domingo, 20 de julho de 2008

O AZEITE DA VIÚVA

POSTADO POR DESSA

O AZEITE DA VIÚVA



Texto Base: 2Reis 4:1-7
Versículo para memorizar: "O meu Deus, segundo a Sua riqueza em glória, há de suprir em Cristo Jesus, cada uma de suas necessidades." Filipenses 4:19
Objetivos:
Saber que Deus pode suprir as nossas necessidades
Sentir-se agradecido pela bondade de Deus

Musicas: "Ação de Graças"
História

Certo dia, uma mulher foi pedir ajuda a Eliseu. Seu marido havia morrido. Ele havia estudado em uma das escolas dos profetas. Eliseu devia conhecê-lo. Quando o homem morreu, ele devia algum dinheiro para outro homem.
- O homem quer levar meus dois filhos para serem escravos para pagar a dívida - contou a mulher a Eliseu.
- O que você tem em sua casa? - perguntou-lhe Eliseu.
- Apenas uma jarra de azeite - respondeu ela.

- Vá e peça emprestadas quantas jarras você conseguir - disse Eliseu. - Feche sua porta e derrame o azeite de sua jarra dentro de todas as outras jarras.
A mulher fez exatamente como Eliseu lhe disse. Ela e seus filhos foram a todas as pessoas que eles conheciam e pediram jarras emprestadas.
Quando não conseguiram emprestar mais, entraram em casa e fecharam a porta. A mulher começou a derramar o azeite de sua jarra dentro das jarras emprestadas. Jarra após jarra foi enchida. Finalmente, não havia mais nenhuma jarra vazia em parte alguma!
A mulher correu e contou a Eliseu.


- Vá e venda o azeite - disse Eliseu. - Pague suas dívidas. Você e seus filhos podem viver do restante do dinheiro.

Esta é uma lição sobre Graça
Deus fez mais do que simplesmente cuidar do problema dessa viúva.
Ela não só foi capaz de vender o azeite para pagar as dívidas, mas teve sobra suficiente para continuar a viver.
O azeite da viúva poderia ter continuado a fluir do seu jarro, mas ela não tinha mais vasilhas.
A graça de Deus mais do que supre as nossas necessidades. Ela nunca se esgota.
Nós é que não temos mais espaço para aceitar Suas bênçãos.
Reforçando a lição

Necessidades e Bênçãos
Colocar os dois copos na frente da sala, um identificado com a palavra “necessidades” e o outro com “bênçãos”. Distribuir aos alunos várias bolinhas de gude ou pedrinhas.
Pedir que os alunos pensem tanto em necessidades não supridas em sua vida — algo que eles precisam que Deus faça por eles agora — como em bênçãos que Deus já lhes concedeu ou tem concedido regularmente.
Pedir que um por vez os alunos mencionem uma necessidade ou uma bênção ao colocarem no copo apropriado uma das bolinhas/pedrinhas.
(Salientar o fato de que algumas coisas podem ser tanto necessidade como bênção, dependendo da situação do aluno. Um abrigo, por exemplo pode ser uma necessidade para uma pessoa sem teto, mas uma bênção para os alunos que têm um lar.)
Parar quando um dos copos transbordar de bolinhas ou pedrinhas.

Qual a conclusão?
Qual dos copos ficou cheio primeiro?
Quantas necessidades verdadeiras temos que Deus ainda não supriu? Vamos pedir a Ele? Vamos dizer juntos nosso Verso Para Memorizar?
Não importa como as coisas nos pareçam no momento, podemos estar seguros de que:
A FONTE DA GRAÇA DE DEUS NUNCA SE ESGOTA.

O BISCOITÃO

O BISCOITÃO

Versículo para memorizar: "Em tudo dai graças." 1Tessalonissenses 5:18
Cântico: "Deus mandou o sol brilhar" - Cânticos de Salvação vol.4 da APEC

Dica: Recorte as figuras e coloque atrás de cada uma delas um espeto de churrasco, preso com fita adesiva. Porque assim fica bem mais fácil de manusear, como se fosse uma placa.
História
Filipe acordou bem cedinho para ir à escola. Comeu um delicioso biscoitão no seu café da manhã. Hummm!!! Que delícia!

Como é bom poder comer e ter o que comer. Deus nos ama tanto que sempre nos dá o que necessitamos para comer. O que você comeu hoje? (deixe as crianças falarem). Deus ama muito a cada um de nós. Ele criou todas as coisas e criou você e a mim. Ele é Perfeito e santo e está no Céu. E porque nos ama, quer que estejamos para sempre com Ele. A Bíblia dis em João 3:16: "Porque Deus amou o mundo..." Quem está no mundo? Sim, você e eu. Você pode colocar o seu nome no lugar da palavra mundo. Cada vez que você comer alguma coisa, lembre-se que é Deus que nos ama e nos dá a comida, como o biscoitão gostoso que Felipe comeu.

Felipe estava tão contente que disse à sua mãe: "Muito obrigado pelo biscoitão, mamãe."

Mas a mamãe respondeu: "Você não deve agradecer a mim, mas ao padeiro, que fez o biscoitão."
Felipe correu para a padaria e disse ao padeiro: "Sr. padeiro, muito obrigado pelo delicioso biscoitão que eu comi hoje no café da manhã."


O padeiro então disse: "Não me agradeça, agradeça ao fazendeiro que plantou o trigo para termos a farinha de trigo pra fazer o biscoitão."
Daí, Felipe foi até o fazendeiro e disse: "Sr. fazendeiro, agradeci à mamãe pelo biscoitão que comi e ela me mandou agradecer ao padeiro. Fui ao padeiro, e ele disse que era pra agradecer ao senhor. Muito obrigado pelo biscoitão que comi."


O fazendeiro disse que não era pra ele agradecer, mas para agradecer ao trigo.
Felipe foi até a plantação e disse ao trigo: " Sr. trigo, muito obrigado pelo delicioso biscoitão."

"Não agradeça a mim - disse o trigo - agradeça à chuva, que me fez crescer."
Felipe olhou pra cima e disse: "Muito obrigado chuva, pelo gostoso biscoitão que comi."

"Não - disse a chuva - não agradeça a mim, agradeça ao sol, pois se não fosse ele, eu nada poderia fazer para que o trigo crescesse."
Sr. sol, hoje comi um delicioso biscoitão e agradeci á minha mãe, mas ela me mandou ir ao padeiro agradecer. Fui até ele e ele me mandou agradecer ao fazendeiro, e o fazendeiro disse pra agradecer ao trigo. Fui até o trigo agradecer, mas ele disse pra eu agradecer à chuva, que logo depois me mandou vir te agradecer. Muito obrigado pelo delicioso biscoitão!"
Você já imaginou a nossa vida sem o sol? O sol não nos dá só calor, mas dá luz e com a luz dá as cores. Sem a luz o nosso mundo seria tudo sem nenhum colorido. Mas do que essa luz que vemos nós precisamos da Luz do mundo que é o Senhor Jesus que veio ao mundo para ser Luz que pode acabar com a escuridão do pecado.
A Bíblia nos diz que todos pecaram (Rm 3:23). Pecado é tudo aquilo que fazemos ou falamos que não agrada a Deus. Como mentir, brigar (deixe as crianças darem mais exemplos). Todos nascemos no pecado e não conseguimos nos livrar dele sozinhos. O pecado precisa ser castigado que é ficarmos para sempre na escuridão longe de Deus. Mas Deus nos ama tanto que nos deu Jesus que é a Luz do mundo, que nos tira da escuridão e nos dá a luz da vida (João 8:12). Jesus pegou os nossos pecados e sofreu em nosso lugar, como se Ele houvesse pecado, mas na verdade, Ele foi o único que nunca pecou. Ele fez isso por nos amar e derramou o seu sangue para que pudéssemos estar pertinho de Deus. Que maravilha ter Jesus no coração e tê-lo como a nossa Luz!

Então, o sol disse a Felipe: "Não me agradeça, Felipe. Agradeça a Deus, que me fez e que fez todas as coisas.

Filipe fechou os olhos e agradeceu a Deus pelo gostoso biscoitão que comeu no café da manhã e por tudo o que Deus criou!"

Nós devemos ser gratos por tudo (pergunte ás crianças os motivos que as levem a agradecer a Deus). Como é triste quando alguém se esquece de nos agradecer por algo que fazemos por elas. Assim também, Deus quer que sejamos agradecidos.

Se você já tem Jesus, já tem muito a agradecer. Se não tem, peça que Ele limpe o seu coração de todo o pecado e que venha ser Luz em sua vida. Você deve admitir que é pecador e crer que Jesus sofreu e morreu em seu lugar, pelos seus pecados, e pedir que Ele limpe o seu coração de todo pecado. Você quer fazer isso hoje? (faça o apelo e ore com as crianças que aceitaram a Jesus)

Enfatize que devemos ser gratos não somente pelo que Deus faz, mas também pelo que ele é: Amor, Paz, Criador, etc.

(história da APEC)

POSTADO POR DESSA

O PIQUENIQUE DAS TARTARUGAS

O PIQUENIQUE DAS TARTARUGAS



Uma família de tartarugas decidiu fazer um piquenique. Levaram um dia para preparar o lanche, um dia para chegar ao local escolhido e um dia para ajeitar o local.

Quando iam começar a comer, descobriram que não haviam trazido o sal.

Após longa discussão, a tartaruga mais nova foi escolhida para voltar em casa e pegar o sal, pois era a mais rápida de todas.

Ela lamentou, chorou, e esperneou, mas não teve jeito; finalmente concordou em ir, mas com uma condição: que ninguém comeria até que ela retornasse.

Todos concordaram com sua condição e a pequena tartaruga saiu.

Cinco dias se passaram e a pequena tartaruga não tinha retornado. Ninguém mais aguentava de fome e resolveram comer. Nesta hora a pequena tartaruga saiu de trás de uma árvore e gritou:

- Viu! Eu sabia que vocês não iam me esperar. Agora que eu não vou mesmo buscar o sal.

Regozijo-me porque em tudo
tenho confiança em vós.


II Corintios 7.16


Esta mensagem foi enviada por Iorides Fernandes

LIVROS MUITO BONS!!!

INDICADO PELA PROFA DESSA
BLOG : trabalhinhos.blogspot.com

Livros que recomendo a você:

-"O Ministério das Crianças" - de Mike Mason.
Sinopse
-"As Cinco linguagens do Amor das Crianças" - de Gary Chapman e Ross Campbell.
Sinopse
"Como as Crianças Aprendem" - de Cynthia Ulrich Tobias
Sinopse
"O Maravilhoso Mundo dos Fantoches" - de Mirly de Oliveira
Sinopse
"Atividades" - de Jeanine C. Ma
Sinopse
"Culto Doméstico para Crianças" - de Kenneth N. Taylor
Sinopse

O QUE EU POSSO FAZER POR VOCÊS CRIANÇAS?

ENCONTRO DE PAIS E LÍDERES

Tema: O que eu posso fazer por você, criança?


Objetivos
- Alertar os pais dos riscos a que as crianças estão sujeitas em nosso país.
- Conscientizar os pais de sua responsabilidade pessoal para a solução do problema.

Divulgação

Faça diversos cartazes e os espalhe pelo templo. Cole em cartolina diversas manchetes de jornais e revistas que chamem atenção para os problemas que afligem as crianças: violência, exploração da mão-de-obra infantil, prostituição, falta de diálogo e tempo dos pais para com os filhos, estresse infantil etc. Desenhe sobre as manchetes um ponto de interrogação e o tema do encontro. Informe também a data, hora e local do encontro. Anuncie através do boletim da igreja e convites pessoais. Empenhe-se a fim de conseguir o maior número de pais presentes no encontro.
Ambiente

- Arrume a sala, ou local disponível, dispondo as cadeiras em círculo, de modo que todos possam se ver durante o debate.
- Faça silhuetas de crianças em papel de jornal velho e escreva em cada uma delas, uma destas palavras: drogas, estupro, violência emocional, violência física, pornografia, exploração da mão-de-obra, falta de diálogo etc.
- Consiga um jornal ou revista com reportagem sobre a violência infantil.
Desenvolvimento

Boas-vindas - O líder se apresenta e à sua equipe para os pais presentes. Depois, em nome da equipe, deve agradecer aos pais por virem ao encontro.
Dinâmica - Mostre um dos cartazes usados na propaganda do evento para os pais. Diga para eles que o cartaz representa a realidade do nosso país. Um país onde a impunidade e a omissão das pessoas incentivam a violência ao menor. (Vá apresentando as silhuetas enquanto fala.)
Quando lemos sobre crianças usando drogas cada vez mais cedo, não pensamos que é problema nosso, e que nosso filho pode estar ao alcance de traficantes enquanto estuda em sua escola.

Quando só lemos os jornais e nos calamos diante de casos em que crianças estão sendo violentadas sexualmente e sendo espancadas e torturadas fisicamente, cada vez mais novas, estamos pensando que não podemos fazer nada para resolver a questão.
Quando nós permitimos que as crianças tenham acesso a literatura pornográfica e permitimos que nossos filhos assistam a todo tipo de programa de televisão e filmes de violência, não pensamos na destruição de valores que estamos causando em sua mente e nem mesmo em que o estamos tornando um futuro marginal.
Crianças todos os dias quebram pedras, trabalham em salinas, destruindo a sua pele e tendo graves problemas de visão, trabalham em carvoarias e canaviais, passam horas em pé vendendo balas nas portas dos cinemas e nos sinais de trânsito. Em alguns lugares do nosso país o índice de evasão escolar chega a 71%.
Surge então a pergunta: De quem é o problema? É do governo? Dos pais? Da miséria? Da igreja? Mas neste encontro a pergunta mais importante não é quem é o culpado nesta história, mas a pergunta é: o que eu e o que você podemos fazer diante desta situação? O que eu posso fazer por você, criança?
Eu vou rasgar um pedaço deste jornal, simbolizando que este também é um problema meu. E vou passá-lo para vocês para que façam o mesmo. E quando tirarem um pedaço da folha, repitam em voz alta e conscientemente: “Este também é um problema meu. O que eu posso fazer por você, criança?”
Cada um vai escrever agora um nome de criança em seu pedaço de papel: Ana, Maria, José, Joana... Assim você vai personalizar esta causa em sua mente e nós vamos agora orar, implorando a Deus misericórdia por estas crianças e pedindo a ele que nos mostre o que podemos fazer para ajudá-las.
Oração - Pela líder
Debate - Selecione entre o grupo algumas pessoas para anotarem as sugestões e respostas surgidas do grupo e gire um debate entre as pessoas sobre as seguintes perguntas:
- O que podemos fazer para que a escola seja um lugar mais seguro para nossas crianças?
- O que podemos fazer para evitar que nossos filhos usem drogas? O que podemos fazer em nossa comunidade para ajudar crianças viciadas e menores infratores?
- O que podemos fazer para restringir o acesso de nossas crianças a programas pornográficos e filmes de violência? Que opções podemos lhes oferecer?
- O que podemos fazer para termos mais tempo com nossos filhos? De quais atividades cotidianas podemos abrir mão para oferecer diálogo e amor incondicional às nossas crianças?
- O que devo ensinar aos meus filhos para que eles possam crescer fisicamente, emocionalmente, socialmente e religiosamente saudáveis?
Após o debate, releiam as soluções surgidas do grupo, e propicie para que posteriormente cada participante tenha estas anotações, para que se lembrem de colocar em prática o que se propuseram neste dia.
Cântico - “A começar em mim”
Oração - Por um participante
Encerramento - Agradeça aos pais a participação no encontro. Incentive-os a fazerem tudo para proteger as crianças e a colocarem-se diante de Deus para que ele dê a cada um a força e coragem necessárias para tal.
Lanche - Sirva um lanche preparado para este momento. Pode ser algo de acordo com a possibilidade de cada igreja.

Debhora Elisamar G. S. Silva

Educadora - UFMBB - Rio de Janeiro - RJ

O BARCO - TEMA

O Barco

Era uma vez um menino chamado Toninho.

Toninho morava perto de um rio, e por isso, gostava muito de barcos.

Ele sempre fazia barquinhos de papel, mas eles acabavam se desmanchando na água.

Um dia, enquanto caminhava pelas ruas da pequena cidade onde morava, ele viu na vitrine da loja um barco bem bonito, do jeitinho que ele queria.

Toninho entrou na loja e perguntou o preço do barco ao dono da loja.

Era um valor muito alto e Toninho não tinha o dinheiro para comprar ao barco.

Saiu muito triste da loja. Foi no caminho que teve uma idéia. Iria construir o seu próprio barco, mas não de papel, como das outras vezes. Agora ele iria construir um barco de madeira.

Por vários dias, Toninho, juntamente com o seu pai, construiu um lindo barco, o qual ao término foi pintado com cores alegres.

Os olhos de Toninho brilharam de alegria ao ver o belo barquinho colorido. Ficara lindo.

Com todo cuidado, Toninho colocou o barco no laguinho, que ficava perto do rio. E ali, brincava alegremente com o seu barquinho.

Um dia, quando Toninho brincava com o seu barco, veio uma forte tempestade, que levou o barco de Toninho para o rio. Toninho tentou alcançar o barco, mas foi em vão. As águas estavam muito agitadas e levaram o barco para longe.

Toninho ficou muito triste. O pai até queria fazer outro barco, mas Toninho queria aquele, porque ele tinha gostado muito dele. Outro barco não seria a mesma coisa.

Toninho ficou a caminhar tristemente pelas ruas da cidade, quando, de repente, ao olhar para uma vitrine de uma loja, viu um barquinho muito parecido com o seu.

Ele entrou na loja e pediu ao vendedor para mostrar o barquinho. Toninho pegou o barquinho nas mãos e examinando-o cuidadosamente, concluiu:

- Esse é o meu barquinho.

O vendedor sorriu para o menino e disse:

- Esse barco pode ser seu, garoto, mas tem que pagar o preço dele.

Toninho, entre lágrimas, tentou explicar o ocorrido para o vendedor. Mas, o vendedor disse que para Toninho ter o barco de volta, ele teria que pagar o valor do mesmo, porque aquele barco agora pertencia à loja.

Toninho saiu da loja muito triste, pensando o que fazer para conseguir o seu barco de volta. Decidiu que iria trabalhar muito, até ajuntar o dinheiro e comprar o barco.

E assim Toninho fez. Por vários dias, Toninho trabalhou incessantemente como entregador, limpador de calçadas, etc. Até que um dia, conseguiu ajuntar o dinheiro para comprar o seu barquinho.

Toninho foi apressadamente a loja, com medo de não encontrar o barquinho. Mas... para a sua alegria, o barco ainda estava lá.

Toninho entregou o dinheiro ao vendedor que lhe deu o barco em troca.

Toninho tomou em seus braços o barquinho, dando um suspiro aliviado, e disse:

-Meu barquinho querido! Você é meu duas vezes. A primeira vez, porque eu te construí e agora, a segunda vez, porque eu te comprei.

Essa história é semelhante a nossa vida. E poderíamos dizer que somos como aquele barquinho. Um dia, Deus fez o homem com muito amor e carinho, mas a tempestade (pecado), separou o criador da criatura. Mas... Deus, o criador teve um plano e através de Jesus Cristo, seu filho, Ele pôde trazer o homem de volta para os braços do criador.

Muitas pessoas ainda andam longe do criador, mas Deus espera ansiosamente para tomá-lo em seus braços amorosos, porque o preço já foi pago através do sangue de Jesus, derramado na cruz por causa dos nossos pecados.

EBF PAN DE CRISTO - EXEMPLO

Projeto EBF Pan de Cristo


Introdução

Queridos irmãos, sabemos que a realização de uma EBF requer tempo e muito trabalho, pois ela deve ser planejada com no mínimo três meses de antecedência, ficamos impedidos de planejar nossa EBF neste período, por motivos de força maior. Mas o Senhor nos cobra tal missão e com oração, amor e graça, estamos na dispensação do Senhor, que por sua infinita misericórdia nos deu este tema: “Pan de Cristo”.
Com este tema em mente decidimos realizar uma reunião com os professores da EBD, pedimos a todos que orassem para que o Senhor nos concedesse idéias para trabalharmos com este tema na EBF. Todos ficaram muito animados, realizamos nossa reunião e o resultado você lerá no nosso projeto Pan de Cristo.
Queremos pedir sua compreensão caso haja falhas ou discordância, mas procuramos fazer o melhor dentro da nossa realidade. Também gostaria de avisar que à medida que forem surgindo novas idéias colocaremos disponíveis no site. Esperamos que este projeto seja uma bênção na sua igreja também, pois ele pode ser adaptado para a realidade de sua igreja.

Objetivos

· Criança não salva – mostrar o plano da salvação e ganhá-las para Cristo
· Criança salva – desenvolver o seu crescimento espiritual apresentando Cristo como vencedor e despertá-las para o serviço de evangelização.

Público alvo

200 crianças da igreja local e da comunidade

Desenvolvimento

Inscrições

Serão confeccionadas inscrições e entregues a pessoas designadas para realizá-las.
Modelo de ficha:
Inscrição para EBF PAN DE CRISTO
Nome:
Idade:
Endereço:_____________________________________________________________________________________________________________
Tel: Indicação: (Quem fez a inscrição)



Serão abertas 200 vagas para serem divididas em 5 classes:
3 e 4 anos;
5 e 6 anos;
7 e 8 anos;
9 a 11 anos meninas;
9 a 11 anos meninos.

Ao recebermos as inscrições, devidamente preenchidas, enviaremos o ingresso (ou bilhete) para que a criança traga no dia da EBF.
Os ingressos estarão personalizados com o nome, idade, cor da classe e bilheteria (no dia haverá cinco bilheterias, uma para cada classe), onde ela irá colocar a sua identificação.
3 e 4 anos – azul celeste – bilheteria 1
5 e 6 anos – azul Royal – bilheteria 2
7 e 8 anos – laranja – bilheteria 3
9 a 11 anos meninas – amarelo – bilheteria 4
9 a 11 anos meninos – verde – bilheteria 5

Modelo de ingresso

Ingresso para EBF Pan de CristoDias 18, 19 e 20/07 de 14 às 17h.Nome:___________________________Idade:________Bilheteria:___________
Dia 18 ( ) Dia 19 ( ) Dia 20 ( )

A identificação pode ser um crachá ou uma fita amarrada no braço da cor da classe.

Divulgação:

Optamos por fazer uma faixa e colocá-la na frente da igreja com todas as informações\\\\\;
Local, data, horário, tema, etc.

Decoração da igreja:

A igreja será decorada com vários desenhos de esportes, bolas, etc.
Os bancos no salão do templo ficarão em círculo formando um estádio, e estarão separados de acordo com a cor de cada classe.

Programa:

Entrada das crianças (colocar identificação e conduzir ao seu lugar no templo)

1º Ato (Templo)
· Oração inicial
· Boas vindas com cântico
· Citar com as crianças:
Tema da EBF: Pan de Cristo
Divisa: “Quem vencer herdará todas as coisas e Eu serei seu Deus e ele será meu filho.” Ap.21.7
Hino oficial: 305 da Harpa Cristã, trocando a palavra soldado por atleta e capitão por campeão.
· Apresentação de coreografia
· Mensagem
1º dia – O CAMPEÃO DOS CAMPEÕES - apresentaremos a história de Jesus
O texto bíblico é livre para o pregador desde que seja apresentado Jesus como campeão, falar sobre a vida de Jesus e suas vitórias sobre o pecado, a doença e a morte.

2º dia - EU POSSO SER UM CAMPEÃO - mostraremos o plano da salvação
pode-se trazer uma história bíblica que fale de vitória como Davi e Golias.

3º dia - A MAIOR VITÓRIA - falaremos sobre a ressurreição de Jesus e a nossa recompensa.
Apresenta-se também os galardões que receberemos no céu.

· Apelo – este deve ser um ato obrigatório todos os dias. As crianças que aceitarem Jesus deverão ter seus nomes anotados para um posterior discipulado.
· Louvores – Hinos que falem de vitória
· Orientação para divisão das classes.

2º Ato (nas classes)

· Acomodação das crianças na classe.
· Oração
· Conversar com as crianças sobre a história do dia
· Realizar brincadeiras dirigidas (sempre explicar as regras de cada brincadeira antes)
· Lanche servido nas salas (sempre orar agradecendo o lanche)
· Oração para o próximo ato.

3º Ato (Templo)

· Reunir todas as crianças no templo para premiação dos vencedores das brincadeiras.(para a premiação confeccionaremos medalhas de ouro, prata e bronze)
· Louvores
· Oração final
· Orientação para a saída das crianças em ordem

As crianças receberão balas na saída


Observações

· O controle da disciplina será através de cartões como no futebol, cartão amarelo e vermelho.
· O ingresso da criança será recolhido na bilheteria e devolvido na hora da saída.
· É bom em cada sala ter um juiz
· As tias das classes serão chamadas de técnicas.

Sugestões de brincadeiras

Pode-se usar diversas brincadeiras, tomando o cuidado de não deixar as crianças muito agitadas, ou criar um ambiente de brigas, ou causar algum sentimento de inferioridade nas crianças.

· Dança da cadeira
· Jogo da memória
· Jogo da velha
· Quebra cabeça
· Corrida no papel (tipo trilha)
· Natação no papel (tipo trilha)
· Boliche
· Basquete (só a cesta)
· Gol
· Coração*

As bolas usadas podem ser de isopor para não machucar ninguém;
Os jogos (memória, da velha, quebra-cabeça) podem ser confeccionado com papelão ou cartolina e figuras dos esportes ou versos bíblicos.


· Coração – esta brincadeira é para a criança jogar a bola dentro do buraco do coração(fazer um coração grande de papelão com um buraco no meio, na frente pintado de preto e atrás branco) quando a criança acerta dentro do coração com a bolinha vermelha (significando gotas do sangue de Jesus) vira-se o lado branco e ganha um ponto.



Qualquer dúvida pode entrar em contato:
Lílian 021 26987597
liliandojamil@ig.com.br
liliandojamil@uol.com.br

NAVEGANDO COM JESUS - TEMA

Tema: “NAVEGANDO COM JESUS”
DIVISA: versículo base: João 6.21 “Então, eles, o receberam com prazer no BARCO e logo chegaram ao lugar para onde estavam indo."


1. INTRODUÇÃO

Você está no lugar certo – o começo! Nesta seção da programação da nossa EBF (Especial Bíblico de Férias), vamos tentar dar uma orientação básica de como usar este material e os elementos necessários para o planejamento deste trabalho com as crianças.Este material oferece um programa completo para a realização de um Especial Bíblico de Férias –EBF – com duração de três dias ( manhã, tarde ou noite) com duração de três horas.

O tema de todas as atividades , “NAVEGANDO COM JESUS”, utiliza navio, água (mar, rio), barco, pescador (rede de pesca, peixes, baleia e outras paisagem, peixes, paisagem de acordo com o tema.

A divisa, ou seja, o versículo base da nossa EBF (Especial Bíblico de Férias) esta em João 6.21 “Então, eles, o receberam com prazer no BARCO e logo chegaram ao lugar para onde estavam indo”.

Os programas são simples, porém completo acessíveis a qualquer igreja, especialmente àquelas que atingem um maior número de crianças durante a programação.




São dadas sugestões desde a ORNAMENTAÇÃO, PREPARAÇÃO, APRESENTAÇÃO DA HISTÓRIA ATÉ O ENCERRAMENTO; sugestões simples, práticas, elaboradas para facilitar a execução deste trabalho.

Lembre-se da importância de adaptar todas as sugestões para a realidade da sua igreja(congregação). O horário é uma sugestão! Pode ser que sua igreja prefira se reunir apenas duas horas por dia, ou por outro lado, pode resolver se reunir durante quatro horas. Faça as modificações necessárias, contando que seja feita a EBF(Especial Bíblico de Férias) da melhor forma possível.


2. OBJETIVOS:Para obtermos bons resultados em todo e qualquer trabalho é necessário termos objetivos bem definidos.Objetivo é o mesmo que alvo, meta; é estipular a linha de chegada, é definir o que se quer alcançar.Os objetivos são importantes para informar claramente a intenção do trabalho.Portanto, apresento três objetivos que este programa pretende alcançar:

1. Primordial á a Evangelização e o Crescimento espiritual de nossas crianças;
2. 2. Informar que com Jesus estamos seguros e livres do pecado, que é como uma tempestade na vida de cada um de nós.
3. Convidar as crianças a tomarem a decisão de se tornarem amigos do Senhor Jesus, deixando Ele ser o piloto (comandante) do nosso Barco(nossa vida).
4. VANTAGENS DA EBF É ensino intensificado São novos alunos para a Escola Dominical É crescimento espiritual para os alunos da Escola Dominical Ja É oportunidade de serviço para os membros da Igreja
5. DURAÇÃO Três horas por dia no máximo
6. LOCAL Na Igreja. A Igreja ajuda financeiramente. A Igreja ajuda com o pessoal. A Igreja ajuda com a divulgação. É um meio de ligar a criança à Igreja
7. DIVULGAÇÃO Despertando o interesse de toda a Igreja. Reuniões de oração. Anúncios nos boletins. Cartazes
8. CONVITES - Convidar de casa em casa Convidar nas escolas públicas Convites para as crianças Convites para os pais participarem da programação de encerramento
9. MATERIAL - Histórias específicas para cada faixa etária Chapeuzinhos com as iniciais da EBF Prêmios Cânticos específicos
10. EQUIPES - Professores de crianças, adolescentes e adultos da EBD Estudantes Senhoras Pessoas aposentadas
11. PROGRAMA DIÁRIO - Entrada das crianças Hino Oficial Tema Leitura da Bíblia Oração Cânticos com gestos (visualizados, novos) Período missionário História Missionária (em capítulos) Oração por missionários Oferta missionáriaJVisão missionária
12. MEMORIZAÇÃO DE VERSÍCULOS BÍBLICOS - (Variando os métodos) Explique o versículo Aplique-o à vida dos alunos Distribua lembretes com versículos escritos
13. DIVISÃO EM CLASSE - História Bíblica (apelo) Brincadeiras Louvor (corinhos) Trabalho manual Lanche na salinha Retorno à Igreja
14. ENCERRAMENTO DIÁRIO - Cânticos Tema Avisos Concurso de presença e visitas Hino Oficial Saída em fila, por classes
15. PROGRAMA DO DIA DO ENCERRAMENTO -Cânticos Palavra do Coordenador Tema do Especial Bíblico de Férias Divisa Apresentação das diversas classes Cânticos Entrega dos diplomas Entrega dos prêmios História bíblica com aplicação
AS ATIVIDADES NO ESPECIAL BÍBLICO DE FÉRIASNAVEGANDO COM JESUS

Modalidades a serem trabalhadas na EBF acontecerão em forma de rodízio, com a duração de 45 a 50 minutos cada. Todas as crianças deverão passar por cada modalidade, isto podendo ser durante cada dia (nos 3 dias) ou em um dia todo:.

Começando a viagem – Abertura com todas as crianças juntas, deve ser realizada no templo em todos os dias.· Entrada com as Bandeiras;· Apresentação do tema, divisa;· Palavra de Boas-vidas – com a coordenador(a);· “o que vamos fazer hoje?”· Apresentação das equipes – por faixa etária;· Oração;· Cânticos – hino oficial e outros;· Divisão das faixa etárias – por sala (em fila)..

Remando para o Mar - divisão das classe por modalidade ou idade.

Navegando em alto Mar – Sala de histórias. Todas as crianças aprenderão a mesma história e aprendem o mesmo versículo bíblico, com adaptações para cada faixa etária. Podendo haver uma pequena atividade de fixação, para cada grupo.· Conversando sobre o tema da história - introdução;· Ensinando a Divisão (versículo);· Ensinando a História Bíblica – dica: Professor(a), deixe a sua Bíblia em um lugar que as crianças vejam e antes de contar a história bíblica, diga-lhes que esta linda história está na palavra de Deus..

Nadando em alto Mar – Sala de trabalhos manuais, em que as crianças desenvolvem projetos(atividades) relacionados com o tema..

Levantando ancora – Sala de Atividades recreativas relacionadas com o tema..

Cantarolando – Ensino de novas músicas e brincadeiras musicais..

Serviço de Bordo – Horário do Lanche – podendo ser no final..

Voltando par o Porto – Encerramento, deve ser realizado no tempo, com todas as crianças no final de cada dia.· Cânticos – hino oficial e outros;· Divisão das faixa etárias - por sala;· Avisos e convite para o dia seguinte.· Apresentações especiais – peças(dramatizações) ou com fantoches.


EBD 2° DIA

DEUS É O CRIADOR

AlvoQue, através da criação, a criança possa avaliar o amor de Deus.Ensino principalDeus criou.Acriança deve:- SaberDeus é o criador.- SentirDeus fez todas as coisas para a sua alegria.- FazerAgradecer a Deus porque Ele a ama tanto.Observação: Professor, você pode preferir ensinar esta lição em duas partes, com uma repetição de cada parte. Assim, pode contar até três ou quatro dias da criação de cada vês, fazendo, intercaladamente, uma repetição de cada parte ensinada. É bom ter em mente que, com pré-escolares, não é muito importante que elas saibam dizer o que foi criado em qual dia e, sim, que saibam que Deus é o criador.Base BíblicaGenesis 1:1 - 2:3; João 1:3Para a meditação do professor:Ajude a criança a reconhecer que ela é uma criação especial de Deus. Para o seu próprio enriquecimento espiritual, leia os seguintes trechos e confie no Espirito Santo para mostrar-lhe estas verdades de uma maneira nova: Salmo 102:18; 139:13; Eclesiastes 11:5; 12:1; Isaías 43:1, 7; 44:2; Jeremias 1:5; Malaquias 2:10; Romanos 9:20. O nosso Deus é tão grande! Ele nos criou!Palavra - chaveCriouVersículo para decorar"No principio criou Deus os céus e a terra" (Gênesis 1:1)Visuais e outros auxílios para o ensino1. Figura de Jesus, para o cântico de abertura. Colar em papel-cartão, recortar e montar em um palito de picolé. 2. CD de músicas infantis3. Figuras da criação, arrume figuras correspondentes a criação e cole nos 6 lados da caixa.4. Marcador de Bíblia verde.5. Algarismos coloridos de 1 a 6 forrados com papel acamurçado para usar no flanelógrafo. 6. Visuais para "maravilhas da criação" ( pingos de chuva podem ser feitos salpicados com cola branca - polar ou tenaz - em cartolina ). As figuras podem ser coladas em cartolina. As crianças podem colar os visuais, fazendo um móbile. 7.Caixa Criou. Cole em uma caixa a palavra Criou, silhueta de criança, figuras de sol, lua e estrela, gravuras de arvore e flores. Depois de colar as figuras na caixa, forre-a com contact transparente.8.Arvores e flores, coladas em papel-cartão, recortadas e coladas em palitos de churrasco, para serem "plantadas" no jardim de isopor. Itens para acrescentar1. Crachás de cartolina em forma de folha2. Tubos de papelão (bobina vazia de toalha de papel alumínio, rolopack ou magipack). Pedacinhos de tecido escuro para cobrir uma das extremidades do tubo.3. Itens da natureza: ramos de pinheiro ou pinhas, flores naturais, folhas ou plantinhas.4. Gravador.5. Papel para mural (de preferência branco) e giz de cera, para o trabalho natural. Um pedaço de cartolina verde com a palavra CRIOU escrita em letras de forma maiúscula. 6. Bíblia grande. Use papel-cartão preto e faça as bíblias.Hora da AmizadeA criança quer atenção, chame-a pelo nome.Assim que a criança chegar, afixe nela o crachá (em formato de folha, item 1de Itens para acrescentar) com o seu nome. Converse a respeito de como ela veio para a classe. Leve-a para ver os objetos da natureza, discutindo coisas que ela talvez tenha visto no caminho para a aula. Apresente-a a outras crianças e professores, pelo nome, chamando a atenção para o crachá.Para a abertura, cante um cântico que fale de Jesus, se possível com gestos.Você sabe quem é Jesus? (O Filho de Deus)Mostre o fantoche (item 1 de Visuais e outros auxílios para o ensino).As crianças fazem um círculo, de mãos dadas, e andam de mãos dadas, e andam em roda, ao cantarem este cântico pela segunda vez. Se a classe é grande, elas podem marchar, uma atrás da outra, ao cantarem, mas sempre de mãos dadas.Vamos cantar um outro corinho sobre Jesus.(cante somente a primeira estrofe do corinho)Repita o nome da criança (a repetição do nome da criança fortalece seu sentimento de autovalorização), dizendo que você está muito contente porque estão ali. Leve-as a sentir que a aula vai ser divertida e que vão aprender sobre coisas que Deus fez para ela.Deus fez todas as coisas para a nossa alegria, porque Ele nos ama.HistóriaPrenda fitas de crepon para indicar onde as crianças devem sentar-se. Cante um outro corinho enquanto as crianças vão tomando os seus lugares. (se quiser use ilustrações ao cantar este corinho)Poesia: A Bíblia (o professor deve repetir a poesia, usando a Bíblia. Então, faça com que as crianças usem Bíblias "de Faz de conta", (item 6 de Itens para acrescentar) e ensine-lhes os gestos, usando os dedos. Repita os mesmos gestos todas as semanas.)A Bíblia é o santo livro,que o bondoso Deus nos deu.Ela fala de Jesuse nos conta sobre o céu.Demos graças pela bíbliae louvemos ao Senhor!Vamos ler o santo livroque nos mostra o Seu amor.Cante um corinho que fale sobre a Bíblia, usando sua Bíblia como visual.( deixe a criança tocar na Bíblia. Ela aprende através dos sentidos)Vamos abrir nossa Bíblia bem no começo. Escute oque a Palavra de Deus diz. (leia Gênesis 1:1)Leia o versículo cantando "No princípio ...".(Mostre a caixa com a palavra criou item 7 de Visuais e outros auxílios para o ensino)Vocês ouviram a palavra criou ? (repita o versículo) Criou quer dizer que Deus fez os céus e aterra ... do nada (vá mostrando as outras figuras da caixa. o vocabulário da criança é limitado. Explique as palavras desconhecida). Ele é tão poderoso!O nosso grande Deus, que ama a cada um de nós, criou nosso lindo mundo em seis dias, 1, 2, 3, 4, 5 e 6 ( ao contar mostre os números do item 5 de Visuais e outros auxílios para o ensino).Vamos descobrir mais sobre como Deus criou o mundo.(Toque um CD para dar a impressão de passagem do tempo)Estava escuro... muito escuro...(deixe cada criança olhar no tubo de papelão, o qual tem uma das extremidades coberta com um pedaço de tecido escuro, item 2 de Itens para acrescentar. As crianças aprendem vendo)Agora fechem os olhos. Assim também podem ver como é a escuridão.(enquanto estão de olhos fechados, retire o tecido do tubo de papelão)No primeiro dia, Deus disse: "haja luz; e houve luz". Deus fez a luz sair da escuridão!(deixe as crianças olharem através do tubo e verem a diferença entre as trevas e a luz.)Muito obrigado, Deus, por amar-nos e por criar a luz. Deus chamou a luz de dia. Você sabe o nome que ele deu para a escuridão? Sim! Ele chamou a escuridão de noite. No primeiro dia Deusa separou a luz da escuridão!(mostre a caixa do item 3 de Visuais e outros auxílios para o ensino com a figura que representa a luz e as trevas)No segundo dia, Deus dividiu as águas que estavam encima, das aquas que estavam embaixo. E o céu apareceu. N o segundo dia, Deus deu-nos o ar para respirarmos (respirem fundo).Obrigado, Deus, pelas brancas nuvens, obrigado pelo lindo céu azul. Obrigado pelo ar que respiramos. (mostre a figura que representa a água)No terceiro dia, Deus disse que o chão seco devia aparecer, ele chamou o chão seco de terra.(deixe as crianças apalparem um pouco de terra ou uma pedra, as crianças aprendemapalpando) Deus juntou as águas em lagos e rios, lagoas e riachos, e colocou o grande mar em seu lugar. E, então, Deus disse que as plantas deveriam crescer da terra! E assim que ele falou, o que aconteceu?As lindas árvores apareceram. E a grama verdinha também. Você pode apontar as árvores na figura? (mostre a figura correspondente) Vamos agradecer a Deus pelas coisas que Ele nos deu no terceiro dia.Muito obrigado, Deus, pelos rios e lagos. Muito obrigado pelas lindas árvores e a grama.(deixe as crianças plantarem árvores, coladas em palitos de churrasco, no jardim de isopor, item 8 de Visuais e outros auxílios para o ensino. Esta atividade pode, também, ser deixada para a recapitulação.)Poesia: Árvores (com gestos)A mangueira estende os galhospara cá e para lá.A palmeira cresce finapara cima, para cima ...E olhe os galhos do chorão:vão crescendo para o chão!...As flores do nosso jardim não são de verdade. Só Deus pode fazer uma flor de verdade. (mostre uma flor natural, permitindo que cada criança a toque e sinta o seu perfume.)(As crianças, aprendem apalpando, ouvindo, fazendo, vendo, tocando e cheirando.)Cante um corinho que fale da criação de Deus, com gestos, elas tem muita deixe-as movimentar-se.Vamos contar os dias e dizer as coisas que Deus criou em cada dia. (deixe que uma criança aponte a figura e diga o que Deus criou neste dia.)No quarto dia, Deus colocou dois grandes luzeiros para brilharem no céu, dando-nos luz. Podemos ver o luzeiro mais brilhante durante o dia, você sabe como ele se chama? (sol).(faça gestos ao contar sobre o grande luzeiro e deixe que as crianças o imitem.)(fale em voz mais baixa) A luz que Deus colocou no céu para a noite não tem um brilho tão forte.Ela é chamada de __________. (lua)E Deus fez muitas outras luzes que brilham no céu, a noite.Elas são chamadas de_______(estrelas)Mostre a figura relacionadaObrigado, Deus, pelo sol e pela lua!(para a recapitulação, pode-se fazer silhuetas, de cartolina, de sol, lua e estrelas, e monta-las em palito de churrasco. Cada criança pode receber as suas próprias silhuetas e marchar ao redor da sala com elas nas mãos.) No quinto dia, Deu criou os peixes para viverem nas águas. Ele fez peixinhos pequenininhos e peixes bem grandões. (se quiser mostre um peixinho vivo.)Vamos fazer um peixeAqui está um peixinho(Junte as palmas das mãos e movimente-as como se fosse um peixe nadando).Aqui está um maior!(Com uma mão um pouco mais a frente, aumenta o tamanho do peixe)Outro, e maior desta vez!(mais ainda pra frente, aumenta mais o tamanho do peixe.)(contando nos dedos)Já são: um, dois, três!Agora vamos fazer de conta que somos peixinhos, nadando nos rios que Deus criou. Vc~e pode escolher o peixe que quer ser, o peixinho, o maiorzinho ou o grandão (junte as mãos e movimente o corpo como um peixe nadando.)Muito obrigado, Deus, porque o Senhor fez os peixes nadarem.(mostre a figura relacionada) Também, no mesmo dia, Deus criou os pássaros para voarem pelo ar!(faça gestos). Deus fez com que cada passarinho saiba voltar para o seu ninho, não importa o quanto esteja longe de seu lar. Vamos imitar o passarinho. E como passarinho, você vai lembrar exatamente onde fica o seu lugar.Depois de voar ao redor da sala, você vai voltar para o mesmo lugar.(Deixe os "passarinhos" voarem. Se a classe é grande, poderão "voar" sem sair do lugar. Mas, se o espaço permitir, use esta atividade. Pode haver um "pássaro" que não volte para o seu lugar. Aproveite o acontecimento para uma aplicação:Os pássaros sempre seguem o seu caminho para casa, mas as crianças às vezes seguem seu próprio caminho e não o de Deus. As pessoas se afastam de Deus, andando longe d’Ele.)Crianças, ajudem ele a encontrar o seu lugar.Que bom! Deus ajudou você a lembrar onde era o seu lugar, não é? Deus, sempre manda alguém nos ajudar a ficar, bem pertinho d’Ele!Obrigado meu Deus, pelos passarinhos que voam. Obrigado por que o Senhor os faz saber voltar para o ninho.Obs: Variação no volume e na tonalidade da voz atrai a atenção das crianças e cria um ambiente apropriado.No sexto dia, Deus fez os animais.(Mostre a figura relacionada, aponte a vaca)Ele criou a vaca para dar o leite que você bebe.(mostre uma figura de um copo de leite, ou um saco ou caixa de leite vazio)Deus fez o cavalinho. Você gostaria de montar nele? Quem pode ver o cavalinho na figura? Vamos fazer de conta que estamos andando a cavalo. Vamos fazer o barulho do trote do cavalo.(batem nos joelhos, imitando o barulho do cavalo)Deus fez o grande elefante, o macaco e a alta girafa. Ele fez os gatinhos e os cachorrinhos, as tartarugas para brincar com você. Ele os fez, porque gosta de você. "Carlinho", você pode encontrar o cachorrinho na nossa figura? Vamos agradecer a Deus pelos animais. Muito obrigado,Deus, porque o Senhor criou os animais.Mas ainda não contei tudo o que Deus criou. Escute o que diz o livro de Deus, a Bíblia: "Façamoso homem..." Deus fez o primeiro homem e a primeira mulher no sexto dia.(Arranje uma figura de Adão e Eva, mostre para as crianças, e depois prenda a figura com fita adesiva em um local de destaque).Deus fez Adão e Eva diferente dos animais. Os bichos, pássaros e peixes, não podem entender como Deus é. Não podem conhecer e amar a Deus. Mas Adão e Eva podiam.Deus fez Adão e Eva de um jeito especial. Eles podiam conhecer e amar ao SenhorDeus fez o papai e a mamãe. E Ele fez você! A Bíblia diz que Deus criou cada um de nós. Muito obrigado Deus, porque o Senhor nos fez. Obrigado porque o Senhor nos ama. E muito obrigado, porque o Senhor nos fez para sermos seus amigos e ama-lo.Depois de fazer todas as coisas, Deus parou. Tudo o que Ele tinha feito era muito bom!Vamos parar e pensar em quantas coisas Deus fez para a nossa alegria!(faça com que abaixem a cabeça sobre os braços, fechando os olhos por alguns instantes. Depois,poderão examinar novamente as figuras e apontar, cada uma, uma coisa que Deus criou. Faça uma pausa para agradecer a Deus por fazer cada coisa.)Fique atento*Acriança aprende pela observação. Deixe-a descobrir novos visuais, as coisas que Deus criou. Não tem importância se ela não lembrar a ordem da criação. Ela se cansa facilmente, providencie momentos de descanso.* Acriança aprende fazendo: atividade e movimento.* Espere obediência. Dê a direção. E elogie quando lhe obedecerem.* Acriança aprendo ouvindo e fazendo.Centro da bíblia(deixe uma criança abrir a bíblia na página marcada pelo marcador verde e ler o versículo sublinhado.)A bíblia diz: "No principio criou Deus os céus e a terra" (Genesis 1.1). Estas palavras estão exatamente no começo da nossa Bíblia.(Cante uma música que fale da criação, segure a caixa criou.)Todos vão dizer esta palavra da Bíblia: criou. Criar quer dizer fazer. Deus fez os céus e a terra. Ele os fez assim: Deus apenas falou e eles apareceram! Deus é muito poderoso! Vamos ouvir um cântico sobre o nosso grande Deus. (cante com gestos)Sim, o nosso Deus é grande e poderoso...Ele pode fazer qualquer coisa. E eu sei mais uma coisa a respeito de Deus. (Cante um corinho que fale de Deus)É porque Deus nos ama que ele nos deu este mundo maravilhoso em que vivvemos.(repita o corinho)Deus criou cada um de nós e Ele nos ama. Ele sabe o nome de cada um de vocês.Sim, Deu ama você. Ele criou você. Ele sabe o seu nome. (Diga o nome de cada criança.) Vamos agradecer e dizer a Deus o quanto nós o amamos por ter feito este mundo lindo.Apresentando o evangelhoO livro sem palavrasTrata-se de um livrinho colorido, no qual usamos como visual, para evangelizar as crianças. Você pode fazer um, usando papel- cartão, verde,.dourado, vermelho, preto e branco. (Mostre a capa verde)Aprendemos sobre muitas coisas verdes que Deus fez. Quem pode me dizer uma coisa verde que Deus criou? Deus fez um lindo jardim verdinho para ser o lar de Adão e Eva.(Mostre a página dourada)Deus está preparando um outro lindo lar, especialmente para você e para mim. O lindo lar que Deus está preparando para nós é o céu. Deus nos ama. Ele quer que um dia vamos morar com ele em seu lindo lar, o céu. Mas Deus não pode nos deixar ir para o céu com as coisas feias que fazemos. Deus chama estas coisas feias de pecado. O céu é lindo, lindo, lindo, e lá o pecado não pode entrar. O céu é um lugar muito alegre. Se o pecado e as coisas feias entrassem ali, fariam do céu um lugar triste.Mas Deus quer que você e eu vamos para o céu. Ele preparou uma maneira de podermos ir para o seu lar celestial um dia.(Mostre a página vermelha)Esta cor vermelha faz-nos lembrar de Jesus, o filho de Deus. A Bíblia diz que Jesus nunca fez coisas feias e más. Jesus não pecou. Mas ele sofreu em nosso lugar, pelas coisas más que você e eu fizemos. Jesus morreu e deu o seu precioso sangue na cruz por nós (1 cor. 15:3). Mas ele não está morto agora. Jesus voltou a viver!(Mostre as páginas preta e branca)Este preto representa o pecado, das maldades que nos fazemos e entristecemos a Deus. E o branco representa a purificação. Jesus pode nos ouvir quando pedimos para Ele nos limpar de toda a maldade, do pecado.(cante um corinho que fale de Jesus e depois toque um CD de música infantil bem baixinho).Alguns de vocês já conhecem Jesus. E, quem sabe, talvez você queira hoje deixar que Jesus entre no seu coração. Se você quer, venha me contar, enquanto as outras crianças estão pintando o nosso mural.Obs: Alguns pré-escolares estarão prontos para receber a Cristo. Dê-lhes esta oportunidade.Atividade artística( Papel para mural. Item 5 de Itens para acrescentar. Lembre as crianças que Deus criou o nosso mundo em muitas cores lindas. Deixe que cada criança escolha a cor que quer usar para pintar uma parte do mural. Enquanto estão escolhendo as cores e pintando, converse com elas a respeito das coisas que Deus fez, com aquelas cores.)Toque, bem baixinho, um CD com corinhos durante a atividade artística. Converse com as crianças sobre a criação.Atividades para semanas posterioresPara reforçar o ensino desta lição1. Livrinho sem palavrasmonte com as crianças2. passeio na naturezaMostre uma cor para as crianças, e elas terão que dizer uma criação correspondente aquela corex: azul - céu; vermelho - flor; verde - grama... etc.3.Recapitulando a históriaPermita a participação das crianças, deixando-as manusear os visuais, contar a história, etc.4. As crianças podem fazer desenhos sobre a criação em pratos de papelão.5. Jogo da memóriaEm 16 quadrados de cartolina, da mesma cor, cole figuras sobre a criação, 8 pares diferentes. Os quadrados estarão virados sobre a mesa. O professor fará as perguntas a respeito da lição, e a criança que responder corretamente poderá escolher dois quadrados. Se as figuras escolhidas formarem um par, a criança ficará segurando os 2 quadrados. Se a criança não acertar o par, os quadrados serão devolvidos a mesa. ( de acordo com a maturidade das suas crianças, poderá ou não deixar as figuras virada para cima, quando devolvidas a mesa. Use sabedoria. É preciso ser uma atividade gostosa, além de ajudar no aprendizado. De maneira alguma deve ser frustrante para as crianças.)





Perguntas para revisão

1. O que existia antes de Deus criar os céus e a terra? (Escuridão)
2. 2. O que Deus usou para fazer os céus e a terra? (Nada, falou e eles foram criados)
3. 3. Quantos dias Deus levou para criar o mundo? (6 dias)
4. 4. Quando Deus separou a luz da escuridão, como Ele chamou a luz? (dia)
5. 5. Como Deus chamou a escuridão? (Noite)
6. 6. Que quer dizer a palavra criou? (Fez)
7. 7. Diga algumas cores que Deus usou para criar o mundo. (Verde, azul, marrom e amarelo)
8. 8. Qual foi a luz forte que Deus colocou no céu para brilhar durante o dia? (Sol)
9. 9. Qual a luz menos forte que Deus fez para brilhar a noite? (lua)
10. 10. Deus colocou muitas outras luzes para brilharem no céu a noite. Como se chamam? (Estrelas)
11. 11. O que deus criou que nada nas águas? (Peixe)
12. 12. O que Deus fez que voa pelos ares? (Pássaros)
13. 13. Diga alguns animais que Deus criou. (Vaca, cavalo, cachorro...)
14. 14. Qual era o nome do primeiro homem que Deus fez? (Adão)
15. 15. Como se chamava a esposa de Adão? (Eva)
16. 16. O que Adão e Eva podiam fazer que nenhum animal podia? (Conhecer e amar a Deus)
17. 17. Como se chama o filho de Deus? (Jesus)
18. 18. O que o Senhor Jesus fez pra nos salvar? (Morreu pelos nossos pecados)
19. 19. Jesus ainda está morto? (Não, Ele está vivo. Ele vive no céu e quer viver em nosso coração)
20. 20. Quem é que muito ama você? (Jesus)
21. Este material foi extraído do livro Fala-me agora. Publicação da APEC Aliança Pró Evangelização das Criança. Contem 12 lições bíblicas, excelente!

ENCERRAMENTO DA EBF

Convites

Confeccione os convites usando papel ofício ou papel de embrulhar pão. Corte pedaços e queime em suas pontas para dar aspecto de envelhecido. Depois de escrever as mensagens em cada pedaço de papel enrole-o como pergaminho e amarre com um pedaço de fita.






Ornamentação

O ideal é que a programação seja feita à noite, para dar o efeito esperado. O salão deverá ficar todo escuro e somente a máquina do tempo acesa. A porta da máquina deve estar, para receber as crianças, o cientista que dará as boas vindas. No outro lado, uma líder estará a postos para dar segurança ás crianças que estão chegando,esta mesma pessoa deve estar caracterizada com roupas dos tempos bíblicos, bem como todos os adultos envolvidos na organização da festa.Para ornamentação do salão, providencie uma caixa grande para confeccionar a máquina do tempo. A caixa utilizada deve ser de geladeira que será forrado com papel laminado amassado por fora e por dentro, para aumentar o aspecto misterioso. Corte duas portas, uma de cada lado da caixa, que servirá como um corredorpara as crianças entrar na sala onde se realizara a festa. No topo da máquina faça uma armação com arame, dando um formato de foguete. Encape com papel nacarado ou celofane de uma ponta a outra do arame, terminando assim o topo da máquina. Cole alguns pedaços de vidro ou espelho na parte interna da caixa e instale um pisca- pisca (por dentro também) para realçar os pedaços de vidro que estão colados.DevocionalCânticos relacionado com a bíblia.Leitura bíblica:Guardo a tua palavra no coração para não pecar contra ti. Salmo 119.11OraçãoPedir que a programação seja uma bênçãoCântico bem alegreHistória para fantochesMarina: (entra cantarolando) Esta história é demais! Que legal! Eu não sabia que a bíblia tinha tanta aventura.Rodolfo: (entra de repente) Quê!! Eu ouvi falar eu ouvi falar de história? Humm... como eu gosto de história! Me conta, Marina, a história que você leu?!Marina: Não!!!!!! Por que você mesmo não lê?Rodolfo: E... eu não leio por dois motivos: primeiro, não sei ler! Segundo, não tenho uma bíblia.Marina: Ah! Não posso fazer nada pra ajudar você. É uma pena, mas você vai ficar por fora das aventuras da vida de Moisés.Rodolfo: (começa a chorar) Buá, buá.... eu quero saber o que aconteceu com este moço! Me conta!Marina: Não! Não conto!Rodolfo: Se você não me contar, eu pego sua bíblia escondido e leio tudo!Marina: Como? Você não sabe ler...Rodolfo: (sem graça) É mesmo, tinha esquecido. Ah! Não tem problema, eu peço a tia Vanderléia para lerpara mim.Marina: A tia Vanderléia não vai ler para você, ela tem muito o que fazer.Rodolfo: Vai sim!Marina: Não vai!Tia Vanderléia: O que está acontecendo aqui?Rodolfo: É Marina que não quer me contar a história de Moisés e eu queria...Marina: Foi você que disse que ia pegar minha bíblia escondido pra ler tudinho que está escrito lá. Isso está,errado, né, tia Vanderléia?Tia Vanderléia: Deixem-me explicar uma coisa... A bíblia, Marina, foi escrita para todas as pessoas lerem. É na bíblia que sabemos como viver de maneira correta, por exemplo: Rodolfo disse que iria pegar sua bíblia escondido. Talvez ele não fizesse isso se você tivesse contado a história de Moisés. Moisés, Rodolfo, recebeu da mão de Deus des dicas para todas as pessoas viverem bem aqui na terra e, uma destas dicas é que não devemos pegar o que não é nosso. Agora pensem comigo, vocês já imaginaram se Moisés resolvesse esconder os des mandamentos de todos? As pessoas iriam viver infelizes longe de Deus, sem ao menos saber porque estavam longe dele. Mais Moisés fez diferente! Mostrou a todos os des mandamentos que o próprio Deus escreveu... Moisés sabia muito bem que para as pessoas serem felizes perto de Deus, tinham que obedecer a ele. Porque você, Marina, não faz como Moisés?Rodolfo: Bem feito, Marina, podia ter ficado sem essa bronca! Valeu, tia Vanderléia!Tia Vanderléia: É Rodolfo... mas há um outro mandamento que diz pra amar-mos nossos amigos como amamos a nós mesmos.Marina: Viu Rodolfo? Todo mundo erra... Me perdoa por eu ser egoísta e não querer contar pra você as históriasda bíblia?Rodolfo: Eu só perdôo se você me falar como Moisés escapou da cova dos leões .(Entra um homem representando Moisés)Moisés: Com licença, não fui eu quem ficou na cova dos leões, não.Rodolfo: Aiiiiiii! Que coisa horrorosa! Sai daqui, seu ET.Marina: Moço, por que o senhor tá enrolado nesse monte de pano?Moisés: Não entendi. Foram vocês que vieram aqui na máquina do tempo?Rodolfo: Fomos sim.Moisés: Então são vocês que são estranhos. Vocês estão no passado, no tempo em que as histórias do povo de Deusaconteceram. Por falar em história... onde vocês leram que eu fiquei na cova dos leões?Marina: Não liga não "seu" Moisés, é que o meu amigo Rodolfo não conhece as histórias da bíblia e então...Ele confunde tudo!Moisés: bíblia?Tia Vanderléia: É o nome dado ao livro onde estão escritas as histórias do povo de Deus.Moisés: Que bom! Então, todos no seu tempo tem uma bíblia?Marina: Nem todos...Rodolfo: E por não conhecerem a bíblia, como eu não conhecia, vivem triste longe de Deus. Para ser alegre perto de Deus é preciso obedecer as coisas que Deus mandou.Moisés: Quem disse isto?Rodolfo: Ah "seu" Moisés, não fui eu não, foi a mentirosa...Moisés: Mas é isto mesmo! As pessoas devem saber o que Deus mandou que cada um fizesse para que todos fossem felizes. A minha parte eu já fiz, e outras pessoas precisam fazer cada um a sua parte para que todos conheçam a vontade de Deus.Rodolfo: Como eu ia dizendo, graças a tia Valéria , descobrimos isso bem a tempo!Tia Vanderléia: Tive uma idéia! Moisés poderia, poderia ele mesmo, contar ao Rodolfo como foi que ele conduziu o povo para passar pelo Mar Vermelho.Marina: Que legal!Moisés: Muito bem...Rodolfo: Espera aí! Não conte na frente de todo mundo não. Se o pessoal quiser saber da história de Moiséseles vão ter que ir à EBD no domingo.Tia Vanderléia: Boa idéia! Então vamos conversar lá atrás. Tchauzinhoooo!Agora as crianças devem passar pela máquina do tempo de novo, desta vez indo para o futuro. Os líderes devem estar vestidos como robôs.BrincadeirasEstação Espacial:Dividida as crianças em grupos de três. Duas crianças dão as mãos, formando a estação espaciale a terceira criança, o jato, está dentro da estação espacial. Algumas outras crianças devem ser meteoro. Quando o líder der o sinal, os jatos saem da estação e correm pela sala. Quando der um apito, os meteoros tentam pegar os jatos, enquanto os jatos tentam voltar para a estação espacial . Se o meteoro consegue tocar um jato, ele vira jato, e o jato vira meteoro. Jogue várias vezes, trocando os papeis para que todos possam ser jatos, estação e meteoros.Colonizando os Planetas:Divida as crianças em dois grupos. Cada grupo deve formar uma fila. A primeira pessoa de cada grupo recebe uma grande bola e corre com ela até o lado oposto da sala. Este jogador rola a bola até o segundo jogador no outro lado da sala. Este segundo jogador pega a bola , corre até o primeiro jogador e rola a bola até o terceiro jogador. O primeiro grupo a conseguir colocar todos os jogadores no outro lado, conseguiu colonizar seu planeta e ganha o jogo.Pegue uma estrela: Recorte uma grande estrela amarela de cartolina. As crianças devem forma um círculo e passar a estrela pelo círculo enquanto uma música toca. Quando a música pára, aquele com a estrela na mão, é eliminado do jogo. O jogo continua até que fique apenas um jogador . Este ganha um pequeno brinde.Olhando estrelas:Antes da festa, recorte muitas estrelas e as cole nas paredes ao redor da sala. Dê um papelem quê as crianças escrevam seu nome e depois uma estimativa de quantas estrelas há nas paredes. Pegue todos os papeis e a criança que acertar (ou chegar mais perto), ganhará um pequeno brinde.Duplas Espaciais:Antes da festa, escreva os nomes (ou desenhos) dos planetas em papeis e corte cada papel nomeio. Afixe uma metade nas costas de cada criança. A um sinal dado a criança procura descobrir quem tem a outra metade do seu planeta para formar uma dupla espacial. Deixe que elas perguntem uma com as outras quem está com a outra parte.Andando no Espaço:As duplas formão uma fila. Cada dupla receberá 4 sacolas de plástico e quatro elástico.Ao sinal, cada dupla deve calçar-se como astronautas, colocando a sacola nos pés, afixando com o elástico. Depois de estar calçados, a dupla deve andar, juntinho, até o outro lado da sala e depois voltar. A primeira dupla a conseguir andar no espaço e voltar, ganha um pequeno brinde.LancheSe possível, prepare um bolo em forma de foguete ou estrela(para representar a viagem espacial). Prepare o "ponche celestial", usando esta receita: 2 litros de leite, 2 litros de suco de uva, 2 litros de sorvete de creme.Misture tudo no liquidificador. (pode diminuir ou aumentar a quantidade para servir seu grupo) Sirva imediatamente.Final:Reúna todas as crianças e em oração agradeça a Deus pela programação

A RAINHA ESTER - TEMA

SUGESTÃO DE PROGRAMA PARA 3 DIAS
( + ou - 3 horas e 40 min – 14:00 as 18:00)

ATIVIDADES E TEMPO POR DIA 1. DIA 2º. DIA 3º. DIA
INSCRIÇÃO + ATIVIDADE DE PALCO (30´) ``Qual é a música?´´ ``O que é o que é?´´ ``Perguntas sobre Ester´´
LOUVOR (30´) Dany e Gabi / Renascer Praise Resgate / Renascer Praise Militantes / Código C
MINISTRAÇÃO - TEATRO (40´) Bênção de Ester - Reinar Bênção de Mordecai - Transformação Bênção do Povo - Livramento
LANCHE (30´) Cachorro quente e refrigerante Pão com queijo, bolo e refrigerante Pipoca, BIS e refrigerante
ATIVIDADE PRINCIPAL (40´) Camarin Fashion Hair com DESFILE, sendo todas as crianças escolhidas pelo reiE oficia de pipa para os meninos. Gincana: corrida do saco, queimada, corrida do ovo, dança da cadeira..Jogo de perguntas e respostas para os maiores! (Sobre a aula) FESTA DO PURIM – Brinquedos alugados
ATIVIDADE MANUAL (30´) Coroa com pedrinhas para ser levada para casa – incluir versículo Escada feita com palito de sorvete colada em papel cartão – incluir versículo (menores)Jogo da forca (aula) = maiores formarem 4 equipes. Carta do Purim: carta com os pedidos das crianças, para orar e colocar no Cenáculo; ou Palácio, dobradura para as crianças montar e pintar – incluir versículo
ENCERRAMENTO (20´) Prêmio para a criança que mais participou e que trouxe mais amigos (fazer uma pequena roda de conversas sobre a ministração) Prêmio para a criança que mais participou e que trouxe mais amigos (fazer uma pequena roda de conversas sobre a ministração) Prêmio para a criança que mais participou e que trouxe mais amigos (fazer uma pequena roda de conversas sobre a ministração)



ATIVIDADES POR GRUPO* AMARELO VERDE VERMELHO
LANCHE 1º. 2º. 3º.
ATIVIDADE PRINCIPAL 2º. 3º. 1º.
ATIVIDADE MANUAL 3º. 1º. 2º.
v Grupo 1: amarelo – 4 a 6 anos.
v Grupo 2: verde – 7 e 8 anos.
v Grupo 3: vermelho – 9 e 10 anos.

*Inscrição, Louvor, Ministração e Encerramento com todos juntos. Local: no salão dos adultos. Atividades por grupo serão no espaço do KIDS (com exceção ao dia dos brinquedos).


O QUE VAMOS PRECISAR

v Convite. Divulgar 2 semanas antes.
v Decoração: R$ 60,00 de bexiga, barbante e papel celofane. Panos diversos para fazer um palácio. Faixa na porta da Igreja.
v Fazer ficha de inscrição/ Adote. Cadastro por cores com fita de TNT por idade
v Atividade de palco: prêmios de loja de 1 real (15 prêmios, 5 crianças por dia).
v Louvor: aparelho de som e CD.
v Transparência com os louvores.
v Ministração: com objetos e roupas que possam caracterizar as ministrações e chamar a atenção das crianças. Início da ministração sempre com um objeto característico, dentro de uma caixa surpresa, para criar suspense. Passar o objeto nas mãos das crianças e deixá-las imaginar o que é ou qual é a história.
v Lanche (base para 40 crianças):
o 1º. Dia: 40 pães de hot dog; maionese; catchup; mostarda; 3 kilos de salsicha; 4 garrafas de 2 litros de refrigerante.
o 2º. Dia: 4 pacotes de pão pulman; 2 margarinas pequenas com sal; 400g de muzzarela, 2 bolos; 4 garrafas de 2 litros de refrigerante.
o 3º. Dia: 2 pacotes de pipoca; 6 caixas de BIS; 4 garrafas de 2 litros de refrigerante.
o Descartáveis: 200 copinhos descartáveis; 50 pacotinhos para cachorro quente; 50 pacotinhos para pipoca; 200 guardanapos; 50 pratinhos descartáveis; 50 garfinhos.
v Atividade Principal:
o Camarin Fashion Hair: R$50,00.
o Brinquedos: R$140,00.
v Atividade Manual:
o Coroa: molde em papel cartão; pedras feitas de papel laminado colorido ou com pedrinhas coloridas.
o Escada: papel cartão e palito de sorvete.
o Carta: papel sulfite colorido e canetinha.
o Palácio: molde de palácio para dobradura; pintar com gache, giz ou lápis de cor.
o OBS: ao invés do molde, tanto da coroa quanto do palácio, se a Igreja tiver sucata, pode deixar a criança construir livremente com garrafa pet, potinhos plásticos, caixas de ovos e outros; precisará de cola normal, fita adesiva e cola quente.
v Encerramento: 3 prêmios mais legais - conquistar.
v Convite aos pais para encerramento no último dia. Apresentação especial das crianças com um louvor. Oração para a família com a benção de Ester, Mordecai e do Povo.
v Lembrancinha do último dia: oração de Ester fixada em uma plaquinha de imã para ser fixada na geladeira.


OBS: a Igreja que fizer um dia só, poderá fazer um programa de 5 horas e escolher uma das atividades principais. Dá para ministrar as 3 bênçãos e um encerramento com os pais com uma festa com salgados e doces.









Vamos logo neste primeiro mês fazer as crianças conhecerem as 03 bênçãos: A BENÇÃO DE ESTER A BENÇÃO DE MORDECAI; A BENÇÃO DO POVO...
. Serão 03 dias em que as crianças serão marcadas por esta Palavra.

ROTEIRO PARA MINISTRAÇOES
IDÉIAS
§ Crachás para todas as crianças em forma de 1 coroa, com um lugar para por o nome. Cada dia coloca uma pedra na coroa (papel alumínio/papel cartão)
§ CENÁRIO: Faça um cenário de Palácio, com colunas e cortinas (desenho: trono do rei... Decoração com muitas coroas... Faça degraus !
§ Faça móbiles de coroas
§ Brincadeiras: Gincanas- Divida em 3 equipes. Faça um painel coma Turminha e brinque de colar coras neles com os olhos vendados.
§ Faça um painel de Rainha Ester e de Mordecai com o rosto vazado. Daí a criança pode ir atrás por a cabeça no buraco e tirar foto e pode ser a lembrança do ultimo dia num porta retrato que elas mesma farão.... de papelão ou EVA ou de palitos...
§ Para o Primeiro Dia – Dividir em 2 ou 3 turmas (ou mais) e fazer um concurso de beleza entra as meninas. Leve maquiagem (batom, sombra, cremes, perfumes) Contate alguém para fazer escova e penteados...
Pode ser um concurso rápido só no primeiro dia ou pode durar 3 dias e ser a final no último dia. Envolvendo assim também as mães a participarem. Monte equipes. Leve roupas especiais, de princesa...Dessas que alugam...
§ Para o Segundo dia; Faça uma gincana de subir degraus, conforme as criança vão respondendo perguntas... Ou use palavras em cartões grandes embaralhadas e a equipe que conseguir montar as palavras, sobe um degrau...


1º. Dia: A BENÇÃO DE ESTER : Eu vou reinar como Ester
ALGUNS PONTOS IMPORTANTES QUE AS CRIANÇAS PRECISAM SABER
§ Ester não sabia ser rainha. Ela não nasceu no palácio. Ela precisava aprender. Ela foi escolhida do rei. Todas as nossas crianças também vão aprender como reinar? Como é? REINAR não é mandar nos outros, não – não é só pra se aparecer - não é ser chic, ou se mostrar. Mas reinar É TER DOMÍNIO SOBRE AS COISAS:
§ É Por exemplo, estar na escola e aquela matéria ou lição que é muito, mas muito difícil, no lugar de chorar ficar triste porque não consegue entender, vc vai receber esta benção , e Deus abençoar e você conseguir entender, e você não ficar com medo, e fazer um trabalho ou uma prova e ser o MELHOR!! Nenhuma coisa difícil vai derrotar você !! Mas você vai REINAR !!
§ Ester era escrava; Não tinha mãe nem pai; foi criada por seu tio que gostava muito dela.
§ Ester poderia ter sido muito triste, ser rebelde, ser revoltada e achar que Deus não gostava dela > Mas nada disso: não era triste nem rebelde, ERA OBEDIENTE. Tudo que seu tio mandava e falava ela estava sempre pronta para obedecer.
§ DEUS DESEJA DE CADA CRIANÇA A OBEDIENCIA. PARA REINAR PRECISA SER OBEDIENTE !!

2º. Dia: A BENÇÃO DE MORDECAI : Deus tem, lugares mais importantes e especiais para mim! (lugares altos, honra)
ALGUNS PONTOS IMPORTANTES QUE AS CRIANÇAS PRECISAM SABER

§ Mordecai era aquele que tinha as boas idéias (estratégias)
§ Mordecai saiu do ultimo degrau da escadaria do palácio, como mendigo e foi se assentar com rei.
§ Mordecai foi honrado... O rei o chamou e ele teve coisas boas que ele nunca sonhou: ele vestiu as roupas do rei; ele montou no cavalo do rei; e usou a coroa do rei: DEUS VAI DAR PARA CADA CRIANÇA AQUILO QUE NUNCA SONHOU TER : Roupas que nunca teve, material escolar , carro para a família...
§ Mordecai teve livramentos: DEUS VAI CUIDAR DE CADA CRIANÇA e NADA DE MAL vai acontecer.

3º. Dia: A BENÇÃO DO POVO: Ester 8:16: FELICIDADE, ALEGRIA REGOZIJO E HONRA

§ Para este dia faça uma caça ao TESOURO. O Tesouro será um saco de risadas. Você precisa ter um saco de risada para cada Equipe. Faça dicas e enigmas onde vai levar cada um dos sacos. As dicas estarão escritas em coroas e eles terão que achar, por exemplo, as 10 coroas e na ultima estará o saco de risadas, que eles vão apertar e levarão para você. A equipe que encontrar primeiro será a vencedora. Faça perguntas fáceis para as crianças menores participarem também.
§ Pra descontrair vc pode fazer um concurso de piadas ou histórias engraçadas. (ouça tudo antes)
§ Na ministração deste dia todas as crianças serão o povo e vão interagir com a formadora na sua narração, com as máscaras e por fim o BANQUETE.

ALGUNS PONTOS IMPORTANTES QUE AS CRIANÇAS PRECISAM SABER:

§ O povo tinha uma coisa muito ruim que ia acontecer com eles! (uma sentença má )
§ O povo não tinha motivo para rir, ou sorrir!
§ Quem poderia ficar feliz sabendo que tal dia a tal hora iria morrer?
§ O povo não fazia mais nada... imaginem como as crianças ficaram com medo e choraram naqueles dias. Ninguém tinha vontade de fazer nada... acho que elas nem iam para escola !!
Use mascaras tristes para contar. E enquanto conta cada criança recebe uma máscara triste
§ DEUS MUDOU A SORTE DO POVO. AQUILO QUE ERA PÁRA SER MORTE VIROU SE TRANSFORMOU EM ALEGRIA.
§ AQUILO QUE ESTÁ DEIXANDO VOCÊ TRISTE CHATEADO, EM CASA NA ESCOLA, COM OS AMIGOS... AQUILO QUE É MOTIVO DE CHORA... TALVEZ UMA DOR, UMA DOENÇA... UM MAL... O PAI QUE FOI EMBORA...VAIR SE TRANSFORMA NUMA GRANDE FESTA DE MUITA ALEGRIA!!
§ Quando falar do decreto do rei (Ester 8:13 e 14) Cada criança vai receber uma cartinha... um, envelope com a notícia boa. Daí com aquela cartinha elas vão para um lugar determinado e trocam as máscaras triste pelas alegres e vão para o banquete.

§ FAÇA UMA GRANDE FESTA NESTE DIA. FAÇA UM BANQUETE MESMO DE TUDO O QUE AS CRIANÇAS MAIS GOSTAM.(Ester 8:16 e 17)
§ DECORE COM MUITAS BECHIGAS COLORIDAS...

LORISSA

A VENDEDORA DE PÚRPURAS

A vendedora de púrpuras

Às vezes, a gente nem vê as formiguinhas, de tão pequeninas que elas são, mas Deus as criou para que a gente aprendesse também com elas. Elas sabem usar o seu dom, trabalhando, construindo formigueiros, guardando comida.

Sabe... tem pessoas que a gente vê na Bíblia, que parecem como formiguinhas. A historinha delas é pequenininha, mas é muito importante aprender com essas pessoas. Mas essas pessoas tem um dom especial. Um talento especial e não desperdiçam aquilo que Deus nos deu.

Deus nos dá habilidades e é importante a gente saber usar sempre esse talento que Deus nos deu para engrandecer o nome Dele.

E uma delas é Lídia.

Mas... quem era Lídia?

A sua historia está na Bíblia em poucas palavras, mas é muito linda a sua história.

Era uma vez uma mulher chamada Lídia.

Ela era muito boazinha e também era rica.

Puxa!!! Era rica??? Sim... sabe por quê? Ela tinha uma casa muito grande e gostava de receber as pessoas em sua casa.

Dona Lídia era uma vendedora.

Sabe o que ela vendia?

Púrpura...

Mas... o que é púrpura??? A púrpura era uma tinta vermelha extraída de moluscos. Antigamente as pessoas não tinham roupas tão coloridas como as nossas. Eram sempre da mesma cor. E as pessoas enjoavam daquela cor. Então, descobriram que do molusco se conseguia extrair uma espécie de tinta vermelha. Puxa!!! As pessoas ficaram contentes, pois poderiam ter roupas vermelhas. Eba!!!

Mas... tinha um probleminha... Aquela tinta era muuuiiito cara. E só as pessoas ricas podiam comprá-la, porque custava muuuiiito dinheiro.

Dona Lídia, vendia dessa tal púrpura para as pessoas. Ia nos palácios, conversava com os ministros, tesoureiros, príncipes e vendia a sua púrpura. E ela era muito inteligente... Sabia fazer as contas direitinho, e ninguém enganava ela. Por isso ela era muito respeitada onde ela morava.

Mas... a Dona Lídia, não gostava de uma coisa, lá no lugar onde ela morava. As pessoas não acreditavam no nosso Deus criador de todas as coisas. Eles tinham vários deuses, e ficavam adorando aquelas imagens. Puxa... Dona Lídia não gostava daquilo, então ela decidiu a crer e temer somente no Deus dos judeus, que é o criador de todas as coisas.

Ali, na cidade de Filipos, que era onde Dona Lídia morava, tinha uma rio. E sabe o que ela gostava de fazer na beira daquele rio?

Será que ela ia pescar?

Não...

Ela e outras mulheres gostavam de ir na beira daquele rio para orar. Conversar com Deus. Pedir a proteção de Deus... Agradecer a Deus.

E lá estava Dona Lídia, na beira daquele rio, quando de repente... Ele viu que alguns homens se aproximaram.

Ai... quem seria???

Seriam ladrões???

Quem poderia defendê-las??? Só tinha mulheres ali... Mas elas confiaram em Deus. E quando aqueles homens se aproximaram. Elas perceberam que eram pessoas de bem.

Um deles, chamado Paulo, falou que o Deus criador de todas as coisas enviou o seu filho Jesus para morrer pelos nossos pecados.

Dona Lídia escutou atentamente. Nunca tinha ouvido aquilo. Para ela aquilo era novidade.

Paulo também disse que Jesus morreu, mas ao terceiro dia ressuscitou. E quem cresse em Jesus, filho de Deus, e fosse batizado, seria salvo.

Dona Lídia não pensou duas vezes.

Ela logo quis se batizar e depois foram as pessoas da sua casa. Foi uma festa!!!

Dona Lídia ficou feliz, porque agora tinha Jesus.

E assim, ela convidou aquele homem – que era Paulo e seus amigos para ficarem em sua casa, porque eles nem tinham onde dormir. E lá, Dona Lídia, deu comida para eles, e preparou-lhes um quarto bem confortável.

Eles foram embora, mas ali, naquela cidade onde Dona Lídia morava foi estabelecida a Igreja de Filipos. Muitos daqueles homens que adoravam aqueles deuses estranhos que dona Lídia não gostava, se converteram e foram batizados em nome de Jesus. E assim o evangelho ali em Filipos foi crescendo e quem tomou a primeira decisão ali foi a dona Lídia, a nossa vendedora de púrpuras. Que tem uma história tão pequena como uma formiguinha, mas que foi muito importante para a igreja de Jesus. Que soube usar a sua profissão, ganhando muito dinheiro e ajudando as pessoas.

A LUZ - TEMA

A luz que brilha

O dia estava muito frio e úmido. O sol estava atrás de nuvens escuras e o vente forte levava a chuva fria e fininha constantemente contra a janela. Rute estava com seu narizinho achatado contra a janela, olhando para a chuva que caía lá fora. "Que dia mais chato!", pensava ela. Ninguém podia brincar com ela, estava ali tão sozinha... Papai estava trabalhando no escritório, mamãe estava com dor de cabeça, e o nenê, sua pequena irmãzinha, já estava chorando há um bom tempo.

Rute estava pensando que se pelo menos a vovó estivesse ali, então tudo seria melhor. Então lembrou do que vovó tinha lhe dito uma vez: "Se a gente ler de manhã, bem cedo, um trecho da Bíblia e depois tentar viver o dia todo de acordo com aquilo que a gente leu, nunca se tem tempo para se sentir sozinha ou triste, e além do mais não se tem o problema de não ter o que fazer".

Pensando nisso, Rute foi buscar o seu Novo Testamento. Tinha tempo de sobra para estudar o seu versículo para a Escola Dominical. Depois de algum tempo ela encontrou o evangelho de Mateus e leu ali no capítulo 5:

"Vós sóis a luz do mundo; não se pode esconder a cidade edificada sobre o monte, nem se acende uma lâmpada para colocá-la na bacia, mas no velador, para alumiar a todos os que estão na casa. Assim, brilhe também a vossa luz diante dos homens..."

Rute ficou pensando... o dia está tão triste e cinzento. Será que eu não deveria trazer um pouco de luz a todos os que se encontram em casa?

O nenê continuava chorando. Rute foi até o quartinho dele, levantou cuidadosamente a irmãzinha do seu berço, tomou-a nos braços e a carregou por um tempo para que ela pudesse ficar calma. Quando depois ela a pôs de volta no bercinho, logo começou a dormir sossegadinha.

Logo depois, Rute foi até o quarto da mamãe. Ela estava deitada com muita dor de cabeça. Quando Rute entrou, mamãe disse: "Filhinha, foi tão bom que você acalmou o nenê. Eu não consigo nem levantar a minha cabeça, não estou me sentindo nada bem".

Rute ficou muito contente com o elogio. Correu então até o banheiro e voltou com um pano úmido. Colocou-o sobre a testa da mamãe. Depois puxou as cortinas para que ficasse escuro no quarto e saiu em silêncio. Mamãe sorriu para ela: "Minha filha querida! Obrigado!"

Aí, Rute se lembrou do quartinho de brinquedos que estava completamente desarrumado com brinquedos por todos os cantos. Foi para lá e logo, logo, cada coisa estava em seu lugar. Tudo arrumadinho! Depois ela foi para a cozinha. A esta altura já eram quase 5 horas e a qualquer momento papai deveria chegar do trabalho. "Ele deve ficar contente de ver que eu pus a mesa para o jantar também". pensou Rutinha.

Mal estava pronta, chegou papai. Quando ele viu tudo arrumadinho e percebeu que Rute tinha feito tudo sozinha, disse: "Meu pequeno raio de sol. Você trabalhou mesmo, hein? Muito bem! Assim que se faz!"

E então, quando a mamãe se sentiu um pouco melhor, e pode levantar, o nenê estava descansado e contente. O papai pegou o nenê no colo e ficou ali brincando com ele. Todos estavam contentes e tudo estava tão diferente do que há algumas horas atrás.

Mesmo que o céu continuasse cinzento e a chuva e o vento continuavam, no lar de Rute brilhava o sol do amor, da paz e da vontade de uma menina que fez que o Senhor Jesus disse: "Vós sois a luz do mundo... assim brilhe a vossa luz, para que vendo as vossas obras, glorifiquem a vosso Pai que está no céu."

DAVI - TEMA

A História de Davi

Há muito tempo atrás, num país muito distante do nosso, chamado Israel, havia um rapazinho chamado Davi.

Eu não sei a idade dele, mas imagino que ele era bem novinho e mesmo sendo novinho, ele já trabalhava. Sabe o que ele fazia?

Ele era pastor de ovelhinhas.

Todo o dia, de manhã bem cedinho, ele acordava e ia trabalhar. Ele levava as ovelhinhas para beberem água no riacho e comerem graminhas bem verdinhas.

Ele estava sempre alerta para evitar que algum bicho atacasse suas ovelhinhas, porque ele tinha um carinho muito especial por elas.

Nos momentos mais tranqüilos, Davi tocava sua harpa. As ovelhas ficavam calmas. E assim Davi tocava, tocava e tocava. Era tão bonito! As pessoas que passavam nas redondezas ouviam a música e ficavam admirados. Era uma música muito bonita.

Sabe... nessas horas, Davi olhava para natureza e via as coisas que Deus fez e tocava lindas canções e escrevia lindos poemas pensando em Deus – Esses poemas se chamam Salmos... é... são alguns dos Salmos que estão lá no meio da Bíblia. Foi assim que Davi cultivou uma amizade com Deus.

Daí... a música dele ficou conhecida por algumas pessoas da sua cidade.

Um dia, o rei Saul estava muito nervoso e seus empregados sugeriram que chamasse alguém que tocasse bem algum instrumento para acalmar os ânimos do rei.

Adivinhe quem foi chamado?

É... o próprio – Davi.

E ele tocou bonito para o rei e assim... quando o rei ficava nervoso e irritado, Davi tocava a sua harpa e o rei ficava calminho, calminho. O rei gostou tanto, que até convidou Davi para ser escudeiro dele.

Mas... mesmo assim, Davi ainda cuidava das suas ovelhas nas horas vagas.

Um dia, teve uma guerra muito terrível e os irmãos de Davi foram para ela. Davi não foi porque era muito jovem, mas o pai de Davi pediu para que ele fosse até o local da guerra, levar alimentos para os seus irmãos.

Davi foi.

Chegando lá, viu que os soldados estavam preocupados. No exército inimigo havia um inimigo muito poderoso. Ele era um gigante e o nome dele era Golias. Ele desafiava e xingava os soldados, chamando um que pudesse lutar com ele.

Os soldados de Israel estavam com medo, inclusive os irmãos de Davi.

Davi não ficou com medo do gigante e foi pedir autorização ao rei Saul para lutar com Golias. O rei não teve outra opção, senão autorizar o moço Davi a lutar com o gigante, dando a ele roupas de guerra (escudo/armadura).

Davi pôs aquelas roupas.... xiiiiiii... mas não teve jeito. Ele não conseguia se equilibrar com aquilo. Aquelas roupas mais atrapalhavam do que ajudavam.

Decidiu tirar aquelas roupas de guerra e ir lutar do seu jeito, ou seja, CONFIANDO QUE SEU AMIGO DEUS IRIA LHE DAR A VITÓRIA.

Ele foi até o riacho, pegou 5 pedrinhas e uma funda e foi.

O gigante, ao ver a Davi, começou a rir e a caçoar dele dizendo:

- Você tá pensando que eu sou cachorro, para vir lutar comigo com pedras e paus? Você vai ver só o que vai te acontecer... vou fazer picadinho de Davi.

Davi não se intimidou e disse:

- Olhe, senhor gigante, você pode vir lutar comigo com a sua espada e a sua lança, mas eu vou lutar COM A AJUDA DE ALGUÉM QUE É MAIOR QUE VOCÊ – QUE É DEUS.

Davi pegou a sua pedrinha, colocou na funda e girou, girou, girou e vupt!

A pedrinha voou, voou, voou e PIMBA!

Bem na testa do gigante Golias, que caiu e morreu.

E foi assim que Davi confiou em Deus e foi vitorioso.

Na nossa vida, temos probleminhas, problemas e problemões. Alguns deles, são como gigantes. Mas Deus quer que a gente, como Davi, tenha uma amizade com Ele, confie Nele e Ele nos ajuda a vencer esses desses problemas. Confie em Deus!

A CRIAÇÃO - TEMA

A História da Criação

Porque será que Deus se sentiu assim? Dizendo: Tá bommmmmm!!!! Deus disse isso, depois de preparar o nosso planeta em seis dias, deixando-o bem arrumadinho... ah... no sétimo ele descansou.

Mas...vamos ver como tudo começou??

Primeiro, Deus criou os céus e a terra... Mas... ela ficou sem forma e vazia... Não tinha nada, só água para todos os lados e ainda por cima... estava escura...

Vamos fechar os nossos olhos e ver como ela estava?

Escura... Qual a sensação de ficar no escuro? acho que ninguém gosta, né? Deus também não gostou, nadica de nada. E como Deus gosta das coisas boas e bonitas, Ele disse: HAJA LUZ. E houve luz. Ficou claro. Deus gostou... oba... isso é bom...

Então Deus separou a luz do escuro. Chamou a luz de dia e a escuridão de noite.

E foi o primeiro dia.

Mas... ainda não estava legal... era só água. Então Deus pôs firmamentos na água e separou um espaço entre eles. Deus chamou a parte de cima de céu e a parte de baixo mar. Tudo tem que ter limites, né? Foi ai que Deus começou a colocar limites, bases... Para que as coisas funcionem direitinho, tenham limites, obedeçam seus limites.

E foi o segundo dia.

Opa... Já tá melhorando... mas é ruim só pisar na na água, né? brrrrr... precisa de uma terrinha seca. Já pensou vocês perdidos na imensidao do mar? Eu??? nem pensar... Então Deus, que gosta das coisas lindonas, falou:

Apareça a terra seca. Ufa... agora já tinha terra... sequinha... e olhe que mais:

"Que na terra seca cresçam plantas e árvores".

E foi o terceiro dia.

Bom... Deus já tinha criado o dia e a noite, mas faltava um toque especial. Então ele criou o sol, bem bonito, quentinho e luminoso. Ah... Esse seria para iluminar o dia. E criou também a lua, prateada, discreta, mas muito linda também. Essa era para iluminar as noites. E ele também fez as estrelinhas. Um montão delas. E o céu ficou tão bonito!

E foi o quarto dia.

Mas... estava tudo tão vazio ainda. Então Deus fez os pássaros para sobrevoarem os céus. Pássaros coloridos, alegres e voadores. Eles pousavam nas árvores. E agora o nosso planetinha estava ficando mais colorido e alegre com o canto das aves. Mas... e os mares? Estavam tão vazios.. Então Deus fez os peixinhos, peixes e peixões. Coloridos, pequenos, grandes, médios, que nadavam pelos rios e mares. Ficou tão bonito...

E foi o quinto dia.

Hum... mas ainda faltava alguma coisa... Daí Deus fez os animais. Eram tantas espécies diferentes. Animais domésticos, animais selvagens. Animais de pescoço comprido, pescoço curtinho... Enfim... muitos animais. E por fim... Deus criou o homem, bem parecido com o próprio Deus.

E foi o sexto dia.

Quando Deus terminou tudo... Olhou para o nosso planetinha e olhe só o que aconteceu:

"Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom."

Puxa!!! Deus gostou mesmo disso tudo que Ele criou. Ele ficou muito feliz.

E no sétimo dia Ele descansou.

A CASA NA ROCHA - TEMA

A Casa na Rocha

Era uma vez dois homens que procuravam um lugar para construir a sua casa.

O nome do primeiro era Senhor Prudente, e o nome do segundo homem era Senhor Insensato.

Um dia, o Senhor Insensato avistou um lugar lindíssimo.

Tinha uma vista maravilhosa, um mar muito lindo com ondas que sacolejavam para lá e para cá. O céu era límpido e azulado e as gaivotas sobrevoavam sobre aquele imenso azul. Ao ver aquele lugar tão lindo, o Senhor Insensato decidiu que iria construir a sua casa naquela areia bem branquinha, dizendo:

- É aqui mesmo que eu vou construir a minha casa! E você, amigo Prudente??? Vai ficar andando muito por aí??? Vai se cansar à toa. Eu já achei o meu lugarzinho... Vou construir aqui na areia, que fica bem pertinho do mar, assim, fica até mais fácil de ir à praia. Quando eu quiser pescar, eu lanço o anzol daqui de dentro de casa...

O Senhor Prudente, que não gostava muito de falar, tentou dar um conselho:

- Sabe, Senhor Insensato, eu acho que esse lugar não é muito firme para construir uma casa... as ondas do mar podem vir e levar a sua casa, porque a areia é algo que se esparrama facilmente...

Mas... o Senhor Insensato nem ouviu o que o Senhor Prudente disse, ele queria era construir a casa dele.

O Senhor Prudente continuou a procurar um lugar. E logo adiante achou um belo lugar para construir a sua casa. O solo era bem firme, na verdade, era grande rocha, que parecia estar muito firme. E ali começou a sua construção.

Um dia, quando os dois já tinham construído as suas casas, o tempo começou a mudar. E as nuvens chegaram. Essas nuvens iriam definir quem tinha uma casa bem firme ou não.

A primeira nuvem foi a da mentira.

O Senhor Insensato nem ligou, afinal de contas ele gostava contar umas mentirinhas de vez em quando... E assim a casa do Senhor Insensato ficou ligeiramente torta.

O Senhor Prudente ficou atento e preferiu a verdade, afinal de contas, ele sabia que o diabo era o pai da mentira. Ele sabia que a mentira poderia ocasionar coisas ruins.

A segunda nuvem foi a dos problemas.

O Senhor Insensato ficou desesperado, começou a reclamar sem parar, dizendo que Deus não era bom. Que a vida dele era muito ruim, e nem quis mais saber de trabalhar... reclamava o dia inteiro. E a casa dele entortou mais um pouquinho.

O Senhor Prudente, ao ver a nuvem de problemas se assustou um pouco, mas tomou a decisão de confiar sempre em Deus e buscar Dele uma solução para o seu problema.

A terceira nuvem foi a da falta de amor.

O Senhor Insensato, que já estava revoltado com os seus problemas e também estava afundado cada vez mais na mentira, resolveu ficar com raiva de todo mundo, achando que ninguém o amava. Achou que o amor não existia mais. Decidiu se envolver com drogas para fugir do mundo... Coitadinho!!! E a casa dele ficou bem torta dessa vez.

O Senhor Prudente, ao notar a nuvem de falta de amor, pensou: - Puxa!!! Realmente falta amor no mundo, mas se a gente tentar semear o amor no coração das pessoas, essa nuvem pode ir embora... Se estiver faltando amor, eu vou falar do amor de Jesus, porque esse é o amor verdadeiro.

As últimas nuvens que chegaram foram a da desonestidade e da fome.

O Senhor Insensato, a cada dia que passava, ficava mais revoltado com os seus problemas e se afundava cada vez mais na mentira, e na violência. Não tinha mais dinheiro para nada, nem para sustentar o vício, nem para comer. Daí, decidiu usar de desonestidade para conseguir as coisas. A casa dele, ficou por um fio.

O Senhor prudente passou por momentos de fome em sua casa, mas não desistiu de lutar, porque sabia que se agisse de forma desonesta, nunca seria um vitorioso.

E assim... depois de tantas nuvens....

Caiu uma chuvarada, e o mar ficou bravio, o vento soprou forte e a casa do Insensato não resistiu e caiu e ficando somente os destroços soltos na areia.

Mas... o que será que aconteceu com a casa do Senhor Prudente?

Bem... os ventos sopraram nela com muita força, uma torrente de água também caiu sobre ela, mas ela permaneceu ali... quietinha. Nada aconteceu àquela casa, porque ela estava firmada na rocha e não na areia.

Assim é a nossa vida. O nosso destino depende de nossas decisões. Jesus Cristo nos orienta a ser como o Sr. Prudente, ou seja, estar sempre firmado em bons princípios.

Aonde você quer construir a sua casa (vida)? Na rocha ou na areia? Isso só depende de você!

A BORBOLETA ZAZÁ

A borboleta Zazá

Um dia, Deus criou todas as coisas. Ele criou as plantas, as aves, os peixes e também a lagarta.

A nossa história fala de uma lagarta. Vamos imaginar que as plantas, as aves, os peixes e a lagarta conversam entre si.

Esta é a lagarta Zazá. Ela mora num lindo pomar. Um dia, ela saiu para passear e conhecer melhor o lugar onde morava. Ela foi se arrastando e logo viu uma flor tão bonita e resolveu subir em suas pétalas.

Zazá : - Quem é você?

Rosa: - Ai! Ai! Você está me machucando! Eu sou a rainha das flores!

Zazá : - Desculpe-me... já vou descer. É que eu queria ver você de perto. Você é tão bonita... tem um perfume tão delicioso...

Rosa: - Eu sou muito feliz ! Deus me fez assim! Eu posso alegrar as pessoas com a minha beleza e o meu perfume delicioso!

Zazá : - Pois eu sou triste! Queria tanto ser uma rosa igual a você. Mas... Deus me fez assim: uma lagarta verde, gosmenta e horrorosa!

A lagarta Zazá continuou o seu passeio e logo viu uma margarida branquinha. E havia uma abelhinha zumbindo em volta dela. Zazá subiu nas pétalas da margarida e começou a conversar com abelhinha que se chamava Zuzu.

Zazá: - Olá abelhinha Zuzu. Você está sempre voando de flor em flor. Eu gostaria tanto de ser como você e voar de um lado para o outro!

Zuzu: - Eu não fico passeando por ai! Eu trabalho bastante! Eu apanho o néctar das flores para fazer um mel bem gostoso. Deus me fez assim e eu sou feliz assim, porque posso ser útil.

Zazá : - Pois eu sou triste! Queria tanto ser uma abelha e voar igual a você. Mas... Deus me fez assim: uma lagarta verde, gosmenta e horrorosa!

Logo, Zazá ouviu o cântico de um passarinho. Era um belo canário de penas amarelas, laranja e azul e ele se chamava Zezé.

Zazá: - Bom dia, canarinho Zezé. Que música linda!!! Você tem cores lindas!!!

Zezé: - Deus me fez assim... e sou feliz desse jeito. Vivo a cantar e voar. E você é feliz?

Zazá : - Pois eu sou triste, muito triste! Eu não posso voar e vivo me rastejando. Minha cor é muito feia, é terrível ser uma lagarta verde, gosmenta e horrorosa!

E assim Zazá foi rastejando e chegou perto de uma plantação de morangos bem vermelhinhos e madurinhos.

Zazá: - Que morangos lindos!!! Hummmmm... Devem estar deliciosos!!!

Morangos: - Olá Zazá... você está com uma carinha tão triste... o que houve???

Zazá nem respondeu. Estava tão triste e infeliz que saiu dali. Ela queria ter uma cor bonita como a do morango. Continuou o seu passeio e chegou perto de um lago e viu Zizi, o peixinho, nadando tranqüilamente.

Zazá: - Oi peixinho Zizi! Você é feliz???

Zizi: - É claro que sou feliz! Deus me fez assim. E você? Não é feliz?

Zazá: - Não eu não sou feliz...

Zazá ia continuar a sua reclamação quando avistou um pintinho que gosta de comer lagartas. Zazá arrastou-se rapidamente até o alto de uma planta, que tinha folhas bem verdinhas.

Zazá: - Essa andança me abriu o apetite e parecem tão deliciosas!!!

Folhas: - Pois é... Deus nos fez assim... para que servíssemos de alimento. Sirva-se, Zazá!

Assim Zazá encheu sua barriguinha, mas começou a chover uma chuva bem fria e ela estava ficando toda molhada. Zazá ajeitou-se numa folha e teceu um casulo ao seu redor. Tão escuro e quentinho, que Zazá dormiu e dormiu bastante.

Por fim Zazá acordou e percebeu que o dia estava muito lindo. Zazá se esticou todinha e viu o seu reflexo na poça de água e pensou:

Zazá: - O que aconteceu???

Zazá percebeu que agora não era mais aquele bicho rastejante, mas sim uma linda borboleta colorida, com as cores da rosa, da margarida, do canário, dos morangos e até da folha que comeu.

É... algumas pessoas são como a lagarta Zazá: não são felizes e nem reparam para as coisas boas que Deus fez. Deus criou tudo perfeito.

Um dia, a lagarta teve uma transformação e começou uma nova vida. Se você se sente como uma lagarta, lembre-se Deus pode te transformar em uma linda borboleta. Não fique mais se rastejando por ai, mas tenha uma nova vida nas alturas, com Jesus Cristo.

O ATLETA DE CRISTO - TEMA

Tema “ O Atleta de Cristo”
Divisa: “ Todo o atleta em tudo se domina;aqueles, para alcançar uma coroa corruptível, nós, porém, a incorruptível” I Co: 9.25

1º dia- O atleta de Jesus não tem medo da luta
Versículo para memorizar:”Igualmente, o atleta é coroado se não lutar seguindo normas”. 2 Tm 2.5
História baseada em I Sam 17.24 a 58
Objetivo: mostrar que o atleta deve lutar da maneira correta, seguindo as regras, respeitando o adversário.

2ºdia – O atleta de Cristo sabe onde chegar
Versículo para memorizar: “ Assim, corro também eu, não sem meta: assim luto, não como desferindo golpes no ar.” I Co 9.26
História baseada no livro de Ester( resumo)
Objetivo:
Levar o aluno a perceber que Ester agiu com sabedoria, não agiu fazendo qualquercoisa, mas exatamente o que daria resultado ( onde queria chegar)

3º dia – O atleta de Cristo tem garra, confia no Senhor para lutar.
Versículo para memorizar: “ Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos na verdade, correm, mas um só leva o prêmio?Correi de tal maneira que o alcanceis”.
I Co 9.24
História baseada em Juizes 4. 1 a 16
Objetivo: Levar o aluno a agira com garra confiando sempre no Senhor para fazer o que Ele manda.

4º dia – O atleta de Cristo tem a companhia de Deus ao seu lado
Versículo para memorizar:” Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem” Jó 42.5.
História baseada no resumo da vida de Jô e seu livro.
Objetivo: levar o aluno a entender que quando enfrentamos dificuldades,nem sempre é porque estamos em pecado, mas porque Deus quer nos ajudar a nos tornarmos mais fortes, e estar ao nosso lado.

5º dia – O atleta de Cristo veste a camisa
Versículo para memorizar:” Prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus, em Cristo Jesus” Filipenses 3.14.
Objetivo:Levar o aluno a entender que ele é parte da igreja de Cristo e portanto deve lutar por Cristo dentro e fora da sua igreja. Sempre deve estar longe de críticas, falar mal do outros, do pastor, dos líderes, mas ser a parte positiva.



Mary Hebling de Lima.- Secretária Sinodal do Trabalho Infantil
Sínodo Sudoeste Paulista

COMO MONTAR UMA EBF?

A ESCOLA BÍBLICA DE FÉRIAS - EBF

INTRODUÇÃO

A Escola Bíblica de Férias - EBF, são classes bíblicas consecutivas nas férias escolares. Poderão ser aplicadas durante as férias escolares no mês de junho ou no final do ano.

1. OBJETIVO

1.1 Evangelização
1.2 Crescimento espiritual
1.3 Serviço cristão

2. VANTAGENS

2.1 É mais do que 4 meses de Escola Dominical
2.2 É ensino intensificado
2.3 São novos alunos para a Escola Dominical
2.4 É crescimento espiritual para os alunos da Escola Dominical
2.5 É oportunidade de serviço para os membros da Igreja

3. DURAÇÃO

3.1 Uma semana
3.2 Duas horas e meia por dia

4. LOCAL

4.1 Na Igreja
4.1.1 A Igreja ajuda financeiramente
4.1.2 A Igreja ajuda com o pessoal
4.1.3 A Igreja ajuda com a divulgação
4.1.4 É um meio de ligar a criança à Igreja

5. DIVULGAÇÃO

5.1 Despertando o interesse de toda a Igreja
5.1.2 Reuniões de oração
5.1.3 Anúncios nos boletins
5.1.4 Cartazes
5.2 Convites
5.2.1 Convidar de casa em casa
5.2.2 Convidar nas escolas públicas
5.2.3 Convites para as crianças
5.2.4 Convites para os pais participarem da programação de encerramento

6. MATERIAL

6.1 Chapeuzinhos com as iniciais da EBF
6.2 Prêmios
6.3 Histórias específicas
6.4 Cânticos específicos


7. EQUIPES

7.1 Professores de crianças, adolescentes e adultos da EBF
7.2 Seminaristas
7.3 Estudantes
7.4 Senhoras
7.5 Pessoas aposentadas

8. PROGRAMA DIÁRIO

8.1 Entrada das crianças
8.2 Hino Oficial
8.3 Divisa
8.4 Tema
8.5 Leitura da Bíblia (1 ou 2 versículos)
8.6 Oração (Curta e simples)
8.7 Cânticos com gestos (visualizados, novos)
8.8 Período missionário
8.8.1 História Missionária (em capítulos)
8.8.2 Oração por missionários
8.8.3 Oferta missionária
8.8.4 Visão missionária

9. MEMORIZAÇÃO DE VERSÍCULOS BÍBLICOS (Variando os métodos)

9.1 Explique o versículo
9.2 Aplique-o à vida dos alunos
9.3 Distribua lembretes com versículos escrito

10. DIVISÃO EM CLASSE

10.1 Brincadeiras
10.2 Louvor (corinhos)
10.3 História Bíblica (apelo)
10.4 Trabalho manual
10.5 Lanche na salinha
10.6 Retorno à Igreja

11. ENCERRAMENTO DIÁRIO

11.1 Cânticos
11.2 Tema
11.3 Divisa
11.4 Avisos
11.5 Concurso de presença e visitas
11.6 Hino Oficial
11.7 Saída em fila, por classes

12. PROGRAMA DO DIA DO ENCERRAMENTO

12.1 Cânticos
12.2 Palavra do Coordenador
12.3 Tema
12.4 Divisa
12.5 Apresentação das diversas classes
12.6 Cânticos
12.7 Entrega dos diplomas
12.8 Entrega dos prêmios
12.9 História bíblica com aplicação
_____________________________________________________
Fonte: http://www.ibcb.kit.net/ebf/roteiro.html