sexta-feira, 10 de outubro de 2008

CRIANÇA DIZ CADA UMA

Uma dica para o programa JA do dia das crianças seria colocar um quadro chamado: "Criança diz cada uma" pode ser engraçado ou caso de reflexão. Durante o programa pode intercalar alguns relatos.

I- Criança diz cada uma

1-Certo dia uma criança olhando no calendário o dia do nascimento dela ficou surpresa e disse: olha mãe o dia que eu nasci é o mesmo dia do meu aniversário.

2-E o pai daquele garotinho, o Bruno, foi designado para trabalhar em Washington durante dois anos. Na viagem, a mãe foi explicando ao Bruno, quatro anos, como seria a vida nos Estados Unidos, que lá é tudo diferente, o povo, a comida e, principalmente, a língua.
Bruno ouvia tudo, no avião, muito curioso.
- Como que é a língua, mãe?
- É outra língua, completamente diferente. Mas, com o tempo, você vai se acostumando.
Uma semana depois, a mãe vai buscar o filho na escola, depois do primeiro dia de aula. Bruno tinha passado o dia inteiro lá. Vem a professora americana, toda preocupada:
- Seu filho é um amor. Participou de todas as atividades. Só que não disse uma única palavra. Não abriu a boca nem na hora do lanche.
Voltando para a casa, a mãe pergunta ao filho:
- A professora me disse que você não abriu a boca nem para comer. Sem fome, filho? Estranhou a comida?
- E eu sou bobo? Se eu abro a boca eles trocam a minha língua...

3- Aninha já estava com dois anos. Loira, linda. Nunca tinha cortado o cabelo. Eram amarelo-ouro e cacheados. "Parecia um anjinho barroco", diz a mãe coruja.
Lá um dia, a mãe pega uma enorme tesoura e resolve dar um trato na cabeça da criança, pois as melenas já estavam nos ombros. Chama a menina, que chega ressabiada, olhando a cintilante tesoura.
- Mamãe vai cortar a cabelinho da Aninha.
Aninha olha para a tesoura, se apavora.
- Não quero, não quero, não quero!!!
- Não dói nada...
- Não quero!, já disse.
E sai correndo. A mãe sai correndo atrás. Com a tesoura na mão. A muito custo, consegue tirar a filha que estava debaixo da cama, chorando, temendo o pior. Consola a filha. Sentam-se na cama. Dá um tempo. A menina pára de chorar. Mas não tira o olho da tesoura.
- Olha, meu amor, a mamãe promete cortar só dois dedinhos.
Aninha abre as duas mãos, já submissa, desata o choro, perguntando, olhando para a enorme tesoura e para a própria mãozinha:
- Quais deles, mãe?


II-Reflexão
Um senhor de idade foi morar com seu filho, a nora e o netinho de 4 anos de idade. As mãos do velho eram trêmulas, sua visão, embaçada, e seus passos, vacilantes. A família comia reunida à mesa. Mas, as mãos trêmulas e a visão falha do avô atrapalhavam na hora de comer:
ervilhas rolavam de sua colher e caíam no chão. Quando pegava o copo, o leite era derramado na toalha da mesa. E o filho e a nora irritavam-se com a bagunça.
- Precisamos tomar uma providência com respeito ao papai - disse um dia o filho à esposa. - Já tivemos suficiente leite derramado, barulho de gente comendo com a boca aberta e comida pelo chão.
Então eles decidiram colocar uma pequena mesa num cantinho da cozinha.
Ali, o avô comia sozinho, enquanto o restante da família fazia as refeições à mesa, com satisfação. E desde que o velho quebrara um ou dois pratos, sua comida passara a ser servida numa tigela de madeira.
Quando a família olhava para o avô sentado ali, sozinho, às vezes via lágrimas correndo de seus olhos. Mesmo assim, as únicas palavras que lhe dirigiam eram admoestações ásperas - especialmente quando deixava um talher ou a comida cair ao chão.
Seu netinho, o menino de 4 anos de idade, assistia a tudo em silêncio.
Uma noite, antes do jantar, o pai percebeu que ele estava no chão, montando algo com pedaços de madeira. Então perguntou delicadamente à criança:
- Filhinho, o que você está fazendo?
O menino respondeu, docemente:
- Estou fazendo uma tigela para você e para a mamãe comerem, quando eu crescer.
E continuou trabalhando em sua tigela.
Aquelas palavras tiveram um impacto tão grande nos pais que ficaram mudos. Caindo em si, lágrimas começaram a correr de seus olhos.
Embora ninguém tivesse falado nada, o casal sabia o que precisava ser feito: naquela mesma noite o pai tomou o avô pelas mãos e gentilmente conduziu-o à mesa da família. Dali para frente e até o final de seus dias,o velhinho comeu todas as refeições com a família. E, por alguma razão, o marido e a esposa não se importavam mais quando um garfo
caía, o leite era derramado ou a toalha da mesa sujava com o caldo de feijão...

Pimenta nos olhos dos outros é refresco, diz o ditado. Nós não nos apercebemos do mal que fazemos ao próximo até que o mesmo mal seja feito a nós.



III-Concurso : Qual o hino? (para crianças)

------------------------------------------------------------
Chame algumas crianças para participarem. Diga uma palavra e o mesmo
deverá cantar uma estrofe de um hino que tenha aquela palavra. Colque
somente hinos que as crinças tem o costume de cantar na escola
sabatin.Exemplos:

1)peixes - Cristo fez os peixes...
2)família - se na família está Jesus, é feliz o lar...
3)anão - Zaqueu pequeno, quase anão desejava ver Jesus...
4)torto - existia um homem torto, que morava numa casinha torta...
5)barquinho - Pedro, Tiago e João no barquinho...

Você pode colocar a quantidade de hinos que você achar melhor. O vencedor será o que conseguir acertar mais hinos.

IV- Criança diz cada uma
Inteligência:
- Eu desconfio que sou mesmo inteligente, diz Tavito.

- Como é que você sabe?

- É que quando mamãe grita "não faz", eu já fiz.

Aprendizagem:
Erik, 3 anos, estava exibindo-se para a família contando até 10.

- Ai que lindo! Quem te ensinou meu filho?

- Eu me ensinei sozinho!

Próxima questão:

A professora disse para Toninho listar 5 coisas que contivessem leite.

- Manteiga, queijo, sorvete e duas vacas.

Explicação:
Depois de corrigir os trabalhos da classe, a professora falou para Roberto:

- Eu não entendo como uma só pessoa pode fazer tantos erros em seu trabalho!

Roberto pensou um momento e respondeu:

Não foi somente uma pessoa. Meu pai ajudou-me com a tarefa de casa".

DOCES (PEÇA INFANTIL)

DOCES - Crianças falam sobre amizade e doce.

(A criança "A" abre a cena, desembrulha uma barra de doce, dá uma mordida.
Criança B passa próximo e seus olhos fitam a barra de doce. Criança " B " faz o possível para chamar para chamar atenção e ganhar um pedaço de doce.)

B--Me dá um pedaço?

A--(Ignora B e dá outra mordida, realmente desfruta todo mastigue)

B--(esfrega boca com a mão) eu serei seu amigo.

A--Já tenho um amigo.

B--Quem?

A-- Jesus.

B--Jesus?

A--Sim.

B--Como você sabe que Jesus é seu amigo?

A--Ele não pede uma mordida.

B--Ele não pode fazer o que eu posso fazer.

A--O que?

B--Brinco com você.

A--eu não estou brincando, estou comendo.

B--Ah, vai! Dá uma mordida.

A--O que fará você para mim?

B--O que Jesus pode fazer por você?

A--Ele morreu por mim.

B--eu não preciso deste chocolate RUIM.

A--Desistiu, amigo. (leva uma mordida lenta, agradável)

B--tem nozes nisto?

A--Sim.

B--eu deixarei você jogar com meu Nintendo.

A--Não, obrigado.

B--eu te convidarei para um lanche.

A--Não, obrigado.

B--eu tomarei seus remédios pra você.

A--Não, obrigado.

B--eu farei toda sua lição de casa. Jesus não faria sua lição de casa.

A--Duas noites seguidas?

B--Pode ser, pode ser. Vai me dá minha mordida.

A--Como eu sei que você fará o que promete?

B--Como você sabe que o Jesus fará o que ele promete?

A--Ele fez milagres. Você faz algum milagre?

B--eu consegui bater todos os recordes no Super Mario Brothers Super. Isso um milagre?

A--Não.

B--Que tal darmos um aperto de mão. Meu pai dá um aperto de mão quando ele ffecha um negocio.

A--Certo, se nós cortrmos nossa pele e misturarmos nosso sangue. Você tem uma faca?

B--Nãooo!

A--Desculpe, sem acordo. (dá outra mordida deliciosa, ostenta isto)

B--nós não podemos fazer de outro jeito?

A--(cuspe na palma dele, oferece a mão dele)

B--errrrr!

A--Desculpe, sem acordo.

B--Certo, Certo eu farei isto. (cuspe na mão, vira cabeça, dá um aperto de mão.
"B" limpa a mão na camisa fazendo careta)

Certo, nós somos os amigos. Agora eu posso dar uma mordida?

A--Com certeza. (Transfere o doce à mão de cuspe, e deixa o doce na palma da mão, oferece a " B") Pode pegar amigo.

B--(olha para outra direção) Oh, olhe, há um amigo com DOIS doces
(saí)

A--(segue) Ei e minha lição casa! E sobre tomar meus remédios amargos?


Autor: Bob Snook
Tradução: Sandro Luis
Fonte - Sandro Luís - www.ministeriojovem.com.br Colaborador: Bob Snook

OS MANDAMENTOS DAS CRIANÇAS

01- Não me estrague. eu sei que não devo ter tudo o que peço, e, muitas vezes, só estou experimentando você.

02- Não me corrija na frente de estranhos, se quer algum resultado. Aprenderei mais se você me orientar em particular.

03- Seja firme comigo, eu prefiro assim, pois faz com que eu me sinta mais seguro.

04- Nunca se esqueça de que muitas vezes eu não posso me expressar como quero. É por isso que eu não sou sempre preciso no que falo.

05- Não me diga que meus medos são bobos. Para mim eles são reais, e você poderia tranqüilizar-me, tentando entendê-los.

06- Não teste muito minha honestidade, às vezes sou tentado a mentir.

07- Não me deixe adquirir maus hábitos, pois dependo de você para distingui-los.

08- Não me proteja das conseqüências dos meus atos; às vezes preciso aprender pelos caminhos mais ásperos.

09- Não pense que seria rebaixar-se pedir desculpas a mim; desculpas sinceras tornam-se surpreendentementes afetuosas.

10- Não me faça sentir que todos os meus atos são errados. Isso confundirá meu senso de valores.

11- Nunca me diga que você é perfeito. Ficarei muito decepcionado quando descobrir que você não o é.

12- Não seja inconsistente, pois isto me confunde.

13- Não leve muito a sério minhas pequenas dores; às vezes necessito delas para obter a atenção de que preciso.

14- Não me ignore quando faço perguntas. Se você me ignorar, procurarei as respostas em outro lugar.

15- Não me faça promessas que você não pode cumprir. Isso me deixará muito decepcionado.

16- Nunca se esqueça que gosto de experimentar as coisas por mim mesmo. Não conseguiria prosseguir na vida sem isto!! Por favor, tolere-me!!!

Colaborador: Desconhecido

SER CRIANÇA

Ser criança é achar que o mundo é feito de fantasias,
sorrisos e brincadeiras.
Ser criança é comer algodão doce e se lambuzar.
Ser criança é acreditar num mundo cor de rosa,
cheio de pipocas.
Ser criança é olhar e não ver o perigo.
Ser criança é sorrir e fazer sorrir.
Ser criança é chorar sem saber porque.
Ser criança é querer ser feliz.
Ser criança é se esconder para nos preocupar.
Ser criança é errar e não assumir o erro.
Ser criança é pedir com os olhos.
Ser criança é derramar uma lágrima para nos sensibilizar.
Ser criança é isso e muito mais.
É nos ensinar que a vida, apesar de difícil,
pode tornar-se fácil com um simples sorriso.
É nos ensinar que criança só quer carinho e afeto.
É nos ensinar que, para sermos felizes,
basta apenas olharmos para uma criança.

Uma ótima tarde a todos...

CORAÇÃO FEDORENTO (DIA DAS CRIANÇAS)

Personagens
*Mímico 1 (Menino)
*Mímico 2 (menina)
Narração
Esta é uma mímica destinada as crianças. Conta a estória de um garotinho que vivia muito triste, pois seu coração era fedorento, e de uma menininha feliz, porque tem seu coração cheiroso. Pode ser usada ao ar livre. Sua trilha sonora pode ser do estilo "Charlie Chaplim" no cinema mudo.
Cena nº 1
No meio da praça, um garotinho está muito triste. Em seu peito pode-se ver um coração negro.

Ao contrário do Garoto, chega uma menina muito feliz que começa a brincar perto.
Ela vem chupando um enorme pirulito, sorridente.

A menina joga amarelinha, corre de um lado para outro enquanto o garoto a observa triste, choramingando e desanimado. Após algum tempo a menina percebe o garoto e se aproxima. Ela vê que ele está triste e tenta anima-lo oferecendo seu pirulito para ele. Mas isso não faz com que ele fique animado.

Então a menina pega o pirulito de volta e convida-o para brincar. O garoto aceita feliz, desfaz a tristeza do rosto e sorri A menina deixa o pirulito no chão e brinca com o garoto de amarelinha. Primeiro joga a menina. Mas quando chega a vez do garoto, este desamina, "murcha", faz bico e volta a chorar.

A menina não entende chega perto do garoto e pede para que ele "fique feliz.
Vamos brincar!". O garoto sorri novamente e eles voltam a brincar. Menina para a esquerda, garoto para a direita. A menina parece apanhar uma bola enorme e joga para o garoto. O garoto vibra, consegue agarrar a bola e devolve o arremesso para a menina. Ela corre pega a bola e devolve, jogando-a. Novamente o garoto apanha a bola, mas desta vez ela para, olha a bola em suas mãos, coloca no chão, desfaz o sorriso, "murcha" de novo e volta ao centro triste e choramingando.

A menina não entende. Corre para o garoto e pergunta gesticulando "O que houve?
O que há com você?".

O garoto triste aponta para o seu coração. Faz sinal de que cheira mal. A menina acena "Cheira mal?". O garoto concorda.

Ela cheira o coração do garoto, faz cara de desagrado "É, realmente, cheira mal!". O garoto se mostra mais triste ainda.

A menina gesticula então dizendo que ia orar a Deus para que ele ficasse feliz.
O garoto anima-se e observa a menina dobrar seus joelhos e "pedir a papai do céu" alegrar ser amiguinho. O garoto fica feliz, mas pouco depois dela se levantar ele novamente "murcha".

A menina diz então que ele é quem precisa orar. E então os dois juntos dobram seus joelhos e oram. Agora o garoto se levanta feliz, inverte o seu coração de feltro colado em seu peito que passa a ser alvo como a neve.

Os dois se abraçam e saem correndo, ambos sorridentes para brincar!
Colaborador: Rodrigo Morais

FLORZINHA DE JESUS (DIA DAS CRIANÇAS)

Programa para o Dia das crianças:

Arrume uma criança extrovertida e a enfeite como uma grande flor.
Ao redor de seu rosto, pregue as pétalas, no pescoço faça o caule, na barriga faça a raiz, nos braços, que deverão estar cruzados, faça as folhas.
O rosto deve estar pintado de amarelo, representando o miolo da flor.
Prepare também pequenas flores de cartolina, sendo que serão montadas em pirulitos, onde você vai pregar as pétalas em volta, e as folhas na haste do pirulito. Estas flores serão distribuídas para as crianças na saída do
programa.

Título do programa: FLORZINHA DE JESUS

Pode fazer um painel, no mesmo estilo, ou enfeitar a igreja como um belo jardim. Isso varia de acordo com a criatividade de cada um.


Boas vindas especial: Peça para um pai vestir-se de criança(suspensórios,boné virado,etc...) e dar as boas vindas.


Hino inicial -


Oração inicial -

Encenação:
Pai e mãe, vestidas de criança, sentados no chão, brincando com quebra-cabeças. Chega coleguinhas, inicia-se uma "briguinha" por causa do brinquedo. Entra um juvenil, vestido de pai, bem sério, e aconselha as crianças a não brigar, pois a mamãe está chegando e não vai gostar, mas eles continuam "brigando".
Entra a mãe, uma mocinha vestida de senhora, chama a atenção dos meninos, explica que Papai-do-céu não gosta de brigas, vai até a flor (Criança vestida) e retira a primeira pétala, explica que a cada briga uma pétala de
sua flor é retirada, e vai retirando uma a uma até mostrar quão feia fica uma flor sem pétalas, que devemos ser flores no jardim de Deus, sem brigas, para que possamos enfeitar o jardim de nossas vidas.
Ora com eles e diz para cada um ir para sua casa que está na hora de fazer os deveres de casa.
Eles saem.
Entram todos novamente e cantam: Se na família está Jesus, é feliz o lar.


Concurso - Crianças da Bíblia
1 - Quem foi o segundo filho de Adão? (Abel)
2 - Qual foi a criança que passeou dentro de uma cestinha? (Moisés)
3 - Qual era a profissão do primeiro filho de Adão? (lavrador)
4 - Qual foi o menino que foi entregue para morar na igreja, assim que
desmamou? (Samuel)
5 - Quantos peixes e quantos pães o menino deu a Jesus para alimentar a
multidão? (5 pães e 2 peixes)
6 - Qual foi o menino que foi criado por uma princesa? (Moisés)
7 - Quais foram os presentes que o menino Jesus ganhou dos magos? (ouro,
incenso e mirra)

Música especial - ( a convite)

Descontração - Chame duas crianças à frente e peçam a elas para localizarem entre os adultos os seguintes objetos:
- pente, lenço, remédio, lápis, gravata, presilha
de cabelo e óculos.
Ganha quem recolher todos os objetos e entregar ao
diretor em primeiro lugar.

Música especial - (a convite)

Homenagem: chame à frente a criança mais nova e o adulto mais velho e faça referência a como o tempo passa depressa e temos que nos preparar para uma vida digna ao lado de Jesus. (Amplie e faça como devocional)

Encerramento: todos juntos cantando "Se na família está Jesus"

Oração Final -

Entrega das lembrançinhas e despedida.
Não esqueça de fazer o bolo para repartir com as crianças à saída.
Se não quiser festa, pode embrulhar em papel alumínio e entregar já os pedaços.
Que Deus ilumine a todos.
Colaborador: Marizete Thomaz

SUGESTÕES DIA DAS CRIANÇAS PARTE II

Momentos de louvor: Jéssica e Fernando

Oração: Vinicius Salé

Introdução: Jonathan

Encenação: Pastel, Guaraná e Deus.

Louvor: Conjunto "Amigos de Jesus".

Descontração: Qual é a musica.*Beatriz*

Concurso Bíblico: Sobre Jonas *Paloma*

Louvor: Conjunto "Amigos de Jesus".

Brincadeira: Você conhece seus pais? *Jéssica* (quando é feita esta brincadeira é para ver se os pais conhecem seus filhos, então sera ao contrario, iremos ver se os filhos conhecem seus pais).

Debate em grupo: A construção na vida de um filho.*Katyuscia* (duvidiremos a igreja em grupos, e sera entregue para cada grupo esta meditação, para que eles falem sobre o assunto e depois um representante de cada grupo, falara em nome do seu grupo). Eu achei importante este debate, para chamar a atenção dos pais, que o tempo da construção da vida dos filhos é HOJE, que eles tem que incentivar seus filhos a estudarem a lição, eles tem que COMPRAR a lição, e assim por diante....

Louvor: Jéssica.

Peça: A criança que queria ser uma TV.

Encerramento: Sandra.

Louvor com a igreja.



ENCENAÇÃO: PASTEL, GUARANA E DEUS...



Menino: Lucas

Velhinho: Mauricio



Mãe do Lucas: Jéssica

Filho do Mauricio: Vinicius Dias.





A CRIANÇA QUE QUERIA SER UMA TV.



(Entra o Gedaias, olha no relógio e vê que esta na hora do seu jogo começarJ).

Gedaias: Nossa esta na hora do meu jogo.

(ele entra em casa e liga a TV, fica contente, sorridente assistindo ao jogo, quando sua filha chega para conversar com ele).

Taísa: Pai....

Gedaias: Filha fica quieta, não esta vendo que estou assistindo o meu jogo.

Taísa: Mas pai.....

Gedaias: Filha, vá para seu quarto, deixa eu assistir sossegado. (Fala bravo).

(Acaba o jogo, chega Elisa para assistir a novela).

Elisa: Amor, já começou a minha novela.

Gedaias: Sim, acabou o jogo agora.

Elisa: Eu não posso perder, essa é minha novela preferida.

(ela se senta e começa assistir toda sorridente, nem pisca de tanta atenção que da a sua novela).

Taísa: Mãe, preciso te contar uma coisa....

Elisa: Filha não esta vendo que estou assistindo à minha novela, depois você fala.

Taísa: Mas, é importante!

Elisa: Filha vá para o seu quarto, vai.

Narrador: Taísa saí muito triste, pois queria contar para seus pais que tinha tirado uma ótima nota em matemática, queria falar do seu dia na escolinha e também queria estudar a lição da escola sabatina e precisava da ajuda de seus pais para isso.

Mas acabara a novela e ela contente entra na sala para conversar com seus pais, mas......

Elisa: Venha assistir as pegadinhas, já começou.

Gedaias: Que legal.

(os dois assistem e dão risadas, ate que Taísa entra e se coloca em frente a TV).

Taísa: pai, mãe....

Elisa: Saí da frente, não esta vendo que estou assistindo...

Gedaias: Se quiser assistir senta, senão vá para seu quarto.

(Taísa sai muito triste, e vai para seu quarto conversar com Deus. Eis sua oração.)

Jéssica lê a oração.(Jessica estara na sala pastoral, e Taisa vai se ajoelhar e com fundo musical Jessica vai ler a oração como se a Taisa estivesse falando).
Andrea/Americana



CRIANÇASBIBLICAS

Objetivos
Estudar o que a Bíblia diz sobre as crianças; imitar as virtudes próprias das crianças; imitar as virtudes das crianças cujas vidas serão analizadas neste programa; saber que o exemplo das crianças é válido para todas as idades.

De manhã, ao fazer a propaganda do programa, peça as pessoas para trazerem diversas versões bíblicas.
Com antecedência, pedir a cinco, dez ou quinze pessoas que leiam as passagens bíblicas que relatam as histórias que serão apresentadas no programa, para que se familiarizem com os fatos destacados.

Seria interessante que na semana anterior ao programa, todos os membros lessem sobre pelo menos alguns destes dez personagens, e em seguida façam parte do grupo que estudará o tema que foi lido durante a semana. Será necessário colocar em lugar visível o nome, o texto bíblico e demais referências de leitura.

Levar papéis e lápis para fazer as anotações.
Preparar partes especiais.
Conseguir dicionários bíblicos, concordâncias e livros do
Espírito de Profecia como Patricarcas e livros do Espírito de Profecia como Patriarcas e Profetas, Profetas e Reis, o Desejado de Todas as na Nações e Atos dos Apóstolos, bem como a coleção As Belas Histórias da Bíblia, para reforçar o
estudo.

Abertura do programa
A palavra criança ou crianças é mencionada 176 vezes na
Bíblia.
A primeira vez que a palavra criança é mencionada na Bíblia é em Gênesis 21:8 (ler).
As crianças nos ensinam muito nas páginas sagradas.
Devemos observá-los com cuidado. Ler provérbios 22:6 e
Mateus 18:3.

Desenvolvimento
Dividir as pessoas em cinco grupos, que estudarão dez temas,
dos quais deverão extrair ensinamentos espirituais das crianças de cada história.

Passamos as referências bíblicas e de outros livros, mesmo sabendo impossível esgotar todo o tema e material disponível. No entanto, acreditamos que será útil ter essas referências. Passamos dois temas para cada grupo, mas se perceber que o tempo será muito curto, escolha um dos dois.

Quando houver terminado o tempo, cada grupo explicará o que estudou, as conclusões a que chegaram e as recomendações para todas as pessoas presentes.

Uma opção é alguém do grupo fazer uma mímica antes da explicação, a fim de que os outros adivinhem de que personagem ele falará.

Dar 4 minutos para cada grupo.

Grupo 1
>>Cinco pães e dois peixes: Marcos 6:30-44; Mateus 14:13-21; Lucas
9:10-17; João 6:1-14; O Desejado de Todas as Nações, capítulo 39.
O menino Samuel: I Samuel 3; Patriarcas e Profetas capítulo 55; As
Belas Histórias da Bíblia, vol. 3, págs. 145-154.

Grupo 2
Eutico: Atos 20:7-12;As Belas histórias da Bíblia, vol. 10, págs.
103-105.
Isaque: Gênesis 22:1-19; Patriarcas e Profetas capítulo 13;As Belas
histórias da Bíblia, vol. 1, págs. 161-192.

Grupo 3
José:Gênesis 37,39,40,41,41,45; Patriarcas e Profetas capítulo 20 e
21;As Belas histórias da Bíblia, vol. 2, págs. 40-72.
Jesus: Os evangelhos; O Desejado de Todas as Nações, capítulo 7 e
8;As Belas histórias da Bíblia, vol. 7, págs. 9-85.

Grupo 4
Ester: Livro de Ester; As Belas histórias da Bíblia, vol. 6 págs.
131-155.
Josias.II Reis 21:24- 23: 30; II Crônicas 33:25-35:27; Profetas e
Reis, caps. 32 e 33.

Grupo 5
Davi: I Samuel 17 a 24; Patriarcas e Profetas capítulos 62-65; As
Belas Histórias da Bíblia; vol 4; págs 9-78.
Os filhos da Viúva: II Reis 4:1-7

Conclusão
Feita pelos oradores de cada grupo; após todas as exposições.

SUGESTÕES PARA O DIA DAS CRIANÇAS

"A criança aprende o que vive e vive o que aprende"

Se a criança vive sob crítica,
Ela aprende a condenar;
Se a criança vive sob hostilidade,
Ela aprende a brigar;
Se a criança vive ridicularizada,
Ela aprende a ser tímida;
Se a criança vive sob humilhação,
Ela aprende a sentir-se culpada;
Se a criança vive com tolerância,
Ela aprende a paciência;
Se a criança vive com encorajamento,
Ela aprende a ter confiança;
Se a criança vive com louvor,
Ela aprende a apreciar;
Se a criança vive com compreensão,
Ela aprende a justiça;
Se a criança vive com segurança,
Ela aprende a ter fé;
Se a criança vive com aprovação.
Ela aprende a gostar de si mesma;
Se a criança vive com aceitação e amizade,
Ela aprende a achar amor no mundo.


"Nós amamos porque Deus nos amou primeiro". Vamos ensinar as crianças o quanto Deus nos ama...

PROGRAMA: "Orando pelas Crianças do Brasil"

Objetivo desta programação: ensinar a orar pelas crianças de sua cidade, de seu estado e país, para que todas venham a conhecer o Senhor Jesus. Mostrar a cada criança que ela pode ser um missionário de Jesus no lugar onde mora.

Material:Faça um cartaz com o mapa do Brasil. Pinte o seu estado e marque o lugar onde fica a sua cidade.

1ª Parte - Parte devocional

Cântico do Hino Nacional
Entrada da bandeira do Brasil
Desfile das crianças com bandeiras ou roupas que caracterizem os estados brasileiros
Oração pelo Brasil
Leitura e explicação do texto bíblico: Marcos 10. 13 -16
Louvor - um grupo de crianças
Usando o mapa do Brasil, fale com as crianças sobre alguns fatos interessantes de seu estado e de sua cidade, focalize as crianças, como vivem, a diferença entre as classes sociais, o que os governantes podem fazer, o que cada um de nós pode fazer.
Necessidades de sua cidade
Orar pelas crianças da sua cidade, do bairro e da rua onde reside - chamar uma criança para fazer a oração
POESIA
CRIANÇA
(Beatriz Junqueira Accorsi)
Criança doce e querida,
Visão de amor e pureza!
Do mundo és a esperança!
És força, mesmo indefesa.

Aos céus, minh'alma se eleva
Ao contemplar-te, criança!
Sorris, feliz, sem malícia:
Dos anjos és a lembrança.

Quem dera, tu só crescesses
No corpo e mente, criança!
E o coração teu, tão puro,
Nunca sofresse mudança!

Se te imitassem os homens,
Na tua meiga pujança,
Construiriam um mundo
De Fé, de Amor, de Esperança!

Criança doce e querida,
Fico a te olhar com ternura,
Querendo ser como tu,
Assim tão simples, tão pura!
Cântico coral pelas crianças
Oração Final
2ª Parte - Parte Social

Brincadeiras com as crianças e, depois, gostoso lanche

Sugestão de Brincadeiras

1ª) CADEIRA QUENTE
Material necessário : sala ampla, cadeiras e um aparelho de som.
Desenvolvimento: será formado um círculo com cadeiras, dando espaço entre uma e outra para facilitar o acesso das crianças. A quantidade de cadeiras deverá ser menor do que o número de crianças. Ao som de uma música, as crianças caminharão ao redor das cadeiras. De repente, a música será interrompida e todos deverão ocupar as cadeiras. As crianças que não conseguirem sentar, sairão da brincadeira. Uma ou duas cadeiras serão retiradas. Novamente, ao som da música, as crianças circularão e se sentarão quando a música cessar. A brincadeira continua, até que reste somente uma cadeira e será vencedora aquela criança que sentar na última cadeira.

2ª) O GATO E O RATO
Desenvolvimento: Duas crianças voluntárias assumirão os papéis de gato e de rato. De mãos dadas as crianças formam um círculo e devem dificultar a entrada ou saída do gato, facilitando o acesso do rato. Para iniciar o rato fica dentro do círculo e o gato fora. Quando o gato conseguir pegar o rato, outra dupla iniciará a atividade.

3ª) ESCONDER A VARINHA
Material necessário: uma varinha, um círculo grande desenhado com giz no centro da sala.
Desenvolvimento: A dirigente escolherá uma criança para ser a líder da brincadeira. Este líder terá a função de esconder uma varinha para que os demais participantes a encontrem. Todas as vezes em que alguém se aproximar da varinha, o líder dirá: "Está esquentando!" Todas as vezes que se afastarem, o líder dirá: "Está frio!" Quando alguém encontrar, dirá bem alto: "Fogo! Fogo!". Neste momento, todos deverão correr para entrar no círculo. O que achou a varinha, procurará tocar (NUNCA BATER) em alguém , antes que este entre no círculo. A criança que encontrou a varinha passa a ser o novo líder. Quem for tocado pela varinha, sairá da brincadeira. A brincadeira continua até que o grupo perca o interesse.

4ª) ACERTANDO O GOL
Material necessário: uma bola, uma trave pequena, uma venda para os olhos.
Desenvolvimento: O grupo será dividido em duas ou três equipes com igual número de participantes. Cada equipe escolherá um líder para ser o orientador. Uma equipe, de cada vez tentará fazer gol, procedendo da seguinte maneira: o líder escolhe um jogador de sua equipe e este, com os olhos vendados, chuta a bola tentando fazer gol, sendo orientado pelo companheiro líder. Vence a equipe que conseguir fazer mais gols. Dependendo da idade das crianças, a brincadeira poderá ser facilitada ou dificultada, aproximando ou afastando a trave de quem vai chutar.

5ª) DESENHANDO COM OS OLHOS VENDADOS
Material necessário: quadro-negro, giz, venda para os olhos
Desenvolvimento: Cada componente do grupo deverá ir ao quadro-negro com os olhos vendados e fazer um desenho de livre escolha ou sugerido pelo líder. Vence quem conseguiu desenhar melhor.

6ª) SOLTANDO BALÕES
Material necessário: balões (bolas de sopro) e pedaços de papel numerados. Uma lista numerada com perguntas bíblicas, tiradas das lições da Escola Dominical.
Desenvolvimento: A dirigente soltará os balões cheios, cada um contendo um pedaço de papel com um número. O número de balões precisa ser correspondente ao número de participantes. Cada um deverá pegar apenas um balão e estourá-lo. No entanto, terá que esperar a sua vez. A dirigente irá chamando as crianças, aleatoriamente ou por sorteio, e fará a pergunta consultando a lista que tem em mão. Cada criança terá dez segundos para responder, sob pena de pagar uma prenda se não conseguir responder corretamente.

EXTRAIDO IGREJA METODISTA

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Jogral : Para sempre ser Criança

--------------------------------------------------------------------------------
(Feito por 4 Crianças)

1-Todo mundo carrega dentro de si uma criança.

2-E todo mundo aprende a reprimi-la quando se torna adulto.
Porque quando crescemos "temos" que ser sérios?.

3-Quantas vezes você já não ouviu alguém dizer: "deixe de criantice!"?

4-E desde quando precisamos deixar de ser crianças?

1,2-Ria de você mesmo, seja "feliz",

1-brinque na chuva, de fazer castelos na areia, de fazer castelos no ar...

2-sonhe, faça bagunça no meio da rua, cante na hora que der vontade,

3-converse com você mesmo como se tivesse conversando com um amiguinho,

4-brinque de carrinho, solte pipa,brinque com seua amiguinhos

Todas-fique feliz simplesmente por ficar, sorria e ria sem motivo,


3,4-E acredite na pureza do ser humano...

3-na pureza de criança que talvez esteja escondida, mas que existe em você querido adulto.

4-Para alguns você vai parecer louco, bobo ou igual eu, Criança

2-mostre a língua para esses "alguns" e diga,como uma criança: "sou bobo mas sou feliz!"

1-Esses "alguns" com certeza têm uma criança maluquinha,
doida pra fazer bagunça também.

2-A vida já é muito complicada para vivermos sérios e carrancudos.

3-E isso tudo não é deixar de viver com seriedade...
é viver com a leveza de uma criança e obrigações de adulto.

Todas-Fica muito mais fácil viver assim.

1,2-Então, solte a criança que existe dentro de você!
3,4-Só não vale subir no muro e achar que sabe voar, né?

Colaborador: Marcelo Otto Nascimento


DICAS PARA O DIA DAS CRIANÇAS
Essas dicas são do livro "Comemorações. Sugestões Práticas para Valorizar datas Importantes" de Hope Gordon Silva.


APRESENTAÇÃO DA CRIANÇA


Faça uma porção de corações recortados em papel sulfite, um por folha. Quando as crianças entram (na Escola Dominical, por exemplo), escreva o nome de cada uma em um coração, com pincel atômico. Distribua esses corações para os adultos presentes, e depois que todos estão sentados, fale sobre o amor de Deus e dos irmãos, em que mesmo as crianças têm seu lugar. Depois as crianças se levanta e os adultos seguram alto os corações para cada criança achar o seu nome. Depois de um abraço, os adultos apresentam as crianças (nome, idade, e uma sentença mais). Há uma oração final ali, e saem juntos para tomar um lanche em que o adulto serve à criança e os dois comem de um só pratinho, preparado com doces e salgados.


FESTA DE EVANGELIZAÇÃO A SEMANA TODA.


Imaginou que oportunidade seria ter um cursinho de cinco dias, reunindo as crianças às 5 da tarde durante a Semana da Criança? Uma igreja fez isso, progamando uma pessoa diferente para cada dia, com atividade diferente, como fantoches, filme, etc., e bastante música. No final (ou mesmo cada dia) as cranças poderiam receber lembranças, talvez oferecidas pelos

comerciantes da cidade, cuja a casa receberá a devida propaganda.As crianças ganhariam mais ensinos de Deus para as suas vidas!


CRIANÇAS DA BÍBLIA.


Na comemoração do Dia da Criança, escolha crianças para representarem crianças da Bíblia, vestindoas de acordo ou não, como quiser. Dê para cada criança decorar alguns dados sobre sua pessoa, que servirão de dicas, para o auditório adivinhar quem são. (Se for na Escola Dominical, alguém poderia contar os pontos, dando pontos à classe de onde vem o maior número de acertos com o menor número de dicas). Por exemplo, no caso de Moisés: 1ª dica: eu tinha um irmão e uma irmã, e nasci longe de minha pátria.Se ninguém adivinha, passem para 2ª dica: meus irmãos se enteressam muito pelo meu nascimento, e minha mãe tinha um grande plano. Se ninguem consegue dizer quem é, passem para a 3ª dica, e assim por diante.

CRIANÇAS DO MUNDO.


Pode-se escolher crianças para representarem as várias partes do mundo, vestindo-as de acordo. Darão dicas sobre seu país, e no fim todas cantam "Cristo ama as Criancinhas" ou alguma coisa semelhante.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

CRIANÇA GOSTA DE FESTA
Fernando Carneiro de Morais


I. FAÇA UMA FESTA
A. As crianças são atraídas por festa
B. A Bíblia fala de festa
C. A oportunidade do evangelho pode estar na festa

II. ORGANIZE SUA FESTA
A. Sonhe com a festa
B. Veja quem você vai convidar para a festa
C. Defina a data e o horário da festa
D. Escolha o local da festa
E. Pense no tema da festa
F. Prepare a alimentação da festa
G. Cuide da diversão da festa
H. Planeje o programa da festa

III. PROGRAME SUA FESTA
A. JESUS AMA AS CRIANÇAS
“O EVANGELISTA DE CRIANÇAS” Ano 51 - n° 200 – Jul/Ago/Set/2005

1. PROGRAMAÇÃO DA FESTA
a) Recepção
Receba as crianças com alegria. Faça etiquetas adesivas escrito “Jesus ama o (a) nome da criança” e cole nas crianças. Deixe um CD tocando com músicas alegres enquanto todos os convidados chegam.
b) Boas-vindas
Quando estiver pronto para começar, reúna as crianças e fale da alegria de estarem juntos.
c) Cânticos

Louve, Cante e Ore
d) Brincadeiras
e) Cânticos
Vou Anunciar
Um Bom Amigo É
f) Lição
Jesus Ama as Crianças
g) Apelo
h) Memorização
“Deixai vir a mim os pequeninos, não embaraceis, porque dos tais é o reino de Deus” Marcos 10:14
i) Especial
Fantoches
j) Cântico
Célere a Vida em Cristo
k) Lanche
l) Lembrançinhas
2. PREPARATIVOS PARA A FESTA
a) CONVITES
Um papel A5 dobrado ao meio. Por fora desenhe motivos de festa (balões coloridos, por exemplo). Dentro faça um grande coração e dentro escreva o nome do convidado e as informações da festa.
b) DECORAÇÃO
Decore como uma festa de criança, com balões coloridos. Se você tem filhos, podem ser os amigos deles. Se não, podem ser os filhos dos seus amigos e vizinhos. No dia da festa marque na lista os que vierem. Marque também aqueles que receberem Jesus para que você trabalhe mais com eles.

3. RECURSOS VISUAIS
A lição está na revista. Use as figuras como estão ou amplie em xérox colorido e cole em papel cartão. Depende do tamanho da sua festa. O versículo deve ser visualizado. Pode ser dentro de um grande coração colorido. Ele pode até já fazer parte da decoração da festa.

4. MÚSICAS
As músicas sugeridas fazem parte do CD “Celebrando a Vida em Cristo” do Kit de EBF “Volta ao mundo com Jesus”, vendidos separadamente na APEC©. Você pode cantar outras músicas que conheça que falem do amor de Jesus pelas crianças.

5. ESPECIAL
Improvise uma história de fantoches com três personagens. Um menino que acha que ninguém o ama, uma menina que tenta convencê-lo do contrário e um adulto que explica aos dois que Jesus ama.

6. BRINCADEIRAS
Jesus ama. Dê a cada criança um cartão em forma de coração escrito “Jesus Ama” e uma caneta ou lápis. A um sinal a criança deve assinar seu próprio nome no cartão e sair em busca de mais assinaturas das outras crianças e pessoas que estiverem na festa. Depois de um ou dois minutos, dê outro sinal para pararem.
Verifique a criança que conseguiu mais assinaturas.
Jesus me ama, eu sei! Use a sugestão das páginas 28 e 29 da revista para fazer uma atividade com as crianças.

7. LANCHE
Tenha um coração colorido de papel cartão escrito “Jesus ama você” (seria interessante se fosse o próprio nome da criança) com balas e bombons grampeados ao redor.

B. A FESTA DAS CORES
Use algum método de evangelismo com cores (Livro sem palavras ou outro)

1. PROGRAMA DA FESTA

a) Recepção
Receba as crianças com alegria. Faça etiquetas adesivas nas cores amarelo, vermelha e verde com o nome da criança e cole nas crianças. Deixe um CD tocando com músicas alegres enquanto todos os convidados chegam.

b) Boas-vindas
Quando estiver pronto para começar, reúna as crianças e fale da alegria de estarem juntos.

c) Cânticos
Exaltação a Deus (CSPC Vol 2 n° 22)
O Senhor é a minha força CSPS Vol 2 n° 13)

d) Brincadeiras

e) Cânticos
Livro sem palavras (CSPS Vol 2 n° 81
Alô! Alô! (CSPC Vol 2 n° 3)
f) Lição
Apresente o evangelho usando algum método com cores.
g) Apelo
h) Memorização
“Porque Deus amou ao mundo” João 3:16ª
i) Especial
j) Cântico
Livro sem palavras (CSPS Vol 2 n° 81)
k) Lanche
l) Lembrançinhas

2. PREPARATIVOS PARA A FESTA
a) CONVITES
Faça círculos em papel dobradura nas cores do Livro sem palavras. Cada círculo de uma cor deve ter tamanho diferente dos das outras cores. Cole um dentro do outro por ordem de tamanho. No centro escreva o nome do convidado. Ao redor vá escrevendo as informações da festa.
b) DECORAÇÃO
Decore o local com balões, faixas, toalhas, copos, guardanapos, etc, nas cores do Livro sem palavras.

c) LISTA DE CONVIDADOS
Tenha uma lista das crianças que convidou para a festa. Se você tem filhos, podem ser os amigos deles. Se não, podem ser os filhos dos seus amigos e vizinhos. No dia da festa marque na lista os que vierem. Marque também aqueles que receberem Jesus para que você trabalhe mais com eles após a festa.
3. RECURSOS VISUAIS
Escolha o método que você for usar e faça do tamanho apropriado para o número de convidados da sua festa. O versículo pode ser um cartaz já usado para a decoração da festa.
4. MÚSICAS
As músicas sugeridas para esta festa estão no 2° volume dos Cânticos de Salvação para crianças, publicado pela APEC©. Você pode cantar outras músicas que conheça e falem do plano da salvação.
5. ESPECIAL
Improvise uma história de fantoches onde um menino tem na mão o Livro sem palavras e, encontrando uma amiguinha, resolve falar com ela sobre ele.
Divida as crianças em três times conforme as cores das etiquetas (se forem poucas crianças divida só com duas cores). Faça uma competição entre as cores.
6. BRINCADEIRAS
Corrida do tatu. Cada time se posiciona em fila, com os pés afastados formando um túnel. A um sinal, o último da fila deve engatinhar por debaixo das pernas dos companheiros e se posicionar na frente da fila e assim até que o que estava em primeiro volte a sê-lo. Ganha o time que fizer em menos tempo.
Gosto secreto. Tenha uma caixa grande com vários lápis de cor dentro. Cada criança recebe um cartão branco. Tenha uma caixa grande com vários lápis de cor dentro. Cada criança recebe um cartão em branco. A um sinal, uma criança de cada time vai até a caixa e colore o cartão com a cor preferida. Volta ao seu lugar sem permitir que ninguém veja que cor escolheu. Quando todos tiverem ido, ganha o time com a maior variedade de cores ou o time que todos escolheram a mesma cor.
7. LANCHE
Além de sanduíches e salgadinhos, tenha docinhos nas cinco cores do Livro sem palavras.
8. LEMBRANCINHAS
Providencie um Livro sem palavras pequeno ou outra idéia com suas cores.
C. SE VOCÊ PUDESSE VER O QUE EU VI!
“O EVANGELISTA DE CRIANÇAS” Ano 50 - n° 197 – Out/Nov/Dez/2004
D. SEMPRE VERDADEIRA
“O EVANGELISTA DE CRIANÇAS” Ano 51 - n° 198 – Jan/Fev/Mar/2005
E. NÃO HAVIA LUGAR
“O EVANGELISTA DE CRIANÇAS” Ano 50 - n° 201 – Out/Nov/Dez/2005

IV. O COMPROMISSO COM SUA FESTA
Sua festa não será apenas um momento de lazer para as crianças, será também a oportunidade de conhecerem e receberem a Cristo como salvador. Tenha um compromisso de, primeiro, realizar a festa. Também de orar pela programação e pelos convidados que virão. Preencha e assine o compromisso abaixo e esforce-se para fazer o melhor para o Senhor.