quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

CULTO INFANTIL

O culto infantil existe para ENSINAR a criança no caminho em
que deve andar, ou seja, na presença de Deus. É o momento onde se
aprende a orar, a cantar, a conviver em grupo com outras crianças, e
também é o momento onde APRENDEM a Palavra de Deus, numa
linguagem simples, porém com sabedoria.


O preparo dos professores:

Assim como em qualquer escola secular, os professores devem sempre estar muito bem
preparados para o ensino bíblico. Geralmente a criança é muito curiosa, e por certo, lhe fará
perguntas que pode levar o professor despreparado a um sentimento de “vergonha”, causando
assim uma impressão ruim para a classe. Porém, o professor não tem a obrigação de saber tudo.
No entanto, deve usar de sabedoria para esta ocasião, dizendo que vai pesquisar e no próximo
encontro lhe dará a resposta.

O professor deve buscar ter bastante conhecimento da lição que será ensinada. Se possível
não fique apenas na leitura do material utilizado, busque outras traduções bíblicas, outras
referências, que lhe ajudarão muito no desenrolar da história. Ter uma Bíblia na Linguagem de
Hoje, seria muito sábio da parte dos professores, pois a leitura nunca deve ser feita de maneira
complicada e sim com palavras conhecidas destes pequeninos.

O professor deve ser preparado não apenas no conhecimento bíblico, mas em primeiro
lugar deve ter sua vida no altar de Deus. Precisa manter um bom testemunho dentro e fora de
casa. Precisa manter uma vida de oração, consagração e separação do pecado. O preparo na vida
no professor começa de dentro para a fora!

? O professor e o seu preparo pessoal

1. Comunhão íntima e diária com Deus é essencial. Para isto precisamos:
? Ouvir: nos cultos, estudos bíblicos e treinamentos.
? Ler: comer a Palavra de Deus, seguir uma leitura programada por assuntos ou por livros
da Bíblia.
? Estudar: Buscando uma leitura mais aprofundada da Bíblia, conhecimentos em livros e
comentários bíblicos.
? Decorar: Memorizando aquilo que lemos (Salmos 119:11), para não pecarmos
? Meditar: O que a Palavra de Deus está dizendo e como isto se aplica a você! Sl1:2
2. Oração: A oração é o fôlego da alma. Vivemos por meio dela. Nossa oração precisa Ter:
? Adoração: Cultuando a Deus pelo que Ele é. (Sl 145; Mt 6:9)
? Louvor: Agradecendo pelo que Ele tem feito. (Sl 107:1-9)
? Confissão: Arrependimento e confissão de pecados.(I João 1:9; Sl 51; Mt6:12)
? Petição: Expondo a Deus nossas necessidades. (Mt 6:11-13)
? Intercessão: Pedindo em favor de nossos alunos( Ef 1:16-19; 6:18)

A CRIANÇA E A SALVAÇÃO

A CRIANÇA E A SALVAÇÃO
FONTE: IGREJA PENTECOSTAL DO EVANGELHO PLENO
Ministério de Avivamento Mundial Maranatha

Levar uma criança à Cristo é mais que uma responsabilidade, é um mandamento do Senhor... “Ide
por todo mundo e pregai o evangelho a toda criatura.”, podemos levar crianças a Cristo em qualquer
lugar e a qualquer hora: em nosso lar, na classe de crianças, no culto familiar, viajando, na praia ou na rua;
onde quer que façamos o trabalho, há certos passos que devemos seguir para que a criança entenda aquilo
que está fazendo, a fim de ela realmente nascer na família de Deus e ter certeza de ser salva desde aquele
momento.
Observações gerais:
? Devemos recordar sempre que quem converte uma pessoa não é o professor e sim o Espírito
Santo de Deus;
? Há imensa variedade de caminhos através dos quais as pessoas chegam a Deus, é impossível
determinar uma regra que se aplica a salvação de todos (Vários métodos)
Passos a seguir ao levar uma vida a Cristo:
1. Mostre-lhes sua necessidade da salvação (Rom. 3:23; Isa. 53:6).
2. Aponte-lhes o caminho da salvação - Cristo, o filho de Deus, crucificado em nosso
lugar, ressurreto dos mortos (I Cor. 15:3, 4).
3. Leve-a receber o presente da salvação (João 1:12; Ef. 2:8, 9).
4. Mostre-lhe pela Bíblia, que, tendo recebido Cristo como Salvador, agora tem a salvação
(João 3:36).
Plano de Salvação
O Plano de Salvação deve ser aplicado a toda criança que não recebeu a Jesus ainda. Mesmo depois
da conversão a criança deve estar sempre ouvindo sobre o Plano de Salvação (de preferência que em todo
estudo se introduza alguns deles, ou todos se for possível).
Mensagem do Plano de Salvação:

1- Deus é Criador, Santo, Justo e Amor. (Jo 3:16)
2- Jesus, o único e perfeito Filho de Deus. (Rm 5:8)
3- Todos somos pecadores. (Rm 3:23)
4- Jesus morreu em nosso lugar, derramando seu sangue por nós. (1Co 15:3)
5- O Salvador ressurreto e exaltado.(1Co 15:4)
6- A salvação é um presente que precisa ser recebido. (Rm 6:23)

Pode ser mostrado como abaixo ou também como o Espírito Santo te tocar: Há cinco degraus que
nos conduzem à salvação. É necessário subí-los (reconhecê-los) se quisermos ser salvos:
1- Sou pecador.
2- Deus me ama.
3- Cristo morreu por mim.
4- Eu aceito Jesus como meu Salvador.
5- Tenho a vida eterna.

1- Sou pecador- Rom.3:23 "Todos pecaram e carecem da glória de Deus."
2- Deus me ama - Jo 3:16 "Deus amou tanto o mundo, que deu o Seu único Filho, para que todo aquele que
nele crê não morra, mas tenha a vida eterna“.
3- Cristo morreu por mim-1Co 15:3 "Cristo morreu pelos nossos pecados... foi sepultado e ressuscitou..."
4-Eu recebo (aceito) Jesus - Jo 1:12 "A todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de
Deus; a saber: aos que crêem no seu nome."
5- Tenho a vida eterna - Jo 11:25 "Quem crê em mim, ainda que morra, viverá."

Métodos para apresentar a mensagem da salvação
? Livros sem palavras
? Fantoches
? Cartões
? Tudo mais que você criar... Sempre com os pontos básicos do plano de salvação
O CONVITE PARA A SALVAÇÃO
Chamado também de apelo, consiste em se dar oportunidade a criança de se apropriar do Presente
da Salvação. O Espírito Santo age na vida da criança, operando o novo nascimento. O convite para a
criança receber o Salvador, seguido de uma ação visível, é o elo para se identificar àquela que está
interessada e precisa de ajuda. Não deve ser algo que emocione, assuste, pressione ou persuada a criança.
O apelo possui algumas características que devem ser observadas:

- Deve ser claro, curto, pessoal, bíblico e positivo. Deve ser compreensível à criança e coerente com o fato
da história e os demais pontos da Mensagem da Salvação.
- Deve ser num ambiente em que esteja tudo calmo e organizado, para que não haja interrupções.
- Deve haver uma manifestação visível por parte da criança, com gesto ou palavra.

REUNIÃO COM PAIS E PROFESSORES

ASSUNTO:
Pesquisar com pais e professores sobre a EBD e Culto infantil antes de planejar.


Em geral no fim do ano a gente começa a se preocupar e planejar o ano seguinte.
Diversas perguntas passam pela cabeça de professores e coordenadores: Vamos manter o mesmo material didáctico? Livro do professor, revistas, flanelógrafo, fantoches, etc...? Quais são as datas especiais? O que vamos fazer com as crianças em cada data comemorativa da igreja?

Mas, antes de mais nada, seria proveitoso saber se o que foi feito no ano que está acabando foi eficaz!

Calma, não é o caso de aplicar prova às crianças! Mas, você pode perguntar a elas:
· O que você mais gostou de fazer este ano na EBD?
· O que foi ruim na nossa EBD?
· Que brincadeiras / actividades você gosta de fazer?
· Qual história / tema ainda se lembram?
E outras que sejam relevantes.

Aos pais, você poderia perguntar:
· Quando chegam em casa, as crianças sabem a história daquele dia?
· Elas contam espontâneamente o que fizeram, ou vocês, pais, tem que perguntar?
· Elas lembram o versículo memorizado no domingo durante a semana?
· Alguma das actividades deste ano ainda é lembrada até hoje pelas crianças?
· Ao se aproximar o domingo, qual a reacção dos seus filhos? Vontade e alegria de ir a igreja ou desânimo?
· O Culto Infantil está te ajudando como pai/mãe a ensinar a seus filhos sobre Deus?
· O que seus filhos mais gostam do Culto Infantil?
· Quais as reclamações dos seus filhos?
· Você, como pai, tem alguma sugestão ou crítica? E outras que sejam relevantes.

Aos professores também é bom perguntar:
· Quão fácil foi de trabalhar com o material escolhido?
· Quais das actividades eles mais gostaram ao longo do ano?
· Quais actividades não deram bom resultado?
· Que ajuda eles acham que precisam para melhorar suas aulas?
· Se eles conhecem algum outro livro que possam sugerir para o próximo ano? E outras perguntas que sejam relevantes.

Ao se preparar para o novo ano, leve em consideração as respostas e consulte também a Deus em oração! Ele terá sempre as respostas corretas.

DICAS PRA TRABALHAR COM MENORES DE 3 ANOS

Creche: Dicas para trabalhar com menores de 3 anos

FONTE: IGREJA DA GRAÇA

Muitas e muitas vezes me deparei com pessoas que trabalham com crianças nas igrejas dizendo que não adianta ter uma creche ou qualquer trabalho com os pequeninos e bebês "porque eles não entendem mesmo".
Mas, é preciso lembrar que bebês só aprendem e se desenvolvem se tiverem contato com pessoas. Bebês aprendem por observação, convívio, estímulo, carinho e cuidado. E portanto, nunca é cedo para começar a falar de Deus com eles.
Claro, as respostas não serão imediatas, não serão na forma de uma "prova" escrita ou de recitar um versículo bem memorizado. Mas um trabalho bem feito na terna idade ajudará o bebê a perceber a igreja como um local agradável, onde se encontram os amigos, onde ele pode brincar, cantar, sorrir e também ser confortado.
As dicas a seguir visam apenas ser uma orientação inicial. Como sempre, eu sugiro que você pesquise, se informe com profissionais da área, leia e pratique e, claro ore a Deus antes de decidir abrir uma creche na sua comunidade.

O Local

A sala a ser usada precisa ser limpa e arejada, e mantida em temperatura agradável.
O chão preferencialmente deverá ser de material fácil de limpar e agradável ao tato, porque bebês passam muito tempo brincando no chão. Algumas almofadas ou cadeirinhas próprias (tipo Bebê-Conforto) são necessárias para acomodar os que ainda não tem muita firmeza em ficar sentados.
Separe um local para trocar fraldas. Ter um banheiro próximo que as crianças possam usar também é recomendável, para aqueles que já sairam das fraldas.
As paredes devem estar limpas e bem cuidadas. Toda a decoração que você colocar deve estar na altura dos olhos das crianças e se possível coloque alguma coisa interessante também de ser vista por quem está deitado no chão. (Se você se sentar e deitar no chão e observar o ambiente vai ter uma idéia do ponto de vista do bebê).

Saúde e segurança

Informe-se sobre as normas de segurança para creches em sua cidade. Coisas como: quantos adultos para cada bebê, procedimentos em caso de incêndio ou acidentes, etc..
Mantenha um registro e informe-se com os pais sobre os hábitos de cada criança, alergias, horas de comer e de dormir.
É importante estabelecer regras com os pais: Caso o bebê precise ser alimentado os pais devem trazer a comida pronta e mamadeira preparada para você dar ao bebê? Ou os pais virão à creche quando for hora do bebê comer?
Troca de fraldas: os pais devem trazer todo o necessário (fraldas e etc) - recomendável para evitar contaminação e riscos de alergia - numa sacola identificada com nome. O pessoal da creche mesmo troca as fraldas ou chama os pais para fazê-lo?
Lembre-se que o entra e sai de pais pode causar problemas. As crianças podem se sentir inseguras se vêem pais de outras crianças entrando e os dela não.

Dicas e Actividades

Pesquise sobre desenvolvimento do bebê em cada idade para saber mais sobre este assunto
· Familiaridade: Bebês precisam se sentir confortáveis e ter familiaridade com o local. Evite mudanças bruscas na decoração e mantenha os mesmos professores (os primeiros dias serão difícies até os bebês acostumarem com as pessoas). Procure fazer a rotina sempre igual, mesmo que o tema seja diferente.
· Exploração: Procure maneiras de passar a mensagem com objetos: brinquedos, blocos de madeira, quebra-cabeça, etc... que as crianças possam tocar, explorar e brincar pelo tempo que quiserem. Esteja antento para comprar brinquedos adequados à idade, sem peças pequenas que possam ser engolidas. Objetos fáceis de lavar e limpar e que possam ser levados à boca, porque nesta idade a boca é a parte do corpo com mais terminações nervosas e portanto a forma preferida de descobrir novidades. Bebês aprendem com os sentidos e é bom se podem usar todos ao mesmo tempo.
· Imitação: às vezes as crianças gostam de imitar exatamente o que você faz. Explore então gestos (exagerados) que eles possam imitar. Também é interessante ter na sala um espelho de corpo inteiro onde eles possam se ver.
· Música, rítmos, sons, rimas: bebês respondem rapidademente a música. Use músicas simples, curtas e agradáveis, com rítmo fácil de acompanhar com palmas ou chocalhos. Repita inúmeras vezes as mesmas músicas, para dar chance das crianças as aprenderem.
· Resposta: Bebês entendem muito mais do que podem falar. Alguns cientistas dizem que bebês são capazes de entender 100 palavras para cada 1 que balbuciam/falam. Não espere, portanto, que os bebês sejam capazes de responder à uma pergunta lógica. À medida que começam a aprender a falar, bebês usam primeiro palavras para designar objetos (substantivos) como coisas e pessoas de seu dia a dia. Depois evoluem para palavras que designam ações (verbos) e por último, somente lá pelos 2 anos e meio, é que começam a desenvolver o vocabulário para idéias (adjetivos e conceitos abstratos). Você pode conversar com as crianças usando todo o seu rico vocabulário, mas lembre-se que as respostas serão mais simples.

Brinquedos e livros

Ao invés de comprar brinquedos e objetos para creche, faça uma campanha na sua comunidade: brinquedos usados em bom estado; carpinteiros podem fazer blocos de madeira com retalhos (lembre de pedir que sejam extra-lixados e bem acabados para não soltar farpas); faça uma gincana com os jovens para arrecadar brinquedos, fraldas descartáveis, roupas de bebê; junte recicláveis e os venda ou troque por brinquedos; use objetos caseiros: panelas, baldes e bacias de plástico, colheres, peneiras, etc.. Bonecos e livros de pano podem ser confeccionados por costureiras da comunidade, e desenhados com caneta e tinta para tecido.

Bíblias: procure nas livrarias os títulos: Bíblia do Bebê, Minha primeira Bíblia, etc.. São livros de cartão grosso, com poucas páginas, grandes ilustrações e apenas uma frase. Em geral depois da frase tem sugestões de atividade. Ex.: "Deus criou as pessoas e também você. Aponte com seu dedinho uma pessoa."

Livros: livros de pano, plástico ou cartão grosso com orações, poemas, pequenas frases e muitas figuras são ótimos. Principalmente livros resistentes que as crianças possam abrir, ver, atirar longe...

Quebra-cabeças: com peças de papelão (cerca de 8x8cm cada), ideais para crianças a partir de 2 anos. Eles são para montar no chão e formam uma figura grande e simples. Aqueles de borracha que formam um tapete também são divertidos.

Blocos: bloquinhos de madeira, brinquedos de montar tipo Lego, Multiplo, Mega Blocos, etc... são ótimos e ajudam a desenvolver a habilidade motora. Você pode construir quase qualquer coisa com as crianças: a arca de Noé, muralhas de Jericó, uma cruz, uma tumba, etc..

Bichinhos e bonecos: pelúcia, pano, plástico, madeira... sempre lembre de verificar se são adequados à idade. Podem ser usados para histórias da criação, arca de Noé, Daniel na Cova dos Leões, Davi e Golias, Jonas, etc..

Objetos caseiros: além de permitir às crianças repetir atividades que veêm os pais em casa fazerem, como cozinhar, limpar, etc.. podem ser usadas para histórias como a de Marta e Maria, ou para fazer música e batucada.

Lembre-se: conte uma história simples e curta. Permita às crianças explorarem o ambiente e brincarem com o que, quando e como desejarem. Cante músicas com rítmo agradável e as incentive a bater palmas ou pés junto. Seja versátil: com esta faixa etária não é possível ter uma aula rígida. Faça um planejamento mas esteja disponível para as crianças e respeite o rítmo e nível de cada uma.

MEMORIZANDO VERSÍCULOS

Memorizando Versículos


1. Explique o significado do verso

2. Certifique-se de que as crianças entendem o significado de todas as palavras, principalmente as difíceis, para evitar que memorizem coisas que não entendam ou desenvolvam conceitos errados.

3. Ajude as crianças a procurar o versículo em suas próprias Bíblias.

4. Ajude as crianças a fazerem associações de imagens ao versículo, se ele permite isso. (que imagem vem a sua cabeça ao falar a palavra "Nike"? É a marca bem conhecida ou um de seus produtos; isto acontece porque a empresa associou o seu emblema... Associações com imagens, ajudam a Palavra de Deus a permanecer nos corações das crianças).

5. Mescle o verso com todos os aspectos da história/lição

6. Prepare-se como professor: Saiba o verso que você vai ensinar de memória. E o coloque em local bem visível a todos na sala (quadro de giz, cartaz, etc..)

7. Parabenize através de palavras ou prêmios. Psicólogos nos lembram que memorização acontece com maior eficiência se algum tipo de recompensa é dado ao aluno - seja cumprimentos, certificados, troféus, prêmios...

8. Descubra o que motiva cada uma das crianças a aprender a Palavra de Deus. Para umas, basta desafiá-las a guardar a Palavra de Deus em seu coração; para outras é necessário algum tipo de recompensa palpável.

9. Para guardar a referência, diga o nome do livro, capítulo e verso antes e depois do verso em sí.

10. Para todas as idades a chave para a memorização é a repetição. Torne-a divertida! Seja criativo! Versos estudados apenas uma vez são facilmente esquecidos. Revisões ajudam as crianças a guardar o que aprenderam e as ajudam a tornar o verso parte de suas vidas.

11. Seja selectivo: é preferível aprender uns poucos versos e sabê-los do que tentar memorizar muitos versos e não consegui-lo bem.

12. Não despreze, não menospreze ou contribua para uma sensação de fracasso naqueles que aprendem mais devagar.

13. Mande o verso para casa, de alguma forma impressa/escrita. Se possível algo que a criança mesma tenha feito.

14. Seja criativo! A chave para ensinar a decorar versículos a crianças está na palavras VARIEDADE. Um professor eficiente vai encontrar maneiras diferentes e divertidas de ensinar as Palavras de Deus.

ATIVIDADES ARTISTICAS

Como lidar com actividades artísticas?
FONTE: IGREJA DA GRAÇA

v Conheça bem a técnica de arte e saiba como empregá-la antes de oferecê-la às crianças (faça uns testes em casa, veja quanto tempo a actividade leva, explore variações, veja o que é necessário).

v Lembre que a experiência criadora da criança é mais importante para o seu desenvolvimento que o resultado final (dê liberdade para que criem!).

v Não espere realismos e não julgue o trabalho pelo padrão dos adultos. Sente-se ao lado da criança e deixe que ela lhe diga o que fez (ao invés de perguntar: "Isso é um carro?!"; diga "Gostei do seu desenho; qual a sua parte favorita? O que te deu mais trabalho para fazer?")

v Lembre-se que a criança pequena representa em tamanho maior o que é mais importante para ela.

v Incentive, encoraje e saiba apreciar o resultado do esforço infantil. Não fique procurando coisas "erradas" apontando-as ou consertando-as.

v Chame a atenção das crianças para o seu dia a dia, incentive-as a serem observadoras, a registrarem as suas experiências e proporcione a elas vivências interessantes. Assim enriquecerá a expressão gráfica e oral delas.

v Não interfira ou modifique o trabalho da criança (a expressão gráfica livre é registro da personalidade infantil).

v Exponha sempre trabalhos de todas as crianças (se forem muitas, estabeleça um rodízio). Permita à criança dizer qual de seus trabalhos quer ou não expor.

v Apoio afectivo é indispensável à expressão criadora. Mantenha sempre uma relação de amizade com suas crianças.

EXEMPLOS DE ATIVIDADES DINÂMICAS

Sugestões e exemplos de actividades dinâmicas
FONTE: IGREJA DA GRAÇA

æ Colocar a criança na situação de um dos personagens.

Antes de contar a história de Zaqueu propor que uma suba na mesa e observe as demais no chão e deixar que comentem suas reacções; ou na história de um cego, antes de começar a história, proponha que fechem os olhos e tentem caminhar até o outro lado da sala ou abrir um pacote, e ouvir as descobertas e sentimentos. Na história da dracma perdida, esconder moedas na sala, para que as crianças procurem (podem ser moedas de chocolate).

æ Explorar o conhecimento prévio das crianças.

Na mesma história de Zaqueu, ao invés de experimentar subir na mesa, perguntar e ouvir os relatos das crianças sobre quando já subiram em árvores e qual a sensação que tiveram. Se a história fala de um mendigo, perguntar sobre os mendigos que vêem na rua, como será que eles se sentem, etc...

æ Permitir que participem durante a história.

1. combinar no início da aula, cada vez que aparecer o cachorro na história vocês devem dar dois latidos e cada vez que alguém bater à porta, vocês batem 3 vezes na mesa. (especificar bem a quantidade para evitar bagunça e dispersão).

2. distribua as figuras de personagens da história antes de começar e peça a cada criança que coloque o seu personagem na hora em que ele aparecer na história. (Ex. na história da ovelha perdida, prepare as ovelhas antes da aula com as crianças e peça que as segurem; quando você falar que o pastor tinha muitas ovelhas, peça às crianças que as coloquem na mesa; quando uma fugir, você mesmo a tira e continua a história.

æ Dramatização (cena muda / mímica / fantoches)

1. Para fixação da história, divida a turma em grupos e peça que cada grupo encene, sem palavras ou com bonecos que eles mesmos façam usando sucata, uma parte da história e deixe os outros adivinharem que parte é (você pode distribuir papéis com as cenas ou deixar que eles escolham as partes que mais gostaram).

2. Formar duplas, e cada dupla tem que inventar uma cena ou mímica, para que os outros adivinhem, sobre como usará o que aprendeu na história no seu dia a dia.

æ Painel (em grupo)

1. Colagem - com recortes de revistas e papel colorido, sobre uma folha de papel bem grande, criar a cena mais interessante da história.

2. Colagem de palavras - depois de contar a história, pedir que digam palavras, sentimentos, expressões que reflitam o que pensam sobre a história e fazer uma colagem usando todas as palavras recortadas de revistas, ou escritas em pedaços de papel colorido.



æ Fazer um objeto ou produto que seja importante para a história

Na parábola do fermento, preparar uma massa de pão no início da aula, no final observar quanto cresceu, e levar para casa para assar. Usar argila ou papier-machê para fazer objetos: cesta de papier-machê - inflar um balão, e alternar cola branca e tiras de jornal; na última camada usar papel colorido (revistas); deixar secar um pouco e estourar o balão. Cortar a borda superior e fazer as alças de tubos de papel de revista trançados.

æ Envolver a comunidade

1. Trazer uma pessoa para ser entrevistada ou contar seus relatos na aula (ex. Batismo, trazer um pai com fotos do batismo de seus filhos; uma pessoa que esteve doente e sentiu Deus agir na sua cura, etc..)

2. Preparar cartões sobre a mensagem da história aprendida para serem distribuídos aos adultos após o culto. No domingo de Ramos, levar as crianças a enfeitar o pórtico da igreja, durante o culto, para surpreender a comunidade na saída. Preparar lembrancinhas para serem levadas a amigos na escola, ou a vizinhos; ou a pessoas doentes num hospital.

OUTRA IDÉIA DE CULTO INFANTIL DINÂMICO

Como fazer um culto infantil mais dinâmico?
FONTE: IGREJA DA GRAÇA

Ö Decida um formato.

Ter um pouco de rotina é bom, pois ajuda as crianças a se sentirem à vontade, mas você não precisa ser rígido: pequenas mudanças na rotina, variações nas actividades, uma data especial, tudo isso gera curiosidade e prazer.

Por exemplo, o seu formato básico poderia ser assim:

1. Cumprimentos: diga Bom Dia! e cumprimente as crianças pelo nome, sorria, demonstre prazer em recebê-las.
Você pode fazer uma chamada como na escola, mas ao invés de cada criança dizer 'presente', para cada dia você terá um tema "hoje quando eu chamar o seu nome, você vai me dizer a sua cor favorita".
Ou você pode ter um quadro com os nomes de todas as crianças e assim que elas chegam elas colam um adesivo.

2. Música: intercale canticos conhecidos com outros novos (se você só usa canticos novos, as crianças se sentem frustradas; se você usa cantos que elas já conhecem e podem participar e ensina um ou dois novos, é mais interativo). Os canticos podem ser relacionados com o tema do dia ou do mês, ou podem ser um canto de boas vindas, tipo "Bom dia, bom dia amigo..."

3. Oração: é importante que as crianças se habituem a orar. Alterne: as vezes um adulto ora; as vezes uma ou mais crianças oram em voz alta. Faça orações em círculo, de mãos dadas; individuais, cada um na sua; em silêncio ou em voz alta.

4. Introdução ao tema: pode ser uma música, uma brincadeira, uma conversa...

5. Mostre algum objecto que irá aparecer na história, pergunte sobre as experiências das crianças sobre o tema da história (por ex.: quem já foi pescar? no dia em que você vai falar da pesca maravilhosa)

6. Tema: pode ser por dia ou pode ser um tema por mês/bimestre com várias histórias e actividades interligadas. É muito importante que você escolha uma forma apenas para apresentar o tema: Conte a história ou faça um jogo ou dinâmica, etc... Depois que você aprensentar o tema, dê uma chance as crianças de responderem, assimilarem, trabalharem por si mesmas o conteúdo. Isso pode ser uma conversa ou como descrito abaixo.

7. Resposta ao tema: pode ser arte, trabalho escrito, jogo. Dê oportunidade as crianças de recontar a história nas suas próprias palavras ou de responder ao tema com expressão artística.

8. Encerramento: com cantico, oração, bênção e envio. Você precisa terminar o dia; é muito importante dar um fim claro às actividades, demonstra respeito, não só a Deus e as actividades que você preparou como às crianças.

9. Despedida: Faça deste um momento agradável e informal. É neste momento que você conversa com os pais, diz a eles o que os filhos fizeram durante o dia, elogia um bom comportamento e a participação. Dê uma atenção também as crianças, diga que você gostou que elas vieram e que gostaria de vê-los novamente no próximo domingo. Quem sabe algumas vezes você prepara um suco com biscoitinhos e promove um rápido papo para integração das famílias.


Ö Varie!
· Faça um jogo para ver se todos sabem os nomes uns dos outros;
· Traga instrumentos musicais para as criancas acompanharem o canto (chocalhos, triângulos e coquinhos todos podem usar);
· Traga um CD com o playback das músicas ou com a história do dia;
· Conte a história: usando fantoches; usando flanelografo; usando objetos; usando livro; outra só com a sua voz e gestos.
· Monte um teatro, jogral ou encenação (com as crianças ou com os pais e avós para contar a história);
· Não conte história alguma: faça uma dinâmica de grupo ou brincadeira que leve as crianças a pensar sobre o tema do dia ou sobre o que o texto bíblico quer dizer (isso funciona melhor com crianças acima dos 8 anos);
· Promova uma festa, talvez com os pais junto. Convide as criancas para orarem; Dê directrizes: cada um vai falar 'obrigada por...' e depois 'Deus abençôe...');
· Involva as crianças na bênção: tem inúmeras cantigas simples e versinhos, como: "Deus te abencoe" - cada um coloca a mao sobre a cabeca do vizinho; "Deus te proteja" - cada um coloca a mao sobre os ombros do vizinho; "Deus te de a paz" - as pessoas se abraçam (se estiver fazendo isto em círculo, é só passar o braço na cintura do vizinho e espremer o círculo em direçãoo ao centro).
· Saia da sala de aula. Vá para o jardim (cuidado que é mais dificil manter a atenção!) ou para a igreja, ou mesmo para a cozinha .

Vá com calma!
Não adianta querer usar todas as sugestões acima no mesmo dia. Escolha uma para cada encontro, ou escolha uma por mês para experimentar. Use aquelas que você gostar com mais frequência, mas não tenha medo de testar uma ou outra novidade.


Divida o trabalho
Faça um "banco de talento" - descubra o que as pessoas que trabalham com o culto infantil gostam de fazer. No nosso grupo de professores, duas são excelentes músicas; outras duas são boas contadoras de histórias; uma terceira tem uma voz doce que sempre acalma aquela criança que está chorando e as mais jovens tem energia para correr e brincar! Faça um rodízio entre as pessoas; se você trabalha em duplas, tente alternar as duplas.

Descubra também outras pessoas que podem ajudar na comunidade.
Ore, ore, ore...

DICAS PARA TRAZER CRIANÇAS PARA O CULTO INFANTIL

Como convidar e trazer crianças para o Culto Infantil?
FONTE: CURSO IGREJA DA GRAÇA

Algumas dicas:

Não faça um discurso nem ameaças. Evite impor muitas regras (ex. têm q vir todo o domingo; se faltar uma aula perde pontos, etc..).
Use 'reforço positivo': quem vem ganha uma estrelinha numa cartela, por exemplo, e no final de tanto tempo, podem trocar as estrelinhas por um brinde ou uma actividade especial; faça um quadro do "aluno do mês" para colocar os nomes e/ou fotos daqueles que vieram a mais de 50% ou 70% dos encontros no mês anterior (comece com um alvo baixo e vá aumentando aos poucos até o quadro ser exclusivo dos que vem a mais de 90%). Faça pequenas apresentações das crianças nos cultos (homenagem ao Dia das Mães, ao Dia dos Pais, etc..) isso costuma motivar as famílias a vir; mas seja comedido, se fizer toda semana "gasta".
Aprenda os nomes das pessoas: Se apresente. Convide, converse pessoalmente com os pais, procure conhecer as crianças e conversar com elas: comece por aprender o nome de cada um.

Faça algumas actividades "para familia" Por exemplo, convide os pais a virem com os filhos para um almoço especial só deles ou faça uma atividade de arte para todos juntos (pode ser colagem, pintura, etc..). Uma parte do problema pode ser que os pais não conhecem os professores da ED e não confiam que estas pessoas vão cuidar bem de seus filhos. Se você se apresenta e também aos outros outros professores, convida para verem a sala ou participar da ED com as crianças, você ajuda a tranquiliza-los.

Comece! Com três ou quatro alunos mesmo. É difícil trabalhar com grupo tão pequeno, mas faça um bom trabalho e a propaganda boca a boca se encarregará de trazer mais alunos.
Promova amizade: Faça jogos e brincadeiras para as pessoas se conhecerem e fazerem amigos; é muito mais facil voltar a um lugar onde você sabe que vai encontrar aquela pessoa com quem você pode conversar ou brincar. Dê um tempo para o pessoal confraternizar: um cafezinho ou um copo de suco são o suficiente para incentivar o pessoal a ficar mais uns minutos e bater um papo. Tenha alguns ajudantes, pessoas que vão ficar de olho naqueles que estão se sentindo meio inseguros ou constrangidos. Cabe a estes ajudantes se aproximarem, conversarem, apresentarem uns aos outros.

Não desanime É super difícil manter a motivação quando o grupo é pequeno, as pessoas não vêm, não há compromisso. Mas, desânimo é contagiante. A boa notícia é que empolgação e força de vontade também são contagiantes. Se você tem alegria genuína pelo trabalho que está fazendo as pessoas vão perceber e aos poucos se enganjar também.
Ore, ore, ore Deus te abençoará.

PLANILHA HISTÓRIA BIBLICA (CULTO INFANTIL)

COMO IMPLANTAR A EBD EM SUA IGREJA

COMO IMPLANTAR A EBD EM SUA IGREJA

Se sua igreja deseja crescer, use as leis de crescimento da ED.
A Escola Dominical é parte integrante da igreja. Não é uma organização independente, é a própria igreja ensinando a Palavra de Deus. Por isto, deve estar subordinada em tudo à igreja e ser sustentada por ela.
Jesus, ao estabelecer a Igreja, deu-lhe a tarefa de representá-lo no mundo. Ele foi muito claro naquilo que a Igreja deve fazer. “Fazei discípulos de todas nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos”,
Mt 28.19-20.
O sucesso de uma igreja é evidente quando seu pastor reconhece que o melhor lugar para ensinar a parte básica da vida cristã, tanto para o crente como para o não crente, é a Escola Dominical.

Investimento
Se sua igreja deseja crescer, use as leis de crescimento da ED. Invista na criança. Comece com o Departamento Infantil. Essa é a idade propícia para a aprendizagem.
“Esforça-te e tem bom ânimo, e faze a obra; não temas, nem te desalentes, pois o Senhor Deus, meu Deus, é contigo... para toda boa obra para o serviço da casa do Senhor... também os chefes e todo o povo estarão inteiramente às tuas ordens”, 1Cr 28.19-21.

A Escola Dominical e seus objetivos
Toda escola tem necessidade de estabelecer a organização que lhe convém, a fim de alcançar o objetivo desejado.
Alcançar o povo - Este é o primeiro passo. Procure matricular todos os membros da igreja e seus filhos. Organize e desenvolva um trabalho de visitação, não somente aos crentes, mas a todos os vizinhos de sua igreja. Incentive o trabalho de testemunho pessoal. Explique aos novos decididos a importância do ensino da Palavra na ED.
Ensinar ao povo a Palavra de Deus - A Bíblia é o livro-texto da ED e, por isso, deve ocupar o centro do ensino. Devem ser observados a natureza, o conteúdo e o propósito da revelação bíblica. Através da ED, a Igreja planta a Palavra de Deus na mente do aluno (Mt 13.1-9,18-23).
Ganhar os perdidos - Onde quer que uma ED tenha sido implantada adequadamente, pessoas não salvas têm sido alcançadas. Havendo alunos não crentes na classe, torna-se necessário o professor criar, através do ensino da lição, uma oportunidade de convidar as pessoas para aceitarem a salvação em Cristo Jesus.
A Escola Dominical foi criada e funciona com o propósito de ganhar almas. Ela é, também, uma agência de evangelismo da igreja. Por isso, seu programa é preparado para contribuir direta e continuamente para evangelizar.
Desenvolver talentos - A igreja precisa prover a maturidade do novo e inexperiente crente e aperfeiçoar os membros através de estudos, atividades e responsabilidades na igreja ou nas organizações da mesma.
Estrutura da Escola Dominical
Devido ao amplo propósito da ED (evangelizar, doutrinar e treinar), torna-se necessário uma estrutura que funcione como “coluna vertebral” para que alcance sua clientela em toda sua abrangência (faixa etária, diversificação cultural e sexo). Deve ainda ser adequada aos recursos, disponibilidades físicas, humanas, econômicas etc.

Organograma
Diretoria
Pastor - Sendo o líder responsável e o real dirigente, precisa conhecer a organização e administração da Escola Dominical. A ele cabe o direito de escolher ou indicar pessoas para os vários cargos da Escola e preparar professores para o ensino bíblico. Ele é o principal professor da igreja, cabendo-lhe ensinar e doutrinar os professores e oficiais da Escola.
· Seu ministério de ensinar é obrigatório e não optativo (1Tm 3.2 e Cl 1.28).
· O professor deve participar das reuniões da Escola Dominical em sua igreja. Se for possível, de acordo com as circunstâncias, também ensinar uma classe como a dos oficiais.
Superintendente - É responsável diante da igreja pela programação, execução e avaliação do trabalho previsto no plano de ensino bíblico. Nas escolas filiais é chamado dirigente. Vejamos algumas características e tarefas do superintendente ou dirigente:
· Conhecedor da Bíblia. “Que maneja bem a Palavra da Verdade”, 2Tm 2.15. Para manejar bem a Palavra é preciso conhecê-la.
· Entusiasta. O entusiasmo, com seu raio de luz, dá nova vida aos negócios, a um grupo, a uma instituição, a uma pessoa.
· Assumir a liderança, determinando a organização, o horário e os meios para a Escola realizar suas tarefas.
· Conhecer o currículo da Escola Dominical. Traçar planos de trabalho para cada trimestre vindouro, reunindo toda a equipe a fim de discutir o que foi positivo e negativo no trimestre anterior.
Vice-superintendente ou vice-dirigente - responsável perante o superintendente pelo cumprimento de tarefas a ele determinadas e substitui o superintendente no seu impedimento. Ele ajuda o superintendente a realizar qualquer tarefa de sua responsabilidade.
Secretário - O secretário é responsável perante o superintendente da Escola Dominical pela execução dos trabalhos pertencentes à Secretaria da ED. A igreja pode eleger um segundo secretário a fim de ajudar o primeiro a cumprir as responsabilidades que seguem:
· Orientar os demais secretários da Escola, o programa de matrícula de novos alunos, como também a organização dos relatórios durante o ano;
· Manter em dia o fichário geral de arrolamento da Escola Dominical como de outros programas de ensino promovidos pela Escola através da Diretoria de Expansão;
· Recolher os pedidos de literatura e materiais necessários de cada Departamento, providenciando a compra junto à pessoa designada pela igreja;
· Providenciar anúncios de divulgação da Escola, visando o crescimento da mesma;
· Chegar cedo, verificar a arrumação da Escola junto a seus auxiliares e distribuir o material aos secretários de classe;
· Recolher, no horário determinado, as cadernetas de classes e os relatórios de cada departamento;
· Preparar o resumo do relatório dos departamentos, entregando-o ao superintendente ou diretor da Escola Dominical.
Diretor de expansão - Nas grandes Escolas, é indispensável a Diretoria de Expansão, onde o diretor é responsável, diante do superintendente da Escola, pela coordenação das atividades que proporcionam o desenvolvimento de uma Escola Dominical: escolas filiais, Escolas Bíblicas de Férias, concursos bíblicos, visitação, campanhas, congressos, encontros etc. Deveres e tarefas:
· Cooperar com o superintendente;
· Cooperar com os diretores dos departamentos;
· Visitar as escolas filiais, verificando as necessidades para um desenvolvimento melhor;
· Manter um programa sistemático e vigoroso de visitação às pessoas que não podem assistir à Escola Dominical;
· Manter um fichário de alunos, em perspectiva, a fim de facilitar o programa de visitação e matrícula;
· Programar, em época de férias escolares, a EBF, com o objetivo de oferecer uma atividade de extensão do estudo bíblico, e, também, como meio para alcançar novos alunos para a ED.
Tesouraria - Toda Escola Dominical precisa ter uma tesouraria para onde as ofertas serão encaminhadas e contabilizadas. O tesoureiro deve ser uma pessoa competente e que tenha boa recomendação de todos.
Ele recebe da Secretaria todas as cadernetas acompanhadas com as ofertas do dia e depois de verificar as anotações devolverá as cadernetas à Secretaria e prestará conta do dinheiro à Tesouraria-geral da igreja.
Biblioteca - Para uma Escola eficiente, é necessário o funcionamento de uma biblioteca para professores e alunos. Todos os livros devem ser escolhidos com cuidado a fim de atender às necessidades e desejos dos professores em ganhar almas e desenvolver vidas para a glória de Deus.
Diretoria musical - A Escola Dominical é também um culto a Deus. Não se pode cultuar sem que exista louvor. A música é o veículo que nos leva a Deus e que também é usada para anunciar o Evangelho. É por meio de cânticos que os cristãos dão grandes testemunhos de sua fé, e anunciam o que Cristo fez por eles e por todo pecador.
A igreja deve ter muito cuidado na escolha de pessoas que possam desempenhar bem esta função. Se há carência de pessoas capazes para dirigir os grupos infantis, é dever da igreja procurar pessoas com capacidade e treiná-las para este trabalho. O diretor musical deve ajudar a todos os líderes de departamentos nos seus programas musicais e ajudar todas as pessoas a participarem nos cânticos congregacionais.
Recepção - Pode ser feita pelos porteiros e introdutores da igreja, orientando os visitantes sobre o departamento correspondente à idade e onde fica.
O recepcionista deve providenciar acomodações, dando informações gerais da Escola aos alunos e visitantes. Ele deve ser gentil com todos pois toda pessoa gosta de ser bem tratada e bem recebida. “O que quereis que os outros vos façam, fazei também vós a eles”, Mt 7.12.

Atribuições de uma diretoria departamental
Qualquer departamento deve ter sempre duas diretorias: uma titular e outra auxiliar. Na ausência de uma, a outra a substituirá. Para isso, as duas devem conhecer bem o funcionamento do departamento em geral. Poderão dividir entre si as atribuições e responsabilidades que são:
· Deve ser a primeira a chegar e a última a sair;
· Ser responsável pela conservação de todo o material didático do departamento.
· Fazer o planejamento das atividades do ano;
· Estimular e incentivar os professores e ajudantes em tudo;
· Programar atividades extra Escola Dominical, como passeios, leituras, programas especiais, cultos, dramatizações, visitas, reuniões com os pais, palestras etc;
· Providenciar todo o material necessário para os professores e alunos, como revistas da Escola Dominical, gravuras ilustradas, material auxiliar, quadro-de-giz, flanelógrafo, quadro-de-pregas, mapas etc;
· Orientar os professores da Escola Dominical ajudando-os a preparar lições e demais atividades, visitando-os, compartilhando seus problemas se for solicitado, orando por eles, dando sugestões que possam ser realizadas;
· Manter a disciplina usando de energia dosada com muito amor;
· Ser responsável pela programação de abertura e encerramento: cânticos, histórias, campanhas, oração, leitura bíblica, avisos, cumprimentos a visitantes e aniversariantes etc, sempre obedecendo ao horário estipulado pela Superintendência;
· Organizar uma reunião mensal com os professores, abordando o planejamento do mês, o aproveitamento dos alunos, o melhoramento do ensino, problemas com os professores e alunos.

Atribuições dos professores
Tanto os professores titulares como os ajudantes são escolhidos pelos diretores com muita oração e direção divina, antes do início de cada ano. Os professores titulares são responsáveis pelo ensino da lição em classe, pela confecção dos trabalhos manuais da lição e da disciplina da classe. Os professores-ajudantes são responsáveis pelo estudo da lição de cada domingo e para substituir o professor titular no seu impedimento. Ajudam também a manter a disciplina da classe, fazem a chamada, ouvem os versículos decorados dos alunos e anotam nomes de visitantes ou novos alunos no cartão de matrícula. São responsáveis pela distribuição da revista em suas classes. Devem acatar com amor as ordens das diretorias departamentais.

Atribuições dos secretários de departamento
Os secretários são escolhidos pelos diretores departamentais.
São responsáveis pelo relatório geral do departamento, pela estatística mensal e anual, pela distribuição e retirada dos cadernos de chamada das classes de seu departamento.
Jonas Batinga dos Santos Filho é evangelista e coordenador da Secretaria de Escola Dominical da AD em Curitiba.
Fonte: http://www.cpad.com.br/cpad/artigos/artigo_5.htm

COMO PREPARAR UMA BOA AULA PRA EBD

COMO PREPARAR UMA BOA AULA PARA CRIANÇAS NA EBD?
Ensina a criança no caminho em que deve andar e ainda quando for velho não se desviará dele - Provérbios 22.6
A resposta é: ame-as, e você estará apto a ser um bom mestre!

Se você tem amor pelas crianças, saberá usar sua criatividade, e realizar atividades condizentes com a idade delas.

Procure sempre ser alegre nas aulas e tratar a elas com carinho, respeito e consideração. Elas vão retribuir!

Utilize recursos didáticos:

1. Coros relacionados com o ensino bíblico, de forma a fixar a lição.
2. Atividades simples (como dobraduras, pintura, pequenos exercícios) – você obtém algumas gravuras e atividades em www.ebdonline.com.br/gravuras.htm.
3. Ensine oração para as crianças (você fala, elas repetem).
4. Cartazes e outros recursos visuais (veja a seção de fantoches).
5. Memorização do versículo bíblico.

Quanto ao que ensinar – ensine a Bíblia!

Observo que não sou contra contar estórias para crianças na EBD (especialmente os pequeninos – abaixo de 5 anos), mas o ideal é relatar e ensinar sempre assuntos diretamente relacionados à história bíblica.

Comece ensinando Gênesis (a criação, a queda, etc.), seguindo uma seqüência lógica. Em datas especiais (Natal, Páscoa, etc.) ensine a relação do evento com a Bíblia.

Uma dica preciosa: não se preocupe em ensinar demais, fatos, números, detalhes, etc. Ensine objetivamente, uma coisa de cada vez, reforçando o tema.

Ore, pedindo sabedoria no ensino. Ame seus alunos, crie um ambiente propício para o aprendizado na classe e você será um (a) bom (a) professor (a)!

Veja também: Como preparar uma aula bíblica.
Texto: Júlio César Zanluca

O QUE É LIDERANÇA

COMO FUNCIONA A LÍDERANÇA


Você é um líder, e juntos, iremos desempenhar esta tarefa importantíssima. Vale a pena!

ENTUSIASMO: para enxergar o potencial dos seus liderados.
AMOR: para preencher nossa insuficiência e nos animar sempre
PERDÃO: para oferecer, quando nem sempre tudo dá certo.
FÉ: para crer no poder do Espírito Santo, agindo através de cada EVENTO
HUMILDADE: para mudar e aprender, ouvir sugestões e partilhar desafios.

Liderança é o processo de conduzir um grupo de pessoas a um objetivo comum.

Líder é aquele que recebe tal responsabilidade, assumindo o compromisso de levar o grupo àquele objetivo.

Portanto, liderar exige conhecimentos, técnicas e aprendizado contínuo no trato de pessoas.

Não confunda administrar coisas com liderar pessoas!

Liderar não é administrar templos, finanças, organizações. Você pode ser um ótimo administrador das finanças da sua igreja, por exemplo, e não ter nenhuma liderança nesta área.

FOCOS DO LÍDER:

1. PESSOAS: elas são o alvo da liderança. Não se lidera coisas, lidera-se pessoas!
2. OBJETIVO: sem objetivo, o grupo se perde, o líder não sabe para onde liderar seu grupo. Um objetivo principal. Exemplo: EVENTO - objetivo: montar um trabalho que o foco seja o conhecimento de Jesus, através da Palavra de Deus.

ESTILOS DE LIDERANÇA:

1. Autocrática: decide tudo sozinho. Não dá espaço para novos líderes. Exigente. Foco nos "resultados" e não nas pessoas.
2. Democrática: não decide nada, deixa tudo para que os liderados decidam. Foco nas pessoas e não no objetivo.
3. Volúvel: vai de acordo com a "onda". Muda o objetivo de acordo com "as novidades".
4. Detalhista: perde-se em detalhes e perfeccionismos. Preocupa-se mais com os métodos que o objetivo.
5. Responsável: assume a responsabilidade da liderança, motivando o grupo a atingir o objetivo. Trabalha com foco nas pessoas sem perder de vista o objetivo.





TÉCNICAS DO BOM LÍDER:

1. COMUNICAR: informar de maneira clara, direta e simples. Transmitir a visão da necessidade de conseguir o objetivo.

2. DELEGAR: acionar os recursos dos seus liderados ("dons") na direção do objetivo. Fazer com que 1+1 seja igual a 3, e não 2. Organizar tarefas e funções. Formar equipes.


3. INOVAR: aceitar mudanças e novas idéias. A única coisa que o bom líder não cede é quanto ao objetivo. No caso do líder cristão, não cede quanto á doutrina bíblica.

4. MOTIVAR: incentivar novas lideranças. Elogiar. Estimular a participação dos liderados nos processos que levam ao objetivo final. Ser exemplo de conduta.


5. PLANEJAR: ter uma visão de longo prazo, definindo prioridades. Treinar as lideranças. Adotar metodologias compatíveis com os objetivos.


EXEMPLO DE LIDERANÇA: JESUS

Seu objetivo: salvar os homens do pecado, do mal e da morte.

Comunicou: sua mensagem de amor e nova vida, na linguagem do povo da época (parábolas). Pregou em aramaico (lingua corrente da Palestina).

Delegou: a missão de espalhar a mensagem de salvação a todo o mundo.

Inovou: rompeu com as arcaicas tradições religiosas da época. Ensinou ao ar livre, concedeu perdão a prostitutas e cobradores de impostos, curou no sábado.

Motivou: enviou Seu Espírito para que seus discípulos saíssem das casas-esconderijos. Foi exemplo de conduta em todas as áreas humanas.

Planejou: deu ordens específicas ("amai-vos uns aos outros..." etc.) e escolheu 12 homens para a liderança, treinando-os durante 3 anos.

A ESCALA DE VALORES DO LÍDER CRISTÃO

1) CRISTO
2) PESSOAS
3) IGREJA
4) EU

O objetivo é: "Servir a Cristo e Seu Reino, como embaixadores" (Mt 6.33, 2 Co 5.19-20)

A prioridade é: "Almas." (Mt 28.18-20)

O método é: "Missionário, através do Corpo de Cristo (a Igreja)" (Mt 16.18-19)

O menor servo é: "eu" (Mc 19.35, Lc 9.46-48)

AS 10 BEM AVENTURANÇAS DE UM LÍDER

1. Bem aventurado o líder que não busca posições elevadas, mas que foi convocado ao serviço pela sua habilidade e disposição de servir.

2. Bem aventurado o líder que sabe para onde está indo e como chegar lá.

3. Bem aventurado o líder que não fica desencorajado e que não apresenta alegações para isto.

4. Bem aventurado o líder que sabe liderar sem ser ditador. Os verdadeiros líderes são humildes.

5. Bem aventurado o líder que busca o melhor para os seus liderados.

6. Bem aventurado o líder que lidera conforme o bem da maioria e não segundo a gratificação pessoal de suas próprias idéias.

7. Bem aventurado o líder que desenvolve líderes ao liderar.

8. Bem aventurado o líder que marcha com o grupo, interpretando corretamente os sinais do caminho que conduzem ao sucesso.

9. Bem aventurado o líder que tem a sua cabeça nas nuvens, mas os seus pés na terra.

10. Bem aventurado o líder que considera a liderança como uma oportunidade de servir.














A verdadeira liderança não pode ser concedida, nomeada ou atribuída. Deve ser conquistada. O líder tem que inspirar a confiança e merecer o respeito de seus liderados.

PRINCÍPIOS DE LIDERANÇA

1) Os líderes tocam o coração antes de pedir ajuda:
Você não pode estimular as pessoas à ação a menos que primeiro as estimule com a emoção. O coração em primeiro lugar, depois a cabeça. Quanto mais fortes a relação e a ligação entre as pessoas, maior será a probabilidade do consenso e da união. Mesmo num grupo você precisa se relacionar com cada pessoa individualmente. As pessoas não se preocupam com o quanto você sabe até que saibam o quanto você se preocupa com elas. Para liderar a si mesmo use a cabeça; para liderar os outros, use o coração.
2) O potencial de um líder é determinado pelas pessoas mais próximas dele:
Se as pessoas são fortes, o líder pode realizar grandes coisas. Se são fracas, nada feito. Essa é a lei do círculo íntimo. Quando você forma a equipe certa, o potencial dispara. Não existem líderes do tipo "Aventureiro Solitário". Se você está só, não está liderando ninguém. O líder encontra grandeza no grupo, e ajuda os membros a encontrá-la em si mesmos. Pense em qualquer líder altamente eficaz, e achará alguém que se cercou de um forte círculo íntimo.
3) Não existe sucesso do dia para a noite. Liderança é aprendizado:
É a sua capacidade de desenvolver e lapidar as suas habilidades que distingue os líderes dos seus seguidores. O segredo do nosso sucesso está nos compromissos diários. Líderes são aprendizes.
Liderança é como investimento; rende juros, mas exige: respeito, experiência, força emocional, habilidade com pessoas, disciplina, visão, ímpeto e senso de oportunidade.
4) A verdadeira medida da Liderança é a influência - nada mais, nada menos:
A emergência de um Líder - "Você alcançou excelência como Líder quando as pessoas o seguem aonde você for, mesmo que por mera curiosidade." A verdadeira liderança não pode ser concedida, nomeada ou atribuída.
5) Qualquer um pode pilotar o barco, mas só um Líder sabe traçar o percurso:
As pessoas precisam de líderes capazes de navegar eficientemente. Os navegadores vislumbram a viagem com antecedência. " O líder é aquele que vê mais do que os outros, que vê mais longe do que os outros, que vê antes dos outros". Leroy Eims
6) Quando o verdadeiro líder fala, as pessoas ouvem:
Os olhos revelam (em uma reunião):
1. Quando alguém faz uma pergunta, para quem olham as pessoas?
2. Quem elas esperam ouvir?
O verdadeiro teste de liderança não é o ponto de partida, mas o ponto de chegada.
èSete aspectos fundamentais na vida dos líderes que os fazem se destacar:
Caráter, Relações, Conhecimento, Intuição, Experiência, Êxitos passados e Capacidade.
7) Só líderes seguros delegam poder aos outros:
Existem líderes que tem o hábito horrível de se livrar dos líderes fortes. O melhor líder é aquele que tem percepção suficiente para escolher homens competentes que façam o que ele quer que se faça, e autodomínio suficiente para não se intrometer no trabalho deles. O modelo de liderança de delegação do poder, no qual todas as pessoas recebem funções de liderança, se opõe ao poder da posição. A capacidade que as pessoas tem de realizar é determinada pela capacidade que tem o seu líder de delegar poder. O líder sabe exaltar os pontos positivos de seus liderados, bem como identificar os pontos críticos e lidar com eles, advertindo, aconselhando e discutindo as soluções.
8) Credibilidade: A intuição aponta caminhos que não são tão óbvios nem tão facilmente explicáveis. Experiência não garante credibilidade, mas encoraja as pessoas a lhe dar uma chance de provar que você é capaz. A atuação das duas é ponto forte para a credibilidade do líder.

LIDERANÇA - BARREIRAS E ERROS

Barreiras à delegação do poder

1. Desejo de segurança e "status" - O único líder verdadeiro é aquele que se reproduz!
2. Resistência à mudança.
3. Falta de auto-estima.
4. Só os líderes seguros são capazes de doar.
5. As melhores coisas acontecem somente quando você dá a fama aos outros.

PRINCÍPIOS DO LÍDER MEDÍOCRE:

1) Têm que estar sempre certos: Eles precisam sempre ganhar as discussões, forçar as pessoas a concordarem com elas e fazer tudo do seu jeito. Seu ego nunca permite que eles aceitem que estão errados ou que cometeram um erro. Isso acaba destruindo qualquer possibilidade de criatividade ou inovação dentro da equipe.
2) Perdem a calma por qualquer coisa: A maioria dos chefes medíocres usará sua raiva e temperamento explosivo para controlar ou intimidar os outros.
3) Externam seus problemas jogando a culpa nos outros: Ao fazer isso, ao invés de ajudar a resolver o problema e evitar que ele ocorra novamente, só conseguem aumentar os ressentimentos e a desmotivação dentro da equipe.
4) Têm pouca tolerância e nenhuma paciência: Tendem a desrespeitar e diminuir sua equipe, tornando bastante desagradável o ambiente de atividades, matando a paixão e a energia de todos.
5) Têm sérios problemas para controlar-se: A maioria dos líderes medíocres têm que estar permanentemente no controle. Sentem-se perdidos ou desconfortáveis quando algum outro está no comando. Acreditam que têm todas as respostas, e acham que sempre devem ter a resposta certa.
6) Têm medo de delegar: rodeiam-se de pessoas parecidas com eles na forma de pensar, acreditar, comportar e mesmo de vestir. Depois tratam essas pessoas como se fossem escravos sem cérebro, que existem apenas para seguir suas ordens e produzir os resultados adequados. Obviamente, isso acaba matando a liberdade de expressão, a diversidade e qualquer possibilidade de mudança!
7) Não têm um propósito maior na vida: A maioria dos líderes medíocres se preocupam mais com as estatísticas do que as pessoas. Cobram sem parar, e perturbam o ambiente, ao invés de estimular as pessoas.
8) Não têm a habilidade de reconhecer sinceramente: Não conhecem as pessoas pelo que elas são - somente pelo que produzem. Ao serem questionados sobre o assunto, já que existem benefícios comprovados em cuidar do lado humano da equipe, os medíocres sentem-se altamente desconfortáveis, pois se são incompetentes em lidar com suas próprias emoções, imagine então com a dos outros.
9) Têm baixíssima inteligência emocional: Enquanto muitos medíocres tem níveis altos de inteligência e treinamento, com formação em Universidades famosas e muito conhecimento técnico, tendem também à pobreza nas qualidades pessoais, de personalidade e caráter fundamentais para liderar e inspirar uma equipe. Este defeito acaba provocando reflexos em outras áreas, como por exemplo, constantes mudanças nos trabalhos e planos.
10) Não têm autenticidade e honestidade: acha que pode enganar o público com pequenas mentiras, meias verdades e falsas promessas, esquecendo-se que com estes 'pequenos detalhes' na verdade estão cavando sua própria ruína.

As pessoas podem até esquecer-se de algo que você tenha feito ou dito - mas nunca se esquecerão de quem você é, como é e como as tratou. O mundo é pequeno - trate-as bem!

PLANILHA PARA O CULTO INFANTIL

OUTRA IDÉIA CULTO MIRIM (LIDIA SOUZA)

CULTO INFANTIL

FONTE : Lídia Souza


I. O Que é?

É um programa de treinamento para alcançar as crianças no seu nível com o Evangelho.


II. Qual é o Propósito?

A. Para alcançar as crianças.
– Nível de entendimento.
– Oportunidade de participar na adoração.


B. Para ensinar as crianças.
– A crer e obedecer a Palavra de Deus.
– A respeitar a Casa de Deus.
– A adorar.


C. Para ganhar as crianças.
– Para Cristo.
– Para a Igreja.
– Para o serviço.

O culto não é para aliviar o problema de falta de espaço no auditório da Igreja, nem para “enrolar” as crianças durante a pregação. Este tempo não é para ser gasto. É para ser aproveitado!!


III. Quando Realizar
A. Fica a critério da Igreja. O comum é cada vez que se tem uma mensagem “longa” no templo.
B. As crianças podem fazer parte da abertura (louvor) e saírem só na hora da pregação.


IV. Idade dos Participantes

Vários tipos de divisões:
– de berçário à maternal;
– até principiantes;
– até 6 ou 7 anos;
– até 10 anos (cultão).

Na Igreja, trabalhamos atualmente com quatro divisões:

– berçário
– maternal (2,3 anos)
– até 6 anos (não sabem ler) no “cultinho”
– de 7 a 10 anos no “cultão”.

Isto tem ajudado em muito com:

* a assimilação por parte deles;
* divisão das histórias adequadas;
* professores apropriados;
* mais disciplina e atividades compatíveis com cada idade.


V. O Que Fazer no Cultinho

Tem que distribuir o tempo com:
* cânticos
* oração
* história (apelo)
* memorização de versículo
* trabalho manual
* brincadeira
* banheiro
* lanche: pode ter sempre para maternal e ocasionalmente para cullto Mirim * cultão.

Obs.: Não tem que fazer todas as coisas no mesmo dia.

“A ordem dos fatores não altera o produto” (depende do ânimo dos alunos, da complexidade do trabalho manual ou até do método escolhido para apresentação da história).


VI. Tipos de Histórias para o Culto Mirim

Podem ser seriadas ou avulsas:
A. Bíblicas
B. Não Bíblicas
C. Missionárias


VII. Escala de Professores
A. Maternal – não variar muito – dois a cada mês ou bimestre.

B. Culto Mirim – rodízio de dois – um conta a história, o outro ajuda (disciplina, banheiro, lanche, etc).

C. Cultão – um professor capaz.


VIII. Sugestões

– Trabalhos manuais variados:

§ Desenhos relacionados com a história para pintar.

§ Coquetel bíblico (caça-palavras, palavras cruzadas, labirinto, etc).

§ Confeccionar cartões para datas como: Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais, Natal, etc).

§ Colagens, montagens, etc. (porta-treco, porta-retrato, etc).

– Dramatização da história.

– Projetos missionários / outras campanhas.

– Brincadeiras Bíblicas e não Bíblicas:

a) “Batata Quente” – para falar partes do corpo, versículos, etc.

b) Jogo do Dado – (nomes bíblicos, CEP [Cidade, Estado, País], versículos, etc).

c) Espada ao ar – fala um versículo e o primeiro a achar ganha.

d) “Forca” – (com nomes bíblicos).

e) Perguntas Bíblicas – (Competição meninos versus meninas ou grupos).

OBS: PODEMOS NOS BASEAR POR ESTAS DICAS

IMPORTANCIA DO CULTO INFANTIL

CULTO INFANTIL ou CULTO MIRIM

FONTE: PROF.A PROF.A IZA

Introdução
Você já parou para pensar o que vem a ser Culto Infantil? Para respondermos a essa questão, primeiramente precisamos pensar no significado da palavra "culto".

Segundo o dicionário Aurélio, culto significa: "adoração ou homenagem à divindade". A Bíblia usa a palavra culto para se referir tanto ao culto ao único e verdadeiro Deus, como também a deuses falsos e imagens de esculturas (Ex 20:5).

Para nós cristãos, culto é serviço da nossa alma ao nosso Deus. Pensando dessa forma, será que cremos realmente que crianças podem cultuar a Deus?

"Cuidado, não desprezem nenhum destes pequeninos! (Mt 18:10-NTLH)

É claro que as crianças podem e oferecem culto genuíno a Deus. Por isso, precisamos ter cuidado para não desprezá-las. Não usem nunca a palavra "cultinho" para se referir ao culto infantil, pois elas não oferecem culto menor que os adultos.

Um fato importante que devemos observar é que as crianças estavam presentes nas principais celebrações do povo de Israel (Js 8:35, 2 Cr 20:13, Ne 12:43). Elas louvaram a Jesus em sua entrada triunfal em Jerusalém (Mt 21:15). Com isso concluímos que as crianças tem lugar importante no culto a Deus.

Culto = Escola Bíblica Dominical? Não! O culto é diferente da Escola Dominical, como o próprio nome diz, é uma escola onde a criança irá estudar e aprender sobre Deus e Sua Palavra. No culto infantil, ela cultua a Deus, ela apresenta todo o seu ser ao Senhor em atitude de adoração. É claro que também há estudo e aprendizagem, porém a ênfase é dada na adoração e no culto a Deus.

1. Liturgia do culto infantil

Tendo a visão correta do que é o culto infantil, precisamos planejá-lo e organizá-lo de maneira que levemos as crianças a terem comunhão com Deus através da oração, do ensino da Palavra, do louvor e de outras atividades onde vivenciem a verdadeira adoração.

Para atingir esses propósitos, precisamos dar atenção especial à liturgia do culto infantil.

O culto deve ser adequado à liturgia e à idade das crianças, e deve ter:


1.1 Oração
Durante o culto deve-se designar tempo especial à oração. Oração é a nossa conversa com Deus e pode ser: de adoração (exaltar o caráter de Deus), confissão, gratidão, petição e intercessão. É muito importante variar os métodos de oração. Por exemplo, pode-se fazer cadernetas, murais, cartões, amigos secretos de oração, fichas de diversos modelos, etc.

1.2 Leitura da Bíblia
A leitura deve ser de acordo com o objetivo a ser atingido no culto, sempre com textos curtos e simples de maneira que as crianças possam acompanhar e entender a leitura. Também se deve fazer a leitura de forma diversificada. Por exemplo: lida somente pelos meninos, pelas meninas, leitura alternada, etc. Nunca deixe de usar a Bíblia no culto infantil (grifo meu). Procure também utilizar cartazes, painés grandes e coloridos para fixação da mensagem do Grupo "maiores".

1.3 Mensagem
É a forma da aplicação da Palavra, quando ouvimos o que Deus tem a nos dizer. Deve ser ministrada de forma dinâmica e diversificada. Nessa hora, o dirigente deve ser criativo pra atrair a atenção da criança.

1.4 Música
Não use esse momento como um passatempo, frise sobre louvor e adoração a Deus. Use cânticos apropriados à idade das crianças e que contenham mensagens relevantes.

1.5 Atividade complementar
São atividades com diversas finalidades e objetivos como: ofertas, testemunhos, concursos, apresentações especiais, aconselhamento, etc.

1.6 Atividades de integração com a Igreja
Sugerimos que uma vez por mês as crianças participem do culto com os adultos. Nesses momentos pode haver participação especial das crianças, como: música, leitura da Bíblia, versículos memorizados, dramatizações, etc.

1.7 Atividade de integração com os pais
Ter no programa do culto infantil atividades que incentivem os pais a fazerem o culto doméstico. Planeje atividades semanais para que as crianças façam com os pais. Organize algumas reuniões com o objetivo de mostrar a importância dessas atividades.

* É muito importante que as crianças recebam atividades para serem feitas com a família, reforçando a mensagem do culto. As crianças normalmente gostam de contarem aos pais as historinhas que ouviram. Estimule também aos pais a se envolveram nessas atividades extra-culto. (grifo meu)

1.8 Atividades de fixação e verificação do ensino
É de extrema importância ter uma atividade em que o professor possa reforçar o ensino e também verificar se os seus objetivos foram alcançados. Essas atividades podem ser em forma de concursos, dinâmicas, brincadeiras, dramatizações, etc.



2. Como organizar o culto infantil na sua Igreja

2.1 Faça a divisão das crianças por faixa etária

Sugerimos:

Berçário - 0 a 1 anos
Maternal - 2 a 3 anos
Grupo de crianças menores - 4 a 6 anos
Grupo de crianças maiores - 7 a 10 anos

Esses grupos podem variar de acordo com o número de crianças que freqüentam a Igreja. Se não houver muitas crianças na faixa etária de 4 a 10 anos, você pode fazer apenas um grupo e usar o material mais apropriado à maioria das crianças ou se ao contrário, sua igreja possui um grande número de crianças, você pode subdividir os grupos.

2.2 Forme um equipe

a. Procure pessoas que:

sejam vocacionadas para o trabalho com crianças;
tenham disponibilidade para trabalhar com crianças pelo menos durante um quadrimestre. Não é interessante que se mude o dirigente a cada domingo, pois ele não formará vínculo com as crianças e não terá uma visão geral do que está sendo ensinado, nem poderá traçar objetivos em longo prazo;
estejam dispostas a aprender sempre.

b. A equipe deve ser composta por:

Coordenador
Programa a escala dos dirigentes e auxiliares para todo o ano.
Organiza o material que será utilizado
Promove reuniões com toda a equipe para traçar objetivos e para avaliação do trabalho desenvolvido.

Dirigente (1 ou 2 para cada faixa etária)
Divide os trabalhos e programa os cultos com a equipe.
Coordena e orienta as tarefas dos auxiliares.
Dirige o culto.

Auxiliar
Ajuda na disciplina.
Ajuda nos cânticos.
Ajuda nos trabalhos e atividades de fixação do ensino.

Músico
Acompanha o período de louvor, tocando algum instrumento ou apenas dirigindo os cânticos.
Ensina novos cânticos.

É muito importante que essa equipe sempre se reúna para orar, compartilhar bênçãos, necessidades e dificuldades do trabalho.

2.3 Adote um material de qualidade

Você pode criar o seu próprio currículo, planejando os temas que serão abordados durante todo o ano e buscando materiais existentes no mercado que o auxiliem na abordagem desse currículo.



Conclusão
No culto infantil a criança deve ser sempre incentivada para que ore, leia a Bíblia, aprenda e adore ao único e verdadeiro Deus.

PROGRAMA CLASSE BOAS NOVAS

Programa para a Classe de Boas Novas

I Opção: Jesus meu Salvador e Amigo

1º Dia:
Abertura – Boas Vindas
Oração – Agradecimento
Cânticos – Jesus andou fazendo o bem
Sei, sei, sei, sei
Orando por missões – Vida dos missionários
História Missionária – Tifam (1º Capitulo)
Cântico – Toda criança
Memorização – Lucas 5:24
Cântico – Jesus andou fazendo o bem
Lição Bíblica – Jesus perdoa o pecado do paralítico
Cântico – Sei, sei, sei, sei
Encerramento/Aconselhamento

2º Dia:
Abertura – Boas Vindas
Oração – Vida das crianças
Cânticos – Sei, sei, sei, sei
Jesus pode bem resolver
Orando por missões – Sabedoria para falar de Jesus
História Missionária – Tifam (2º Capitulo)
Cântico – Toda criança
Memorização – Romanos 1:16
Cântico – Jesus pode bem resolver
Lição Bíblica – Jesus cuida de seus discípulos
Cântico – Jesus pode bem resolver
Encerramento/Aconselhamento

3º Dia:
Abertura – Boas Vindas
Oração – Agradecimento
Cânticos – Jesus andou fazendo o bem
Sei, sei, sei, sei
Jesus pode bem resolver
Orando por missões – Suprimento Financeiro
História Missionária – Tifam (3º Capitulo)
Cântico – Toda criança
Memorização – João 3:16
Cântico – Sei, sei, sei, sei
Lição Bíblica – Jesus encontra a Mulher Samaritana
Cântico – Sei, sei, sei, sei
Encerramento/Aconselhamento

4º Dia:
Abertura – Boas Vindas
Oração – Crianças que não conhece a Cristo
Cânticos – Jesus andou fazendo o bem
Sei, sei, sei, sei
Orando por missões – Saúde, Família
História Missionária – Tifam (4º Capitulo)
Cântico – Toda criança
Memorização – João 3:16
Cântico – Jesus andou fazendo o bem
Lição Bíblica – Jesus cura o servo do Centurião
Cântico – Jesus andou fazendo o bem
Encerramento/Aconselhamento

5º Dia:
Abertura – Boas Vindas
Oração – Proteger as crianças do mal
Cânticos – Jesus pode bem resolver
Jesus andou fazendo o bem
Orando por missões – Vida Espiritual
História Missionária – Tifam (5º Capitulo)
Cântico – Toda criança
Memorização – João 13:17
Cântico – Jesus pode bem resolver
Lição Bíblica – Jesus responde pergunta de um advogado
Cântico – Jesus pode bem resolver
Encerramento/Aconselhamento


II Opção: Conhecendo a Cristo

1º Dia:
Abertura – Boas Vindas
Cântico – A nossa aula vai
Oração – Abençoar o trabalho
Cânticos – Eu na Bíblia creio (1 e 2)
No nome de Jesus
História Missionária – Ringú (1º Capitulo)
Orando por missões – Salvação das crianças da Índia
Cântico – Mostra Jesus
Memorização – João 8:12
Cântico – Eu na Bíblia creio
Lição Bíblica – A Luz do mundo
Encerramento/Aconselhamento

2º Dia:
Abertura – Boas Vindas
Cântico – A nossa aula vai
Oração – Agradecimento pela presença das crianças
Cânticos – Eu na Bíblia creio (1 e 3)
História Missionária – Ringú (2º Capitulo)
Orando por missões – Pelos missionários que estão na Índia
Cântico – No nome de Jesus
Lição Bíblica – O Bom Pastor
Memorização – João 10:11
Encerramento/Aconselhamento

3º Dia:
Abertura – Boas Vindas
Cântico – A nossa aula vai
Oração – Proteção pelas vidas das crianças
Cânticos – Eu na Bíblia creio (3)
Deus é bom
História Missionária – Ringú (3º Capitulo)
Orando por missões – Que Deus chame missionários
Cântico – No nome de Jesus
Memorização – João 6:35
Cântico – Deus é bom
Lição Bíblica – Jesus, o Pão da vida
Encerramento/Aconselhamento

4º Dia:
Abertura – Boas Vindas
Cântico – A nossa aula vai
Oração – Abençoar as famílias das crianças
Cânticos – Eu na Bíblia creio (4 e 5)
Há vitória para mim
História Missionária – Ringú (4º Capitulo)
Orando por missões – Saúde / Família
Cântico – Há vitória para mim
Memorização – João 11:25
Cântico – No nome de Jesus
Lição Bíblica – Eu sou a Ressurreição
Encerramento/Aconselhamento

5º Dia:
Abertura – Boas Vindas
Cântico – A nossa aula vai
Oração – Agradecimento pelas decisões
Cânticos – Eu na Bíblia creio
Deus é bom
História Missionária – Ringú (5º Capitulo)
Orando por missões – Vida Espiritual
Cântico – Mostra Jesus
Lição Bíblica – O Caminho

Cântico – Há um caminho
Memorização – João 14:6
Encerramento/Aconselhamento


OBS: Você pode estender mais um pouco a sua classe de Boas Novas fazendo o uso do Material Investigadores da Bíblia 1 e 2 ou com outros materiais fornecido pelo APEC

IDÉIAS PRA FAZER A CLASSE BOAS NOVAS

IDÉIAS COMO FAZER UMA CLASSE EVANGELISTICA

Classe de Boas Novas


I. Alcance

Todo cristão pode estar envolvido de várias formas no alcance das crianças da vizinhança. Você pode alcançar as crianças. Onde? Em qualquer lugar onde as crianças se reúnam – nas casas, nos clubes, nos centros recreativos, nas escolas, nas creches, nas praças, nas igrejas, etc.

II. A Importância da Classe de Boas Novas

A. Para a criança:
1. Dá oportunidade para ela conhecer o Senhor Jesus.
2. Alcança a criança no seu ambiente.
3. Está próxima da sua casa.
4. Oferece amor e entendimento.
5. Oferece uma experiência .alegre e diferente.
6. Treina-a na Palavra de Deus para seu crescimento espiritual.
7. Molda a conduta da criança.

B. Para a vizinhança:
1. É um testemunho do Evangelho.
2. Ajuda a superar preconceitos religiosos.
3. É acessível a todas as crianças.
4. Transforma vidas, até de crianças problemáticas.

C. Para o professor:
1. Aumenta a sua visão com as almas sem Cristo.
2. Desenvolve sua habilidade de ensinar.
3. Acrescenta experiência.
4. Revela talentos e dons.
5. Dá oportunidade para ser usado pelo Senhor nas vidas de outros.

D. Para a igreja:
1. Dá oportunidade de serviço para os crentes
2. Prepara lideres.
3. Aumenta o número de novos membros para a igreja e novos alunos para a Escola Dominical.
4. Dá inicio ao estabelecimento de uma congregação ou até uma nova igreja.

Organizando a Classe de Boas Novas

Vantagens de uma classe bem organizada:

1. Ajuda a alcançar os objetivos
2. Evita frustração e fracasso
3. Dá confiança
4. Ajuda a fazer um trabalho melhor



6 Coisas que devemos ter em mente quando organizamos uma Classe de Boas Novas

1. Propósitos:

1.1 Alcançar e ganhar a criança que ninguém esta alcançando com a mensagem da Salvação.
1.2 Treinar a crianças na palavra de Deus para que ela cresça espiritualmente.
1.3 Encaminhar a criança a uma igreja onde se ensina a Bíblia
1.4 Ganhar a família para o Senhor Jesus Cristo
1.5 Dar testemunho na vizinhança

2. Pessoal:

A. Equipe ativa (professor, auxiliar, hospedeiro/hospedeira)
Qualidades gerais da equipe:
a. Seja salva
b. Ame ao Senhor e ás crianças (João 21:15-17)
c. Sinta que foi chamada pelo Senhor para esse ministério
d. Seja responsável e pontual

B. Funções e qualidade especificas da Equipe:

Professor – Espera-se que ele:
1. Demonstre maturidade espiritual.
2. Seja sensível às necessidades das crianças da classe
3. Seja responsável pela classe
4. Seja responsável par planejar e coordenar a classe com a equipe, quando houver uma
5. Ensine a lição bíblica e participe de outras atividades que a equipe planejou.
6. Mantenha a igreja informada sobre o progresso da classe

Professor/Auxiliar – Espera-se que ele:
1. Ajude em diferentes partes da aula
Exemplo: Dirigir o período de cânticos, ensinar o versículo bíblico, liderar os concursos ou o período de revisão, etc.
2. Ajude a manter a disciplina na classe
3. Ajude a visitar e promover a classe

Hospedeiro/Hospedeira – Espera-se que ele:
1. Ame ao Senhor e dê um bom testemunho na vizinhança
2. Coopere com o professor, convidando as crianças para a classe.
3. Providencie e prepare um lugar para a classe se reunir.
4. Receba as crianças quando elas chegarem, fazendo-as se sentirem bem-vindas.
5. Ajude o professor e o auxiliar:
a. Fazendo a chamada
b. Ficando alerta aos possíveis problemas de disciplina
c. Ouvindo os versículos bíblicos
d. Aconselhando as crianças
6. Forneça lanche, se possível.

C. Equipe de apoio na oração e na aquisição e confecção de materiais Pode ajudar:
a. Orando diariamente ou semanalmente pela classe e pelas necessidades especificas.
b. Cooperando fianceiramente na compra de materiais para a classe.
b.a. Materiais necessários: lições, visuais, papel para cartaz, pinceis atômicos, biscoitos e suco.
b.b. pode auxiliar na preparação dos materiais.

3. Preparação:

Da classe e da equipe
1. Cada membro da equipe deve estar preparado intelectual e espiritualmente (treinamento, preparação de materiais, oração, etc.)
2. Deve decidir o lugar, o dia e a hora da classe.
3. Deve delegar responsabilidades e dar orientações necessárias.
4. Deve decidir os materiais.
5. Deve organizar os materiais.
Da igreja:
1. Deve ser informada dos planos e do progresso da classe, bem como dos problemas
2. Deve procurar pessoas que possam fazer parte da equipe de apoio.
3. Deve mostrar a necessidade dos crentes apoiarem em oração

4. Promoção – Responsabilidade da equipe:

Deve pesquisar a vizinhança e considerar as possibilidades de freqüência na classe com relação:
1. Ao número de crianças na região que poderiam freqüentar a classe
2. À proximidade de uma escola pública
3. Ao tipo de vizinhança
4. Ao local da classe: fechado ou ao ar livre.

Deve escolher o melhor método, lugar e hora para divulgar a classe:
1. Que visite de porta em porta
2. Que se aproxima das crianças que brincam na rua e peça-lhes para falar com seus pais sobre a aula.
3. Que distribua convites.

5. Preservação – Conservação dos frutos:

Oração – O professor deve orar fielmente pó cada criança da classe.
Curso por correspondência – Um meio eficaz de crescimento na fé.
Visitação – Às crianças e suas famílias.
1. Estabeleça um relacionamento com a criança e sua família.
2. Visite quando houver problemas ou eventos especiais para demonstrar interesse genuíno.
3. Encoraje a freqüência continua na Classe de Boas Novas

Estabeleça um contato com a igreja.
1. Convide a família ir à igreja, pela primeira vez, em eventos especiais como:
1.1 Dia da Criança
1.2 Programa de Natal
1.3 Encontro de Crianças
1.4 Escola Bíblica de Férias
1.5 Um passeio
2. Promova a aproximação entre as crianças e a igreja, convidando-as para um acampamento.
3. Leve-as à Escola Dominical
4. Organize uma reunião para as mães na casa onde a Classe de Boas Novas está sendo realizada. Convide alguém para compartilhar um assunto de interesse das mães.
5. Em algumas regiões é possível ter uma campanha evangelística durante um fim de semana prolongado.
6. Estabeleça uma Classe de Boas Novas Permanente como um testemunho na vizinhança (como uma extensão da Escola Dominical)

6. Programa:

Características de um Programa Atraente
Dinâmico
1. A aula deve transcorrer de maneira regular, passando de uma atividade para outra, sem interrupção
2. Evite orações longas, explicações detalhadas, cânticos monótonos, etc.

Bem planejado
1. O programa deve ser escrito.
2. Os membros da equipe devem estar cientes de suas responsabilidades e devem cumpri-las sem perda de tempo.

Variado – sempre deve ser incluído algo de novo como:
1. Mudança na ordem do programa
2. Participação de alunos diferentes
3. Música especial
4. Um fantoche que veio fazer uma visita
5. Uma lição surpresa

Objetivo Definido
1. O objetivo da classe deve ser estabelecido no programa e na mente de cada um que participa.
2. O objetivo dará direção e unidade para todo o período de aula.

Componentes da Classe de Boas Novas

Cânticos (10-12 minutos)
1. Hinos e cânticos que ensinem sobre Deus
2. A música será usada pelo Espírito Santo para falar ao coração da criança
3. Um cântico evangelístico deve ser cantado em cada aula
4. Os cânticos devem ser distribuídos ao longo do programa.

Oração (3-5 minutos)
1. As crianças são ensinadas a orar.
2. Pedidos específicos devem ser dados.

Memorização do Versículo (10 minutos)
1. Todas as semanas as crianças devem memorizar versículos que estejam relacionados à lição bíblica
2. O Espírito Santo usa a Palavra de Deus na vida da criança para o seu crescimento espiritual

Revisão (5 minutos)
1. Às vezes, usam-se jogos e competições divertidas.
2. Estes jogos ajudam o professor a saber se as crianças aprenderam alguma coisa.

A Lição Bíblica e o Apelo (15-20 minutos)
1. O ensino da Palavra de Deus é o centro da aula
2. Muitas crianças não recebem nenhuma instrução bíblica fora da classe
3. O apelo ou a oportunidade de receber a Cristo como Salvador deve ser dado em todas as aulas.
4. O apelo pode ser feito sempre que a mensagem da Salvação for ensinada.
5. O Apelo sempre é uma parte vital da Lição Bíblica Evangelística.

Missões (3-4 minutos)
1. As crianças aprendem o que a Bíblia diz sobre Missões
2. São apresentados projetos missionários e as crianças são desafiadas a dar uma oferta, a orar pelos missionários e a testemunhar.
3. Um cântico sobre missões, como “Cristo ama as criancinhas”, pode ser usado.

Outras atividades (3 minutos)
1. Boas-vindas
2. Anúncios
3. Despedidas


Ordem do Programa Responsável Tempo

Boas-vindas Ana 1 minuto

Cântico: Tão grande é meu Deus Tomás 3 minutos

Oração João 1 minuto

Cântico novo: Crer no que Deus disse Tomás 8 minutos

Período de oração: Orar pelos enfermos Ana 3 minutos

Versículo para memorizar: Hebreus 11:3 João 10 minutos

Revisão Tomás 7 minutos

Cântico com gestos: Deus mandou o sol brilhar Tomás 2 minutos

Cântico em voz baixa: Crer no que Deus disse Tomás 2 minutos

Lição Bíblica: A Criação do Mundo Ana 17 minutos

Período Missionário Adriana 5 minutos

Oração: Despedida Tomás 1 minuto

FONTE: Material: Ensinando com êxito as crianças
Nível 1 ECEC - APEC