tesoura
Cola
Modo de Preparar
Cole a figura de Jesus em papel cartão e recorte o contorno (a figura deve ter aproximadamente 25 cm de altura).
Use uma tigela transparente para que se possa ver seu conteúdo. Os feijões deverão estar em pacotes separados.
Mensagem
Conte a história de Filipe e o etíope, dando ênfase ao desejo e às necessidades do etíope e ao fato de Filipe haver sido enviado para ajudá-lo. À medida que for contando a história, pegue um feijão branco e mantenha-o à vista enquanto segue falando. Ele representa Filipe. A seguir, segure na outra mão um feijão preto, representando o etíope.
Quando terminar a história, coloque os feijões na tigela.
Esta tigela representa o nosso mundo, com todas as raças existentes.
Feijão Branco
Este feijão representa os anglo-saxões, americanos, ingleses, alemães. Todas as pessoas da raça branca necessitam de Jesus, pois não há outro meio de salvação a não ser em Cristo Jesus.
Feijão Vermelho
Este feijão representa os índios, que também necessitam de Cristo. Se não pudermos ir até onde eles estão, podemos dar nossas ofertas para que outros possam ir e falar a eles do amor de Jesus.
Feijão preto
Há também pessoas de pele negra que necessitam de Jesus. Lentamente, despeje os feijões pretos na tigela e fale a respeito da necessidade que os africanos também têm de conhecer Jesus. Vá acrescentando os outros tipos de feijões, ao falar das diferentes raças que também necessitam conhecer Jesus.
Feijão carioquinha
Pessoas de pele parda, como os hindus na Índia, que necessitam de alguém que lhes explique o evangelho.
Feijão Jalo e soja
Representam os chineses, japoneses, coreanos e todos as pessoas das ilhas orientais pertencentes à raça amarela. Não podemos ir até essas pessoas, mas elas também necessitam de Cristo. Todas as nações necessitam do Evangelho e das boas novas que Filipe transmitiu ao etíope naquele dia, há tanto tempo. Você deseja, assim como Filipe, falar às pessoas do amor de Jesus?
Retire um feijão da tigela, de qualquer cor, e explique que Cristo morreu em favor de cada pessoa, não importa a sua cor. Com a mão, misture os feijões. Fixe a figura de Cristo no centro da tigela e então leia João 3:16. Peça para as crianças repetirem o verso e a seguir cante com elas: “Cristo ama as criancinhas”.
REFLEXÃO
Deus ama todas as crianças. Em toda a Sua Criação podemos perceber claramente a sabedoria e criatividade divinas ao misturar as cores, formas, tamanhos, movimentos e sons.
Cada obra criada por Deus revela a grandeza da Sua criatividade e é por isso que nós não somos iguais. Para Deus, todos somos importantes, não importa o nosso tamanho, nossa voz, o sexo, a cor, a fisionomia etc.
Deus não se agrada quando excluímos alguém. Ele nos ama a todos, igualmente, e deu o Seu filho para salvar a todos.
Quantos gostariam de agradecer a Jesus por esse grande amor?





LUZES ACESAS

“Vós sois a luz do mundo” (Mateus 5:14).
Textos adicionais: Mateus 5:14-16; João 1:4-9; 8:12; 9:5.

Material Necessário
1 lanterna
1 lanterna de bolso
1 lâmpada ligada a um fio
1 abajur
1 palito e caixa de fósforos
1 vela grande sobre um castiçal
1 vela pequena de aniversário
1 lamparina
Modo de Preparar
Disponha sobre a mesa, em fila, as luzes que você têm. Retire as pilhas da lanterna pequena e coloque-as no final da fila. Rotule as baterias com a frase “Luz do Mundo” e deixe-as ali até à conclusão da lição.
Mensagem
Apresente Mateus 5:14 em suas próprias palavras.
Nem todas as pessoas emitem o mesmo brilho por Jesus, mas todas devem brilhar para Ele de alguma forma. Estes diferentes objetos emitem
alguma forma de luz, mas todos transmitem a luz (demonstre acedendo cada um para que vejam a diferença e deixe as velas acesas).
As lanternas são úteis em diversas circunstâncias porque são portáteis; não necessitam estar ligadas à tomada. Essa forma de luz nos ajuda em momentos de dificuldade e chega aos lugares mais difíceis, como quando se quer verificar algo debaixo do carro, em um buraco, etc.
O abajur não apenas provê luz para leitura, mas também é uma peça decorativa. Os fósforos são necessários para podermos acender velas, no caso de acabar a energia. Claro, a vela de aniversário destina-se estritamente à decoração e celebração. Ela traz alegria a toda festa.
Este velho lampião provê luz barata quando não há energia. Muitos de nossos avós e bisavós dependiam desse tipo de luz em seu lar.
Cada cristão também tem uma luz que deve brilhar para um propósito especial. Vejam, esta lanterna não consegue emitir luz porque não tem aquilo que ela precisa para que a luz apareça. Assim como a lanterna, nós também não poderemos brilhar sem Cristo, porque “Ele é a luz do mundo” (João 1:4-9).
(Pegue as pilhas e mostre-as enquanto fala. Coloque-as na lanterna para demonstrar a fonte de energia. Se desejar, cante com as crianças “Luz Bendita, Luz Gloriosa” ou peça para alguém cantar).
REFLEXÃO
A luz foi criada para brilhar.
De nada adianta uma luz se ela estiver apagada, quebrada ou desconectada.
Da mesma forma, de nada adianta viver se não for para “brilhar”. Você pode fazer a diferença onde estiver. O seu brilho deve ser percebido através do seu modo de agir, pensar e falar. É assim que podemos brilhar por Jesus. Deus criou você para brilhar, por isso, assim como a lanterna depende da pilha para refletir a luz, você deve estar sempre ligado à fonte de energia que é Jesus.
(No final da apresentação, cante com os alunos o hino “Minha pequenina luz”.)

COISAS PEQUENAS PORÉM IMPORTANTES

Que é isso na tua mão?” (Êxodo 4:2).
Textos adicionais: Êxodo 4:1-5, 17; 14:13-22; 17:3-6; I Samuel 17:40-51; João 6:1-14; Marcos 12:41-44; Atos 9:36-42.

Material Necessário
1 cajado
1 agulha com linha
Pedaço de tecido
Pedaço de couro
5 pedrinhas
2 barbantes fortes
1 moedinha
1 lancheira pequena (cheia de papel)
Modo de Preparar
Coloque todos os materiais sobre a mesa.

Mensagem
(Fale brevemente sobre cada uma das histórias bíblicas relacionadas. Uma delas pode ser omitida, se houver necessidade, devido ao tempo. Faça o estilingue diante da classe, enquanto fala a respeito de Davi.)
Costure enquanto fala a respeito de Dorcas. Enfatize a insignificância
de cada objeto e como cada um trouxe libertação do sofrimento, liberdade aos cativos e liberdade às nações.
1. Moisés usou um cajado – Êxodo 4:1-5, 17; 14:13-22; 71:3-6 (segure o cajado e caminhe enquanto fala).
2. Davi usou seu estilingue (ou funda) – I Samuel 17:40-51 (atire com ele).
3. O menino deu seu lanche a Jesus – João 6:1-14 (segure a lancheira enquanto conta resumidamente a história).
4. A viúva deu sua moedinha como oferta – Marcos 12:41-44 (deixe as crianças segurarem a moeda enquanto conta a história).
5. Dorcas usou sua agulha e linha – Atos 9:36-42 (costure o tecido).
Estes objetos são muito pequenos, mas ajudaram a realizar grandes coisas. Muitas vezes, buscamos a força nas armas para levar pessoas à liberdade, mas Deus realmente necessita de pessoas, pessoas de todas as idades, que estejam dispostas a usar aquilo que possuem, ainda que seja algo bem insignificante.
Deus pode nos usar assim como somos, se trabalharmos para Ele com toda a nossa capacidade (cante com o grupo o hino “Rapaz Davi”).
REFLEXÃO
O costume de muitas crianças é observar e admirar o que os mais velhos fazem com grande facilidade. A Bíblia nos ensina como as coisas simples e pequenas são importantes também. A cada dia, temos muitas oportunidades de ajudar os outro, mesmo com simples e pequenas ações. Se você fizer sempre à vontade de Deus, estará transformando o seu dia em bênçãos para você e para o próximo.




AS REGRAS DA VIDA

Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós a eles” (Mateus 7:12).
Textos adicionais: Efésios 6:10-17; Hebreus 13:5; Romanos 12:12, 21.
Material Necessário
1 régua
Pedaços pequenos de papel nas cores: amarelo, azul, verde e vermelho (ou outras cores disponíveis)
Barbante
1 corda para equilibrar a régua
4 objetos pequenos e embrulhados para servirem de pesos (moedas, palitos de fósforo, borrachas etc.)
Modo de Preparar
Amarre a corda entre dois pontos, em algum lugar conveniente. Amarre o barbante na corda e na metade da régua para formar uma balança. Amarre barbantes também nas extremidades da balança.
1 - Embrulhe os objetos com o papel-colorido - vermelho e amarelo para os objetos ou pesos maiores (duas caixas grandes e cheias de fósforos são ideais para isso).
2 - Embrulhe os pacotes menores com as cores azul e verde (duas caixas pequenas contendo algumas moedinhas podem servir para os pacotes mais leves).
3 - Escreva frases em etiquetas e cole-as nos pacotes com os pesos, como segue:
• Amarelo: “Seja bondoso para comigo.”
• Vermelho: “Seja bondoso para com os outros.”
• Azul: “Lembre-se do meu aniversário.”
• Verde: “Lembre-se de mim no Natal.”
IMPORTANTE: Esses pesos devem ser testados antecipadamente.

Mensagem
Há muitas leis que devemos obedecer a cada dia: leis de trânsito, regras na escola, em casa, nos negócios, e tantas outras. Há uma regra, porém, que é a maior de todas. Ela foi ensinada por Jesus e devemos segui-la por toda a nossa vida.
Jesus sabe que desejamos que todos nos tratem bem. É mais ou menos como se todos usássemos um cartaz nas costas dizendo: “Seja bondoso para comigo!” (prenda o pacote com essa frase a dois centímetros de uma das extremidades da régua).
Certamente, se não tivéssemos pensamentos de amor ao próximo, nossa vida seria totalmente desequilibrada. Outros desejos egoístas deixarão a balança em desequilíbrio (amarre os pacotes pequenos no outro extremo da régua, com as frases: “Lembre-se do meu aniversário.” e “Lembre-se de mim no Natal.”).
O problema é que há muito “EU” na balança (remova os dois pesos pequenos e amarre o peso com a frase “Seja bondoso para com os outros” nessa extremidade).
Agora a balança está equilibrada e este equilíbrio é alcançado quando obedecemos a esta lição que Jesus nos ensinou: “Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós a eles” (Mateus 7:12).
Se todos seguíssemos essa lei, não haveria brigas, mentiras, ódio, crimes e tantas maldades que ocorrem no mundo hoje, pois ninguém faria para o outro aquilo que não gostaria de receber. Quantos gostariam de seguir essa lei tão importante que Jesus ensinou?
REFLEXÃO
É muito comum que certas crianças sempre queiram ser bem tratadas pelos coleguinhas, mas muitas vezes elas mesmas não tratam muito bem as pessoas. Elas não dão atenção ao que Jesus disse; pensam mais em si mesmas, em seu bem-estar e esquecem-se dos outros. Na Bíblia, podemos obter verdadeiras lições de amor ao próximo, ensinadas pelo nosso maior amigo, o Senhor Jesus. Você já havia pensado nisso antes? Então, não se esqueça: devemos tratar as pessoas da mesma forma que desejamos que elas nos tratem.

A VIDEIRA VERDADEIRA
EU SOU A VIDEIRA, VÓS OS RAMOS.QUEM PERMANCE EM MIM, E EU NELE, ESSE DÁ MUITO FRUTO; PORQUE SEM MIM NADA PODEIS FAZER"

O AGRICULTOR É O NOSSO DEUS E ELE QUER QUE PRODUZAMOS FRUTOS... ISSO É O QUE O AGRICULTOR MAIS QUER QUANDO UMA SEMENTEÉ PLANTADA.

OS TIPOS DE FRUTOS QUE DEUS DESEJA QUE PRODUZAMOS SÃO BOAS OBRAS EF. 2:10... TRABAÇHAR PARA DEUS... SENDO GENTIL PARA ALGUÉM, AJUDANDO AOS MAIS NECESSITADOS , OBEDECENDO AOS PAIS.

OUTRO FRUTO QUE DEUS QUER É QUE POSSAMOS GANHAR ALMAS PARA SEU REINO.

OUTRO TIPO DE FRUTO QUE DEUS QUER "FRUTOS DO ESPÍRITO" GL.5:22,23

JESUS CRISTO A VIDEIRA VERDADEIRA É O QUE SUSTENTA TODOS AQUELES QUE NELE PERMANECEM PARA PRODUZIR ESTES FRUTOS... NÓS SOMOS OS RAMOS DA VIDEIRA, MAS SE NÃO PRODUZIRMOS ESTES FRUTOS O AGRICULTOR QUE É O NOSSO DEUS, LANÇA FORA,(OS AGRICULTORES QUANDO LANÇAM FORA UM RAMO QUE NÃO ESTÁ PRODUZINDO UVAS OBSERVAM QUE A VIDEIRA "CHORA" ESTE NÃO É O DESEJO DE DEUS, E NEM DE JESUS QUE É A VIDEIRA E SE ENTRISTECE QUANDO AQUELES N~SO O SERVEM DE CORAÇÃO ELE NOS AMA MUITO,MAS TEMOS QUE PERMANECER NELE PRA PRODUZIRMOS FRUTOS.

TAMBÉM MUITAS VEZES O AGRICULTOR PODA OS RAMOS DA VIDEIRA PRA QUE ELA PRODUZA AINDA MAIS FRUTOS, O NOSSO DEUS É MARAVILHOSO, MESMO QUANDO ACHAMOS QUE NÃO É NECESSÁRIO, DEUS VEM FAZ ISSO PARA O NOSSO PRÓPRIO BEM, QUANTO MAIS PERMITIMOS QUE DEUS REMOVA O NOSSOS PECADOS, MAIS FRUTOS SERÃO VISTOS NA NOSSA VIDA PARA A SUA GLÓRIA!


ESTA E OUTRAS PALAVRAS EU PUDE MINISTRAR AO CORAÇÃO DOS PEQUENOS E UTILIZEI O DESENHO ACIMA, UM AGRICULTOR... AGORA VAI DA CRIATIVIDADE DE CADA UM DAQUELES QUE IRÃO SE UTILIZAR DESTA LINDA PASSAGEM BÍBLICA, SE PUDER ADQUIRA A BÍBLIA DE RECURSOS PARA O MINISTÉRIO COM CRIANÇAS - APEC.





ALFINETES DE SATANAS – ARMADURA DE DEUS
“...fortalecei-vos no Senhor ... tomando ... o escudo da fé” (Efésios 6:10, 16).
Textos adicionais: Efésios 6:10-17; Hebreus 13:5; Romanos 12:12, 21.
Material Necessário
Bíblia de capa dura
6 balões infláveis
3 alfinetes com cabeça colorida e almofada de alfinetes
Barbante
Modo de Preparar
Encha os balões, amarre o barbante de um lado a outro da sala ou entre duas cadeiras e pendure nele os balões inflados (outra opção é pedir a voluntários para segurá-los durante a demonstração). Espete os alfinetes na almofada.
Mensagem
(Leia Efésios 6:10-17 e fale sobre a armadura cristã.)
Os balões representam a vida dos jovens cristãos. Alguns estão equipados com a armadura de Deus e alguns não. Iremos falar especialmente a respeito da armadura da fé (verso 16).
Satanás tem muitos alfinetes inflamados (mostre a almofada com os alfinetes). Este é um alfinete que ele sempre usa.
Primeiro Balão: Desânimo
“Você não pode viver a vida cristã”, ele diz. Quando uma pessoa insiste nesse pensamento, está se esquecendo de Hebreus 13:5: “Não te deixarei,
nem te desampararei.” Ela se esquece de usar a armadura da fé (mostre o alfinete e, em seguida, fure o primeiro balão).
Segundo Balão: Desânimo
(Utilize o mesmo alfinete. Mostre-o para o grupo e use a mesma tática.) Mas este cristão, embora desanimado, lembrou-se de Hebreus 13:5. Ele usou a armadura da fé (mova o alfinete na direção do balão, mas coloque a Bíblia entre ele e o balão, como uma armadura.
Terceiro Balão: Palavras rudes
(Pegue outro alfinete.) Embora alguém fale palavras rudes para essa pessoa, ela se lembra de “vencer o mal com o bem” (Romanos 12:21). Ela usou a armadura da fé (mova o alfinete na direção do balão, mas use a Bíblia como escudo).
Quarto Balão: Palavras rudes
(O mesmo alfinete). Essa pessoa não ora e não lê a Bíblia com freqüência, portanto, está sem a armadura (fure o balão com o alfinete). Quando ouve palavras rudes, fica irado e retribui no mesmo nível. Os alfinetes de Satanás encontram outra vítima.
Quinto Balão: Segundo lugar
Algumas vezes, na escola, na igreja ou em alguma outra atividade, alguém é escolhido em vez de você. Você fica em segundo lugar, porém, acredita que poderia fazer melhor do que a pessoa que foi escolhida (escolha outro alfinete). Satanás tem um alfinete para você nesse momento, mas se você estiver usando a armadura da fé (Romanos 12:12), o alfinete não poderá feri-lo (repita a mesma ação usando a Bíblia como escudo).
Sexto Balão: Segundo lugar
(O mesmo alfinete.) Talvez outra pessoa seja escolhida para cantar, quando você sabe cantar melhor, mas o alfinete de Satanás não pode feri-lo (faça o movimento de furar o balão, mas atinja a “armadura”, a Bíblia), pois você está forte no Senhor, vestido com a “armadura de Deus” e permanece firme “contra as ciladas (enganos) de Satanás” (Efésios 6:10, 11).
REFLEXÃO
A Bíblia é a nossa única proteção quanto aos ataques de Satanás. É a maneira que Deus nos mostra como devemos nos proteger dos perigos, tristezas, brigas, desobediências, inveja e muitas outras tentações. Quando a tentação nos assalta, devemos sempre buscar na Bíblia os conselhos divinos. Confiando no poder de Jesus e na promessa que Ele fez de sempre estar ao nosso lado e nos fortalecer, estaremos usando a “armadura da fé” e seremos vitoriosos. Quantos gostariam de estar “vestidos” com a armadura da fé?





QUE DIA É HOJE?

Eis aqui agora o tempo aceitável, eis aqui agora o dia da salvação” (II Coríntios 6:2).
Textos adicionais: Eclesiastes 11:9; 12:1; Atos 22:16.
Material Necessário
1 relógio redondo
1 vidro de conserva
Pedaço pequeno de tecido colorido para o vestido
Pedaço pequeno de tecido contrastante para a capa
1 laço colorido ou flor artificial
Fita de tecido
Papel-cartão preto
Fita adesiva
Cola quente (opcional)
Barbante
Cartaz com o verso Bíblico
Modo de Preparar
Faça um personagem usando os objetos solicitados. Faça os olhos e a boca com o papel cartão e cole sobre o relógio que será o rosto da Clara. Esse relógio deverá ser preso sobre o vidro de conserva com fita adesiva. Coloque o tecido franzido ao redor do vidro. Amarre-o bem na boca do vidro com o barbante (ou cole com cola quente) e arrume a roda da saia. Corte o outro tecido em forma de capa
e coloque-o ao redor dos ombros da Clara. Amarre com uma fita. Coloque um laço ou flor no “cabelo” da Clara, prendendo-a com fita adesiva ou cola quente.
Mensagem
Estamos felizes por ter conosco hoje uma visitante. Todos nós a conhecemos e a vemos diariamente. Ela está aqui (aponte para o relógio). Seu nome é Clara Informa.
Talvez vocês não saibam que ela pode falar, mas pode. Ela fala conosco muitas vezes durante o dia. (Acerte os ponteiros para o meio-dia.) Por exemplo: “É hora do almoço”, ela diz. Ficamos felizes porque Clara nos lembra que é hora de almoçar!
Clara também nos diz que é hora de ir para a escola (acerte os ponteiros para o meio-dia e meia). A velha e fiel Clara nunca esquece de dizer à professora quando é tempo de ir para casa.
“É hora do jantar!”, ela informa (acerte os ponteiros para as seis horas). A mamãe olha para a Clara o tempo todo e assim sabe quando é hora de colocar os alimentos gostosos sobre a mesa. A Clara não a deixa esquecer.
Sete meia! (Acerte os ponteiros.) “É hora de fazer a lição de casa”, a Clara Informa. “Essa não, Clara! Espere! Espere um pouco!” Mas a Clara não espera. Ela simplesmente segue com seu tique-taque. “Vamos, vamos, ocupem-se”, ela diz.
Então, os ponteiros marcam oito e meia ou nove horas (mova os ponteiros), e a Clara informa: “Hora de dormir!” Algumas vezes você gostaria que ela parasse de dizer o que fazer, mas ela simplesmente prossegue com o seu tique-taque.
Aí, quando você está no melhor do sono, “trim, trim, trim!” (Faça soar o alarme.) “Acorde, acorde seu dorminhoco”, e a Clara informa: “Levante-se, está na hora!” – “trim, trim, trim!” “Você já dormiu bastante!”
“Por favor, Clara, pare!” Mas a clara continua fazendo “trim, trim, trim!”
Clara nos faz muitos outros lembretes – hora de ir à igreja, hora do papai chegar do trabalho, hora do pôr-do-sol...
Mas há mais uma verdade ainda que Clara nos informa o tempo todo, não importa o que estejamos fazendo: “Eis aqui agora o tempo aceitável, eis aqui agora o dia da salvação” (escreva o verso em um cartaz ou na lousa e peça para as crianças lerem em voz alta).
(Acerte os ponteiros para a hora atual.) Se você ainda não está fazendo isso, agora é o tempo de começar a viver cada momento para Jesus, hoje é o dia da Salvação!
REFLEXÃO
Por tudo o que a Bíblia nos diz e também pelas profecias, sabemos que estamos vivendo nos últimos tempos desse velho mundo. Agora é a hora de pedir a Jesus que nos ajude a entregar o nosso coração a Ele. Ele sempre está conosco, a cada segundo, a cada minuto, cada hora, dia, semana, ano, afinal, a vida inteira. Jesus, porém, respeita o nosso pensamento, a nossa escolha. Ele não nos obriga a nada, a escolha é sempre nossa. E você pode escolher estar ao lado de Jesus. Você pode escolher pedir a Ele que venha morar em seu coração. Este é o momento certo! Agora é o tempo. “Hoje é o dia da salvação!” Quantos gostariam de escolher estar sempre com Jesus?



OS FRUTOS DO CRISTÃO

“Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade, a mansidão, o domínio próprio” (Gálatas 5:22, 23).
Textos adicionais: Gálatas 5:19-23; Efésios 2:1; João 15:1-11.
Material Necessário
1 pacote de balas de goma (de uma única cor)
Fita dupla-face (incolor) ou agulha e linha
Algumas batatas de tamanho médio (ou argila úmida para modelagem)
1 figura de Jesus (cabeça e ombros)
3 ramos de árvores
(1 ramo seco de galho de árvore com algumas folhas secas de 17 cm e 2 ramos de árvores com folhas verdes, com mais ou menos 25 cm.)
Modo de Preparar
Corte a batata pela metade, no sentido do comprimento (ou divida a argila em duas partes). Fixe o galho na batata (ou argila) para que a “árvore” fique em pé. Monte três árvores. Depois de montadas, cada árvore deverá ser escondida em uma caixa para que sejam mostradas apenas quando a respectiva mensagem for apresentada.
Caixa Nº 1 - Uma árvore com algumas folhas secas.
Caixa Nº 2 - Uma árvore normal com algumas folhas verdes.
Caixa Nº 3 - Uma árvore bem coberta de folhas verdes (onde serão colocadas as balas de goma presas aos galhos).
NOTA: Com antecedência, fixe pedaços de fita adesiva dupla-face por
toda a árvore, onde serão coladas as balas de goma. Se a bala for grande, reforce a quantidade de fita adesiva para dar a sustentação necessária à bala. Outra sugestão é passar cada bala por uma agulha com linha; amarre as pontas da linha na bala e deixe no tamanho certo para pendurá-la bem junto aos galhos.
Mensagem
Primeira Árvore
(Coloque a árvore seca sobre a mesa, diante dos presentes. Mantenha as outras duas árvores ocultas.)
Esta árvore representa uma pessoa que não tem Jesus no coração. Veja como se parece com galhos secos. Efésios 2:1 e Gálatas 5:19, 20 descrevem a vida de uma pessoa assim (ler as passagens enquanto mostra as folhas secas, apresentando que tipo de atitudes mantém tal pessoa: ódio, brigas, mentira, inveja, etc.). A seguir, oculte essa árvore.
Segunda Árvore
(Mostre a árvore com folhas verdes.)
Esta árvore representa uma pessoa cristã. Veja como tem folhas verdes! Quando a árvore tem este aspecto, é sinal de que está viva. Essa pessoa foi purificada de seus velhos pecados – ira, inveja, etc. (aponte para a árvore), mas não vemos frutos nela. Oculte essa árvore também.
Terceira Árvore
(Mostre a árvore com os galhos e com muitas folhas, mas sem as balas de goma ainda.)
Vejam! Nesta árvore há uma diferença! (Cole – ou amarre – uma bala em um dos galhos.) Este cristão está dando frutos porque permanece perto do Pai celestial (mencione João 15).
(À medida que os frutos estiverem sendo colocados na árvore, mencione que uma pessoa assim produz o verdadeiro fruto do Espírito, com todas as qualidades descritas em Gálatas 5:22, 23.)
NOTA: para deixar a árvore repleta de “frutos”, você pode colocar várias balas enquanto apresenta cada fruto.
1. Amor – Ele ama a Cristo e a seus semelhantes.
2. Alegria – Contagia outros com a sua alegria e dá testemunho da alegria que sente por ser um cristão.
3. Paz – Ele confia em Deus e entrega suas preocupações a Ele. Quando sente medo, refugia-se em Deus e em Cristo.
4. Longanimidade – Quando outras pessoas ficam iradas com ele ou se opõem ao que ele diz, ele não se irrita nem se enfurece.
5. Benignidade – Ele nunca é rude ou descortês – é bondoso para com todos.
6. Bondade – Ele está sempre disposto a ajudar os outros.
7. Fé – Crê que Cristo pode salvá-lo. Ora, lê a Bíblia e deposita sua confiança em Cristo.
8. Mansidão – Possui domínio próprio porque entregou o controle de sua vida a Cristo.
9. Temperança – Procura comer, beber de acordo com os princípios bíblicos e age equilibradamente em tudo o que faz. Nunca participa de nada que lhe é prejudicial.
Coloque a figura de Jesus no topo da árvore (se necessário, cole-a com antecedência sobre um papelão para não dobrar). Este é o tipo de cristão que devemos ser – aquele que dá frutos e que permite que Cristo seja visto em sua vida.
REFLEXÃO
PARA CRIANÇAS
Uma criança que ama Jesus é aquela que conta aos amiguinhos tudo o que sabe sobre Ele, não somente através das suas palavras, mas através das suas brincadeiras, dos seus gestos e atos de bondade. Que tipo de criança é você? Com qual árvore você se parece? Com a árvore seca? Com a que só faz sombra? Ou com a que faz sombra, dá frutos e alimenta?
APELO
Quantos querem ser uma árvore bem bonita? Só Jesus pode nos ajudar a sermos esta bela árvore que dá muitos frutos - aquelas qualidades a que a Bíblia dá o nome de “Fruto do Espírito”.

O CORDEIRO QUE TIRA O PECADO

Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo” (João 1:29).
Textos adicionais: Mateus 1:21; I Pedro 1:18, 19; I João 3:5.

Material Necessário
1 clipe pequeno
1 fio com 25 cm
1 sabonete branco
1 dúzia de botões (qualquer tamanho ou cor)
Etiquetas
1 colher
4 gotas de iodo
1 aquário ou jarra de vidro com 2/3 de água
Alvejante de roupas
Modo de Preparar
Pingue o iodo na água. Rotule os botões com etiquetas pequenas: livros, alimentos, remédios, roupas, dinheiro, amor, máquinas, conselhos, leis, etc. Coloque todos os botões em uma caixa pequena. Faça a escultura de uma ovelha no sabonete (cole a figura da ovelha no sabonete para servir como modelo). Enfie o clipe no dorso da ovelha e amarre o fio. Segurando pelo fio, mergulhe a ovelha no alvejante por alguns instantes e deixe-a secar sobre um prato. Mantenha-a no prato até que esteja seca e pronta para ser usada.
Na hora da lição, coloque o aquário ou jarra e a caixa com os botões sobre uma mesa baixa, diante das crianças, mas mantenha a ovelha escondida.
Mensagem
Este vasilhame com água é o mundo. O pecado trouxe trevas ao mundo.
(Entregue um botão para cada criança.)
Iremos ver agora que botão conseguirá tirar as trevas (pecado) do mundo.
(Oriente as crianças a trazerem o botão que têm nas mãos, uma a uma, e o deixem cair dentro do vasilhame. Antes de deixá-lo cair, porém, cada uma deverá ler a etiqueta que o identifica, como sugestão para a cura das trevas do mundo. Agite a água com a colher depois que cada botão for colocado.)
Todas essas sugestões já foram testadas no mundo, mas as trevas causadas pelo pecado ainda permanecem. A Bíblia tem a resposta. (Segure o cordeiro esculpido no sabonete e leia João 1:29): “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.” (Mergulhe na água a ovelha presa pelo fio. Agite cuidadosamente a água com o auxílio da colher, por alguns instantes, até que desapareçam as trevas.)
Os botões representam as boas sugestões para ajudar as pessoas em outras situações, mas Jesus, o Cordeiro de Deus, é o Único que tira o pecado do mundo.
REFLEXÃO
Nascemos em um mundo de pecado e sabemos o quanto somos pecadores, mas, por não fomos feitos como os robôs, temos a oportunidade de fazer escolhas.
Entregue o seu coração a Jesus, hoje e peça perdão a Ele. Ele está de braços abertos esperando por você.
Vocês gostariam de pedir perdão a Jesus? Quero ver as mãos daqueles que querem pedir perdão a Jesus!

MAÇAS ESTRAGADAS

“... Limpa primeiro o interior do copo, para que também o exterior se torne limpo” (Mateus 23:26).
Textos adicionais: Provérbios 16:18; Colossenses 3:8, 9; Apocalipse 21:8; Efésios 4:29; Levíticos 19:17; I João 3:15.
Material Necessário
• 1 maçã vermelha
• 4 fios de barbante com 5 cm cada
• Faca afiada ou estilete
• Giz de cera preto
• Objeto com ponta fina (tesoura, faca, furador de fruta etc.)
Modo de Preparar
Pinte a ponta de cada fio com giz de cera preto e mergulhe-os em água por alguns minutos.
Com a faca, lasque a casca da maçã de baixo para cima em quatro pontos, cuidando para deixar um lado preso, sem soltá-lo totalmente (essas lascas devem ser feitas como se fossem janelinhas no local onde normalmente você colocará os seus dedos para segurar a maçã durante a apresentação). Levante cada lasca da casca e, com o auxílio de um objeto com ponta, faça buracos com 2,5 a 3 cm de profundidade. Coloque um verme (bicho) de barbante em cada buraco, deixado a cabeça preta suficientemente exposta para saltar para fora facilmente. Volte a lasca da maçã para o seu lugar.
Os cortes devem estar totalmente ocultos por seus dedos enquanto a maçã for mostrada às crianças. A maçã deve ser usada imediatamente depois que foi preparada, visto que os buracos logo ficarão evidentes se ficarem escuros.
Mensagem
Reafirme a beleza da maçã e lembre às crianças como é gostoso comer uma maçã quando estamos com fome. Porém, algumas vezes a aparência exterior é enganosa.
Esta maçã está linda por fora e parece estar deliciosa, mas vamos olhar mais de perto... (encontre uma das lascas, mantenha as demais ocultas sob seus dedos e volte a lasca no lugar).
Sim, este é um lugar que não poderíamos ver. Vejam agora!
(Comece a puxar o “bicho” para fora. Puxe cerca de três quartos dele e, se conseguir, dobre-o. Deixe-o nessa posição até que tenha falado a seu respeito; depois, remova-o totalmente.)
Algumas pessoas se parecem com este verme. Parecem ser boas e piedosas porque vêm à igreja normalmente e têm a aparência de serem muito cristãs, porém, interiormente, onde Deus vê, há certos pecados que arruínam sua boa imagem (repita o procedimento com cada “verme”, nomeando um a um pelos pecados relacionados abaixo e fazendo aplicações adequadas).
Vermes (ou bichos)
(Use as referências bíblicas como base para os seus comentários.)
1. Orgulho - Provérbios 16:18.
2. Mentiras - Colossenses 3:9; Apocalipse 21:8.
3. Palavras impróprias, indecentes - Colossenses 3:8; Efésios 4:29.
4. Ódio - Levíticos 19:17; I João 3:15.
REFLEXÃO
É muito comum uma maçã saudável apodrecer após algum tempo fora do pé, mas é impossível uma maçã podre voltar a ser boa. E é exatamente isso o que acontece com o poder de Deus em nossa vida.
Esse é o único poder que transforma algo estragado pelo pecado em algo totalmente puro, saudável e bom. Quantos aqui gostariam de pedir a Jesus que os ajude a serem bons para o papai, para a mamãe e seus coleguinhas? Quero ver as mãos!

DICAS PARA TRABALHAR COM OS JOVENS

CURSO: CHAMANDO OS JOVENS À SEARA

Pastor Márcio Tunala
tunala@ibb.org.br

Visão

“Ó eterno, nós seguimos o caminho das tuas leis e em ti pomos nossa esperança; o nosso maior desejo é conhecer-te e pensar em Ti.” Isaías 26:8.

O ministério jovem existe para glorificar a Deus e para divulgar a Sua Palavra aos jovens entre 18 e 30 anos, discipular e capacitar jovens a viver de forma relevante e compatível com a Palavra de Deus.

Um Ministério Jovem saudável é aquele que ensina o prazer de ter uma vida devocional de leitura da Bíblia, oração e comunhão com Deus e com o próximo.

Nossa crença:
- Acreditamos que Deus fará maravilhas em nossas vidas.
- Acreditamos que seremos instrumentos de Deus nesse mundo que tem sede dEle.
- Acreditamos que, para a Glória dEle, muitas pessoas serão transformadas e entregarão sua vida a Ele.

Estamos rompendo em fé, pedindo a Deus que, através de sua misericórdia, use-nos para falar do Seu amor às pessoas que ainda não conhecem a Jesus e para mostrar Cristo por meio do nosso estilo de vida.

Por que investir na juventude?

Um grande desafio da igreja contemporânea tem sido trabalhar com jovens.

O número de igrejas que não têm nenhum investimento na área jovem é assustador.

Durante a realização da Convenção Batista Brasileira de 2007, na cidade de Florianópolis, conversei com pastores que indagavam: O que está acontecendo com os jovens? Por que os jovens não se interessam por Deus? Os comentários foram os mais variados. Determinado pastor disse que já havia desistido de ter um ministério jovem e afirmou que a juventude, hoje, não está interessada em vida cristã.

Está claro que o problema não está relacionado aos jovens e, sim, à liderança das igrejas, que não têm a menor idéia do que significa ser jovem na atualidade. Tenho constatado que muitos pastores não estão investindo tempo para ministrar aos jovens, não formam líderes para este segmento da igreja e, a bem da verdade, parecem ter medo de entrar no universo jovem. Frente a essa realidade, o que sobra para os jovens são alfinetadas, críticas ao seu modo de vestir, aos piercings, às tatuagens e a outros hábitos da juventude.

A igreja precisa se posicionar com relação a tudo isso, só que deve também olhar para a juventude como ela merece ser olhada - investindo tempo, recursos e ensinando a amar a Deus.

Os jovens cristãos precisam de um grupo de relacionamento saudável, o que os ajude no fortalecimento de sua fé. Os acampamentos, as células (grupos pequenos), os passeios, os congressos, os cultos e outros encontros promovidos pela igreja podem fazer toda a diferença na vida de um jovem de qualquer faixa etária, mas, quando direcionamos os ministérios respeitando as diferenças, as necessidades e as experiências de cada faixa etária, o resultado é abençoador.

Em uma igreja que possui ministérios fortes nas áreas de juventude (pré-adolescentes/ juniores de 7 a 12 anos, adolescentes 13 a 17 anos, jovens de 18 a 25 anos e de jovens adultos acima de 26 anos), crescimento com qualidade está garantido.

Os foros, onde assuntos próprios dos jovens, são tratados especifica e diretamente, preparam a juventude para enfrentar a sociedade corrupta na qual eles vivem. Uma juventude saudável é fundamentada na Palavra de Deus. Jovens cheios do Espírito Santo de Deus, sem nenhuma dificuldade de viver sua fé com convicção e paixão podem transformar e impactar a sociedade em que vivem e o mundo como um todo. Como igreja precisamos nos preocupar com ministérios específicos da mesma forma como nos preocuparmos com o culto. Vale à pena investir em jovens e creio que eles estão interessados em amar e servir a Cristo e sua igreja, cabe à igreja mostrar como.

Uma realidade a ser mudada

Existem igrejas que estão desprovidas de jovens em seus cultos e outras que possuem um ministério denominado de jovens, mas que na realidade é um ministério com adolescentes. Esse ministério é fundamental, mas atende apenas aos anseios dos adolescentes. Quando o jovem alcança a maior idade, passa para uma nova etapa de vida e enfrenta novos desafios, tais como o ingresso na faculdade, onde ele será exposto a uma vida de promiscuidade, jamais vivenciada antes pela maioria deles.

Um jovem certa vez me disse: “Na minha sala tem duas colegas que são garotas de programas, elas se prostituem para pagar a faculdade. Têm três jovens que se denominam lésbicas, dois colegas são gays assumidos e dos que sobraram, a maioria tem envolvimento com drogas, freqüentam barzinhos e são liberais com relação ao sexo antes do casamento”.

Nossos jovens, que cresceram na vida da igreja, vão sentar em uma carteira ao lado. Isso me lembra o que Jesus falou a João em sua carta à igreja de Pérgamo: “Vocês estão habitando no acampamento de Satanás”. Quando analisamos o comportamento dos jovens, tememos o futuro. Investimentos da igreja na vida dos jovens não podem ser negligenciados.

A igreja é a guardiã dos valores cristãos. A igreja precisa exercer influência na vida dos jovens para que seus valores sejam reais, fruto de perseverança e fundamentados na Bíblia.

O papel do ministério jovem é apoiar o jovem no crescimento e amadurecimento da vida cristã. O ministério jovem não é mais importante do que nenhum outro ministério, e sim, tão importante quanto.

Igrejas que têm condição de ter um ministro de jovens de tempo integral não podem abrir mão de tê-lo. Quando a igreja ainda não possui essa condição, ela tem que investir em líderes que abracem a causa jovem com responsabilidade. Um ministério jovem saudável é aquele que possui líderes envolvidos e treinados, espaço adequado onde o encontro deles seja preservado e respeitado.

Lembro-me que, há alguns anos atrás, quando eu era o presidente do grupo de jovens em minha igreja, raramente tínhamos um espaço nobre para realizar nossos eventos, pois havia tantas atividades, que na concepção da igreja eram mais importantes, que muitas vezes era cancelado o encontro dos jovens ou uma residência era negociada de última hora. Com certeza, um lugar planejado não era a preocupação da liderança. Exatamente o que acontece hoje em muitas igrejas. Tudo que não semeamos hoje, não colheremos amanhã. Quando o investimento na juventude é zero, o que podemos esperar em termos de resultados?

Líder de Jovens

O líder de jovens precisa saber o que eles pensam sobre eles mesmos, família, futuro, política, namoro, sexo, profissão, finanças, Bíblia, igreja. Isso só é possível se relacionando com eles, aconselhamento pessoal, leitura sobre seus interesses e necessidades e também relembrando as experiências vividas em nossa própria juventude. Relembrar nossos medos, sonhos e outros anseios pode nos ensinar a conviver melhor e mais com os jovens.

O líder de juventude precisa saber o que os jovens querem ou precisam

Normas claras, transparência, aconselhamento, educação sexual séria (abstinência), aprender a dizer não, obstrução no divórcio, incentivo ao trabalho como voluntários, investimento em sua vida e em seu futuro: esses devem ser princípios observados pelo líder dos jovens.

O jovem brasileiro vive sobre o pano de fundo da incerteza, insegurança, o país está mergulhado em corrupção e não há muitos bons exemplos a serem seguidos. Em muitos casos, nem mesmo dentro de casa. A igreja do Senhor Jesus pode e deve fazer diferença na vida da juventude.

Um líder de jovens precisa estar ligado nos gostos e hábitos da juventude contemporânea: que músicas eles estão ouvindo? Que livros estão lendo? Quais ambientes estão freqüentando? Em que companhia estão andando? O que estão usando?

Os jovens ouvem músicas variadas, freqüentam cinemas, praticam esportes de alto risco como skate, bicicross (BMX), rapel... normalmente analisamos comportamento dos jovens com padrões pré-estabelecidos e esta geração não está presa a gêneros. Há jovens que gostam de rock e sertanejo, futebol e dança. Nada é tão eclético quanto a juventude.

O que é um ministério jovem saudável?

Jovens motivados – têm que ser em maior número.
Objetivos claros – O que fazemos, como dirigimos e onde queremos chegar?
Programas contextualizados – O que fazer com os jovens para alcançarmos os objetivos?
Relacionamentos – “Panela sem tampa”. Encontros, como manter com segurança.
Contexto cultural/social – Compreendendo a cultura local de onde queremos trabalhar e alcançar pessoas.
Lideranças – Como escolher e investir em líderes potenciais.

A maior dificuldade desta geração é ter compromisso e responsabilidade

Eles só se comprometem com “coisas” que tenham valor emocional agregado. Quem tem um ministério saudável obtém alto grau de compromisso.

Uma liderança capacitada

A liderança é sem duvida o segredo de um ministério produtivo.
Tenho observado em alguns ministérios que adultos desenvolvem um ministério para jovens. Minha experiência é de que uma liderança 100% jovem tendo adultos somente como apoio em tarefas especificas, tais como conselheiro de casais de namorados, acampamento e viagens (quando necessário) produz melhor resultado.

Necessidades no líder

Caráter.
Influenciador.
Responsabilidade.
Paixão.
Comprometido com Deus.

Caminhando juntos

Discuta com eles seus planos.
Crie sonhos em conjunto.
Compartilhe com eles suas principais preocupações.
Estabeleça regras e limites.

O marketing pode abençoar seu ministério

Uma boa equipe de comunicação pode fazer muita diferença. Utilizar a tecnologia para divulgação de eventos, temas dos próximos encontros, campanhas em andamento...
Propaganda - Banners, folders, flay eletronico, camisetas.
Endomarketing – todos podem divulgar a missão.
Telemarketing – Torpedo e ligações telefônicas são excelentes estratégias .
Brindes – Tenha coisas para sortear, presentear, jogar de avanço, etc.
Jingle – Escolha canções que representam sua visão e faça dela o jingle.
Slogan – uma campanha é o ideal para escolher, semestral ou anual..

Respeitando as faixas etárias

Quando colocamos juntos jovens de várias gerações em um mesmo ministério, compartilhando dos mesmos cultos, eventos, acampamentos a tendência é não tratar de forma específica das necessidades características de cada grupo. Jovens e adolescentes juntos, normalmente representa ter jovens em um programa de adolescentes ou ter adolescentes em um programa de jovens. Muitos programas podem acontecer em conjunto, mas o ministério específico sempre cresce com maior facilidade. E para cada grupo as estratégias precisam ser diferentes (não existe receita pronta).

Pré-adolescentes 9 a 12
Adolescentes 13 a 17
Jovens 18 a 25
Jovens adultos 26 a 30
Jovens casados

Jovens profissionais

Muitos jovens estão deixando de casar. Esta tendência vem crescendo em nossa sociedade e este grupo é cada vez maior, muitos são freqüentadores de igrejas e vivem vidas escravas do pecado.

Qual a característica do jovem profissional?

Graduado
Vida profissional definida (independência)
Disponibilidade de tempo (não constituiu família)
Grupo de relacionamento (normalmente numeroso)
Definição de dons

Estratégias de crescimento e desenvolvimento

· Células
· Discipulados
· Campanhas (JOB +1)
· Acampamentos
· Projetos (“Água da Vida”, “Vejo Mãos”)
· Viagens missionárias
· Intercâmbio missionário
· Coro jovem (viagens, amizade)
· Teatro
· Ministério de Dança

A principal estratégia de crescimento é uma liderança expandida e capacitada.

Outras estratégias para crescimento numérico e espiritual:

· Célula Jovem
· Panela sem tampa.
· Grupo de afinidade (hobby, curso, profissão)
· Faixa etária (células babyjob, vips, Jop)
· Dias e horários (definição por necessidade)
· Estrutura dinâmica: (cordenador, supervisores, líderes, vice-líderes.)
· Roteiro que promova comunhão.

Jovens servindo na igreja

Todos os ministérios da igreja são possibilidades de servir para os jovens. A juventude é um grande celeiro para a igreja como todo, que podem atuar em áreas como:
· Patrimônio
· Finanças
· Comunicação
· Vídeo
· Gerência de culto
· Grupo de Trabalho de Arquitetura
· Jurídico
· Planejamento estratégico
· Adolescentes
· Crianças
· Ação Social
· Missões
· Secretaria
· Recepção
· Administração

Parcerias são sempre bem vindas em qualquer ministério.

Foram muitas as parcerias que firmei em quatro anos de ministério jovem na Igreja Batista do Bacacheri (Curitiba – Paraná):

Missões: Geame, CCi, PMI, Jocum, M3, TX Brasil, JMM, 180º, Palavra da Vida, MPC, Teen Street, Movimentos Atos, Jubepar, Jubig, Jubacap...

Outras igrejas: acampamentos, eventos jovens, intercâmbios, viagens missionárias...

Escolas: campanhas preventivas, teatros, amigos da escola e projetos de apoio a comunidade local.

Jovens acima de 26 anos

Um ministério muito necessário em nossa sociedade é o ministério de jovens adultos. O número de jovens acima de 26 anos e solteiros é cada vez maior no Brasil. Eles, em sua maioria, estão formados, alguns até pós-graduados, profissionalmente definidos, mas a necessidade de grupo específicos é a mesma dos mais jovens. Eles sofrem uma pressão ainda maior da sociedade. Esta faixa etária, na sua maioria, possui vida sexual ativa mesmo quando não tem namorado fixo (pois namoro sem sexo não existe na concepção da sociedade em que vivemos).

Campanhas Internas que Desafiam os Jovens:

Juventude +1 – Os jovens serão desafiados a investir na vida de um amigo que ainda não teve uma experiência com Deus ou um contato com a igreja. Através dos eventos como torcida de Cristo, trilhas ecológicas, festas e shows que ocorrerão conforme já planejado e agendado, o +1 (amigo em que se está investindo) já estará familiarizado com o grupo da igreja, com isso seu preconceito (existente na maioria das vezes) já terá mudado. E principalmente, seu estilo de vida estará em transformação, crescendo com os objetivos propostos pelo ministério de jovens.

Estratégias do Job +1
+1 Bíblia – Campanha de doação de Bíblias aos amigos.

Semana quatro leis (quatro evangelizados) - O jovem é treinado e motivado a, naquela semana, evangelizar 4 jovens. Esta campanha leva o jovem a perceber quando ele não evangeliza.

FreeDom – O nome surgiu da necessidade de usar nossos dons para a glória de Deus. Nós, em Deus, temos a liberdade de usarmos tudo que Ele nos dá. Em Cristo nós somos libertos. “Ora, o Senhor é o Espírito. E onde há Espírito do Senhor há liberdade”. 2Co3: 17. É realizado um grande culto explorando as diversas formas de louvor a Deus, utilizando o street dance, teatro, coreografia, músicas voltadas para o público jovem, neste evento a mensagem evangelística é acompanhada de testemunhos de jovens transformados pelo poder de Deus.

Campanhas já existentes que abençoam em eventos do ministério jovem de sua igreja. www.jubepar.com.br

“A vida não é droga” é uma campanha de prevenção ao uso de drogas, sejam elas lícitas ou ilícitas. Esta campanha tem sido aplicada em escolas, faculdades, nas grandes ruas da cidade e calçadões. A proposta é levar para a juventude uma vida longe das drogas e baseada nos princípios bíblicos.

O “Doe Vida” é um projeto que visa conscientizar o jovem que missão é antes de tudo imitar a Jesus no amor ao próximo, fomentando e criando trabalhos que visem atender às necessidades do ser humano de forma integral (espiritual, física, social e emocional). É mostrar que a opção de seguir a Jesus deve necessariamente implicar num envolvimento direto com tudo e com todos ao nosso redor. Em tomar partido. Transformar. Em lutar por Justiça. Incomodar. Enfim, ser Sal, mostrando o Evangelho em sua integralidade. Você acredita nisso?

“Quem Ama Espera” é uma campanha mundial pela pureza sexual dos jovens e adolescentes, surgida nos Estados Unidos em abril de 1993. Milhares de jovens assinaram um cartão assumindo o compromisso de se manterem sexualmente puros, até o casamento.

Conselhos para reflexão de líderes de juventude

· Não tenha medo de ser avaliado. Jovens são muito sinceros.
· Ande cercado de “críticos” inteligentes e não murmuradores.
· Seja contextualizado em suas ministrações.
· Leia artigos e pesquisas sobre jovens e seus comportamentos.
· Parceria com líderes de sua cidade e denominação faz muita diferença.
· Inove sempre que for necessário, seja sensível à mudanças estruturais.
· Seja flexível, Jovem tem muita coisa a ensinar.
· Nunca pense que já aprendeu tudo, isso nunca vai acontecer.
· O novo nem sempre é profano, o jovem gosta do novo.
· Não lute contra carne nem sangue, existe batalha.
· Ore muito antes de decisões importantes.
Seja fortalecido no SENHOR e na força do SEU poder.



CURSO: EVANGELISMO URBANO COM JOVENS

Pastor Márcio Tunala
tunala@ibb.org.br
Evangelismo Com Jovens – Plano de Ação
Dividido em 3 etapas (3 equipes distintas ou não):

Equipe de rua:
Responsável pelos impactos: Dia do Amigo, Água da Vida, Jovens no parque, Freedom, A Vida Não é Droga, entre outros. Essa equipe será formada por pessoas que desejam falar de Jesus nas ruas através dos projetos mencionados acima.

Equipe de Recepção:
Responsável pela recepção dos visitantes que foram abordados nas ruas pela equipe de rua. Essa equipe será formada por jovens que gostam de receber e ter contato com outras pessoas. Colherá informações pessoais (telefones para contato, e-mail, msn, orkut...etc.) para manter um contato freqüente com o visitante. Em nossas reuniões do ministério JOB isto é feito especificamente com os visitantes.

Equipe de Discipulado:
Responsável por discipular às pessoas alcançadas nas operações externas e internas do ministério.

A idéia geral de evangelismo do Vejo Mãos é baseada no acompanhamento dos jovens recém convertidos, através do discipulado.

A recepção e o discipulado são muito importantes para que o resultado final seja realmente válido. Para nós não interessa a quantidade de pessoas abordadas, mas a qualidade com que foram abordadas. Pois nosso objetivo é que vidas sejam entregues a Cristo e permaneçam em Cristo!

Processo do evangelismo:

Ficha - O membro do Vejo Mãos que abordar alguém na rua, dará início a “ficha” da pessoa. Essa ficha será de acompanhamento. Quando essa pessoa for ao JOB, JOP ou a um dos cultos dominicais da IBB, tudo será registrado pelo membro que a convidou e pela equipe de recepção. Essa ficha ajudará a não esquecer a pessoa em questão. Através dessa ficha os responsáveis pela recepção poderão identificar uma célula adequada para esse jovem e uma pessoa específica para o discipulado. A partir do momento em que o jovem definitivamente fizer parte do corpo de Cristo terá sua ficha arquivada.

Evento de Semeadura - Um evento, que tem a finalidade de quebrar as barreiras e repassar a mensagem de Cristo. Visa sinalizar valores e princípios não praticados. Atuações em campanhas de prevenção a drogas, sexo fora do casamento, violência, saúde, distribuição de literaturas, estes projetos são conhecidos como pré evangelísticos.

Evento de colheita - Apresentar de forma clara e objetiva o evangelho e levar o jovem a tomar uma decisão por Cristo. A idéia do culto é desafiar os jovens cristãos a trazerem colegas que não tenham tomado uma decisão de entrega a Cristo, mas, que já tinham plantada, em suas vidas, a semente da Palavra de Deus. Por isso, “colheita”.

Um bom projeto evangelístico para nossos dias precisa ser:

Móvel – Jesus e seus Discípulos foram onde as pessoas estavam (no mercado, na montanha, na sinagoga e de cidade em cidade). Uma equipe preparada para as ruas nos permite levar a mensagem transformadora de Jesus ao coração de uma comunidade. Pode viajar de lugar a lugar e atuar em lugares chave como: escolas, centros comunitários e parques. Uma forma muito criativa em grandes centros urbanos é o evangelismo em “ônibus biarticulado” (linha de ônibus de Curitiba), trem, metrô, onde a Palavra é colocada de uma forma rápida e desafiadora, para que as pessoas ouçam a Palavra de Deus no intervalo de um ponto para o outro.
Atrativo – Programações que atraem rapidamente o interesse e a atenção da comunidade local. A curiosidade faz com que as pessoas se aproximem despertando o interesse por saber o que está acontecendo!
Versátil - O projeto precisa oferecer facilidades para diferentes programações. Algo simples e prático que proporcione uma confortável interação.
Interativo – As pessoas participam de todas as programações oferecidas. Isto proporciona uma maneira simples de interagirmos com o público.
Criativo - Usando o talento e a criatividade dos jovens, temos a oportunidade de apresentar o Evangelho nas ruas através de teatros, bandas, street dance e apresentações criativas. Nos eventos internos, ou realizado na igreja é necessário um pouco de descontração, transparência considerando a presença de pessoas que não estão habituadas a participar de eventos na igreja.
Planejado - Um dos principais objetivos do ministério é treinar e motivar os jovens. Participamos regularmente de diversas reuniões equipando jovens com ensinamentos bíblicos e ferramentas práticas para a vida cristã e evangelismo.
Estratégias de evangelismo
A Palavra de Deus de forma clara e objetiva nos convoca para a grande comissão.

No ministério jovem devemos ter a preocupação de cumprir esta ordenança que o próprio Senhor Jesus nos confiou.

Evangelizar é partilhar do amor de Deus revelado na nossa própria vida, compartilhar da transformação que Deus realizou em nós é prioridade na vida de qualquer cristão. Uma grande força que a igreja possui é a força jovem. Investir na capacitação de jovens para a evangelização é utilizar da sabedoria bíblica, que conforme registrado no livro de 1Jo2:14 diz: “eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a Palavra de Deus está em vós”.

Externo - Uma necessidade eminente da igreja atual é, “sair das quatro paredes” e ir de encontro à sociedade. Nos parques, ruas, escolas, faculdades, empresas que encontramos a grande massa de pessoas que necessitam escutar do amor de Deus. A igreja precisa ser ousada, criativa e totalmente dependente do Espírito Santo de Deus para alcançar vidas e assim glorificá-lo.

Blitz – Uma forma criativa de abordagem evangelística a carros em semáforos. Alguns jovens abordariam os motoristas com literaturas (jornal da igreja, convites de eventos futuros, folhetos bíblicos, etc...) e outros com banner´s, faixas expondo a proposta da campanha ou divulgação. Essa estratégia é ideal para promover a igreja local no bairro e na cidade.

Batalhão da alegria - Palhaços, brincadeiras, pinturas, pulseiras das cores. Esta ferramenta tem como objetivo alcançar crianças com a palavra de Deus de forma divertida, criativa e didática. Devem ser utilizados em parques, escolas, hospitais, festas, igrejas, empresas e até mesmo pelas ruas.

Stomp – Combinação de percussão, dança e comédia visual, produzindo sons extraordinários. Tem como finalidade aglomerar um grande número de pessoas. Entre uma apresentação e outros testemunhos serão dados.

Street Dance – É uma "dança de rua" que possui movimentos fortes, rápidos, sincronizados, simétricos e/ou assimétricos de pernas, braços, ombros e cabeça. Estes movimentos são valorizados através da expressão facial e corporal bem trabalhadas, bem como na utilização de músicas específicas para sua prática, onde “batida forte” é a sua maior característica. Tem sido uma forma criativa de apresentar a mensagem bíblica através da dança.

Teatro - O teatro traz para o palco não necessariamente como personagem, mas, como presença viva do Senhor Jesus.

Desde os que montam o espetáculo aos que representam, o objetivo e a razão do teatro é levar a palavra de DEUS até os jovens que o assistem.

Não cria apenas uma representação diferente, mas, glorifica a Deus. Esta é, sem dúvida, uma forma muito especial de levar a mensagem de Cristo. A mensagem com uma aplicação visual e interativa como o teatro é sempre muita bem guardada e memorizada. Por isso, em nossas reuniões e eventos evangelísticos e comemorativos sempre fazemos apresentações com o grupo de teatro. Fazendo dele uma parte complementar da mensagem pregada.

Pantomima - Podemos dizer que pantomima é uma espécie de teatro gestual, diferenciando-se da expressão corporal e da dança. “É a arte objetiva da mímica, de narrar histórias através do movimento corporal. A pantomima é usada como acessório dos comediantes, cômicos, clowns, atores, bailarinos, enfim, os intérpretes”. Mesmo sem a utilização da fala a pantomima apresenta Cristo com muita eficácia.

Torcida de Cristo – Esta ferramenta é utilizada em jogos esportivos. Um grupo de jovens surge no estádio ou ginásio, de preferência um grupo grande que seja percebido pelos demais, devidamente uniformizado com a camisa do time ou times que estão jogando e munido de faixas, banners, bandeiras com a campanha proposta, exemplos: “A vida não é droga: ,“Tempo de paz “(campanhas da Jubepar), “Jesus é 10”, folhetos evangelístico.

Esta é uma boa estratégia para ser utilizada em jogos da seleção brasileira, pois é jogo de uma só torcida. Este projeto é ideal ser realizado por várias igrejas para que o número de jovens seja considerável e chame a atenção da mídia, que levaria a um número imenso de pessoas a serem alcançadas com a mensagem. A campanha “Tempo de paz” é a ideal para este projeto, visto que a violência tem sido cada vez mais presente nas partidas de futebol.

Água da Vida – esta é uma ferramenta apropriada para parques, onde pessoas que estão caminhando são abordadas no percurso e recebem um copo de água bem gelado, um folheto que apresenta Jesus como a Água da Vida e a afirmação do jovem da equipe Água da Vida que Jesus é a água da vida.

Trilhas ecológicas – Uma estratégia bem fascinante, simples e de resultados práticos é a realização de caminhadas ecológicas, trilhas com motos e bike.
O grupo de jovens da igreja convida amigos não crentes para realizar as trilhas. Chegando ao local realiza-se um pequeno momento de adoração e, testemunhos do que Deus tem para realizar na vida dos jovens não crentes do grupo. No final do passeio é realizado um momento de oração, compartilhando pedidos e agradecimento considerando o não crente para que participe deste momento algo que normalmente acontece de forma natural.

SPD – Este projeto é uma ferramenta utilizada de forma individual. O jovem é treinado para dar seu testemunho pessoal em cinco minutos utilizando uma camisa com seguinte frase: SOU PROVA DISTO. Quando as pessoas no ambiente de trabalho, estudo, etc... questionarem a frase, o jovem dará seu testemunho pessoal afirmando que é prova do amor de Deus. Este projeto evangelístico foi desenvolvido e criado pelo ministério jovem da Primeira Igreja Batista de Curitiba.

Evangelismo no parque: este evento evangelístico é sem dúvida um dos mais envolventes. Utiliza um grande número de jovens e recursos. As equipes, que são formadas por aproximadamente cinco jovens, são espalhadas em locais estratégicos, onde as pessoas que estão caminhando pelo parque são abordadas várias vezes com elementos totalmente diferenciados.

A mesma pessoa é abordada pela equipe da vida não é droga, mais a frente outras equipes estão trabalhando com as crianças (pintura de rostinhos, pintura de papel bobina, modelagem de balões e distribuição das pulseiras das cores), mais à frente a equipe do hip-hop está formada e a roda do break, apresentação de street, acontece aglomerando um grande número de pessoas. O grupo da saúde está em outro local medindo pressão, instruindo sobre higiene bucal e, tantas outras coisas podem ser agregadas na área da saúde. Mais à frente folhetos ou jornais da igreja são distribuídos à população. Temos assim diversas formas de abordagem para todas as faixas etárias no parque.

Equipes possíveis para um evento no parque:

· Recreação infantil (pintura de rostinhos, desenhos...)
· Recreação infantil (pintura e desenhos em papel bobina)
· Modelagem de balões
· Pulseira (livro sem palavras)
· Teatro infantil; Contador de história.
· A Vida Não é Droga “Campanha de prevenção às drogas” (Jubepar)
· Literatura – nosso jornal / convites de eventos futuros / folhetos / folder igreja...
· Roda de pagode
· Hip-hop
· Saúde – medir pressão, higiene bucal…
· Street dance
· Pantomima
· Sombra (dois ou três jovens caracterizados caminhando juntos)

OBS.: Aqui dei alguns exemplos de como pode ser feito, mas crie equipes com as idéias do seu grupo de jovens, como vocês poderão abordar os outros jovens ou grupo de pessoas para Cristo.

Capelanias - Estes são ministérios que envolvem jovens no propósito de servir a Deus atendendo as necessidades de pessoas carentes de atenção. Áreas de atuação:

Casas lares
Presídios
Hospitais
Asilos

Interno:
Dinamismo e criatividade precisam estar presentes em todas as atividades do ministério jovem. O meio no qual o jovem convive dispõe de toda sorte de ofertas para uma vida que não condiz com a Palavra de Deus. É necessário que nos encontros e eventos seja apresentada uma proposta de vida diferente. Ser um jovem cristão significa ter qualidade de vida, ser feliz e, sem nenhum constrangimento,romper com a proposta oferecida pelo mundo. Os programas realizados no ministério jovem precisam ter a cara do jovem e principalmente serem desenvolvidos pelos próprios jovens.

Pós-culto - O pós-culto é uma estratégia de manter os jovens em comunhão. Normalmente após o termino do culto, alguns jovens vão para sua casa, outros para uma lanchonete, cinema. Um programa após o culto entre os jovens da igreja é positivo, pois gera maior convivência entre eles. Varias estratégias podem ser utilizadas para o pós-culto, como por exemplo: Assistir um show no telão, saboreando um sorvete ou lanche, uma banda pode estar tocando ao vivo ou até mesmo um momento para “curtir” alguns vídeos engraçados da internet.
OBS: FAÇAM AQUILO QUE DEUS LHE ORIENTAREM. AQUI SÃO EXEMPLOS QUE NO NOSSO MINISTÉRIO DEU CERTO.

Bacacheri café – Este evento tem como objetivo criar um ambiente descontraído para receber amigos não crentes. Uma confraternização com um clima agradável, com um cardápio que sempre é apresentado direto nas mesas pela equipe de garçonetes, música ambiente, espaço que promova bate papos descontraídos com pequenos “breaks” onde um testemunho ou uma apresentação teatral acontece com objetivo de apresentar Cristo aos amigos visitantes.

Soul de Deus - uma festa voltada para os anos 60 e 70 com o clima de músicas soul e toda a decoração do ambiente. Uma opção muito utilizada em nossos eventos são vídeos realizados pelo ministério levando os amigos presentes a conhecer um pouco da dinâmica do ministério ao longo dos meses. As festas precisam de decoração, equipe de recepção, e uma programação com objetivos claros para que a vida do jovem cristão seja apresentada exatamente como ela é quebrando paradigmas existentes na mente dos jovens não crentes.

Acampamentos – costumamos marcar nossas datas para os acampamentos sempre em um grande feriado. No primeiro semestre, utilizamos a data do carnaval. Também realizamos um acampamento de inverno no segundo semestre, normalmente acontece nas datas de 12 de outubro ou 7 de setembro. Uma programação variada de cultos de adoração, palavra, oficinas, dinâmicas de grupo, festas e eventos de descontração com fatos pitorescos do ministério e ocorridos no próprio acampamento, o esporte é sempre um ponto alto com modalidades diferentes e jogos com simulações da vida cotidiana dos jovens tem sido algo que tem somado no crescimento espiritual do grupo.

Shows – Normalmente com uma banda que já tenha um cd gravado ou a própria banda da igreja.

Importante: O ativismo é um grande inimigo de qualquer ministério da igreja e utilizando pessoas certas em cada ação do ministério respeitando seus diferentes dons e talentos, ninguém ficará sobrecarregado. A igreja e a sociedade só têm a ganhar.

Campanhas Internas que Desafiam os Jovens:
Juventude +1 – Os jovens serão desafiados a investir na vida de um amigo que ainda não teve uma experiência com Deus ou um contato com a igreja. Através dos eventos como torcida de Cristo, trilhas ecológicas, festas e shows que ocorrerão conforme já planejado e agendado, o +1 (amigo em que se está investindo) já estará familiarizado com o grupo da igreja, com isso seu preconceito (existente na maioria das vezes) já terá mudado. E principalmente, seu estilo de vida estará em transformação, crescendo com os objetivos propostos pelo ministério de jovens.
Estratégias do Job +1
+1 Bíblia – Campanha de doação de Bíblias aos amigos.

Semana quatro leis (quatro evangelizados) - O jovem é treinado e motivado a, naquela semana, evangelizar 4 jovens. Esta campanha leva o jovem a perceber quando ele não evangeliza.

FreeDom – O nome surgiu da necessidade de usar nossos dons para a glória de Deus. Nós, em Deus, temos a liberdade de usarmos tudo que Ele nos dá. Em Cristo nós somos libertos. “Ora, o Senhor é o Espírito. E onde há Espírito do Senhor há liberdade”. 2Co3: 17. É realizado um grande culto explorando as diversas formas de louvor a Deus, utilizando o street dance, teatro, coreografia, músicas voltadas para o público jovem, neste evento a mensagem evangelística é acompanhada de testemunhos de jovens transformados pelo poder de Deus.



APÊNDICE – ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DA JUVENTUDE URBANA ATUAL
Quem são os jovens hoje?
São todos aqueles que estão na faixa de 20 até 27 anos (faixa média, pode variar 2 anos para cima e para baixo).
Em recente pesquisa feita pela MTV brasileira, chamada de o “Dossiê Universo Jovem”, com participação de jovens de 15 a 30 anos das classes A, B e C de São Paulo, Salvador, Brasília, Rio de Janeiro e Porto Alegre, apontou resultados significativos. Beleza virou de uma vez por todas um valor assumido, uma importante arma de conquista, e ganhou a atenção dos jovens: 37% definiram como principal característica de sua geração "ser vaidoso/preocupado demais com a aparência". Além disso, 8% declararam que "certamente estariam dispostos a ser 25% menos inteligentes se pudessem ser 25% mais bonitos", e outros 7% declararam que "provavelmente abririam mão de 25% de sua inteligência em troca da mesma porcentagem em beleza".

As respostas dão uma idéia de como está o perfil da juventude brasileira atual! Não se pode generalizar, mas, de uma maneira geral, é possível avaliar os valores considerados importantes para os jovens. Estar na universidade é questão de status. Adquirir conhecimento está em segundo plano. Para muito jovens o lance é curtir a vida. Entre 2 mil entrevistados, 37% escolheu a palavra “vaidade” para definir a juventude.

O jovem brasileiro é: vaidoso, consumista, individualista, acomodado e impaciente.

Dados extraídos da Pesquisa MTV / Dossiê Universo Jovem.

Os rótulos não partem de nenhum psicólogo ou especialista em juventude, mas sim da própria geração.

As principais necessidades dos jovens de acordo com pesquisa do Instituto Gallup são:

1. Conseguir credibilidade.
2. Receber amor e compreensão.
3. Sentir segurança.
4. Conhecer seu propósito e significado.
5. Ser escutados.
6. Ser valorizados.
7. Sentir-se apoiados em seus projetos.

“Ser um jovem brasileiro é: sonhar com um bom trabalho; morar com os pais; acreditar em Deus; viver on-line; querer mudar o país” (Fonte: Revista Veja, junho de 2004)



Seja Um Jovem Diferente
Existe entre os jovens um sentimento comum de que eles são diferentes. Tento entender o que é ser diferente.

Bom, ser diferente é ter linguagem e visual próprio. É usar piercings, roupas grandes, tatuagens, falar gírias, mandar torpedos, mostrar a barriga, dormir tarde, estar plugado na Internet e outras coisas mais.
Para mim está claro que isto não é ser diferente, é ser igual.

A grande maioria dos jovens faz isto. Não existe nenhum problema em ser igual, porém observo que jovens que são iguais a muitos outros acham que são diferentes. Nessa sociedade, onde os valores são mutantes, e não são levadas em consideração as necessidades de hábitos relevantes para um relacionamento coletivo saudável, onde o eu é mais importante do que o nós e o meu é mais importante do que nosso, ser igual é um problema. Precisamos de jovens que sejam diferentes. O que é ser diferente? Bom, ser diferente é não ser igual. Afinal a juventude é igual ou diferente?

Ser diferente em nossa sociedade é cultivar bons hábitos como: amizade verdadeira isenta de interesses, não usar as pessoas para alcançar os desejos pessoais, valorizar a unidade na família, investir em crescimento constante no relacionamento diário, vitórias na vida profissional, onde todos os colegas sejam beneficiados, ações pessoais em que os semelhantes menos favorecidos recebam ajuda.

Ser diferente hoje na nossa sociedade é amar a Deus de todo coração. Sem esta prática a realidade torna-se cruel e sem dúvida é a maior responsável pelo caos estabelecido na vida moral dos brasileiros.
Para ser um jovem diferente é preciso buscar os valores divinos que a Bíblia nos traz. É preciso conhecer o modelo de vida vivido e ensinado por Jesus. É necessário romper com padrões impostos por desconhecidos em filmes, seriados e canais de tv, que não se preocupam com pessoas, mas com o numero de telespectadores, onde o bom senso não tem prioridade por não gerar ‘ibope’.

Viver dominado por valores divinos é manter-se longe dos valores profanos. É não ser escravo da pornografia que domina a Internet e que faz dez milhões de viciados em sexo no Brasil. (fonte: Revista Veja). É adorar a Deus e não ao seu próprio corpo. É procurar novos amigos e não parceiros sexuais, é reconhecer seus erros e não aceitá-los como normais. Jesus Cristo tem uma proposta de vida diferente para a juventude.
O padrão estabelecido pela sociedade é destrutivo e conduz os homens ao inferno.

Para onde você está caminhando? Todos nós estamos caminhando para um julgamento – o Julgamento Final, e responderemos pelos erros cometidos.

No livro de Tiago capítulo 2, versículo 13 a Bíblia nos diz “porque será exercido juízo sem misericórdia”. Você sabe qual erro o levará ao inferno? Não reconhecer Jesus como Salvador e dono de sua vida. Quando isto acontece os sintomas são diversos: o descaso com a família, o abuso do próximo em práticas sexuais, o uso inadequado do próprio corpo com bebidas alcoólicas, drogas, anabolizantes, etc.
A mentira, a cobiça, a inveja, são desejos e sentimentos que são comuns nos jovens e que deveriam ser tratados como prejudiciais e inaceitáveis. O jovem deve rejeitar pensamentos e condutas que excluem o respeito ao próximo, negar uma postura de vida onde Deus não esteja no comando absoluto. Ser diferente é caminhar com Deus, falar sobre Deus e amar a Deus sobre todas as coisas. Ser diferente é ser apaixonado por Deus.

Romanos 12: 2 “Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”.
Geração tribal
Mauricinhos, patricinhas, rockabillies, hippies, rastafaris, metaleiros, casual, emo, indy, roqueiro, esportista, yups, japonise rock, mano, alternativos, ecléticos, punks, skinheads, rappers, white powers, clubbers, grunges, góticos, drag queens: esses são apenas alguns grupamentos juvenis, chamados pelos sociólogos de “tribos urbanas”. Cada dia é maior o número de tribos existentes e quando o líder souber a qual tribo o jovem pertence mais fácil será conseguir que o jovem o respeite e o ouça.
A Que Tribo Você Pertence?
É cada vez maior o numero de tribos urbanas. Maior também o número de jovens e adolescentes que ingressam em uma maneira diferente de ser. Elas estão por toda a parte, basta procurar e encontrará dos mais incomuns aos mais discretos adeptos das tantas tribos que existem, com objetos e linguagem diferentes, hábitos e costumes que caracterizam uma tribo urbana.

No Brasil um movimento que está em franco crescimento é o Hip-Hop. O que é na verdade o Hip-Hop? É um movimento cultural que surgiu nas comunidades afro-americanas do Bronx, Queens e Brooklyn de Nova Yorque no início dos anos 70. Parte da cultura se tornou bastante difundida durante as décadas de 1980 e 1990, por todo o mundo. O DJ Kool Herc é geralmente considerado como o criador do movimento, sendo creditado ao DJ Afrika Bambaataa o termo hip-hop para descrever a cultura.Os quatro elementos da cultura hip-hop são o MC (Rap), o DJ, o Grafitti e o Breaking. É cada vez maior a influência entre as crianças, mas são os pré-adolescentes, os adolescentes e os jovens que aderiram ao movimento e seu maior gueto são as escolas públicas. Este é, sem sombra de dúvida, o maior movimento urbano que prega contra as drogas e a violência. Infelizmente, essa parte boa do movimento não conta com muitos adeptos.

Muitas tribos são influenciadas pelo hip-hop, a principal é a tribo dos manos, outra são os ecléticos também conhecida como casual. Seus estilos de música preferidos, além do hip hop, são o pop e samba e também gostam de ir ao cinema. Admiram as Gangues de Nova York, utilizam piercing (comum de muitas tribos), têm tatuagens discretas pelo corpo. Suas roupas são básicas: jeans M.Officer, camiseta da Track & Field, Siberian e tênis Nike. Freqüentam baladas e festas na casa dos amigos. Sempre carregam na mochila da escola, além do material escolar, a carteira e chicletes.

Outra tribo que cresce muito é a Emo e sua maior representação é a classe média. Emo (abreviação do inglês emotional hardcore) é um gênero de música. O termo foi originalmente dado às bandas do cenário punk de Washington, DC que compunham num lirismo mais emotivo que o normal. Mas o modo de vestir, comportamento e atitude não agradam a sociedade brasileira. O último encontro desta tribo na cidade de Curitiba foi em um shopping center e aproximadamente quinhentos jovens invadiram o local com seu jeito diferente de ser: isso inclui roupas onde predominam o jeans, roxo, preto, maquiagem bem sombria, inclusive nos homens.

Esses jovens também utilizam muitos adereços pendurados como correntes, mochilas, piercing, cordões, anéis, chaveiros e outros.

No Brasil, o gênero se estabeleceu sob forte influência norte-americana em meados de 2003, na cidade de São Paulo, espalhando-se para outras capitais do Sul e do Sudeste. Mas o modo de vestir, é semelhante ao encontrado em outras tribos como os punks os góticos. Uma confirmação desta gera indignação em alguns emos. Os góticos são jovens que se vestem basicamente de preto e freqüentam bares e cemitérios, gostam de ler filosofia e consomem bebidas destiladas, curtem sentimentos como depressão, angústia, solidão, pois tais sentimentos são os que podem trazer maior crescimento. Namorar e manter relações sexuais em cemitérios é uma prática comum, mas, segundo eles, ler é sem dúvida o melhor passatempo. São poucos os adeptos que não tem o hábito de freqüentar cemitérios, no último inverno em visita ao Largo da Ordem, onde existe um ponto de encontro ao lado de uma igreja histórica, aproximadamente duzentos jovens estavam no local, semanalmente góticos vão até lá e depois alguns terminam a noite nos cemitérios onde contemplam o amanhecer.

Conversando com alguns, percebi que a grande maioria não tinha conhecimento profundo sobre o que é ser gótico, estavam lá simplesmente envolvidos em um movimento e, assim, aos poucos, vão assumindo o jeito sombrio de ser. Quando falei com um jovem sobre Cristo ele alegou ser ateu: “não curto esta parada de religião não. Acredito em Deus”. Todos os outros jovens confirmaram isto. Eu perguntei para um deles a razão de estar carregando um crucifixo no peito. A resposta foi que aquilo era um símbolo dos góticos.

Imediatamente falei sobre a morte de Jesus na cruz, que era um método de punição utilizado pelos romanos. Ressaltei que a cruz se tornou um dos maiores símbolos do Cristianismo e que o fato de haver cruzes no cemitério era um costume muito antigo para identificar que naquele lugar estava enterrado um cristão.
Comentei que a palavra ghotica (ou gótica) estava ligada a arquitetura de templos medievais. Eles olharam para mim com ar de surpresa e nada disseram então, eu brincando disse: “Parece que eu sou mais gótico que vocês!” . Eles riram. Uma jovem de aproximadamente 16 anos tinha uma grande cruz de prata no pescoço, só que a cruz era de cabeça para baixo, perguntei a ela qual o significado da cruz naquela posição, ela me respondeu que era ghotica satanista. Eu nunca tinha ouvido falar de ghoticos satanistas. Eu disse a ela que satan é uma figura bíblica e que se ela acreditava em Satanás não poderia se apresentar como ateu, afinal ateu é o que não acredita em nada. Aderir a um movimento ou a uma tribo é algo que requer muito cuidado pois existe uma ideologia por trás do movimento. Muitas outras tribos urbanas têm ligação com hábitos e costumes desconhecidos pela maioria, pois não questionam os fatos.

O esporte é muito difundido em algumas tribos como os surfistas, motoqueiros, ciclistas que também têm seus estilos musicais e forma de vestir bem definida. Passam uma idéia de geração saúde, mas o consumo de drogas é presente em suas aventuras. O contato com a natureza é desculpa para “viagens”. Infelizmente, apenas uma minoria tem verdadeiro compromisso exclusivamente com o esporte e a saúde. Falando em tribos ligadas ao esporte, existe até uma tribo que se auto denomina esportista. Curtem MPB, reggae e rock, ouvem tanto banda de surfe e skate, (música californiana) quanto o pantaneiro Almir Sater. A maior paixão é pedalar. Têm bicicletas Aerotech e vão a todo canto com elas. Gostam de fazer mountain bike e praticam artes marciais Uma de suas poucas vaidades é tosar os cabelos com máquina. O uniforme para o dia-a-dia é composto de bermuda de tactel com logomarcas oficiais de campeonatos de surfe e ralis, tênis Timberland e camiseta Hering. Seus programas noturnos preferidos são jantar e dormir cedo, de vez em quando vão a barzinhos calmos ou pizzarias. Carregam sempre na mochila seus livros, carteira, celular e um canivete.

Outras tribos bem representadas nos grandes centros urbanas são os clubbers e ravers, marcados pela cultura da música eletrônica. Fundamentam-se em modelos subjetivos com características próprias da contemporaneidade que representa uma nova forma de viver nesse período histórico. O movimento clubber começou a surgir na década de 70, em um período pós-guerra do Vietnã. No entanto, foi na década de 80, na Inglaterra, que esse movimento se afirmou. Naquele momento não só os clubbers estavam tentando se auto-afirmar dentro do sistema, mas também os punks, gays e outros. Os clubber se uniram para defender uma filosofia de paz, diversão e liberdade. Já no final dos anos 80 aconteciam as primeiras festas raves em Manchester (Inglaterra), derivadas das festas em clubs de Ibiza, Espanha, cujo som se denominava “balearic” (qualquer gênero dançante). Em seguida o fenômeno se espalharia pela Alemanha, principalmente Berlim. Nos EUA (New York), as festas raves chegam em 1991. Toda a cena inglesa, ao final dos anos 80, era chamada de “acid house party". A terminologia não existia até então. O termo Rave (delírio) surge para reforçar a relação da música eletrônica, com o esctasy e ácido lisérgico na busca por um estado alterado de consciência. São inúmeras as tribos e sem contar as extintas ou quase extintas como os hypies, darkes, não importa qual o seu estilo: de punk a pagodeiro; de headbanger a indie; de skatista a malabares; patricinha a mauricinho, de nerd a roqueiro, opção é o que não falta no contexto cultural urbano seja com piercing, tatuagem, mochila, All Star ou coturno... Um jovem tribal será sempre destacado por onde anda e pertencer a uma tribo é compartilhar com sua filosofia, que nem sempre é saudável, inclusive, na maioria das vezes a filosofia da tribo é desconhecida pelos jovens praticantes.

Tenho encontrado jovens tribais pelas igrejas. Percebo que jovens de famílias cristãs estão se envolvendo com tribos e que jovens de diversas tribos estão se interessando pela igreja. É por isso que jovens tribais estão mais freqüente nos cultos evangélicos.

Sei com certeza a que tribo pertenço e sigo sua ideologia com muita convicção. Sou da tribo do Leão de Judá. Jesus Cristo é muito mais que um modelo a ser seguido para mim. Ele é meu Senhor e Salvador e isso faz toda a diferença.

Aconselho a todos os jovens que são simpatizantes de qualquer tribo, que sejam criteriosos e que busquem saber o porquê do modo de vestir, de agir, dos hábitos e principalmente o porquê da ideologia das tribos. O apóstolo Paulo afirmou que era imitador de Cristo e isso sim eu quero ser.

Outro conselho a ser seguido por ele é: “Se por estarmos em Cristo nós temos alguma motivação, alguma exortação de amor, alguma comunhão no Espírito, alguma profunda afeição e compaixão, completem a minha alegria, tendo o mesmo modo de pensar, o mesmo amor, um só espírito e uma só atitude.” Filipenses 2. 1 e 2.

MÊS DE MAIO - MÊS DA FAMILIA

A FAMÍLIA LOUVA A DEUS
Dirigente – “Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos” (Sl 133.1)
A família é uma igreja em casa! E a igreja é uma família no templo! Estar com o povo de Deus é a maior alegria. A família cristã é o povo mais feliz da terra. É o povo que vai morar no céu. Você já é da Família de Deus?
Cânticos - com a congregação, dirigidos pelo Conjunto de Jovens (UMP)

Jogral - pelos adolescentes (UPA)
Todos – Deus, dá-nos lares!
1 – Lares cujos pais desempenhem seu dever com sacerdotal devoção.
2-3 – Lares cuja alegria tenha um brilho de longo alcance.
4 – Lares que saibam conservar-se isentos da corrupção do mundo.
Todos – Deus, dá-nos lares!
1-2 – Lares cujas mães sejam rainhas do amor.
3-4 – Lares que eduquem os filhos no são temor do SENHOR.
Todos – Lares que sejam uma razão constante da juventude que neles cresce.
1 – Deus dá-nos lares!
2 – Lares cujos filhos obedeçam e honrem seus pais.
3 – Lares que sejam um aconchego de luz em doce e santificado retiro.
4 – Lares onde os pais não irritem os filhos, mas saibam discipliná-los com amor.
Todos – Deus, dá-nos lares!
1-2 – Lares onde a Bíblia seja ensinada e vivida, dia a dia.
3-4 – Lares com o Espírito de Cristo em toda a família.
Todos – Lares contagiados pela semelhança do céu.
Louvor - participação das crianças cantando (UCP)

A FAMÍLIA ESCUTA A MENSAGEM DE DEUS
Leitura Bíblica e Mensagem (o pregador escolherá um texto aplicado à família)
Louvor - pelo Coral da SAF
A FAMÍLIA SE CONSAGRA A DEUS
Litania de Consagração - o pastor será o dirigente e orientará para que todos participem, lendo no momento devido.
Pastor – Pela instrução que a Palavra de Deus nos dá acerca da família,
Todos – louvemos ao SENHOR!
Pastor – “Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus é o único Senhor. Amarás, pois, o Senhor, teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força. Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te. Também as atarás como sinal na tua mão, e te serão por frontal entre os olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas”.
Pais e Mães – Senhor, a ti consagramos nossos filhos e pedimos-te a graça de estarmos sempre prontos e atentos para ensinar-lhes a tua palavra.
Pastor – “Ensina a criança no caminho em que deve andar e, ainda quando for velho, não se desviará dele.”
Crianças – “Ensina-nos, Senhor, o caminho dos teus decretos, e os seguiremos até o fim.”
Pastor – Há um mandamento com promessa. Qual é?
Crianças – “Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor, teu Deus, te dá.”
Pastor – Disse Jesus: “Deixai vir a mim os pequeninos, não os embaraceis, porque dos tais é o reino de Deus.”
Todos – Quem não receber o reino de Deus como uma criança de maneira nenhuma entrará nele”.
Pastor – “De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho?”
Jovens – “Observando-o segundo a tua palavra. Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti.”
Pastor – “Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade.”
Jovens – Como saberemos o caminho?
Mães – Fazei tudo o que Jesus vos disser.
Pais – Temos da parte de Jesus, este grande mandamento: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração e amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Todos – Querido Pai, faze de nós, aqui reunidos em família, a cada dia mais firmes na fé em Cristo e que, unidos pelos laços do amor, possamos dizer como Josué: “Eu e a minha casa serviremos ao Senhor”. Amém.
A FAMÍLIA AGRADECE E SE DESPEDE
Louvor - pelo Coral da Igreja
Oração de gratidão pela existência da família – pelo Conselheiro da SAF
Cântico – “A Bênção Antiga” – por todos, de mãos dadas.
“Tua vida amigo
Seja sempre para o melhor
Que o sol aqueça o teu viver
Que a chuva caia leve no teu lar
E até nos encontrarmos outra vez
Que Deus, que Deus te segure em suas mãos
Que o Senhor te abençoe e guarde
Que o senhor sobre ti levante o rosto
E te dê paz”
(Observação: Caso este cântico não seja conhecido da Igreja, em seu lugar todos podem recitar a oração do Pai Nosso, de pé e de mãos dadas)
Bênção Apostólica - pastor
Poslúdio Instrumental